Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Importar componentes e manter estoque ou comprar muitas sucatas?

Avalie este tópico:

Gledson Jalles

Posts em destaque

Olá pessoal, boa tarde a todos tudo bem? Ultimamente tenho tido algumas dúvidas em relação a componentes eletrônicos de notebook. 

Há exatamente 4 meses atrás investi um certo valor em sucatas de notebook, foram ao todo 65 placas mãe que comprei para a retirada deles. Mesmo com essa quantidade (que não sei se é muito ou pouco) tenho tido dificuldade em encontrar os componentes certos e até mesmo os componentes equivalentes, sempre tem um componentes novo pra se comprar ou quando encontramos ele não está 100%. Estava dando uma pesquisava fora e consegui achar a maioria destes componentes que preciso novos e sabidamente funcionais, são buck converters (PWMs), mosfets, diodos,  ios, resistores, capacitores etc. Vocês acham que é importante investir em tais componentes? Tem aparecido aqui muito problema de buck converter (PWM), será que investir neste componentes vale a pena? Há alguma tabela aqui no fórum de quais os buck converters (pwms) mais utilizados nos notebooks atuais? Poderíamos montar um novo tópico com os mais utilizados e quais as fabricantes os utilizam, quem topa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gledson Jalles Colega tudo depende muito da sua demanda e se você tem como repassar para outros técnicos porque caso contrario você vai ficar com um estoque enorme de componentes obsoletos e capital imobilizado.

A industria faz o possível e o impossível para não haver aproveitamento de peças, a mesma linha de notebook ela muda os componentes e o circuito de modo que você não consiga aproveitar as peças.

Sinto muito, mas não posso lhe dar uma dica melhor do que esta do que você pode fazer. Use  sua inteligencia e avalie os custos e benefícios em função da sua demanda e retorno.

Eu mesmo já comprei um notebook inteiro com defeito para consertar 2 com problema diferentes e recuperei na hora o capital investido ou que entrou depois foi lucro. Tela, HD, teclado, etc.

Editado: por Roberto275803
  • Joinha 1
Link para o comentário

@Gledson Jalles tenho mais de 150 placas de sucata, e tb nem sempre encontro o que preciso, quando nao encontro, recorro ao mercadolivre, normalmente compro algumas peças a mais e vou montando estoque, eventualmente importo da china, mas apenas dependendo da demanda, tipo preciso de um componente, tinha em uma sucata mais nao encontrei no mercadolivre, vo fazendo uma listinha e importo, quando tenho um valor e qtdd razoável, encontrei essa lista na net um tempo atras, nao lembro onde foi para dar o devido credito, e vou atualizando conforme vai surgindo, sao CIs compatíveis:

TPS51117=RT8209B RT8209A

Ao=ca AO=BM AO=CD AO=CA AO=BG AO=BG AO=CB AO=BL. AO=BG AO=BH FH=CG  CU1   FH=EE FH=CC FH=DD FH=CL FH=8JFH=CF

================================

TPS51123=RT8223M=UP1585QQAG RT8223BGQW RT8223B rt8223m

el=20 eq=cg eq=dm,eq=do eq=dd=da=dc=dk DS=CC DS=CD DS=CE DS=CF DS=BJ DS=BK

===============================

RT8205A=TPS51125 RT8205B=UP6182=RT8223

U1585QQAG=51123A=RT8223P

EM=EC EQ=XX

ISL6251 = G5209

====================================

ISL6237 MAX17020 MAX8778 TPS51427 RT8206B PM6686 SN608090

PM6686=TPS17020=isl6236=RT8206a=ISL62366

TPS51116=RT8207 ISL6227=APW7108 DH=CH  DH=CA  CP=DD CP=CF DH=EA CP=AJ

MAX8734A=RT8203

MAX1908=MAX8724

ISL88731=BQ24745

ISL6266=ISL6262

RT8204C= RT8204BGQW H6=CH H6=CB H6=CG H6=BE H6=CC FR=AH FR=AM

UP1585QQAG=TPS51123A=RT8223P DS=CC DS=CD DS=CE DS=CF DS=BJ DS=BK

KB9206QFC0 KB9206QFD2 KB9206QFD3

RT8207LGQW  EF=CM EF=CG EF=CF EF  EF=CM EF=DG EF=DE EF=CG EF=DF

RT8209A FH=CG  FH=EE FH=CC FH=DD FH=CL FH=8J FH=CF

TPS51125A=RT8205BGQW CK=CD

RT9018B ES=EF ES=CL ES=DD

RT8207LGQW EF=DE

SN10504=SN0608098

MAX1908=MAX8724

ALC660=ALC883

ISL62883=ISL62882

IT8500E  =IT8512E = IT8502E

P2805MF=G5933

Richtek laptop ic code

DJ= – RT8202AGQW

DJ- – RT8202APQW

DK- – RT8204PQW

JL= – RT8204AGQW

FR= – RT8204BGQW

H6= – RT8204CGQW

CJ= – RT8205AGQW

CK= – RT8205BGQW

CL= – RT8205CGQW

CB= – RT8205DGQW

DT= – RT8205EGQW

EM= – RT8205LGQW

EN= – RT8205MGQW

CP= – RT8207GQW

DH= – RT8207AGQW

EF= – RT8207LGQW

J7= – RT8207MGQW

DS= – RT8223BGQW

11= – RT8223NGQW

20 – RT8223PZQW

EP= – RT8223LGQW

EQ= – RT8223MGQW

FF= – RT8208AGQW

FG= – RT8208BGQW

H8= – RT8208DGQW

30= – RT8208EGQW

31= – RT8208FGQW

FH= – RT8209AGQW

A0= – RT8209BGQW

A3= – RT8209EGQW

JX= – RT8209LGQW

A8= – RT8209MGQW

K0= – RT8209NGQW

A6= – RT8209PGQW

EL= – RT8015A

DZ= – RT8113

CZ= – RT8561AGQW

D9= – RT9716AGQW

C7= – RT9293-20

8A= -  RT8243AZQW

Editado: por lucaspolli
  • Joinha 1
Link para o comentário

Olá amigos, eu pessoalmente prefiro comprar componentes novos, principalmente os componentes ativos (mosfets, PWMs, CIs) pois é mais garantido um componente novo nesses casos. Já os outros componentes passivos (resistores, capacitores, diodos) nunca tive problema em reaproveitar, estando sabidamente bons. Outra coisa que procuro fazer é comprar lá fora mesmo (quando não é algo muito urgente) para aproveitar e comprar em maior quantidade, 5-10 unidades do componente para ficar um pequeno estoque, o que sai mais em conta. Mas aí vai depender da demanda e da quantidade de componentes a adquirir.

• Joinha 1
Link para o comentário

Eu creio que precisa ter um equilibrio ai. Para quem trabalha com notebook é importante ter um bom numero de sucata. Como no colega @Carlos Porto ter um bom numero de componentes passivos é importante agiliza e muito.

Mas é importante ter alguns componentes novos. Então se tiver tempo tenta investir em maior quantidade. 

Perco um numero consideravel de cliente por não querem esperar peça. Embora eles vão para outros tecnicos da cidade e eles trazem aqui e tem que esperar igual.

Então acho que precisa ter equilibro é importante ter sucatas e ter um bom estoque de produtos novos também. Tudo que vai agilizar o serviço é bem vindo.

• Joinha 1
Link para o comentário

Boa tarde a todos! Amigo relatou mais de 100 sucatas ainda tem dificuldade em achar peças, imagine, quem não tem nem 50 como eu! kkk Ainda mas que tudo que se compra na internet aqui do nordeste o frete é tlipo. Muitos clientes não aceita orçamento e a demora da chegada da peça e acaba desistindo. Aqui vejo muitos colegas dizer "só outra placa" por quer não tem a peça pra repor. Muitos pega apelido de troca placa. kkk 

Editado: por Leonildo
  • Joinha 1
Link para o comentário

Entendi @Roberto275803, a minha ideia era importar 5 peças de cada buck converter, os mais atuais, fiz uma lista que ainda não é definitiva, são 5 peças de 6 "PWMs" diferentes e estão saindo a mais ou menos R$8,00 as 5 unidades com mais R$17,00 de frete ou seja R$65,00 por enquanto. Pretendo utilizá-los em minha assistência e vender pelo ML e aos amigos que também trabalham com reparo de placas em BH.

Link para o comentário

Muito bacana @lucaspolli, esta lista me ajuda muito sempre que preciso achar algum componente equivalente, até tenho uma versão aqui bem atualizada também que salvei como .PDF, retirei do site "

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
" e eles retiraram do "Dr-bios.com" acredito que a sua também seja deles pois o início é bem parecido. Eu acho muito importante ter sucatas, mas o que me deixa pensativo é que muitas das vezes compramos sucatas e quando vamos retirar aquele componentes chave é justamente ele que está com problema na placa de sucata, já aconteceu comigo diversas vezes rsrsrs.

Link para o comentário

@Carlos Porto exatamente, acredito ser muito importante ter uma quantidade mínima de componentes para se trabalhar, eu quando precisei e não achei tive que me virar nos 30 para conseguir tais componentes e foi bem cansativo, estou aos poucos fazendo uma lista e em breve vou trazer alguns componentes de fora também.

Link para o comentário

Hahaha @Leonildo, realmente 150 placas é muita coisa, eu fico imaginando a demanda do nosso amigo @lucaspolli, mas você também não está lá ruim não, já tem quase 50.
Eu a um tempo atrás ficava igual louco correndo atrás de sucatas, quando eu ia visitar clientes em toda assistência que eu via no caminho perguntava se reparavam placas e se não, se tinham placas de sucata para vender rsrs, até que certa vez entrei num grupo de Whatsapp de técnicos de BH e lá sempre tem uma galera vendendo ai é só alegria, mas tem que saber dosar porque sucatas também custam $$ e se a demanda for pouca investir muito pode fazer você perder dinheiro.

• Joinha 1
Link para o comentário

Entendi @lucaspolli muito bacana, trabalhando a gente chega lá rsrs. Gostaria de agradecer a todos os amigos que puderam prestigiar o meu tópico com suas dicas, sugestões e vivencias do dia a dia na bancada. Obrigado! @Roberto275803@lucaspolli@Carlos Porto@K0rTy@Leonildo

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...