Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak TS Shara UPS Compact 600 FRG GRAF 600VA - Desligando na bateria (pci TS-72)

Avalie este tópico:

bitservice

Posts em destaque

Salve salve meu amigos;

Gostaria da ajuda dos senhores para tentar realizar o reparo desse nobreak, a principio gostaria de deixar bem claro que não tenho experiência alguma com esse tipo de aparelho, por isso peço a paciência dos amigos.

Em testes na bancada o aparelho apresenta os seguintes sintomas:

1 - A principio ele não liga se estiver apenas na bateria e fora da tomada ( como informei não tenho conhecimento desse tipo de aparelho logo não sei se é esse seu funcionamento).

2 - Ao colocar o aparelho na tomada escuta se um bipe do rele, acende a luz de rede, muda para bateria e volta para rede novamente.

3- O aparelho conectado a rede elétrica funciona normalmente, medindo a alimentação na bateria tenho aproximadamente 12,34v que vai subindo lentamente e sem a bateria conectada tenho uma tensão que oscila entre 9,9v e 10,4v (creio ser esse o problema).

4- Após ligar o aparelho na rede, ativar o botão power e remover o aparelho da tomada o mesmo muda para bateria e se mantém por aproximadamente 6 minutos ligado na bateria, apresenta vários bipes e desliga.

Verificando visualmente encontrei um resistor aberto (r72) fiz a troca por outro porém ainda persiste o problema.

Gostaria de uma ajuda dos amigos, para me dar um norte, por onde começar e o que deve ser verificado.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Editado: por bitservice
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• bitservice alterou o título para Nobreak TS Shara UPS Compact 600 FRG GRAF 600VA - Desligando na bateria
1 hora atrás, bitservice disse:

Salve salve meu amigos;

Gostaria da ajuda dos senhores para tentar realizar o reparo desse nobreak, a principio gostaria de deixar bem claro que não tenho experiência alguma com esse tipo de aparelho, por isso peço a paciência dos amigos.

Em testes na bancada o aparelho apresenta os seguintes sintomas:

1 - A principio ele não liga se estiver apenas na bateria e fora da tomada ( como informei não tenho conhecimento desse tipo de aparelho logo não sei se é esse seu funcionamento).

2 - Ao colocar o aparelho na tomada escuta se um bipe do rele, acende a luz de rede, muda para bateria e volta para rede novamente.

3- O aparelho conectado a rede elétrica funciona normalmente, medindo a alimentação na bateria tenho aproximadamente 12,34v que vai subindo lentamente e sem a bateria conectada tenho uma tensão que oscila entre 9,9v e 10,4v (creio ser esse o problema).

4- Após ligar o aparelho na rede, ativar o botão power e remover o aparelho da tomada o mesmo muda para bateria e se mantém por aproximadamente 6 minutos ligado na bateria, apresenta vários bipes e desliga.

Verificando visualmente encontrei um resistor aberto (r72) fiz a troca por outro porém ainda persiste o problema.

Gostaria de uma ajuda dos amigos, para me dar um norte, por onde começar e o que deve ser verificado.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Meu nobre, qual o estado das ou da bateria??? ele ligado na rede e sem a bateria é normal ficar oscilando assim, pois não existe consumo de alimentação da bateria., fez a troca do resistor, coloque uma bateria nova e teste novamente, por ele ligar na bateria e segurar somente 6 minutos é porque a bateria esta fraca e não segura mais muita carga, a princípio seu no-break esta normal, troque a bateria e teste novamente, e poste os resultados aqui para que possamos lhe ajudar ok

Boa Sorte   :)

Link para o comentário

Caro @Maru, esqueci de informar, fiz o teste com outra bateria sim, nova por sinal e manteve do mesmo jeito. Fiz a substituição do resistor tbm, só não sei se coloquei o valor correto pois não encontrei o esquema igual para esse aparelho. Coloquei um de 1 ohm, creio ser valor baixo, será que se este valor estiver errado pode influenciar em algo?

é normal ter essa tensão de apenas 10v nos cabos que vão conectado a bateria quando a mesma não está conectada?

