Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise STI 1462 - MB PY640F v0.3 - Desliga com as memórias conectadas

Avalie este tópico:

Oseiasgs22

Posts em destaque

Boa tarde, amigos. Essa placa da descrição está com o seguinte sintoma, ao liga-la com as memórias, ela liga e desliga em questão de 1 segundo, mais ou menos. Sem as memórias ela se mantém ligada pelo tempo que  eu deixar.

L11 = 5VA, 

L12 =3,3VA

L15 e L16 = 0,95V

L9 = 1,8V

L93 = 1,75V

L91 = 1,5V

L92 = 1,5V

L69 = Oscilando entre 4,75 e 5,75v

Eu achei um pouco estranho somente a voltagem na L69, pois pelo esquema, a menos que eu esteja errado, ai recebe voltagem de entrada, que seria 19V. Alguém me corrija se eu estiver errado. Os LED's D19, D23, D24 e D25 permanecem todo tempo aceso. Eu nem iria mais mexer nessas placas antigas, mas como o cliente é gente boa, resolvi aceitar o desafio. Algum amigo que já consertou esse modelo de placa, pode dar uma ajuda? Desde já eu agradeço.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Oseiasgs22 eu acredito que você já fez testes com outra memoria processador etc.. certo?

meça a resistência na bobina do circuito da memoria em relação ao terra com  a mesma plugada na placa na escala de diodo?

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário

52 minutos atrás, fabiano.julio disse:

@Oseiasgs22 eu acredito que você já fez testes com outra memoria processador etc.. certo?

meça a resistência na bobina do circuito da memoria em relação ao terra com  a mesma plugada na placa na escala de diodo?

Amigo, boa noite. Obrigado por responder. Eu já testei com outro processador e com 15 memórias diferentes, com apenas uma não ocorreu de desligar, mas todas estão boas, porque estou com outra placa mãe DDR2 aqui e testei todas essas memórias nela. A L9 não apresenta curto e quando a placa está ligada, os 1,8V estão presentes. Acho bem improvável curto nessa placa, até porque ela desarmaria a fonte e subiria consumo na assimétrica. Aparentemente todos os estágios dessa placa estão bons. Ainda não sei o que está ocorrendo.

Editado: por Oseiasgs22
Link para o comentário

@fabiano.julio  Boa noite, mano. Agora apareceu outra coisa chata, o  CI de BIOS tá zerado. Não tem 3VDDA entrando nem no pino 8 e nem no resistor R765 e agora a placa está desligando com alguns segundos (mesmo sem as memórias) diferente de ontem. Eu já medi todos os mosfets de transferências e todos estão bons, aparentemente, todos tem as voltagens de entrada descritas no esquema. Acontece que eu não posso nem testar as saídas ao estartar a placa, pois ela além de desligar em segundos, o power fica do outro lado, não dá tempo de ligar e medir as saídas dos mosfets transferidores. Eu tô me amarrando aqui pra saber quem gera esses 3VDDA. :(

Sem título.jpg

PS: Seguindo todos os pontos onde tem 3VDDA no esquema, me parece que quem gera é esse carinha aqui U10. Pode confirmar? Amanhã analiso ele.

Sem título.jpg

Link para o comentário

@LEONTEC Obrigado, amigo! Eu estou um pouco ocupado fazendo outros serviços aqui. Mas assim que eu puder vou fazer essa análise e retorno.

Ps: Quando você perguntou "Verifique se a tensão de 15V_LS está alto". Você quer saber se ela está em nível lógico alto lá no R787 com o conector plugado?

Link para o comentário

@LEONTEC Boa noite, amigo. Eu fiz as medições nos mosfets transferidores e eles estão bons. O circuito da BIOS só recebe os 3,3V após o start da placa, quando o Q83 comuta pra 3VDDA. A voltagem de 15V_LS está medindo 13V após o start da placa. Tô tentando encontrar Q31 pra ver como tá a alimentação da memória, muito embora quando a placa liga, aparece os 1,8v num dos pinos do soquete. Mas como disse, já procurei que cansei o Q31, e mesmo com o microscópio, eu não acho.

Link para o comentário

@Oseiasgs22 sim! Resumidamente quis mencionar se essa tensão 15v permanece em nível logico alto quando a placa tem os 3.3v na bobina.

No primeiro post você passou todas as tensões das bobinas, e já no post #7 você diz não ter 3.3v no BIOS. Você relata que a placa apresentou outro problema, mas em seguida diz que a tensão do BIOS sobe depois do power.  Qual é o problema atual da placa ?

A placa liga permanece ligada sem vídeo?

A placa liga e desliga rapidamente sem vídeo?

A placa liga e desliga com vídeo?

A placa permanece ligada com as memorias ou nem chega a ligar com elas plugadas?

Sem as memorias a placa permanece ligada? 

A placa continua com o problema relatado no titulo do tópico? 

Ver qual é o circuito com problema e nos diz pra podemos seguir uma linha de raciocínio. ;D

Link para o comentário

@LEONTEC  Boa tarde, amigo. Obrigado por responder, peço desculpa se deixei alguma explicação confusa. Mas você sabe, é uma placa velha e do nada aparece algo que não havia antes.

1º Quando eu postei meu primeiro comentário, a placa desligava apenas com as memórias, mas sem vídeo. Quando eu removia as memórias, a placa ficava ligada direto.

