Postado 12 de Maio de 2020 6 anos Fala galera, blz? Então, dei uma olhada no forum como um todo para entender como funciona e agora quero dividir com vocês um problema com esse notebook CCE WIN Ultra Thin T345. Peguei ele funcionando com a tela de "falta sistema operacional", ou seja, formataram o HD e não souberam instalar um SO novo. Daí, percebi que o note estava muito sujo, muito mesmo, como não tenho alcool isopropilico ainda, usei um pincel e retirei o excesso de poeira de toda a placa e também da ventoinha e disspador de calor. Pronto, foi o suficiente para o note não ligar mais! Antes até acendia o led de carga na cor laranja, mas após a limpeza ele acendeu na cor branca quase apagada e apagou de vez. Sou amador para essa parte de eletrônica, mas tenho um bom conhecimento de informática, então, testei HD, Memória RAM, Placa Wifi, Drive DVD e funcionam normalmente em outro dispositivo. A bateria já está viciada, não suporta carga. Acabei pesquisando sobre esse problema e achei o forum, sem saber, expliquei a situação em outro post e fui orientado a abrir um novo com toda a situação. O usuário @master7 pediu para informar as tensões nos pinos da PU3 e seguem abaixo bem como a foto da placa e do local da PU3. Os testes que reaizei até agora foram: 19v no jack normal e no Pq82 de um lado os 4 pinos dão 19v, do outro 3 dão 19v e um só que deve ser o Source (não entendo bem ainda) está dando 2.86v. E fiz os testes também na PU3 com os resutlados dos pinos abaixo: 1- 0,01v 3- 2v 6- 1,7v 8- 3,3v 11- 0v 14- 4,99v 16- 19v 17- 5v 20- 0v 23 - 0,10v Baixei o esquema elétrico dessa placa, mas, como não tenho muito conhecimento em eletrônica ainda, to apanhando um bocado para decifrar aquelas informações. Se alguem puder me ajudar a consertar essa placa e me orientar melhor, agradeço demais desde já. Peguei gosto pela área e pretendo investir mais nisso para quem sabe abrir minha própria assistência. Editado: 28 de Junho de 2020 5 anos por GBS_Info
Postado 12 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca Citar Daí, percebi que o note estava muito sujo, muito mesmo, como não tenho alcool isopropilico ainda, usei um pincel e retirei o excesso de poeira de toda a placa e também da ventoinha e disspador de calor. Pronto, foi o suficiente para o note não ligar mais! Sempre que manusear uma placa eletrônica é bom ter cuidado com a "descarga eletrostática". As vezes um componente é danificado por um descuido simples (não sei se foi o seu caso). https://eletronicabr.com/forums/topic/20604-esd-eletricidade-estática-aterramento-móvel/ Citar O usuário @master7 pediu para informar as tensões nos pinos da PU3 e seguem abaixo bem como a foto da placa e do local da PU3. Na verdade ele não pediu pra vc, ele solicitou para o autor do tópico. Citar no Pq82 de um lado os 4 pinos dão 19v, do outro 3 dão 19v e um só que deve ser o Source (não entendo bem ainda) está dando 2.86v. Tá correto ! Passe as tensões nas bobinas PL1 e PL3.
Postado 12 de Maio de 2020 6 anos Autor Ok @GBS_Info, pior que nunca acreditei muito nessa Estática. Será que foi isso mesmo? Bom, as tensões na PL1 3.3v de um lado e 2.9v do outro. PL3 tem 0.01v nos dois lados.
Postado 12 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca muito bem, vamos lá! Verifique qual a tensão da bateria RTC, qual a tensão do pino 15 do SIO (U27). Afira a resistência da PL3 em relação ao GND, na escala de 2K (2000 ohm), coloque a ponteira preta do multímetro no terra da placa e a ponteira vermelha na PL3 e nos diga o valor encontrado.
