Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Z50 só dá vídeo no monitor externo.

Avalie este tópico:

andretosta

Posts em destaque

Olá, gente! Tenho aqui um notebook POSITIVO Z50i que dá vídeo normalmente no monitor externo, mas não dá na tela de LCD. Eu já troquei flat, lcd, inverter e mesmo assim, ele continua dando "luz" na tela, mas não dá imagem. Já acredito que seja algum problema de placa, e se algum dos colegas conhecer alguma solução, peço que poste com detalhes, pois apesar de ter muito tempo de informática (desde 1997), sou muito novo na área de eletrônica nas placas. Se possível, postem quais peças devo verificar, e detalhes sobre como medir a peça... Agradeço muito e espero pode ajudar e ser ajudando bastante aqui no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha só,

se esta placa for chipset via tentar fazer um ME no ponte norte se ligar no lcd faz um reball.

se for SIS faz um reball no CI SIS307.

e se achar que não compensa todo o trabalho de uma olhada aqui:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
[s:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:35]

ou

Link para o comentário

ME...

hehehhe É como falei, amigo: SOU NOVATO NA MANUTENÇÃO DE PLACAS, apesar de saber usar a estação de solda e fazer ressoldagens, remoções, pontes, etc... Porque trabalho com celulares também, mas peço que se possível, me ajudem com termos mais explicados e com tutoriais, se for possível, é claro...

Link para o comentário

Beleza, então vamos lá

essa placa tem um ci sis307, ele fica próximo ao ponte norte ele é responsável pelo sinal de vídeo para o lcd.

eu acho que ele fica no verso da placa é um chip quadradinho, como você não tem como fazer reball então coloque um pouco de fluxo embaixo dele e esquente por cima dele, mas tome cuidado com a temperatura e distância e faça movimentos circulares, espere esfria e teste.

Reflow: é o que vamos fazer "...coloque um pouco de fluxo embaixo dele e esquente por cima dele...", é uma ressolda sem remover o chip.

ME: é nada mas que um reflow moderado, não é necessário fluxo.

Reball: é o processo que envolve a remoção do componente, limpeza dos contatos, recolocação das esferas de solda "BGA" e por fim a solda do componente

BGA: Soldas em esferas.

Ponte norte (PN): geralmente é o chip maior o qual é o controlador de memória e é ligado diretamente a cpu.

Ponte Sul (PS): é o menor, no seu caso é o sis 968, ele é ligado ao PN e ao e aos componentes PCIs como rede e som além do super I/O e etc...

Lembrando que a casos que o PS e PN são um único chip.

Super I/O (SIO): é Controlador do Teclado, mouse e etc.. no seu caso é o It8502e

Caso queira saber mais você também pode usar a ferramenta de busca do forum ela é muito boa.

Boa sorte,  no ruim de tudo fica a dica da placa no ML.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...