Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung np470r5e MB Ba41-02176A Teclado com comandos errados

Avalie este tópico:

johw

Posts em destaque

Pessoal estou com esse aparelho em minha bancada com o seguinte defeito, as teclas estão com os comandos incorretos, ex. Quando se aperta "B" sai a letra "J" e assim por diante.. Todas incorretas.. As unicas que estão com o comando certo é a tecla "Windows e Esc".. A maioria não funciona e as outras estão com esse defeito do comando incorreto... Já alterei idioma, troquei de teclado, regravei Bios, troca do super io, ME na ponte sul e nada resolveu..Alguém tem uma dica do que pode ser?

Editado: por johw
  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WJinformatica2016 Conector está ok também, a placa está praticamente nova, então já se descarta a hipótese de trilha.. Tem 3 mini diodos smd, que são muito minusculos e ficam próximo aos pinos do conector do teclado, estou começando a achar que sejam eles o causador do defeito.. Mas não sei como medir eles, pois no multimetro em escala de continuidade marcam como infinito, dos dois lados.. E não encontrei nenhuma placa sucata que tenha esse componente..Estou mandando a foto deles pra facilitar..O que será que está ocasionando isso? 😥😓

20220610_230127.jpg

images (6).jpeg

• Perplexo 1
  • Triste 1
Link para o comentário

13 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

refaz a solda deles e veja se de repente não é solda fria

e mesmo ela estando em estado de nova 

eu colocaria em escala de continuidade e veria pino a pino do io com o conector do teclado

Refiz a solda do conector e medi as trilhas estão todas ok.. Aqueles diodos que estava em dúvida tbm troquei por outro que tem na própria placa e continuou a mesma coisa.. Infelizmente não sei o que pode ser.. Estou começando a achar que é defeito no processador ou ponte sul

• Perplexo 2
Link para o comentário

Em 10/06/2022 às 21:26, johw disse:

Pessoal estou com esse aparelho em minha bancada com o seguinte defeito, as teclas estão com os comandos incorretos, ex. Quando se aperta "B" sai a letra "J" e assim por diante.. Todas incorretas.. As únicas que estão com o comando certo é a tecla "Windows e Esc".. A maioria não funciona e as outras estão com esse defeito do comando incorreto... Já alterei idioma, troquei de teclado, regravei Bios, troca do super io, ME na ponte sul e nada resolveu..Alguém tem uma dica do que pode ser?

Já tentou realizar a análise do teclado através de um sistema bootável pelo Pendrive?

Já que você não mencionou ter feito formatação "possível erro no sistema ou vírus".

Tenta o diagnóstico de teclado do AB_Multiboot.

AB.png

Editado: por Manoel74
  • Joinha 1
Link para o comentário

38 minutos atrás, Manoel74 disse:

Já tentou realizar a análise do teclado através de um sistema bootável pelo Pendrive?

Já que você não mencionou ter feito formatação "possível erro no sistema ou vírus".

Tenta o diagnóstico de teclado do AB_Multiboot.

AB.png

Boa noite amigo, desculpe não mencionar, mas o teste do sistema foi um dos primeiros teste que fiz, não por esse programa, mas pelo prompt de comando na área de instalação do sistema.. E continua com o defeito, até mesmo as teclas pra entrar na config da bios não funcionam no início, só consigo entrar por teclado externo. O que notei de estranho nos últimos testes, são as voltagens que chegam nos pinos do conector do teclado, apenas 2 deles medindo voltagem constante de 3.2v, o restante oscilando entre 0.97v e 1.25v, e outros de 2.3v a 2.9v... E por padrão de todos os teclados que vi até hj são 3.3v em quase todos os pinos...🤔

Editado: por johw
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 13 ou 14 anos nunca apanhei um teclado com input errado que não fosse do teclado mesmo.