Postado 13 de Maio de 2020 6 anos Autor Em 12/05/2020 às 17:59, master7 disse: @Thiago kbca muito bem, vamos lá! Verifique qual a tensão da bateria RTC, qual a tensão do pino 15 do SIO (U27). Afira a resistência da PL3 em relação ao GND, na escala de 2K (2000 ohm), coloque a ponteira preta do multímetro no terra da placa e a ponteira vermelha na PL3 e nos diga o valor encontrado. Desculpe, só consegui realizar os testes agora.. vamos lá: Bateria RTC - 3.3v Tensão no pino 15 do U27 - 3.3v resistência da PL3 - 048 nos dois lados. (houve uma variação entre 048 e 052 nos primeiros 15 segundos, depois estabilizou em 048. É isso até aqui.
Postado 14 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca Levantar a PL3 e medir novamente nos pads dela o valor da resistência. Passe também as tensões dos pinos de PQ7 e PQ25.
Postado 14 de Maio de 2020 6 anos Autor 1 hora atrás, master7 disse: @Thiago kbca Levantar a PL3 e medir novamente nos pads dela o valor da resistência. Passe também as tensões dos pinos de PQ7 e PQ25. Então, quanto ao procedimento "levantar a PL3 e medir nos pads" não sei como fazer. Como seria? Remover com ar quente? Já as tensões dos pinos Pq7 e Pq25 são conforme imagem abaixo. Os outros pinos não informados não tem tensão (0v).
Postado 14 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca Diga as tensões que encontra nos pinos do PD14. Depois para tirar uma dúvida, conforme linha vermelha e azul na imagem, diga onde existe continuidade entre os pontos. Editado: 14 de Maio de 2020 6 anos por master7
Postado 14 de Maio de 2020 6 anos Autor Seguem registros dos testes nas imagens abaixo: Os pinos do PD14 são 3.3v, 3.5v e 0.09v oscilando pra zero. O teste de continuidade comecei do pino com 0.09v com a ponteira preta e a vermelha conforme seta azul dando 970. Depois deu continuidade na seta amarela e na laranja normal sem variações. Era nesse sentido mesmo? Ficou claro?
Postado 14 de Maio de 2020 6 anos 1 hora atrás, Thiago kbca disse: Era nesse sentido mesmo? Ficou claro? Sim, era isso mesmo. Podemos concluir que a tensão da PL3 só vai aparecer depois que vc pressionar o botão power. O próximo passo é verificar se no botão power vc tem por volta de 19v e no Q31, no pino 3, os 3.3V presente nesse pino vai a zero ao pressionar o botão power.
Postado 15 de Maio de 2020 6 anos Autor Ok, no botão power tem 18.86v e no Q31 o pino 3 vai de 3.3 a zero quando pressiono o botão power sim.
Postado 15 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca Agora precisamos conferi as tensões de alguns pinos no SIO (KB3930): 16, 18, 68, 95, 100, isso antes e depois de pressionar o power. Sugiro também que vc faça uma ressolda no SIO pra eliminar uma eventual solda fria em algum de seus pinos.
Postado 16 de Maio de 2020 6 anos Autor Não fiz a ressolda por não ter recebido ainda o fluxo de solda (comprei no mercado livre) junto com 1l de Isopropilico. Mas, fiz os testes antes e depois de apertar o botão power e ficaram assim: Antes / depois: 16 - 0v / 0v 18 - 3.3v / 3.3v 68 - 0v / 0v 95 - 0.10v / 0.11v 100 - 3.3v / 3.3v Deve mudar de tensão antes e depois algum deles?
