Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

CCE WIN Ultra Thin T345 MB CL341 C Não liga depois de limpeza superficial

Featured Replies

Postado

Fala galera, blz? 

Então, dei uma olhada no forum como um todo para entender como funciona e agora quero dividir com vocês um problema com esse notebook CCE WIN Ultra Thin T345.

Peguei ele funcionando com a tela de "falta sistema operacional", ou seja, formataram o HD e não souberam instalar um SO novo.

Daí, percebi que o note estava muito sujo, muito mesmo, como não tenho alcool isopropilico ainda, usei um pincel e retirei o excesso de poeira de toda a placa e também da ventoinha e disspador de calor.

Pronto, foi o suficiente para o note não ligar mais! 

Antes até acendia o led de carga na cor laranja, mas após a limpeza ele acendeu na cor branca quase apagada e apagou de vez. 

Sou amador para essa parte de eletrônica, mas tenho um bom conhecimento de informática, então, testei HD, Memória RAM, Placa Wifi, Drive DVD e funcionam normalmente em outro dispositivo.

A bateria já está viciada, não suporta carga. 

Acabei pesquisando sobre esse problema e achei o forum, sem saber, expliquei a situação em outro post e fui orientado a abrir um novo com toda a situação.

O usuário @master7 pediu para informar as tensões nos pinos da PU3 e seguem abaixo bem como a foto da placa e do local da PU3.

Os testes que reaizei até agora foram: 19v no jack normal e no Pq82 de um lado os 4 pinos dão 19v, do outro 3 dão 19v e um só que deve ser o Source (não entendo bem ainda) está dando 2.86v.

E fiz os testes também na PU3 com os resutlados dos pinos abaixo:

1- 0,01v

3- 2v

6- 1,7v

8- 3,3v

11- 0v

14- 4,99v

16- 19v

17- 5v

20- 0v

23 - 0,10v

Baixei o esquema elétrico dessa placa, mas, como não tenho muito conhecimento em eletrônica ainda, to apanhando um bocado para decifrar aquelas informações.

Se alguem puder me ajudar a consertar essa placa e me orientar melhor, agradeço demais desde já. Peguei gosto pela área e pretendo investir mais nisso para quem sabe abrir minha própria assistência. :)

IMG_20200512_142505.jpg

IMG_20200512_142437.jpg

Editado: por GBS_Info

Postado

@Thiago kbca 

Daí, percebi que o note estava muito sujo, muito mesmo, como não tenho alcool isopropilico ainda, usei um pincel e retirei o excesso de poeira de toda a placa e também da ventoinha e disspador de calor.

Pronto, foi o suficiente para o note não ligar mais! 

Sempre que manusear uma placa eletrônica é bom ter cuidado com a "descarga eletrostática".

As vezes um componente é danificado por um descuido simples (não sei se foi o seu caso).

https://eletronicabr.com/forums/topic/20604-esd-eletricidade-estática-aterramento-móvel/

O usuário @master7 pediu para informar as tensões nos pinos da PU3 e seguem abaixo bem como a foto da placa e do local da PU3.

Na verdade ele não pediu pra vc, ele solicitou para o autor do tópico.

no Pq82 de um lado os 4 pinos dão 19v, do outro 3 dão 19v e um só que deve ser o Source (não entendo bem ainda) está dando 2.86v.

Tá correto !

ata1.jpg

Passe as tensões nas bobinas PL1 e PL3.

Postado
  • Autor

Ok @GBS_Info, pior que nunca acreditei muito nessa Estática. :( Será que foi isso mesmo? 

Bom, as tensões na PL1 3.3v de um lado e 2.9v do outro. PL3 tem 0.01v nos dois lados.

Postado

@Thiago kbca muito bem, vamos lá! Verifique qual a tensão da bateria RTC, qual a tensão do pino 15 do SIO (U27). Afira a resistência da PL3 em relação ao GND, na escala de 2K (2000 ohm), coloque a ponteira preta do multímetro no terra da placa e a ponteira vermelha na PL3 e nos diga o valor encontrado.

