Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida TV SamsungPL43E490 VA VS caindo

Avalie este tópico:


Posts em destaque

3 horas atrás, ohm disse:

Boa noite@Leandro Nunes Souza !

Os igbts chegaram. Semana que vem terei oportunidade de testá-los. Aí se passarem nos testesdivulgo o link.

Chegaram os meus tbm, testei com multímetro entre os terminais o diodo e parece que agora está certo, bora vê

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2022 às 23:18, ohm disse:

Se não tem o diodo já é um bom começo!

Não foi o suficiente kkkk Ainda arma a proteção, vou tirar as fotos dos sinais, to tentando lembrar aqui outros IGBT desses que troquei da Y e da Z para trocar por esse novo, comprei ja 4 para isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2022 às 23:18, ohm disse:

Se não tem o diodo já é um bom começo!

 

Infelizmente não foi o suficiente :( kkk

Continua entrando em proteção.

 

A Buffer postei 2 fotos porque hora eu congelava esta de uma forma, hora do jeito da outra foto.

 

Sobre o componente, alem de não ter o Diodo tambem testei com um tester digital e apontou que é um IGBT mesmo.

 

Essa TV ja faz parte da decoração do cantinho aqui kk

Buffer1.jpeg

buffer2.jpeg

vscan.jpeg

yout1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @Leandro Nunes Souza

 

Os meus igbts alem de não terem o diodo, testei a queda de tensão entre coletor e emissor estando saturado com uma carga de 1A. Deu aproximadamente 775mV.

 

A plasma que entrou não necessitou mexer na ysus, por isso só tenho somente esses testes para passar. O meu testador de transistor é antigo, não identifica igbt como sendo um. O seu vai ser verdadeiro também, então nem necessita de informar o link do vendedor do AliExpress que comprei. 
 

Vejo que você está testando a tv sem os capacitores da vs das placas y e z. Já aconteceu comigo da tv armar proteção estando sem os capacitores citados em conjunto com a lâmpada série na vs. como vi que o sinal na ocasião estava mais ou menos correto coloquei 01 capacitor na y e a tv ligou.

Faça dessa forma, coloque 01 capacitor na y.

 

Outro ponto que tenho para observar. A forma de onda da buffer é essencial ter à primeira rampa set-up acima dos 250v. Para esse teste , coloque o trigger na função normal com nível de tensão em 250v. Tem que apresentar como nas duas fotos abaixo. São de duas tvs diferentes.

 

Ainda , outra dúvida, qual igbt sus-up está usando aí? 

 


Da forma que está sua tv apresenta imagem ?

 

 

 

8579E767-D37B-4270-80AB-D2E17813BA85.jpeg

847B466A-A5D0-4E31-9329-868330645887.jpeg

Editado: por ohm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, ohm disse:

Boa noite @Leandro Nunes Souza

 

Os meus igbts alem de não terem o diodo, testei a queda de tensão entre coletor e emissor estando saturado com uma carga de 1A. Deu aproximadamente 775mV.

 

A plasma que entrou não necessitou mexer na ysus, por isso só tenho somente esses testes para passar. O meu testador de transistor é antigo, não identifica igbt como sendo um. O seu vai ser verdadeiro também, então nem necessita de informar o link do vendedor do AliExpress que comprei. 
 

Vejo que você está testando a tv sem os capacitores da vs das placas y e z. Já aconteceu comigo da tv armar proteção estando sem os capacitores citados em conjunto com a lâmpada série na vs. como vi que o sinal na ocasião estava mais ou menos correto coloquei 01 capacitor na y e a tv ligou.

Faça dessa forma, coloque 01 capacitor na y.

 

Outro ponto que tenho para observar. A forma de onda da buffer é essencial ter à primeira rampa set-up acima dos 250v. Para esse teste , coloque o trigger na função normal com nível de tensão em 250v. Tem que apresentar como nas duas fotos abaixo. São de duas tvs diferentes.

 

Ainda , outra dúvida, qual igbt sus-up está usando aí? 

 


Da forma que está sua tv apresenta imagem ?

