Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspiron 15R 5520 - LA-8241P - Não Liga Morto

Avalie este tópico:

ribeirodanilo93

Posts em destaque

Boa noite amigos ! Me chegou essa máquina completamente morta. Chegou bem melecada, com fluxo pra todo lado, aos poucos fui colocando tudo no lugar. Até o momento tive que substituir o SIO, Ci de charger e 2 mosfets que gera a tensão de carga da bateria. A princípio tenho todas as tensões principais na board, 3.3 e 5va, bios alimentada. Tenho os sinais de POWER GOOD/ACIN/ON/OFF_R, tenho tensão no botão de power, essa tensão zera ao pressionar, mas a placa não liga nada. A princípio a board não tem mais nenhum curto-circuito. Em alguns momentos eu consigo pegar uma baixa resistência nas linhas de 3.3 e 5va, a resistência fica oscilando na verdade,hora tá quase 1k ohm, outrora está com apenas uns 30 ohms.

Segue o esquema da board, quem puder chegar pra contribuir, vamo nessa !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AFERIÇÕES
PU100 - (APÓS SUBSTITUIÇÃO)

1 - 0v
2 - 3,60v
3 - 3,17v
4 - 0v
5 - 0v
6 - 0v
7 - 0v
8 - 0v
9 - 3,15v
10 - 3,26v
11 - 5v
12 - 0v
13 - 3v
14 - 0v
15 - 10v
16 - 0v
17 - 10v
18 - 10v
19 - 0v
20 - 0,37v
21 - 5v
22 -19v

23 - 10v
24 - 10v
25 - 10v
26 - 5v
27 - 18v
28 - 18v

AFERIÇÃO 

PU200

1 - 1v
2 - 2v
3 - 2v
4 - 2v
5 - 2v

6 - 1v
7 - 3,3v

8 - 3,3v

9 - 8,30v

10 - 3,40v

11 - 3,3v

12 - 0,29v

13 - 2,60v

14 - 2v

15 - 0v

16 - 18,86v

17 - 5v

18 - NC

19 - 0v

20 - 5v

21 - 5v

22 - 9,68v

23 - 4,50v

24 - 5v

AFERIÇÃO BIOS

UH6

1 - 3,3v

2 - 3,3v

3 - 3,3v

4 - 0v

5 - 3,3v

6 - 3,3v

7 - 3,3v

8 - 3,3v

UH2

1 - 3,3v

2 - 3,3v

3 - 3,3v

4 - 0v

5 - 3,3v

6 - 3,3v

7 - 3,3v

8 - 3,3v

Link para o comentário

19 horas atrás, marcelo Araújo disse:

Bom aconteceu comigo uma vez que os pinos do i\o não tinha ficado bem soldados após ressolda resolveu, o bios ta meio estranho pq pinos 5, 6 e 2 normalmente não tem essas tensões o ideal seria vc usar o osciloscópio

pra ver se está transmitindo dados.

Infelizmente eu ainda não possuo um osciloscópio pra fazer essas aferições. Realmente esses pinos da BIOS normalmente pegamos umas tensões bem baixas, na casa dos milivolts. Fiz a ressolda do SIO, verifiquei pino a pino e todos estão tendo comunicação. Tem algo mais que eu possa verificar com os meus recursos disponíveis ? Já fiz a regravação da BIOS também.

Link para o comentário

olha uma coisa pra mim se estiver com a bateria coloca ela e vê se acende algum led com a bateria.

enquanto isso vou olhar no esquema e ver se acho algo que possa ajudar.

algo que tem que ver é se o I/O está emitindo os sinal de power pq ele recebe o powerbtn mas tem outro pino que seria tipo o powerout mas vou verno esquema

qual pino e qual a nomenclatura que ele recebe.

Link para o comentário

o pbtn_out ele está em nível logico alto, quando vc pressiona o botão de ligar ele vai zerar 

o pino 114 e tbm vai zerar o pino 106 que vai para a pch no resistor RH110 vja se está lo sinal na pch.

LID_SW#  está logico alto não está correto

SA_PGOOD precisa conferir PU600

Link para o comentário

Em 18/12/2021 às 19:17, marcelo Araújo disse:

o pbtn_out ele está em nível logico alto, quando vc pressiona o botão de ligar ele vai zerar 

o pino 114 e tbm vai zerar o pino 106 que vai para a pch no resistor RH110 vja se está lo sinal na pch.

LID_SW#  está logico alto não está correto

SA_PGOOD precisa conferir PU600

Bom dia amigo, agradeço por estar me ajudando.

Vamos lá..

inicialmente percebi que tenho uma intermitência no pino 106, hora tem os 3,3 outras não, mas quando tenho a tensão no pino 106 e no pino 114 ambos zeram ao pressionar o start.

LID_SW# está sim em nível lógico alto pois tem a # e por quê não está certo ? Afinal todos os sinais que tenho com # tem tensão

SA_PGOOD realmente tenho milivolts, conferi no PU600 e é a mesma tensão que tenho lá, essa tensão deveria ser maior ? Esse sinal é diferente do PGOOD que vem do PU200

Link para o comentário

Em 18/12/2021 às 19:19, marcelo Araújo disse:

São muitos sinais pra inicialização da placa o esquema que tenho aki  não tem sequencia de power se tiver vai te ajudar muito.