Postado 16 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca conforme mostra o pino 95 do SIO, tem algum problema nas fontes primárias. Como já analisado só temos a ENTRIP2 habilitada e cheguei a conclusão que a ENTRIP1 deve está habilitada também para que o PU3 possa deixar de aterrar o sinal ALW_PWROK, que por sua vez, vai dá sinal verde para que o SIO prossiga com a sequencia de start. Quem habilita a ENTRIP1 é o sinal PM_SLP_SUS# que vem do PCH (U12), mas ele não está fazendo isso. Portanto, para efeito de teste sugiro que vc faça um ME no PCH e após isso veja se a placa liga. Se ela ligar, vc vai ter que fazer o Reballing do PCH, caso contrário, vai ter que substituir o PCH. Editado: 17 de Maio de 2020 6 anos por master7
Postado 16 de Maio de 2020 6 anos Autor 2 minutos atrás, master7 disse: @Thiago kbca conforme mostra o pino 68 do SIO, tem algum problema nas fontes primárias. Como já analisado só temos a ENTRIP2 habilitada e cheguei a conclusão que a ENTRIP1 deve está habilitada também para que o PU3 possa deixar de aterrar o sinal ALW_PWROK, que por sua vez, vai dá sinal verde para que o SIO prossiga com a sequencia de start. Quem habilita a ENTRIP1 é o sinal PM_SLP_SUS# que vem do PCH (U12), mas ele não está fazendo isso. Portanto, para efeito de teste sugiro que vc faça um ME no PCH e após isso veja se a placa liga. Se ela ligar, vc vai ter que fazer o Reballing do PCH, caso contrário, vai ter que substituir o PCH. Ok @master7vou verificar isso agora e já dou uma resposta. 👍🏼
Postado 21 de Maio de 2020 6 anos Autor Em 16/05/2020 às 16:53, Thiago kbca disse: Não fiz a ressolda por não ter recebido ainda o fluxo de solda (comprei no mercado livre) junto com 1l de Isopropilico. Mas, fiz os testes antes e depois de apertar o botão power e ficaram assim: Antes / depois: 16 - 0v / 0v 18 - 3.3v / 3.3v 68 - 0v / 0v 95 - 0.10v / 0.11v 100 - 3.3v / 3.3v Deve mudar de tensão antes e depois algum deles? @master7 blz? Acabei me ocupando com meu trabalho e não pude fazer o procedimento de ME como você falou. Mas, até para relembrar, refiz os testes nos pinos da SIO e tem uma correção: 16 - 0v / 0v 18 - 3.3v / 0v 68 - 0.05 / 0.10v 95 - 0v / 0v 100 - 3.3v / 3.3v
Postado 21 de Maio de 2020 6 anos Autor Percebi o SIO muito quente quando conectei a fonte, testei continuidade no pino 111 e 11 e deu continuidade. É curto?
Postado 21 de Maio de 2020 6 anos 49 minutos atrás, Thiago kbca disse: Percebi o SIO muito quente quando conectei a fonte, testei continuidade no pino 111 e 11 e deu continuidade. É curto? Se houver mesmo continuidade entre o pino 111 e o pino 11, sim, é curto. O pino 111 é uma alimentação do SIO e o pino 11 é um GND. Qual a tensão do pino 111? Editado: 21 de Maio de 2020 6 anos por master7
Postado 21 de Maio de 2020 6 anos Recomendo tirar a bateria cmos e segurar o power button por 30 segundos e depois tentar ligar, começaria trocando a bios, essas placa de cce dão bastante problema de bios.
Postado 21 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca Se depois que fizer o ME a placa continuar do mesmo jeito, substitua o capacitor PC128 após a PL1 pois ele dá muito defeito nessa placa e vc mencionou que tinha de um lado 3.3v e do outro 2.9v, talvez ele seja o culpado.
Postado 22 de Maio de 2020 6 anos Autor 6 horas atrás, master7 disse: Se houver mesmo continuidade entre o pino 111 e o pino 11, sim, é curto. O pino 111 é uma alimentação do SIO e o pino 11 é um GND. Qual a tensão do pino 111? Pino 111 deu 3.25v na SIO. Dei um tempo pra esfriar e novamente ao conectar a fonte tá queimando o dedo.
Postado 22 de Maio de 2020 6 anos Autor 5 horas atrás, Nogas disse: Recomendo tirar a bateria cmos e segurar o power button por 30 segundos e depois tentar ligar, começaria trocando a bios, essas placa de cce dão bastante problema de bios. Fiz e não deu jeito.. como disse a pouco, a SIO tá queimando o dedo.
Postado 22 de Maio de 2020 6 anos @Thiago kbca remove o SIO e meça novamente nos pads dos pinos 11 e 111 na placa pra vê se ainda há continuidade entre eles. De qualquer forma, como ele está esquentando muito, muito provavelmente vc vai ter que trocá-lo. Pode ser que vc ao fazer as medidas tenha fechado curto nos pinos e o SIO foi pro saco ou ele já estava esquentando e vc não tenha percebido.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.