Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer A315-53 / LA-E891P / Não Liga

Avalie este tópico:

J.S Neto

Posts em destaque

Salve amigos, esse equipamento chegou pra mim completamente morto, cliente disse que ficou um tempo parado e quando foi ligar ele não dava nem sinal de vida. Sou muito iniciante nessas manutenções e estou um pouco perdido, mas vamos lá.

Fiz a atualização da bios e ela tentou ligar, o led azul de power acendia por um tempo e desligava em seguida ficava piscando laranja, fiz a troca do chip por outro novo e continuou na mesma, acendendo o led azul e desligando e piscando o laranja.

Tenho consumo de 0.2amp na fonte assimétrica quando pressiono o power e pelo tempo que o led laranja fica piscando.

Tenho as seguintes tensões.

pl302 = 3.2v
pl401 = 5.2v

pl402 = 3.3v quando mando ligar e durante o tempo que o laranja fica piscando

pl502 = 1.1v quando mando ligar e durante o tempo que o laranja fica piscando

pl602 = 1.01 quando mando ligar e durante o tempo que o laranja fica piscando: Obs: De um lado tem 1.01v e do outro fica oscilando, apresenta 5v, cai pra 3, vai pra 0.2v fica nessa oscilação constante.

pl904 = 0v

pl907 = 0v

pl906 = 0v

pj601 = 1.1v

pj301 = 20v

pj404 = 5.2v

bios = 3.3v

Analisei toda a placa com o microscopio digital e não encontrei pontos de oxidação nem componentes visivelmente danificados.

Agradeço a atenção e o tempo que puderem dispensar para me ajudar.

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, J.S Neto disse:

Salve amigos, esse equipamento chegou pra mim completamente morto, cliente disse que ficou um tempo parado e quando foi ligar ele não dava nem sinal de vida. Sou muito iniciante nessas manutenções e estou um pouco perdido, mas vamos lá.

Fiz a atualização da bios e ela tentou ligar, o led azul de power acendia por um tempo e desligava em seguida ficava piscando laranja, fiz a troca do chip por outro novo e continuou na mesma, acendendo o led azul e desligando e piscando o laranja.

Tenho consumo de 0.2amp na fonte assimétrica quando pressiono o power e pelo tempo que o led laranja fica piscando.

Tenho as seguintes tensões.

pl302 = 3.2v
pl401 = 5.2v

pl402 = 3.3v quando mando ligar e durante o tempo que o laranja fica piscando

pl502 = 1.1v quando mando ligar e durante o tempo que o laranja fica piscando

pl602 = 1.01 quando mando ligar e durante o tempo que o laranja fica piscando: Obs: De um lado tem 1.01v e do outro fica oscilando, apresenta 5v, cai pra 3, vai pra 0.2v fica nessa oscilação constante.

pl904 = 0v

pl907 = 0v

pl906 = 0v

pj601 = 1.1v

pj301 = 20v

pj404 = 5.2v

bios = 3.3v

Analisei toda a placa com o microscopio digital e não encontrei pontos de oxidação nem componentes visivelmente danificados.

Agradeço a atenção e o tempo que puderem dispensar para me ajudar.

inicialmente veja se as pilhas do seu multimetro esta legal amigo, pois essa oscilação da pl602 não é muito normal 

outra coisa de onde tu tirou a bios? pode ser ainda um problema de bios já que o sintoma mudou 

pois bios desses notes novos normamente dão muito problema quando tens de um note e coloca em outro 

Link para o comentário

3 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

inicialmente veja se as pilhas do seu multimetro esta legal amigo, pois essa oscilação da pl602 não é muito normal 

outra coisa de onde tu tirou a bios? pode ser ainda um problema de bios já que o sintoma mudou 

pois bios desses notes novos normamente dão muito problema quando tens de um note e coloca em outro 

Bom Dia amigão.. As pilhas estão Ok, não é um multimetro dos melhores mas é um bom, modelo MT4300 da AFR. Sobre a bios, eu tinha em meus arquivos a de 4mb e de 8mb, além da EC pra esse equipamento. 

A placa em questão usa a bios de 8mb, não consigo atualizar a EC já que a mesma fica no S/IO e não tenho a ferramenta pra atualiza-la.

Link para o comentário

10 minutos atrás, curtolo disse:

@J.S Neto , esses notes dão muito problema no teclado.    Desligue o teclado da placa e tente ligar diretamente no conector do teclado. fechando um curto rápido nos pinos 27 e 28 (os dois últimos pinos).    

Opa, sim, desde o início estou tentando sem teclado com curto nos pinos.. Obrigado pela ajuda,.! Estou fazendo mais alguns testes pra ver se encontro algum possível curto na placa.

Link para o comentário

@J.S Neto Amigo, placa parada, morto. Isso tem cara de tensão baixa na bateria de 3V nessas placas ok. Os 19V ficam parados la no mosfet de entrada. Quando a tensão da bateria do circuito RTC esta baixa, a tensão do gate desse mosfet não aparece. Vc deve aferir as tensões iniciais, antes de ja sair regravando a BIOS, pois vc pode mudar todo o cenario do seu problema ok. Essa é uma dica para todas as placas que for mexer. Se realmente a tensão estiver baixa na bateria de 3V, recomendo voltar a BIOS original para testar. Estou dizendo pois não vi nenhuma menção em relação a ela. Boa sorte.

Link para o comentário

Em 26/01/2023 às 13:09, Rods disse:

@J.S Neto Amigo, placa parada, morto. Isso tem cara de tensão baixa na bateria de 3V nessas placas ok. Os 19V ficam parados la no mosfet de entrada. Quando a tensão da bateria do circuito RTC esta baixa, a tensão do gate desse mosfet não aparece. Vc deve aferir as tensões iniciais, antes de ja sair regravando a BIOS, pois vc pode mudar todo o cenario do seu problema ok. Essa é uma dica para todas as placas que for mexer. Se realmente a tensão estiver baixa na bateria de 3V, recomendo voltar a BIOS original para testar. Estou dizendo pois não vi nenhuma menção em relação a ela. Boa sorte.

Realmente a tensão na bateria esta muito baixa, menos de 1v. Vou voltar a bios original e testar o mosfet, vou ver no esquema quem deveria gerar esses 3v.

Link para o comentário

@J.S Neto Com 1V na bateria de RTC, a tensão la no gate do mosfet de entrada não vai aparecer. A tensão no gate tem que estar levemente acima da tensão do source (19Vin) ou seja em torno d 22- 23V. Quem gera esse sinal é o CI de charger geralmente, e o sinal recebe geralmente o nome de ACDRV. Então não se confunda. Ninguem gera esses 3V. Os 3 V vem da bateria de RTC, e pela sequencia de start, avisa ao charger que esta tudo certo para ele liberar o gate do mosfet de entrada e passar os 19V para o dreno e alimentar a placa.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...