Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida CCE - LT29G - Piscando leds backlight

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá, estou com problema na minha tv que utilizo como monitor para meu PC, estava utilizando ela e derrepende baixou a luz de fundo e começou a piscar o lado inferior da tela, após isso desliguei ela e sempre que ligo novamente acende todos os leds de fundo e rapidamente escurece a tela novamente e fica piscando a parte de baixo.

Abri ela para ver e identifiquei o LED que pisca, não achei nenhum esquema na internet dela, e nenhum caso parecido, só casos sem imagem ou com LED totalmente queimado que não acende, no meu caso ele acende todos normais e logo em seguida desliga. Fiz teste no diodo e a tensão de 48V esta presente, testei sem os LEDS conectados, ligo a TV sobe a tensão e logo vai baixando até a tensão de entrada da fonte (19V) como vi outros tecnicos falando que é normal.

E fiz o teste de tensão com os LEDs conectados e vi que a trensão oscila muito.

Após ver exemplos de outras TVs vi que pode ser os LEDS com defeito, ainda mais por ser um aparelho muito antigo e nunca foi mexido a principio, mas tenho receio de comprar os LEDs e não for o caso e ser outro problema.

Fiz testes no C.I de onde o catodo dos LEDs é conectado e tem tensao de entrada e tensão no enable.

OBS: no segundo video não aparece mas as 2 faixas de LEDs de cima acendem e depois apagam e fica só a terceira ligada com o segundo LED piscando.

Editado: por sosassistec
Complemento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trago atualizações, eu estava usando a tela mesmo escuro pois estou sem outra TV ou monitor para utilizar o PC, enquanto eu estava escrevendo o post, o LED parou de piscar e eu desliguei a TV, quando liguei novamente todos os LEDs acenderam desliguei e liguei mais umas 5 vezes e continua com todos os LEDs de backlight acesos, acredito então que o problema não seja as faixas de LED, será um problema na placa ou algum ser magico que gosta de oportunar técnicos?!

Fora de brincadeira, estou sem entender o que aconteceu, fazia 3 dias que estava com a tela piscando, e agora voltou ao normal como se nada tivesse acontecido.

WhatsAppImage2023-04-27at16_07_54.thumb.jpeg.45af18554b8dbda72d170776ff38e396.jpeg

Link para o comentário

4 minutos atrás, elias.girardi disse:

@sosassistec Boa tarde, a primeira coisa que eu verifico nestes casos é a fonte. Se for externa, pode abrir e inspecionar visualmente se não há capacitores estufados, eles costumam causar este sintoma.

Boa sorte!

Boa tarde, é fonte externa sim, eu cheguei a testar outra fonte e tinha dado o mesmo problema, atualmente estou utilizando a original dela novamente, mas vou abrir sim e verificar e posto aqui, obrigado

Link para o comentário

Olá,

@sosassistec a tensão subir e voltar cair significa que o ic pwm acionou alguma proteção interrompendo o pwm de alta frequência que aciona o conversor dc dc step up e o pwm de baixa frequência  que controla o brilho. Se tiver osciloscópio saberá qual proteção.

Qual o código do ic controlador de pwm do drive led usa aí? 

Os leds são dispostos em série e algumas vezes todas barras em pararelo. É comum quando o projeto utiliza barras em pararelo e os led irem “ abrindo” intermitentemente e so uma parte do pinel fica acesa. Aquele led que está piscando está com problema. 
Você consegue identificar se são todas barras em paralelo ou em série ou mesclado ? 

• Joinha 1
Link para o comentário

13 horas atrás, ohm disse:

Olá,

@sosassistec a tensão subir e voltar cair significa que o ic pwm acionou alguma proteção interrompendo o pwm de alta frequência que aciona o conversor dc dc step up e o pwm de baixa frequência  que controla o brilho. Se tiver osciloscópio saberá qual proteção.

Qual o código do ic controlador de pwm do drive led usa aí? 

Os leds são dispostos em série e algumas vezes todas barras em pararelo. É comum quando o projeto utiliza barras em pararelo e os led irem “ abrindo” intermitentemente e so uma parte do pinel fica acesa. Aquele led que está piscando está com problema. 
Você consegue identificar se são todas barras em paralelo ou em série ou mesclado ? 

Pelo que eu tinha lido e visto de outros técnicos, quando os Leds não estao conectados o pwm entra em modo de proteção por isso a tensão cai, pois quando os Leds estão conectados isso não acontece.

O C.I é o MP3394.

Os Leds estao em série nas barras, e as 3 barras estão em paralelo com a tensão de entrada e na saida cada barra vai em um terminal do C.I.

Porém como eu havia dito, desde ontem a tv voltou a funcionar normal e acender todos leds de backlight, as vezes ela escurece e fica só a barra inferior acesa, dai se desligar a tv e ligar novamente funciona todas as barras normais.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...