O teclado tem uma matriz que origina as letras que vemos se a matriz estiver danificada dá uma coluna ou linha diferente e carrega A e sai J or exemplo. Troca logo o teclado.   Vocês estão começando pelo mais difícil 😅

image.thumb.png.626d5afee16f78f1071fbbcf1667cb4c.pngorigem da imagem:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por T.Martins
Link para o comentário

12 horas atrás, T.Martins disse:

Em 13 ou 14 anos nunca apanhei um teclado com input errado que não fosse do teclado mesmo.

O teclado tem uma matriz que origina as letras que vemos se a matriz estiver danificada dá uma coluna ou linha diferente e carrega A e sai J or exemplo. Troca logo o teclado.   Vocês estão começando pelo mais difícil 😅

image.thumb.png.626d5afee16f78f1071fbbcf1667cb4c.pngorigem da imagem:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@T.Martins Amigo, se verificasse no primeiro post, teria visto que mencionei a troca do teclado juntamente com todos os testes que já realizei, já testei com 3 teclados e o defeito foi o mesmo..primeiramente começamos pelo básico.. Infelizmente deve ser algo relacionado ao processador ou chipset.. Mas não vale a pena arriscar..

Link para o comentário

@johw não vamos desistir tão fácil 

Da uma conferida nos resistores strap que são dois ali amigo 

Pois eles podem estar ligados ao problema 

Se não, tenta regravar a BIOS também 

Vamos tentando 

Esses resistores pelo que vi são responsáveis pelos 3v que dizes que estão variando 

Screenshot_2022-06-13-06-40-14-280_com.adobe.reader.png

• Joinha 1
Link para o comentário

@WJinformatica2016 @py2eb Muito obrigado pelas dicas pessoal, mas acho que descobri onde está o defeito, estava quase desistindo e então resolvi pegar um teclado de samsung comum pra fzr o teste, sem a parte do teclado numérico, do RV411 pra ser mais específico, o encaixe do flat é menor mas os pinos que sobram do conector da placa são NC, então não faz diferença.. Liguei pra fzr o teste e as teclas ficaram todas ok na posição correta de funcionamento. Então o que pode ter acontecido é que essa bios foi gravada com a firmware do modelo que não tem o teclado numérico, o NP470R4E e o modelo que tenho é o NP4705RE. Como eu apenas atualizei a BIOS ela não corrigiu o problema da firmware correta, ela só subiu a versão. Agora vou baixar a dele mesmo e regravar pra ver se era isso o problema e volto aqui pra avisar. Sobre regravar o I/O eu não tenho a gravadora pra isso, tomara que não seja esse o problema se não ferrou😬🙏

Link para o comentário

Não era a BIOS.. Regravada com o modelo correto e nd.. 😔😣 Que mistério esse notebook taloco kkkk Só se for a memória do I/O mesmo, mas eu acredito que não seja pois troquei por um novo e continuou do mesmo jeito.. Pior que comprei ele assim e não tenho mais o contato do antigo dono pra ver como esse defeito surgiu, comprei achando que era defeito no teclado e no fim não foi um bom negócio kk E o engraçado é que a placa ta zero, não tem sinais de ter passado por assistência.. Sinceramente estou pensando em fechar e vender com um teclado externo

Link para o comentário

Em 10/06/2022 às 23:09, johw disse:

@WJinformatica2016 Conector está ok também, a placa está praticamente nova, então já se descarta a hipótese de trilha.. Tem 3 mini diodos smd, que são muito minusculos e ficam próximo aos pinos do conector do teclado, estou começando a achar que sejam eles o causador do defeito.. Mas não sei como medir eles, pois no multimetro em escala de continuidade marcam como infinito, dos dois lados.. E não encontrei nenhuma placa sucata que tenha esse componente..Estou mandando a foto deles pra facilitar..O que será que está ocasionando isso? 😥😓

20220610_230127.jpg

images (6).jpeg

na verdade ai são 2 resistores e provavelmente 1 diodo mas duvido muito que sejam ele o problema,veja se vc não esta colocando p teclado invertido

Link para o comentário

• 1 ano depois...
  • 4 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...