 

 

 

8579E767-D37B-4270-80AB-D2E17813BA85.jpeg

847B466A-A5D0-4E31-9329-868330645887.jpeg

Comprei o testador a pouco tempo, esse tem umas frescuras a mais, curti.

 

Sobre o capacitor na Y pode ser qualquer um deles? Acho que são uns 4 em cada uma.

 

Sim da forma atual tenho imagem.

 

Sobre a pergunta, não sei responder qual igbt super estou usando. Não sei identificar qual deles é

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, ohm disse:

Sim. Um ou dois da vs na Y.  Talvez lá tenha resolvido o problema dessa tv.

 

 

Coloquei 2 Capacitores na Y na linha da VS tirei a desativação da proteção, mas ainda assim está entrando em proteção.  a tensão da VS sobe e vai caindo lentamente.

 

Devo fazer o teste com a proteção desativada novamente par apegar a leitura ? Fiquei com receio por estar com os 2 capacitores na Y. na Z sus não coloquei nenhum capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colega ainda ta com essa tv desativou proteções e continua vs caindo.....se vs cai é porque as formas de onda estão erradas  veja essas formas de onda que estou te enviando veja se as suas tão assim.....e outra coisa muita troca de igbts e mosfet o cara se perde...faço reparo dessas placas aki na oficina e para alguns companheiro da profissão mais nunca vi um caso desse seu e olha que sou do tempo de px11 da lg....

IMG_20210519_161042424_HDR.jpg

IMG_20210327_124745438_HDR.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, joao1 disse:

colega ainda ta com essa tv desativou proteções e continua vs caindo.....se vs cai é porque as formas de onda estão erradas  veja essas formas de onda que estou te enviando veja se as suas tão assim.....e outra coisa muita troca de igbts e mosfet o cara se perde...faço reparo dessas placas aki na oficina e para alguns companheiro da profissão mais nunca vi um caso desse seu e olha que sou do tempo de px11 da lg....

IMG_20210519_161042424_HDR.jpg

IMG_20210327_124745438_HDR.jpg

Bom dia,

 

Na parte que comenta que muita troca de mosfet e igbt se perte, vc quiz dizer de colocar componente errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 pode ser  agente na pressa de aprontar e se livrar do problema acontece .....semana passada  consertei umas 4 placas ysus para um colega nosso aki em joão pessoa da eletronica transistolándia do técnico e amigo arnoud gomes e uma zsus ontem quarta feira para ele... acho que estou levando sorte na troca dos kits de reposição pois nenhum deu a dor de cabeça que esta sua placa esta dando......vou perguntar aonde ele ta comprando os kits e vou te recomendar o mesmo vendedor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, joao1 disse:

 pode ser  agente na pressa de aprontar e se livrar do problema acontece .....semana passada  consertei umas 4 placas ysus para um colega nosso aki em joão pessoa da eletronica transistolándia do técnico e amigo arnoud gomes e uma zsus ontem quarta feira para ele... acho que estou levando sorte na troca dos kits de reposição pois nenhum deu a dor de cabeça que esta sua placa esta dando......vou perguntar aonde ele ta comprando os kits e vou te recomendar o mesmo vendedor...

 

Tem algum shema desa placas para conferir os IGBTS e Mosfets?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2022 às 22:10, Leandro Nunes Souza disse:

Sobre a pergunta, não sei responder qual igbt super estou usando. Não sei identificar qual deles é

@Leandro Nunes Souza É o igbt que o coletor vai no vs e o emissor na saída Yout. (Sus-up)

Confira aí. Na sua placa Y provavelmente terá 4 ou 5 igbts. Principais: Um com o emissor ligado no gnd (sus-down). Um com o coletor na vs (sus-up). Dois do circuito de recuperação de energia que vão conectados no indutor de fio grosso de poucas voltas. 
 

Um dos mais críticos é o sus-down. No seu caso o Fgd4536. 
O sus-up, que recordo da última manutenção desse modelo de tv,  é o RJp63k2. 
Já os dois que vão no indutor, só lembro de um, RJp63k2 que tem o emissor ligado no yout e coletor no indutor.

 

O diodo clamp ligado entre o fgd4536 e RJp63k2 é o sf10a400hd.

