Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Localizador de Defeitos VRS

Avalie este tópico:

rbmoreira

Posts em destaque

só para exemplificar que o equipamento pode não ser apropriado para nosso fim, temos diversos notebook iguais com placas identicas, mas com CI equivalentes de fabricantes diferentes, isso já pode alterar os parametros de analise se for feito por resistencias e etc..

Rbmoreira, quanto ao CIs de diferentes fabricantes, não tem problema, a porcentagem de erro é pequena e o próprio software do vrs identifica se esta alteração na curva esta dentro dos padrões de porcentagem de erro e te alerta dessa anormalidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ruivo e essa anormalidade de 16% era o defeto do note? ou estava dentro do previsto aceitável... e é o software que transforma em vermelho as PALAVRAS (( Pino 14 e Potência)) ?

é se sim era esse o defeito a gente sem essa indicação da porcentagem e ele trocar de cor avisando iria achar que a pequena diferenbça na curva da figura era normal,  interessante sim,

Link para o comentário

Ruivo, no caso dessa placa do CCE, o sistema indica dois CIs em vermelho, vc resolveu o defeito trocando os dois, ou depois que vc trocou eles, apareceu outro sintoma de erro na placa?

Essa placa deu reparo?

Vc já conseguiu identificar defeito de BGA com o equipamento?

Pegamos como exemplo uma placa de DV6000 ou de outro modelo HP, que ao se fazer somente um reflow, ela volta a funcionar, vc já tentou medir uma placa antes do reflow ou reballing pra ver se o sistema identifica mesmo um defeito no BGA?

Link para o comentário

Ruivo, eu vi comentarem o seu nome aqui nas respostas, mas não ví nenhuma resposta sua, acho que foram removidas.

Qual o modelo que vc tem e vc achou que valeu a pena?

No meu entender, acho que esse banco de dados das placas analisadas, seria o mesmo que o nosso banco de dados dos arquivos de BIOS, cada um que consegue um arquivo diferente, vai postando, assim seria possível em pouco tempo, termos uma quantidade grande de placas analisadas.

Vc chegou a ter um suporte do fabricante sobre duvidas de operação?

Bom dia, o modelo que utilizo é o VRS 575 turbo.

Voce esta certo Tiburfi, se propagar a utilização dessa ferramenta e passarmos a postar as curvas obtidas em diversas placas diferentes, teremos um grande banco de dados para testes. 

Quanto ao suporte do fabricante posso afirmar ser muito bom, qualquer duvida o pessoal esta as ordens.

Vc tem feito isso, armazenando o diagnostico das placas boas que vc recebe pra guardar no seu BD?

Link para o comentário

depois mostra como isso funciona para BGA, com esse equipamento vamos ficar igual com o sistema de bios, ou seja, se não tiver o arquivo ficariamos sem o que fazer, já o conhecimento no reparo podemos pegar qualquer placa mae e reparar.  o custo tem que vale a pena, pelo alto valor ainda acho sem utilidade

Link para o comentário

Boa noite a todos, desculpe por não ter respondido antes as perguntas. Como já havia dito eu utilizo o VRS575 turbo há quase um ano, e posso afirmar que realizei diversos reparos com o auxilio dessa ferramenta. A imagem da placa mãe do notebook CCE Win que eu postei foi um exemplo disso, os componentes que estão com a indicação em vermelho é que apresentaram anormalidades durantes os testes, porém foram casos diferentes;

O CI indicado em vermelho, acima dos slots das memorias, realmente estava com defeito e após a sua substituição o notebook voltou a apresentar video. Conforme a pergunta do Sr. Silvano;

(ruivo e essa anormalidade de 16% era o defeto do note? ou estava dentro do previsto aceitável... e é o software que transforma em vermelho as PALAVRAS (( Pino 14 e Potência)) ?

é se sim era esse o defeito a gente sem essa indicação da porcentagem e ele trocar de cor avisando iria achar que a pequena diferenbça na curva da figura era normal,  interessante sim,)

>>O resultado de 16% não é aceitavel, o aceitavel é no máximo 6%, é o proprio software que apresenta aquela indicação em vermelho, e conforme pode ser observado a diferença nas curvas, quanto mais proxima de uma linha continua e vertical é a curva mais proxima de um curto circuito ela esta (baixa impedancia).