Sim, eu também procurei a sequência de start mas nesse esquema realmente está em falta. Estou muito desconfiado da PCH. Essa placa chegou muito machucada, SIO em curto, estabilizei algumas coisas mas realmente tá sendo um reparo bem delicado pq nao sei até onde fuçaram.

Link para o comentário

Gostaria de deixar mencionado aqui para os amigos que estão acompanhando o tópico, primeiro sintoma identificado na board foi o SIO em curto, aquecendo bastante. SIO de referencia (KB9012QF-A3_LQFP128_14X14) não encontrei um 100% compatível e foi substitído por um (KB9012QF-A4_LQFP128_14X14). Poderiam de dizer se essa referência A3/A4 teria alguma incompatibilidade ? Se for o caso vou fazer o pedido de um SIO novo com as mesmas especificações e de preferência gravado.

Editado: por ribeirodanilo93
Link para o comentário

@ribeirodanilo93 

3 horas atrás, ribeirodanilo93 disse:

Só uma dúvida, esse sinal é gerado pelo próprio SIO ?

Sim! Checou pino 37 EC_RST#?

Sobre a incompatibilidade, acredito que não tenha entre A4 e A3. @Jack O'Neo? Também fiquei na dúvida! 

Em 17/12/2021 às 16:20, ribeirodanilo93 disse:

108 - SA_PGOOD - 0,58v

Esse sinal só vai subir quando a placa ligar! Veja que esse sinal é uma tensão VS. 

Vc realizou a troca do KB9012, então é melhor conferir pino por pino pra confirmar pinos soltos ou com salda entres eles.

Link para o comentário

@LEONTEC @ribeirodanilo93 Não sei se são compatíveis, nunca troquei um pelo outro, nunca ninguém me afirmou que sim e nunca tentei, no entanto são graváveis e precisam ser gravados com o arquivo compatível com a placa em questão antes ou após a troca, preferencialmente antes de alimentar a placa novamente sem o KSO3 aterrado, o motivo é simples, de acordo com o arquivo gravado nele alguns pinos terão (ou pelo menos poderiam ter) funções diferentes daquela que tinham na outra placa, e tendo funções diferentes poderiam ao serem acionados, fazendo coisas diferentes ou em momentos errados, acrescentar problemas a placa.

O que posso afirmar sobre A3 e A4 é que ambos tem o mesmo ID para gravação, inclusive é o mesmo ID do KB9010 também, o que possivelmente os torna compatíveis entre si, mas é algo que precisaria ser testado. ;D

Eu colocaria um KBC novo exatamente igual e gravaria com o arquivo correto para a placa antes de procurar outros culpados, embora que também suspeitaria do PCH se todo o resto estivesse ok.

Link para o comentário

Em 17/12/2021 às 16:20, ribeirodanilo93 disse:

Fiz aferição nos seguintes pinos do SIO :

100 - EC_RSMRST# - 0v

101 - EC_LID_OUT# - 0,22v

104 - VCOUT0 - 2,90v

106 - PBTN_OUT# - 3,3v

108 - SA_PGOOD - 0,58v

110 -  ACIN_D - 3v

112 - EC_ON_R - 3,3v

114 - ON/OFF_R - 3v

115 - LID_SW# - 3,3v

pino 37 tem 3.3v ?

Link para o comentário

6 horas atrás, Jack O'Neo disse:

@LEONTEC @ribeirodanilo93 Não sei se são compatíveis, nunca troquei um pelo outro, nunca ninguém me afirmou que sim e nunca tentei, no entanto são graváveis e precisam ser gravados com o arquivo compatível com a placa em questão antes ou após a troca, preferencialmente antes de alimentar a placa novamente sem o KSO3 aterrado, o motivo é simples, de acordo com o arquivo gravado nele alguns pinos terão (ou pelo menos poderiam ter) funções diferentes daquela que tinham na outra placa, e tendo funções diferentes poderiam ao serem acionados, fazendo coisas diferentes ou em momentos errados, acrescentar problemas a placa.

O que posso afirmar sobre A3 e A4 é que ambos tem o mesmo ID para gravação, inclusive é o mesmo ID do KB9010 também, o que possivelmente os torna compatíveis entre si, mas é algo que precisaria ser testado. ;D

Eu colocaria um KBC novo exatamente igual e gravaria com o arquivo correto para a placa antes de procurar outros culpados, embora que também suspeitaria do PCH se todo o resto estivesse ok.

Muito obrigado @LEONTEC e @Jack O'Neo pelo esclarecimento. Ontem estive pesquisando e vi realmente algo sobre isso, porque mesmo que seja o mesmo componente, eles são gravados com os arquivos respectivos das placas, eu tirei de uma placa diferente da que estou reparando, então de fato podem haver momentos de acionamento diferentes etc...
Vou fazer a solicitação de um SIO novo com o arquivo gravado adequado para a board, assim que chegar e trocar retorno com o resultado.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Respondendo aqui apenas pra finalizar o tópico. Fiz a solicitação do SIO gravado com o arquivo correspondente da placa, e o sintoma mudou ela ficando com uma intermitência, hora liga, hora não, fiz um ME na PCH eai ele liga, como ainda não faço reball, cliente optou por substituir a board. Desde já agradeço a todos os amigos que contribuíram, nesses casos não resolvidos é onde a gente mais aprende rsrs.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...