Postado
  • Autor
Em 12/05/2020 às 17:59, master7 disse:

@Thiago kbca muito bem, vamos lá! Verifique qual a tensão da bateria RTC, qual a tensão do pino 15 do SIO (U27). Afira a resistência da PL3 em relação ao GND, na escala de 2K (2000 ohm), coloque a ponteira preta do multímetro no terra da placa e a ponteira vermelha na PL3 e nos diga o valor encontrado.

Desculpe, só consegui realizar os testes agora.. vamos lá: 

Bateria RTC - 3.3v

Tensão no pino 15 do U27 - 3.3v

resistência da PL3 - 048 nos dois lados. (houve uma variação entre 048 e 052 nos primeiros 15 segundos, depois estabilizou em 048.

É isso até aqui.

Postado

@Thiago kbca Levantar a PL3 e medir novamente nos pads dela o valor da resistência. Passe também as tensões dos pinos de PQ7 e PQ25.

Postado
  • Autor
1 hora atrás, master7 disse:

@Thiago kbca Levantar a PL3 e medir novamente nos pads dela o valor da resistência. Passe também as tensões dos pinos de PQ7 e PQ25.

Então, quanto ao procedimento "levantar a PL3 e medir nos pads" não sei como fazer. Como seria? Remover com ar quente?

Já as tensões dos pinos Pq7 e Pq25 são conforme imagem abaixo. Os outros pinos não informados não tem tensão (0v).

IMG_20200513_235513.jpg

Postado

@Thiago kbca Diga as tensões que encontra nos pinos do PD14. Depois para tirar uma dúvida, conforme linha vermelha e azul na imagem, diga onde existe continuidade entre os pontos.

InkedPD14_LI.jpg

Editado: por master7

Postado
  • Autor

Seguem registros dos testes nas imagens abaixo:

Os pinos do PD14 são 3.3v, 3.5v e 0.09v oscilando pra zero.

O teste de continuidade comecei do pino com 0.09v com a ponteira preta e a vermelha conforme seta azul dando 970.

Depois deu continuidade na seta amarela e na laranja normal sem variações.

Era nesse sentido mesmo? Ficou claro?

Sem título.png

Postado
1 hora atrás, Thiago kbca disse:

Era nesse sentido mesmo? Ficou claro?

Sim, era isso mesmo. Podemos concluir que a tensão da PL3 só vai aparecer depois que vc pressionar o botão power. O próximo passo é verificar se no botão power vc tem por volta de 19v e no Q31, no pino 3, os 3.3V presente nesse pino vai a zero ao pressionar o botão power.

Postado
  • Autor

Ok, no botão power tem 18.86v e no Q31 o pino 3 vai de 3.3 a zero quando pressiono o botão power sim.

Postado

@Thiago kbca Agora precisamos conferi as tensões de alguns pinos no SIO (KB3930): 16, 18, 68, 95, 100, isso antes e depois de pressionar o power. Sugiro também que vc faça uma ressolda no SIO pra eliminar uma eventual solda fria em algum de seus pinos.

Postado
  • Autor

Não fiz a ressolda por não ter recebido ainda o fluxo de solda (comprei no mercado livre) junto com 1l de Isopropilico. Mas, fiz os testes antes e depois de apertar o botão power e ficaram assim:

Antes / depois:

16 - 0v / 0v

18 - 3.3v / 3.3v

68 - 0v / 0v

95 - 0.10v / 0.11v

100 - 3.3v / 3.3v

Deve mudar de tensão antes e depois algum deles?

Postado

@Thiago kbca conforme mostra o pino 95 do SIO, tem algum problema nas fontes primárias. Como já analisado só temos a ENTRIP2 habilitada e cheguei a conclusão que a ENTRIP1 deve está habilitada também para que o PU3 possa deixar de aterrar o sinal ALW_PWROK, que por sua vez, vai dá sinal verde para que o SIO prossiga com a sequencia de start. Quem habilita a ENTRIP1 é o sinal PM_SLP_SUS#  que vem do PCH (U12), mas ele não está fazendo isso. Portanto, para efeito de teste sugiro que vc faça um ME no PCH e após isso veja se a placa liga. Se ela ligar, vc vai ter que fazer o Reballing do PCH, caso contrário, vai ter que substituir o PCH.

