Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Dell 5548 ZAVC1 LA-B016P rev1.0 não liga sem S5#

Featured Replies

Postado

Olá pessoal, estou com essa placa em bancada que ela não liga, o consumo na fonte assimetrica fica em 0.014, o led acende do power, mas logo quando aperto o botão ele pisca e continua ligado mas a placa não liga, aferi algumas tensões e de acordo com o esquema e meu conhecimento básico em sequencia de start eu percebi que tenho as tensões ALWAYS, a placa gera 3v e 5v nas bobinas, e também um sinal que se chama PCH_PWR_EN que aciona o CI U2304 que permite os 3V passarem para o PCH e no jumper que há logo após ele eu tenho os 3V. Logo após eu percebi o jogo dos SUSP e SUSP# que são os sinais liberados pelo SUPER IO que permitem a habilitação das tensões transferidas, no caso SUSP = 5v e SUSP# = 0v logo a placa continua suspensa. Fui voltando na sequencia de start e até o momento em que o SUPER IO envia o PWRBTN_OUT# está certo, fica 0v e quando aperto start ele vai pra 3v. também tenho 3v no sinal EC_RSMRST# que sai do SUPER IO, até onde eu sei deveria ter o sinal retornando da PCH chamado SIO_SLP_S5# e no caso ele fica em 0v, vai pra 0.40/0.50v quando aperto o power em menos de 1segundo e volta pra 0v.
Uma das primeiras coisas que fiz sem necessidade creio eu, foi regravar o KB9012 SIO dessa placa, utilizei o método com CH314A que peguei emprestado conectando aos pinos do KBC conector. (fiz o backup do arquivo e gravei dois arquivos diferentes depois)
também regravei a Bios de 8mb do PCH duas vezes sendo a segunda com clear ME do forum onde tenho acesso. (fiz o backup do arquivo e gravei dois arquivos diferentes logo após)

Para fins detalhamento é um Dell 5548 com i7 broadwell e AMD R7 265M creio eu.
além disso é estranho pois o dono relatou que levou o mesmo numa assistencia para trocar a placa wireless, voltou funcionando e no outro dia apresentou problema. 
Regravação do SIO eu fiz pois o técnico que ele levou antes em outra cidade relatou que o problema era que tinha que gravar um arquivo e ele não tinha equipamento, logo suspeitei do SIO que é regravavel, como não encontrei o sinal SUSP# com nivel logico alto erroneamente eu já fui no SIO.
Alguem tem alguma dica do que possa ser?

Editado: por FLAVIOTECH

Postado

Olá, bom dia.

A sua análise foi correta até o instante em que observou o sinal PWRBTN_OUT#. 

Esse sinal inicia em 3v e não em 0. Ele funciona de forma semelhante ao botão power. A sequencia é essa mesmo. O rsmrst# precisa iniciar em 3v. Com este sinal em nivel alto, o sio está apenas esperando o comando do start. Feito isso, o ele envia pwrbtn_out# pro pch e o pch responde com o slp_s5, e a partir dai, ele vai liberando as tensões de transferência. O SIO_SLP_S5# em 0v, indica ou um problema na resposta do pch, ou se pensarmos em como esse pino deve funcionar internamente, provavelmente está sendo colocado em pull-down devido a um software corrompido ou inválido no kb9012.

Postado
  • Autor

@IoniCCC Eu medi novamente e realmente está em 0v até o momento em que starto a placa pelo botao power, eu tentei até aterrar esse sinal por meio segundo após apertar o botão pra ver se ele seria a causa do problema. No caso eu já regravei duas vezes o kb9012, mas com a ch314a que vi um indiano fazer, vou tentar depois com a tl866II plus, por via das duvidas comprarei um IO desse nem que seja pra ficar parado aqui caso eu não consiga resolver o problema antes.
No caso há alguma sugestão de algum outro teste que eu possa fazer para tentar obter pelo menos o slp_s5# com um nivel logico alto? injetar alguma tensão ou aterrar outra?

Postado

Como tá a resistência do SIO_SLP_S5#? Consegue me informar? Eu particularmente tenho muitas suspeitas em relação ao firmware desse sio ai. Principalmente na parte onde você disse que tem 0v no pbtn_out# sem pressionar o power. 

Postado
  • Autor

Eu medi aqui com o multimetro que eu tenho e deu 1255 ohms medindo logo no capacitor que está nessa linha

Postado

Eu nao comentei, mas.. como está o circuito rtc? Checou se o rtc_rst# (se houver) está em nível lógico alto? Se a linha do rtc tiver 0v, o pch deixa de responder pro sio em algum momento.

Postado

@noob666 Creio que deva ter ACIN no pino 110 do sio, certo? Eu ainda apostaria no arquivo de bios, já que o PBTN_OUT# está invertido conforme o colega  @IoniCCC bem analisou. 

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
Em 28/03/2021 às 12:26, IoniCCC disse:

Eu nao comentei, mas.. como está o circuito rtc? Checou se o rtc_rst# (se houver) está em nível lógico alto? Se a linha do rtc tiver 0v, o pch deixa de responder pro sio em algum momento.

Não olhei a respeito... mas vou conferir depois...
Então dando continuidade... Chegou o SIO novo, comprei duas unidades, soldei na placa e aparentemente ficou bom não mais que isso, mas ainda sim bom.
O problema é que fui fazer o procedimento de gravação do arquivo do IO e antes de começar percebi que a placa na ligava o led, tal que é alimentado pelo vreg3 que sai do TPS51285. Além disso os mosfets de alta de 5v e 3v stand-by que vão nesse mesmo buck converter estão apresentando curto entre gate e source, enfim, amanhã vou pegar uma placa que contenha os mosfets compatives e outra com o mesmo CI e vou efetuar a troca e ver se a placa reage, mas eu acho estranho demais isso pois não faz muito sentido, mesmo que o vreg3 alimente o super IO fiz questão de analisar se esse terminal estava em curto com terra ou os terminais vizinhos e estava tudo certo. 
Enfim amanhã atualizo a situação.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.