Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer Aspire Es1 572-3562 - b5w11 LA-E061P - Não carrega bateria

Featured Replies

Postado

Olá a todos. Tenho este Acer Aspire ES1 572 na bancada e não está carregando a bateria. Estava ligando e desligando depois de alguns segundos, cortando a tensão de entrada. O motivo era oxidação forte nos pinos 11 e 12 do CI de charge que é o BQ24735. Eu levantei, limpei, recoloquei solda e assentei ele. Conferi todos os pinos e estão com contato ok. Agora não desliga mais. Ele mostra o led laranja de "carregando" mas a tensão da bateria não sobe. A tensão da bateria está em 7v. A tensão de capacidade dela é 7.7v Descrito na bateria. A tensão no conector da bateria está 2,76v. Essa é a mesma tensão que aparece no pino 11 do charge, no gate do mosfet PQ304 e vai até o final no conector. No Windows aparece 0% conectada. Eu estou na dúvida se troco o charge ou se tem algum outro componente na linha que pode estar com problema. Alguém me dá alguma dica? Eu tenho BQ24737 aqui. A pinagem é igual, mas não sei se ele vai fornecer valores iguais de tensão pra carregar a bateria. Se for compatível posso trocar, pra não ter de comprar, esperar chegar e não ser ele. Aguardo

image.thumb.png.86f0584a0d2f0e93dd5a3db72eb1e65c.png

Editado: por FLAVIOTECH

Postado
3 horas atrás, Sergio Penido disse:

No Windows aparece 0% conectada

Descreva melhor esta informação.

Se indica bateria conectada e não está carregando, pode haver um defeito interno na bateria.

Caso seja, pode ser alteração de uma das células com baixa eficiencia, e o circuito bms não habilita a carga.

Caso tenha uma bateria confiavel pode ser uma forma de teste no circuito charger.

Postado

Tive essa avaria a semana passada ,infelizmente não tinha o Bq737 para substituir.

Já tinha substituído a bateria.

O problema deve  estar no Bq ou no super I/O

Postado
  • Autor
6 horas atrás, regisfatef disse:

Descreva melhor esta informação.

Se indica bateria conectada e não está carregando, pode haver um defeito interno na bateria.

Caso seja, pode ser alteração de uma das células com baixa eficiencia, e o circuito bms não habilita a carga.

Caso tenha uma bateria confiavel pode ser uma forma de teste no circuito charger.

Olá. Sempre fica uma pequena dúvida se a bateria está boa, certo? Mas no meu caso aqui eu sei que está boa, porque ela veio pra mim com carga (até o dia que o charge parou, ela estava carregando). Então o que descrevi é que a bateria está com a tensão bem baixa e o circuito de charge não sobe a tensão de carga pra carregar ela.

Postado
  • Autor
32 minutos atrás, Nelson Almeida disse:

Tive essa avaria a semana passada ,infelizmente não tinha o Bq737 para substituir.

Já tinha substituído a bateria.

O problema deve  estar no Bq ou no super I/O

O original da placa é o BQ24735 e tenho aqui o BQ24737. Como já informei, a pinagem é igual. Acha que posso substituir pra testar?

Postado
5 horas atrás, Sergio Penido disse:

meu caso aqui eu sei que está boa

Sabendo-se que a bateria está confiavel, seria interessante informar os valores de tensão medidos no chip de charge, desta forma poderá se fazer uma melhor avaliação do circuito, e no caso de substituição poderá fazer um comparativo.

Postado
  • Tradutores

@Sergio Penido , essas placas tem um botão que se estiver com defeito ou por algum motivo não estiver pressionado, impede o carregamento da bateria, alias, é um problema crônico de algumas placas utilizadas nos notebooks Acer.    Em alguns modelos de placas é a tampa menor das memórias que o pressiona, em outras é a tampa do teclado.    De qualquer maneira, dá uma conferida nessa chave, na sua placa está marcada como SWG1 conforme figura abaixo.

swg1.png

Postado
  • Autor
5 horas atrás, curtolo disse:

@Sergio Penido , essas placas tem um botão que se estiver com defeito ou por algum motivo não estiver pressionado, impede o carregamento da bateria, alias, é um problema crônico de algumas placas utilizadas nos notebooks Acer.    Em alguns modelos de placas é a tampa menor das memórias que o pressiona, em outras é a tampa do teclado.    De qualquer maneira, dá uma conferida nessa chave, na sua placa está marcada como SWG1 conforme figura abaixo.

swg1.png

Opa, é verdade. No meu caso aqui eu testei o botão pra ver se estava com o contato ok (e está.) e prendi ele com fita, pra fazer os testes na placa. Mas é possível saber quando ele não está pressionado, pois o led laranja fica piscando. E quando ele está pressionado, o led fica aceso constante.

Postado
  • Autor
6 horas atrás, regisfatef disse:

Sabendo-se que a bateria está confiavel, seria interessante informar os valores de tensão medidos no chip de charge, desta forma poderá se fazer uma melhor avaliação do circuito, e no caso de substituição poderá fazer um comparativo.

Eu vou medir pra anotar os valores. Até então eu verifiquei que estava recebendo alimentação e no pino 11 estava com uma tensão de 2,76V. Esse pino vai no gate do PQ304. Achei esse valor um pouco estranho.

• FLAVIOTECH alterou o título para Acer Aspire Es1 572-3562 - b5w11 LA-E061P - Não carrega bateria
Postado
  • Autor

Bom dia pessoal. Substitui o CI de charge por outro igual (BQ24735), porém a bateria ainda não subiu a tensão. Ela permanece com uma tensão de 7,28v e no Windows consta 1%.  Estou passando as tensões dos pinos do CI de charge.  Para efeito de comparação, com o CI antigo, a tensão do pino 11 era de 2,6v.  E agora passou para 3,15v. OS demais valores eram os mesmos. Seria interessante eu subir a carga da bateria um pouco usando a fonte assimétrica pra ver se ajuda o charge a carregar a bateria?

image.png.bf913740252fdffe5852ce05eee32100.png 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.