Na bateria informa flutuação de 13,5 a13,8 e cíclico 14,1 a 14,4v. Não seria essa tensão que deveria ter nos cabos?

desculpe as perguntas, como informei sou leigo nesse tipo de aparelho.

Link para o comentário

10 horas atrás, bitservice disse:

amigos @zazulak, @PMATECH, @João Henrique, @fguedes, @Paulinho TheRiders, @Maru, @Igor, @Von Held será que alguem poderia me dar uma ajuda?

Quais outros testes que efetuou neste equipamento??

Verificou o regulador de tensão de 5 volts??? e o comparador de tensão TL431??? muitas das vezes se o regulador esta bom mas o comparador não, troque ele por um novo e certifique-se que realmente o que ira substituir esta realmente bom, pois ultimamente tem uma enxurrada de componentes remarcados e falsificados no mercado e depois poste os resultados ok

Link para o comentário

Em algumas placas Ts Shara o carregador de bateria tem como regulador serie o Lm317. Nas mais novas não tem o capacitor eletrolítico de filtro após o retificador, portanto a tensão medida será baixa.

Para ligar sem rede teras que manter o botão de liga pressionado por alguns segundos

Qual o numero da placa TS-xxx ?

• Legal 1
Link para o comentário

14 minutos atrás, joao lima RV disse:

Em algumas placas Ts Shara o carregador de bateria tem como regulador serie o Lm317. Nas mais novas não tem o capacitor eletrolítico de filtro após o retificador, portanto a tensão medida será baixa.

Para ligar sem rede teras que manter o botão de liga pressionado por alguns segundos

Neste quesito de no breaks ainda tenho muito a aprender, e o faço com suas dicas João Lima, show.

• Joinha 1
Link para o comentário

Agora, joao lima RV disse:

@Maru , obrigado pelo elogio, também sigo suas dicas

nossa vida é um eterno aprendizado, e a cada dia aprendemos mais uns com os outros. Como dizia meu falecido pai. "Ninguém é ou nasceu burro que não possa aprender e ninguém é inteligente demais que não possa aprender algo diferente nesta vida". TMJ meu nobre.

Link para o comentário

13 horas atrás, Maru disse:

Quais outros testes que efetuou neste equipamento??

Verificou o regulador de tensão de 5 volts??? e o comparador de tensão TL431??? muitas das vezes se o regulador esta bom mas o comparador não, troque ele por um novo e certifique-se que realmente o que ira substituir esta realmente bom, pois ultimamente tem uma enxurrada de componentes remarcados e falsificados no mercado e depois poste os resultados ok

verifiquei sim o regulador de 5v e está ok. O comparador que você se refere é o 431ac (ci8)? Fiz as medições nele seguindo o datasheet e aparentemente está normal? porém medi sem a placa está ligada. Poderia me orientar essa medição? De qualquer forma vou tentar agilizar esse 431ac, vou verificar aqui na cidade. e retorno com respostas

IMG_20231019_202043.jpg

Link para o comentário

12 horas atrás, joao lima RV disse:

Em relação a placa é a ts-72 upsmp 09.

Nessa placa não tenho o lm317, temos aqui dois lm358. Realmente essa pci não consta o eletrolítico de filtro.

IMG_20231019_203037.jpg

Link para o comentário

11 horas atrás, Maru disse:

nossa vida é um eterno aprendizado, e a cada dia aprendemos mais uns com os outros. Como dizia meu falecido pai. "Ninguém é ou nasceu burro que não possa aprender e ninguém é inteligente demais que não possa aprender algo diferente nesta vida". TMJ meu nobre.

Exatamente meu amigo, to correndo atrás aqui.

Esse é meu primeiro nobreak, ai ja viu né.

Link para o comentário

Edite o titulo colocando o numero da placa, isso facilita a pesquisa

Este sintoma de funcionamento é de bateria baixa.

Sem a bateria a tensão de saida do carregador é baixa mesmo, pois so passa os picos pelo fet .

image.png.87dac453f090eb73d0edf438ec9f97c3.png

Abaixo esta o esquema do carregador da Ts 70 , 24v

image.thumb.png.a66d1527f3177fde12a6e826a6a47094.png

Link para o comentário

Em 20/10/2023 às 06:44, Maru disse:

Espero que este lhe ajudo no que precisa nobre e continue postando as informações para que assim possamos lhe ajudar ok.

continuo na batalha. Essa semana acabei que não consegui ter tempo pra olhar ele, mas agora vou pegar firme.