 

Os mosfet’s set-up e set-down são 4 também. Normalmente são dois iguais de set-up e dois iguais de set-down.  Também não recordo o código, mas meu palpite é 3n50 para os set-up e sun0550 para os dois set-down.

 

 

Minha observação da ausência da primeira rampa set-up também foi observada pelo @joao1
Conseguiu visualizar a forma de onda que indiquei na mensagem #106 ?(detalhe para círculo vermelho na amplitude da rampa).

Mude o time/div de seu osciloscópio para 200 ou 100us para melhor visualizar e comparar com as imagens que colocamos. O pulo do gato é ajustar trigger para normal e acima de 250v. A amplitude dessa rampa set-up é acima dos 250v, se tiver imagem fica superior aos 300v. Nas minhas fotos ilustrativas uma tem amplitude de 317v e outra de 351v. Do João está na casa dos 328v.

 

 


 

 


 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leandro as ysus não  é só igbts e mosfets mais um conjunto de peças resistores diodos transistores optoacopladores etc....se teve igbts e mosfets em curto veja os componente perifericos ...ontem a noite consertei uma ysus da lg 50pb560 onde estavam ruim os smk setup1 e setup2 diodo e zeners resistores abertos ic optoacoplador ruim... 2 igbts 30f133 diodo sf10a400  cap e curto etc tem que passar o pente fino e não só ta trocando igbt e mos.... acho que no seu caso não é mais problema com igbts e mosfets .....estou com mais 2 placas ysus da 50pb560 pra consertar já pedi os kits de reparo...

Editado: por joao1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ohm pinned, unpinned e Destaque this tópico
  • 1 mês depois...

 

Hoje mais uma bateria de testes e reparo, identifiquei um componente trocado realmente, segui a dica de vocês e achei mais uma cagada..rs

 

Mas infelizmente não foi o suficiente, liguei sem o jumper e entrou em proteção, desativei a proteção e gerou as imagens abaixo, a onda ainda esta diferente dos exemplos que me enviaram, to para desistir dessa TV, ja comeu uma boa grana adquiri conhecimento mas sem muito resoltado no conserto.

 

Se eu tivesse certeza que ao comprar um placa nova Ysus  resolveria, eu até comprava para não perder o dinheiro que ja gastei, ou então enviaria essa minha para conserto em alguem mais capacitado. não teria como ter essa certeza com os testes né?

vsan.jpeg

yout.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leandro Nunes Souza disse:

 

Hoje mais uma bateria de testes e reparo, identifiquei um componente trocado realmente, segui a dica de vocês e achei mais uma cagada..rs

 

Mas infelizmente não foi o suficiente, liguei sem o jumper e entrou em proteção, desativei a proteção e gerou as imagens abaixo, a onda ainda esta diferente dos exemplos que me enviaram, to para desistir dessa TV, ja comeu uma boa grana adquiri conhecimento mas sem muito resoltado no conserto.

 

Se eu tivesse certeza que ao comprar um placa nova Ysus  resolveria, eu até comprava para não perder o dinheiro que ja gastei, ou então enviaria essa minha para conserto em alguem mais capacitado. não teria como ter essa certeza com os testes né?

vsan.jpeg

yout.jpeg

Atenção as dicas das mensagens #106 e #115 sobre a primeira rampa set-up

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Boa tarde pessoal, 

 

Depoi9s de muito tempo sumido voltei, eu depois de muito tentar com a ajuda de voces, encontrei uma eletrônica um pouco longe daqui que tinham a placa Z e Y a venda e resolvi irla para se funcionar pegava as duas a base de troca e acabava com a novela.

 

mas não foi tão facil..rs

 

deixei la e no dia seguinte me falaram que o meu display estava em curto, por isso não adiantava.

 

Voltei para casa com ela, mas depois pensei... se tivesse em curto eu teria a imagem na tela como eu estou com a proteção desarmada, usando a lampada e sem os capacitores?

 

Pode ser uma parte em curto só e to conseguindo ligar por ser dessa forma? poderia ser esse curto que esta ativando a proteção?

 

Se eu ligar só uma parte do display no buffer eu conseguiria isolar as partes para testar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...