Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer A315-23 | DAZ8EMB18A0 | Não liga nem carrega

Avalie este tópico:

Carlos Alberto Klafke Filho

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com esse acer na bancada que não liga nem carrega, não tem curto nas bobinas, apresenta tensão de 3v mas 5v não, com a bateria conectada não tenho tensão na bobina da bateria (a bateria também está zerada), não consegui baixar o esquema nem o boardview pq estourou minha cota de downloads por hoje. Tenho 3v no botão power, o switch de reset está aberto, não apresenta problemas. A placa não tem serigrafia o que vai dificultar a analise se não tiver boardview disponível. Quais testes posso fazer além dos que ja foram feitos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos Alberto Klafke Filho , a tensão que habilitou a fonte de 3.3V, é a mesma que habilita a fonte de 5V. Verificou se essa tensão está chegando ao pino 6 do PU301? Primeiro é melhor fazer a placa ligar, depois parte para analisar o problema do carregamento. Veja se na saída da linha de 5V tem algum jumper para vc abri-lo?

Link para o comentário

@LEONTEC , identifiquei o problema, era um capacitor oxidado ligado direto ao pino do power no conector do teclado, fui limpar com cotonete e alcool e o capacitor se desmanchou, R430...segue o esquema:

image.thumb.png.9d8b5faf9d52a08169b82e4641ab986e.png

pra fins de teste, coloquei um pingo de solda entre os contatos desse capacitor, já que esta ali pra proteção, agora a tensão vai a zero e volta para 3.3v mas a placa continua sem sinal de vida.

Link para o comentário

@Carlos Alberto Klafke Filho , não amigo, esse componente é um resistor e não capacitor. Ele não tem um valor ôhmico, é praticamente um jumper. Mas sempre tive um dúvida quando tem (33_5%), imagino que possa ser o valor 3.3R e 5% de tolerância do componente.  

Tem que saber quando é capacitor e quando é resistor, se não pode acabar ligando a malha positiva ao gnd provocando outro defeito. O simbologia do capacitor nos esquemas é diferente do resistor. Nessa linha tem um diodo D17 supressor de tensão fazendo proteção. Sempre troque o resistor por outro do mesmo valor e não faça jumper sem saber o que estava no lugar. 

Vou abri o esquema pra voltar aqui...

Link para o comentário

Desculpa, tava distraído quando escrevi e me passei, sim é um resistor, fiz o jumper porque no esquema de 14" não tem esses componentes e está com aquele quadro verde indicando que está ali só para prevenir esd...normalmente não faço jumpers e sempre troco componentes por componentes de mesmo valor

• Joinha 1
Link para o comentário

@Carlos Alberto Klafke Filho , estou com esquema correto agora. Você vai ter que aferir alguns pinos do IO amigo. 

pinos que recebem essa tensão +3VPCU_EC tem algumas linhas que recebem +3V_LDO_EC.

LID#

DNBSWON#

SUSC# 

SUSB#

S5_ON

Na pagina 43 do esquema vc pode acompanhar a sequencia de start da placa.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...