2º Agora mesmo sem as memórias e SEM processador, a placa desliga em questão de uns 5 segundos. Porém nas duas situações, ela permanece com 3,3V na L12.

3º Com relação ao 15V_LS, ele só aparece ao dar o start na placa. Quando a placa não está estartada, ele fica em 0V, mesmo tendo os 3,3V na L12.

4º - O que eu havia confundido e peço desculpas novamente, é que no BIOS, na verdade quando eu medi os 3V, foi quando medi a placa pela primeira vez com ela ligada por isso encontrei os 3V. Os 3V nesse circuito só sobe após dar o start. Se é normal, não sei, pela pouca experiência acredito que seja, já que são 3.3VDDA que só surge depois do start da placa e comutação do Q83 que gera essa voltagem.

5º Então basicamente o problema é esse, a placa está desligando em questão de segundos sem memória e também sem processador agora, mas não é curto, já que quando eu dou start, ela liga e sobe consumo normal, como se fosse dar partida. Mas desarma.

Link para o comentário

@Oseiasgs22 analise tem que ser feita com a memoria e processador no lugar. Se ambos estão bons, então esses hardwares tem que estarem na placa. Vamos procurar o defeito do desligamento repentino. Você disse que com a memoria a placa desliga em segundos, quando está sem a placa permanece ligada. Já testou com outras e o problema persiste. Então, já chegou analisar o circuito que alimenta as memorias pra ver se tem algo de errado quando o pente está no slot e a placa é ligada? Os pinos 27 e 9 (PGOOD) do integrado U37 tem a tensão de 3.3v para da sequencia no start da placa? Checa todos os circuitos que o sinal PM_SLP_S3# desperta pra ver se as tensões estão subindo quando a memoria está no lugar. Veja as tensões no CI U7 quando a placa ligar, sempre quando a placa ligar. 

Link para o comentário

@LEONTEC

1 hora atrás, Oseiasgs22 disse:

2º Agora mesmo sem as memórias e SEM processador, a placa desliga em questão de uns 5 segundos. Porém nas duas situações, ela permanece com 3,3V na L12.

17 minutos atrás, LEONTEC disse:

Veja as tensões no CI U7 quando a placa ligar, sempre quando a placa ligar. 

O U7 eu já testei, sobe os 1,8V quando a placa liga. Com relação as outras medições que sugeriu, vou fazer aqui.

Link para o comentário

@LEONTEC Boa tarde, amigo! A questão dele desligar mesmo sem processador e sem memória, eu já resolvi, era o CI de BIOS. Agora ele fica ligado direto com processador, mas SEM a memória. Com a memória ele desliga em segundos. As voltagens do U7 descritas no esquema, todas surgem ao dar o start na placa, COM ou SEM memória. Não sei se seria o caso de trocar o U7 ou se tem alguma outra sugestão.

PS: Achei o circuito da memória. Vou analisa-lo.

Link para o comentário

23 horas atrás, Oseiasgs22 disse:

O U7 eu já testei, sobe os 1,8V quando a placa liga.

O CI U7 do esquema que estou utilizando é um regulador da tensão de 1.8V para 0.9VDDT_DDRII. No pino 8 deve ter uma tensão de 0.9v.

Em 19/01/2022 às 19:46, Oseiasgs22 disse:

Eu já testei com outro processador e com 15 memórias diferentes, com apenas uma não ocorreu de desligar

Qual foi essa memoria e qual a frequência da mesma?

Link para o comentário

42 minutos atrás, LEONTEC disse:

O CI U7 do esquema que estou utilizando é um regulador da tensão de 1.8V para 0.9VDDT_DDRII. No pino 8 deve ter uma tensão de 0.9v.

Isso! No pino 8 tem a tensão de 0.9V.

43 minutos atrás, LEONTEC disse:

Qual foi essa memoria e qual a frequência da mesma?

As memórias DDR2 que possuo aqui são de várias frequências. Inclusive testei com memória de mesma frequência da original.

Link para o comentário

@LEONTEC Fiz mais umas medições com outras memórias, e constatei que a placa não desliga com memórias do tipo PC2-5300S e PC2-4200S (porém não apresentam vídeo). As memórias desse notebook são PC2-64600. Mas segundo o dono no notebook, são as memórias originais dele e que segundo ele, funcionavam normalmente. As memórias que eu tenho aqui também com essa nomenclatura, desliga a placa mãe. Sinceramente, não sei mais por onde ir.

Link para o comentário

@Oseiasgs22 com essas memorias que a placa permanece ligada você checou as tensões das bobinas e toda sequencia de start? Testou o LED do teclado externo e o vídeo do monitor externo? Teste com outros processadores também. Pode ser problema de hardware. 

Teria que saber se essa placa é DDR2 667MHz ou DDR2 800 MHz.

PC2-64600 ->DDR2 800 MHz

PC2-5300S ->DDR2 667 MHz

Confirma isso?

Link para o comentário

@LEONTEC Bom dia, amigo. Sim, chequei toda sequência de start, tudo funciona como descrito no esquema, voltagem ALWAYS e SECUNDÁRIAS, tudo OK seguindo/segundo o esquema. Teclado externo não responde, LED do teclado não acende. Já testei com monitor externo e display interno. Já testei com 5 processadores. Já regravei o BIOS 6x com arquivos de fontes diferentes. Segundo o cliente as memórias são as originais, e creio que seja mesmo, pois as duas tem o adesivo da STI e as duas são PC2-64600.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...