Postado
  • Autor
2 minutos atrás, master7 disse:

@Thiago kbca conforme mostra o pino 68 do SIO, tem algum problema nas fontes primárias. Como já analisado só temos a ENTRIP2 habilitada e cheguei a conclusão que a ENTRIP1 deve está habilitada também para que o PU3 possa deixar de aterrar o sinal ALW_PWROK, que por sua vez, vai dá sinal verde para que o SIO prossiga com a sequencia de start. Quem habilita a ENTRIP1 é o sinal PM_SLP_SUS#  que vem do PCH (U12), mas ele não está fazendo isso. Portanto, para efeito de teste sugiro que vc faça um ME no PCH e após isso veja se a placa liga. Se ela ligar, vc vai ter que fazer o Reballing do PCH, caso contrário, vai ter que substituir o PCH.

Ok @master7vou verificar isso agora e já dou uma resposta. 👍🏼

Postado
  • Autor
Em 16/05/2020 às 16:53, Thiago kbca disse:

Não fiz a ressolda por não ter recebido ainda o fluxo de solda (comprei no mercado livre) junto com 1l de Isopropilico. Mas, fiz os testes antes e depois de apertar o botão power e ficaram assim:

Antes / depois:

16 - 0v / 0v

18 - 3.3v / 3.3v

68 - 0v / 0v

95 - 0.10v / 0.11v

100 - 3.3v / 3.3v

Deve mudar de tensão antes e depois algum deles?

@master7 blz? Acabei me ocupando com meu trabalho e não pude fazer o procedimento de ME como você falou. Mas, até para relembrar, refiz os testes nos pinos da SIO e tem uma correção:

16 - 0v / 0v

18 - 3.3v / 0v

68 - 0.05 / 0.10v

95 - 0v / 0v

100 - 3.3v / 3.3v

Postado
  • Autor

Percebi o SIO muito quente quando conectei a fonte, testei continuidade no pino 111 e 11 e deu continuidade. É curto?

Postado
49 minutos atrás, Thiago kbca disse:

Percebi o SIO muito quente quando conectei a fonte, testei continuidade no pino 111 e 11 e deu continuidade. É curto?

Se houver mesmo continuidade entre o pino 111 e o pino 11, sim, é curto. O pino 111 é uma alimentação do SIO e o pino 11 é um GND. Qual a tensão do pino 111?

Postado

Recomendo tirar a bateria cmos e segurar o power button por 30 segundos e depois tentar ligar, começaria trocando a bios, essas placa de cce dão bastante problema de bios.

Postado

@Thiago kbca Se depois que fizer o ME a placa continuar do mesmo jeito, substitua o capacitor PC128 após a PL1 pois ele dá muito defeito nessa placa e vc mencionou que tinha de um lado 3.3v e do outro 2.9v, talvez ele seja o culpado.

Postado
  • Autor
6 horas atrás, master7 disse:

Se houver mesmo continuidade entre o pino 111 e o pino 11, sim, é curto. O pino 111 é uma alimentação do SIO e o pino 11 é um GND. Qual a tensão do pino 111?

Pino 111 deu 3.25v na SIO. Dei um tempo pra esfriar e novamente ao conectar a fonte tá queimando o dedo. 

Postado
  • Autor
5 horas atrás, Nogas disse:

Recomendo tirar a bateria cmos e segurar o power button por 30 segundos e depois tentar ligar, começaria trocando a bios, essas placa de cce dão bastante problema de bios.

Fiz e não deu jeito.. como disse a pouco, a SIO tá queimando o dedo. 

Postado

@Thiago kbca remove o SIO e meça novamente nos pads dos pinos 11 e 111 na placa pra vê se ainda há continuidade entre eles. De qualquer forma, como ele está esquentando muito, muito provavelmente vc vai ter que trocá-lo. Pode ser que vc ao fazer as medidas tenha fechado curto nos pinos e o SIO foi pro saco ou ele já estava esquentando e vc não tenha percebido.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.