No segundo caso, foi uma alteração que encontrei no CI da BIOS que também apresentou anormalidades, no entanto, proxima dos 6% de tolerancia, o qual não precisou ser substituido.

Quanto a indicação de defeitos em componentes do tipo BGA, eu passei a memorizar alguns pontos de teste na propria placa que em comparação com outras placas boas, observei diferentes curvas que indicavam alteração no chipset BGA.

Um exemplo disso foi um notebook Acer Aspire modelo 4520 que constatei defeito no chipset bga MCP67 através de duas curvas obtidas no mult i/o.

Procuro sempre que posso memorizar curvas de placas OK, as vezes tenho iniciado um projeto de curvas de uma placa apenas com dois ou tres principais componentes que é mais comum o defeito, e depois quando volto a reparar aquele mesmo modelo e marca de placa memorizo mais alguns componentes, e assim vai.

Link para o comentário

Acho que essa ferramenta só não emplacou por inercia do fabricante, antes de vender é preciso popularizar e criar um fórum como este de compartilhamento de curvas... dar a ferramenta para pessoas que se comprometerem a participar e upar as curvas, digamos os moderados, com intuito de popularizar...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

duvido muito que quem pagou 10mil num equipamento deste vai dar de graça os arquivos prontos, vão vender por 100,00 no ML... bote na ponta da caneta, a vida útil de equipamentos de informática é pequeno, ou seja, as placas mudam toda hora..será se compensa pagar 10mil, ter um trabalhao de bater pino a pino da placa toda e pegar outra placa idêntica daqui um tempão, e depois outra em outro tempão... no final se pegar umas 5 placas vai ser muito, pois são muitas placas diferentes

Link para o comentário

• 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Ruivo bom, então nos diga mais sobre o uso na bancada, vc pega uma placa mãe de note que nunca pegou antes, e talvez nem pegue de novo, que uso faria dele com ela?. Já que vc não teria um banco de dados das medidas de uma igual a ela.

e se possível nos conte alguns "causos" usando ele,  acho que o fabricante deveria demonstrar mais o uso do produto de forma pratica, (na net+ fotos + vídeos) , dizem demonstrar em feiras, mas  a gente não vai lá,

Concordo com o amigo, e depois de comprarmos o aparelho será que a empresa vai fornecer os arquivos?

Se fornecer é algo para pensar, mas se não fornecer será apenas lançar dinheiro ao mar, porque o aparelho só tem utilidade de tivermos os arquivos para comparar os dados.

Link para o comentário

Ruivo bom, então nos diga mais sobre o uso na bancada, vc pega uma placa mãe de note que nunca pegou antes, e talvez nem pegue de novo, que uso faria dele com ela?. Já que vc não teria um banco de dados das medidas de uma igual a ela.

e se possível nos conte alguns "causos" usando ele,  acho que o fabricante deveria demonstrar mais o uso do produto de forma pratica, (na net+ fotos + vídeos) , dizem demonstrar em feiras, mas  a gente não vai lá,

Concordo com o amigo, e depois de comprarmos o aparelho será que a empresa vai fornecer os arquivos?

Se fornecer é algo para pensar, mas se não fornecer será apenas lançar dinheiro ao mar, porque o aparelho só tem utilidade de tivermos os arquivos para comparar os dados.

É o banco de curvas memorizadas é essencial para a utilização dessa ferramenta, ontem mesmo eu estava analisando o defeito de um notebook HP quando percebi a necessidade de utilizar o VRS575. No primeiro momento eu não tinha nenhuma curva gravada referente aquele notebook, foi quando visualizei um outro da mesma marca e modelo na prateleira para orçamento, porém com defeitos diferentes. Através das comparações de curvas do VRS, consegui reparar os dois notebook.

Link para o comentário

Boa tarde pessoal. Sou meio cético quanto a ferramentas que prometem mundos e fundos. Recentemente adquiri uma placa de diagnóstico de notebook. Havia comprado uma semelhante para placa de Micros que funciona como ferramenta de apoio dando dicas sobre qual área da placa está com defeito através de POSTs. A placa de diagnóstico de note prometia mais ou menos a mesma coisa, só que não funciona de maneira nenhuma. Achei até que estava com defeito, daí fiz o teste em placa de micro (Desktop) e ela funcionou muito bem. Por isso qualquer ferramenta que promete muito, logo levanta suspeitas para mim. Alguém já teve uma experiência boa com placas de diagnóstico PC ANALYSER para Notebooks??

