Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

PS3 FAT CECHL não liga nada, nem led power. Fonte 100% ok

Avalie este tópico:


cowboype

Posts em destaque

Meus queridos, chegou um ps3 fat aqui de um cliente que relatou o seguinte: ele estava funcionando normal e de repente desligou tudo do nada. sem leds, sem bips, sem ylod. Ele informou que nem jogo estava rodando na hora, somente na xmb. Suspeitei da fonte, mas testei outra e aconteceu o mesmo, ou seja, ao ligar a chave power atrás, nenhum led acende, não dá bip, está "morto".

 

Porém, um fato curioso ocorreu aqui na assistência: ao testar a fonte do bichado em outro ps3 que está bom, o console ligou normal. Entretanto, as fontes que eu testei no que está bichado ao ligá-las no console bom acontecia exatamente o mesmo, ou seja, o ps3 bom ficava morto. A princípio achei que a placa do bichado estivesse queimando as fontes, mas não é o que ocorre. Estando no console bom, desliguei a força e esperei uns 5 minutos. Pimba, a fonte voltou a ligar. Liguei a fonte do console bichado no console bom, haja visto, que estava um tempo desligada, e ligou tb. A fonte está boa.

 

No console bichado testei os ps e estão todos funcionais. Verifiquei se tinha curto na linha de 12v e não tem. Ao ligar qq fonte neste ps3 e testando as saídas DC de 4 pinos, não é mostrada nenhuma voltagem, dá sempre zero ou próximo disto. O mesmo acontece com a linha de 12v.

 

Alguém pode me dar uma luz? Agradeço desde já.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provável curto próximo a saída da fonte, antes dos PS. Aí a fonte desarma por segurança.

 

Foi o que imaginei tb. Mas teria algum bizu pra testar? E qual seria o componente? Estou desconfiado do regulador 3.3v que fica próximo ao f6003 e o th6002 [do lado contrário da placa], mas me perdi ao testá-lo. Se puder, me dá uma luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o esquema dessa placa aí?

 

Esquema de ps3 é a coisa mais rara que tem. Eu sei que o modelo da placa é ver-001. Abaixo segue uma foto dela. Observe o f6003 e o th6002, o regulador que eu estou falando fica logo acima do nome impressos. OBS: olhando a placa na posição que está a foto!

 

VER-001-fuses-thermisters.front.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem diagrama só seguindo a lógica mesmo. vá seguindo a linha de carga do conector para dentro da placa testando os componentes na sequência.

 

Estou verificando isso. Mas nos meus testes, notei que, no conector de 4 pinos, há um curto no terra com os 5v. Com certeza deve ser isto que está desarmando a fonte, mas não sei pra onde correr. O que tu acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, estava editando. Vê ai agora. Eu removi o TH4002 que é o responsável pelo controle do power/eject que deveria ser a causa do problema, mas não deu resultado. Estou fixado na área onde se encontra o TH6002 [está de cabeça pra baixo]. Existem 5 capacitores e um regulador de 5v. Ja removi este regulador tb, mas os referidos capacitores, sendo 3 grandes e 2 pequenos, dão curto ao testar em 2k ohm. Agora se eu botar em 200 ohm apresenta o seguinte resultado:

 

O que fica bem próximo ao regulador de 5 pernas dá ~18.0 e vai pra '1.' logo em seguida. Os outros 4 que ficam a esq. dele mostram ~18.5 e ficam nisso, não vão para '1.".

 

PS: claro que me refiro a foto 1, onde mostra o cell e o rsx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses quatro estão se mantendo carregados. devem estar pegando retorno de outra parte do circuito. para o teste ser totalmente confiável seria bom remover o componente para tetá-lo de forma correta.

 

O ruim das placas do ps3 é que possuem 3 camadas e fica bem mais complicado a análise precisa. Eu já removi os 4 capacitores grandes próximos ao F6003/TH6002 [foto 1], removi tb o regulador de 5 pernas que fica perto destes capacitores e no entanto, o curto entre o terra e os 5v no conector onde é ligado a fonte do outro lado da placa, permanece. E agora, eu vou viver de que, meu querido?

 

Peguei outra placa do mesmo modelo pra comparar e antes de remover os componentes deu variação. Por isso, resolvi retirá-los afim de tentar achar o problema. Mas acredito que não é nessa parte ou então estou fazendo algo de errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem esquema fica complicado. Mas vamos fazer da seguinte forma. independente das tres camadas comece em sequencia. Vc já descobriu qual linha de alimentação está em curto, então comece a retirar os componentes para teste um a um do conector para dentro da placa. Retire e recoloque até chegar ao ponto do curto aí a fonte vai parar de desarmar. Ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem esquema fica complicado. Mas vamos fazer da seguinte forma. independente das tres camadas comece em sequencia. Vc já descobriu qual linha de alimentação está em curto, então comece a retirar os componentes para teste um a um do conector para dentro da placa. Retire e recoloque até chegar ao ponto do curto aí a fonte vai parar de desarmar. Ok?

 

Vamos lá: eu já retirei os 2 reguladores, já retirei o ci perto do GL852 [sei que é responsável pelo bt, mas o pino 8 está ligado a linha de 5v] e até agora nada. Acho que terei que usar uma fonte assimétrica ou uma atx adaptada pra ver se componente esquenta. Somente assim pra descobrir a falha. Tem alguma sugestão, meu querido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada e vê se esse esquema coincide com sua placa.

 

Crédito da foto:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

ps3_diagram.jpg.54972f7b7e76f69ca7258e3c5ca3b448.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí o esquema coincide?

 

Infelizmente não. Este esquema ao que parece são das placas mais antigas. De ps3 só tem esquema até a cok002, se não me engano. Dos últimos modelos fats e dos slim não há registros, dai a dificuldade. Estou tentando arrumar uma fonte assimétrica pra ver se o componente vai se acusar esquentando. De qq maneira, obrigado pela tentativa. A dificuldade dos ps3 é justamente essa, material que não existe. Ai tem que ser na tentativa e erro ou experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Bom dia a todos amigos, alguém sabe me dizer quais setores são alimentados  nessa linha de 5v, fiz a medição do WiiF e BT e não achei nada, mas achei curto em um dos pinos do conector de 4 da fonte, virando na mesma parte só que no outro lado TB achei curto, gostaria de saber como eu sigo a linha pra achar o bendito pós a linha da placa some, não sei pra onde vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...