Link para o comentário

• bitservice alterou o título para Nobreak TS Shara UPS Compact 600 FRG GRAF 600VA - Desligando na bateria (pci TS-72)
Em 20/10/2023 às 09:00, joao lima RV disse:

Sem a bateria a tensão de saida do carregador é baixa mesmo, pois so passa os picos pelo fet .

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

5 minutos atrás, bitservice disse:
Em 20/10/2023 às 09:00, joao lima RV disse:

Já fiz testes com outras baterias e continua na mesma, enquanto a bateria tem carga ele funciona, fazendo as medições durante o uso, a tensão nunca fica acima de 12,3. 

Link para o comentário

2 horas atrás, bitservice disse:

Já fiz testes com outras baterias e continua na mesma, enquanto a bateria tem carga ele funciona, fazendo as medições durante o uso, a tensão nunca fica acima de 12,3. 

então o seu problema esta no circuito de flutuação e carga da bateria, quais outros testes realizou nesta placa???  diodos, resistores alterados e ou abertos, transistores

Poste os resultados e boa Sorte   :)

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 21/10/2023 às 19:54, joao lima RV disse:

Se R72 abriu , provavelmente M4 esta danificado

Removi o m4 (fqp19n20) e fiz testes fora da placa e está ok. Coloquei também um 10nm60 no lugar só pra teste e manteve da mesma forma.

Link para o comentário

Em 21/10/2023 às 16:33, Maru disse:

então o seu problema esta no circuito de flutuação e carga da bateria, quais outros testes realizou nesta placa???  diodos, resistores alterados e ou abertos, transistores

Poste os resultados e boa Sorte   :)

Vou pegar como exemplo esse esquema, foi o mais próximo que consegui dessa placa.

Verifiquei os diodos retificadores e tudo certo, verifiquei também resistores e não encontrei nada de anormal. Com exceção do r83 de 100 ohm que vai ligado ao coletor do q2 que está um pouco escuro, porem não está alterado.  Notei o seguinte antes do 838 (4k7) tenho uma alimentação de 14,5v e após ele não tenho nada, porem ele está ok. Removendo o q2 (no esquema consta bc337) aparece uma alimentação de 11,3, porem o transistor está normal e o m4 superaquece, cheguei a colocar outro no local porém com encapsulamento to92 e manteve da mesma forma, a alimentação de 14,5v some. Pelo que entendi a base desse transistor é controlado pelo ic1, será que ele pode ser o causador desse defeito?

Link para o comentário

image.png.0c3fedfb81e086754c072beee59cb1fa.png

Em rede o processador envia uma  onda quadrada para base de Q2, em nivel alto Q2 satura carregando C30 atravez de d16 e R73, portanto C30 esta com uma carga de ± 15v. Quando Q2 corta a energia acumulada em C30 polariza o gate de M4 fazendo com que ele conduza carregando a bateria.

Se a bateria estiver muito baixa M4 esquentara.

Os 15v proveniente do D11 não é suficiente para polarizar M4

Se possuir um osciloscópio veja as formas de onda

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, joao lima RV disse:

Em rede o processador envia uma  onda quadrada para base de Q2, em nivel alto Q2 satura carregando C30 atravez de d16 e R73, portanto C30 esta com uma carga de ± 15v. Quando Q2 corta a energia acumulada em C30 polariza o gate de M4 fazendo com que ele conduza carregando a bateria.

Se a bateria estiver muito baixa M4 esquentara.

Os 15v proveniente do D11 não é suficiente para polarizar M4

Se possuir um osciloscópio veja as formas de onda

Infelizmente como estou iniciando ainda não tive oportunidade de adquirir um osciloscópio.

Uma observação que fiz também é que mesmo com uma bateria carregada ele so se mantem ligado por uns 5 minutos. Fiz um teste colocando uma bateria nova para carregar e depois de carregada coloquei nele.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...