Link para o comentário

um amigo meu quase comprou uma para reparo de notebook,,consegui convencer ele a nao comprar ,ele achou que eu estava blefando, depois de pesquisar bastante ele acordou que para notebook nao daria certo pois agora ele me agradece pois quase se foi 9 mil dilmas ,,,

outra,,,meu irmão trabalha num empresa de reparos de placas eletrônica de todos os tipos ,,desde placa de pc ate placas que custa 200 mil dilmas,,,nao vou citar o nome aqui ,,,o sócio da empresa desenvolveu uma ferramenta dessa ,,diz meu irmão que eles vende e da curso dessa ferramenta,,mas os técnicos na empresa quase nem usa ela,,acaba usando mesmo multímetro,,osciloscópio etc.etc..

a ferramenta em si é boa,,o problema é criar um banco de dados de cada tipo de placa..mas para quem da reparo em um tipo só de placa é uma excelente ferramenta,,,no nosso caso que cada dia pegamos placas diferente nao é viável,,é total perca de tempo,,

Link para o comentário

Acho interessante que os membros deste fórum tragam novidades e ferramentas para facilitar nossa vida nada fácil. Mas volto a frisar que esta ferramenta em específico esbarra no banco de dados e na necessidade de outra placa igual e funcionando, o que geralmente não temos na mão e se por acaso tivéssemos quase dispensaria a dita ferramenta...hehehe. Mas de qualquer maneira acho que pela iniciativa  o nosso membro que nos trouxe essa novidade merece uma Joinha, afinal o que seria da humanidade se ninguém ousasse ou inovasse.

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Eu tenho um versis, e posso garantir que ele ja me ajudou a solucionar o "insolucionavel"

-Certa vez havia um note que nao subia video e um colega tecnico me disse que ja havia tentado de tudo entao como ja tinha alguma experiencia com osciloscopio, resolvi correr atras de algumas 'ondas" osciloscopicas.

Depois de algumas testadas percebi que o procesador nao aquecia (sem vcore) foi ai que tive a ideia de testar o cristal de 14mhz usando o versis. Percebi que de um lado havia umma curva parecendo um S e de outro lado nao havia...Como nao tinha uma placa igual resolvi verificar comparar com qualquer placa. foi ai que descobri que nessa placa que funcionava haviam os sinais em ambos lados. Troquei o cristal e nada, troquei o capacitor que vai com ele e nada foi quando so me restava trocar o sintetizador de clock, procurei um identico , troquei e pimba, o note voltou a funcionar como passe de magica foi ai que eu descobri mais uma : Circuitos iguais de placas mae diferentes dao curvas parecidas, aliada a uma experiencia e percepcao recomendo vivamente o versis. depois de entao passei a fazer eu mesmo um banco de dados de curvas versis de algumas placas mae, hj possuo uma database de mais de 50 placas.

Link para o comentário

Eu tenho um versis, e posso garantir que ele ja me ajudou a solucionar o "insolucionavel"

-Certa vez havia um note que nao subia video e um colega tecnico me disse que ja havia tentado de tudo entao como ja tinha alguma experiencia com osciloscopio, resolvi correr atras de algumas 'ondas" osciloscopicas.

Depois de algumas testadas percebi que o procesador nao aquecia (sem vcore) foi ai que tive a ideia de testar o cristal de 14mhz usando o versis. Percebi que de um lado havia umma curva parecendo um S e de outro lado nao havia...Como nao tinha uma placa igual resolvi verificar comparar com qualquer placa. foi ai que descobri que nessa placa que funcionava haviam os sinais em ambos lados. Troquei o cristal e nada, troquei o capacitor que vai com ele e nada foi quando so me restava trocar o sintetizador de clock, procurei um identico , troquei e pimba, o note voltou a funcionar como passe de magica foi ai que eu descobri mais uma : Circuitos iguais de placas mae diferentes dao curvas parecidas, aliada a uma experiencia e percepcao recomendo vivamente o versis. depois de entao passei a fazer eu mesmo um banco de dados de curvas versis de algumas placas mae, hj possuo uma database de mais de 50 placas.

Boa tarde Cohen, qual o modelo de VRS que vc tem?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...