Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Gigabyte/ GA-G31M-ES2L RV 2.4/ Liga, mas não dá vídeo nem bipa.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá, caros colegas. Venho por meio deste solicitar ajuda de quem poder contribuir, estou entrando na área de eletrônica e peguei um computador velho do meu irmão para brincar um pouco. O computador liga, porém não emite sinal sonoro e não dá imagem, se trata de uma placa mãe gigabyte GA-G31M-ES2L e um processador Celeron 420. 

Testes feitos:

Deixei somente processador, speaker, fonte e memória conectada na placa e fiz alguns teste, trocando memória, processador coloquei um core 2duo, troquei a fonte, porém não tive resultado.

Fiz as medições de tensão de standby 5v no fio roxo ok, e no fio verde PSON encontrei 5v sem carga e com carga (conectada na placa) 2v em ambas as fontes, e no pino do pwon 5v

Depois com a placa ligada medi as tensões de 12v do processador, das memórias e do vídeo onbord e todas as tensões foram encontrada, processador esquentado.

Há tbm tensão nas duas BIOS ( B_Bios e na M_bios) no pino 1 3.3v e no pino 8 3.3v sendo no pino 1 da M_bios 5v.

Deixei a placa um tempo ligada para ver o que dava e depois de aproximadamente uns 5 a 10 min, o Pc desligou e percebi que a ponte norte estava bem quente. E fazendo mas alguns testes encontrei vários capacitores aparentemente em curto ou com fuga. Imagino que algum componente esteja fazendo com que esses capacitores tenha esse comportamento estranho e Queria o boardview da placa para tentar encontrar. Fazendo alguns teste de continuidade no P4 da fonte com o circuito ligado, percebi que a linha 3.3v do fio laranja fez o multímetro apitar e no seu visor ter apenas 20 Ohms de resistência, não sei se posso considerar um curto. E se sim, posso dizer que o culpado é a ponte norte por tá aquecendo bastante?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visualmente há algum capacitor que aparenta estar estufado? Meça as conexões USB, principalmente entre +Vcc e Gnd, veja se não ha um curto. Pch esquentando muito provavelmente as esferas BGA da PN estejam gastas, sintoma comum nessas placas pela vida útil. Eu troco os eletrolíticos ali ao redor da PN quando não tenho esquema. Regravar o BIOS seria importante tbm. Esse curto que vc desconfia, cuidado acho que não há, tantas tensões não subiriam, acredito,  na maioria das vezes as linhas tem sim um resistência baixa. Boa sorte!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods nenhum capacitor aparentemente estufado, mas fazendo teste de continuidade alguns apresentou como se estivesse em curto, mas não acho que eles sejam culpados, tbm acredito que pela idade da placa bga da PN não deve estar legal. Tentarei regravar a BIOS e fazer um reflow na PN para ver o que acontece. Volto com mais Informações. Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixe esse reflow para em ultimo caso mesmo, e ainda assim apenas para ter o diagnóstico pois reflow não resolve ok. Veja por baixo dos capacitores ali em volta do processador se não estão 'alterados', e eles tbm esgotam mesmo com boa aparência. Regravar o BIOS é importante sim para o diagnóstico.  Possui um gravador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma boa pergunta, pois ainda não achei um jeito de ter um método preciso de dizer se esta bom ou ruim apenas com um multímetro. Aqui na minha bancada, se estão com uma boa aparência e eu desconfio, eu troco.

Essa sua placa tem duas BIOS, reparou isso? Achei esse arquivo no Forum dizendo possuir os dois, se atente a isso, pois os dois tem o mesmo tamanho.

Esse

 

Editado: por Rods
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os eletroliticos, excluindo os smd neste caso, o ideal é testar fora da placa, pois dependendo do circuito que fazem parte é normal apitar o multimetro.
Não existe aparelho que pegue um capacitor curtocircuitando, só pegam quando está literalmente em curto, ou totalmente aberto, a melhor solução, é substituir por novos, todos de uma vez, mas analisar a viabilidade disso tbm seria uma boa.

Percebeu se, sem as memorias ram a placa beepa 3 vezes ?

Editado: por Adriel Silva da Silveira
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adriel Silva da Silveira Entendi, vou remover um dos capacitores para testar fora do circuito, infeliz a placa não beepa, mesmo sem memória ou sem processador. 

Sabe se a placa mãe tem que ligar mesmo sem o P4 da CPU conectado? Tentei ligar só com o 24P conectado e a placa não ligou.

 

Editado: por LuanAllves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, se nãp beepa, grandes chances de ser BIOS corrompida, o negócio é regravar antes de qualquer outra coisa, mas susbtituir todos os capacitores eletroliticos do VCORE pode ser uma boa tbm, pois eles secam com o tempo e alteram as frequencias de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuanAllves Se vc desconectar a alimentação do processador, ela não liga? Morta? Espere descartar a hipótese do BIOS antes de tentar tirar capacitores. Nunca meça linhas de placas em escalas de DIODO. O valor que obtemos nunca é em R e sempre em V. A escala de diodo diz qual valor de tensão reversa essa linha pode aguentar, então em escala de diodo qualquer multímetro nos mostra valores em V e não em R. Meça sempre em escala de 'resistencia' Essas linha de chipsets e do V-core possuem resistências baixíssimas, muito próximo de um curto.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/06/2023 às 10:01, LuanAllves disse:

@Rods comprei um gravador ontem chegará hj, estou esperando chegar, como faço para ver se esses capacitores estão alterados? 

 


Eletrolíticos podem estufar a parte de cima ou para baixo próximo dos terminais soldados. Os eletrolíticos possuem polaridade positiva e negativa.

 

Os cerâmicos costumam trincar e, neste caso, precisa de uma lupa ou microscópio USB importado para conferir.

O equipamento usado para testar capacitores é o capacímetro que é um recurso presente em multímetros com preços de 200,00 para mais e também em medidores ESR.

 

Confio mais no medidor de ESR porque mesmo que o capacímetro mostre o valor correto da capacitância, mesmo assim, pode ter uma resistência elevada. Isso aprendi com o Macleno, vendedor do ESR que o @Gilson Macedo indicou para a compra. Foi um dos melhores investimentos que já fiz.

 

Há outra forma de medição que é usar o osciloscópio juntamente com um gerador de frequência. Existe um vídeo no canal do Youtube All Electronics que mostra como fazer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuanAllves Boa tarde, por desencargo de consciência eu testaria com outra fonte, pois se esta estiver com capacitores alterados pode ocasionar de não conseguir entregar a tensão correta à placa mãe na hora do start.

Tenta fazer os testes na placa mãe com ela fora do gabinete, já peguei alguns casos onde o contato errado no gabinete impedia a placa de ligar.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...