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em análise LENOVO IDEAPAD 330S - 15ARR - 330S-ARR-V06 - Fica em loop de inicialização e não liga

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Virtuoso9

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Gente, estou com esse notebook e ele apresenta o problema de ficar ligando e desligando e não inicia, eu já troquei a BIOS e funcionou um momento, mas depois morreu de novo. Eu creio que o chip dele queimou e eu pus outro de um DVR que achei e ficou a mesma coisa que com o chip original antes de parar. Verifiquei as tensões e estão teoricamente todas ok, verifiquei que na fonte de bancada quando ponho 1V e 1AMP não tem consumo, mas quando ponho 20V e 2.35AMP que é a tensão dele, consome uma quantia de 0.0018AMP que eu acredito que seja do led indicador de carga, e quando ligo ele, sobe um consumo de 500 e poucos AMPE e fica caindo e voltando, eu não sei onde injetar tensão pra ver se tem curto em algum lugar e queria uma dica do que posso fazer, se possível quem puder ajudar fornecendo o esquema elétrico, boardviwer e a bios dele, fico agradecido. Desde já, obrigado

Editado: por FLAVIOTECH
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prefixo_dica.PNG

 

Vou tentar ajuda-lo.

 

Talvez seu problema seja só a firmware.

Fez o backup, poste aqui?

Poste aqui imagens de alta definição da sua placa?

Modelo da firmware que você acha que queimou?
Modelo que vc colocou? 

 

verifica se seu modelo corresponde as essa imagens que postei?

--------------------------------------------------------------------------------

estou anexando ao forum "esquema compatível".....

 

 

PLYTA-LENOVO-330S_ARR_V06-IP-330S-15ARR-RYZEN-3.jpeg

PLYTA-LENOVO-330S_ARR_V06-IP-330S-15ARR-RYZEN-3-Kod-producenta-5B20R27416.jpeg

  • Joinha 1
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Então amigo, eu verificando aqui perdi as tensões de 3.3V e 1.8V. Mas eu tenho presente as de 5V, 19V e 1.1V, o chip Bios original da pla é o WINBOND 25Q64FWSIG e o que pus foi um MX25L12835F, ai consegui outro chip winbond 25Q64 e regravei a BIOS nele e continuou apagado, nem acender mais o led de bateria acende, eu já havia tirado um mosfet que estourou quando fiz jumper porque ele tava esquentando muito e também ressoldei o chip próximo as bobina da bateria fiz backup da BIOS sim, e não tô conseguindo baixar o esquema que me mandou, mas a foto da placa que você mandou é exatamente o mesmo modelo da minha. Segue anexo abaixo das imagens

PXL_20240129_194330051.jpg

PXL_20240129_194402151.jpg

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  Em 29/01/2024 às 23:29, Virtuoso9 disse:

Então amigo, eu verificando aqui perdi as tensões de 3.3V e 1.8V. Mas eu tenho presente as de 5V, 19V e 1.1V, o chip Bios original da pla é o WINBOND 25Q64FWSIG e o que pus foi um MX25L12835F, ai consegui outro chip winbond 25Q64 e regravei a BIOS nele e continuou apagado, nem acender mais o led de bateria acende, eu já havia tirado um mosfet que estourou quando fiz jumper porque ele tava esquentando muito e também ressoldei o chip próximo as bobina da bateria fiz backup da BIOS sim, e não tô conseguindo baixar o esquema que me mandou, mas a foto da placa que você mandou é exatamente o mesmo modelo da minha. Segue anexo abaixo das imagens

PXL_20240129_194330051.jpg

PXL_20240129_194402151.jpg

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A bios original e 8mb e vc trocou por uma 16mb, tem alguns amigos do forum dizem que funcionam cmg so funciona se eu colocar da mesma marca e modelo. E pelo que vi na foto nao sei se estou vendo direito os pinos 6, 7, 8 parecem que estao fechando curto com a soldagem da uma verificada

  • Joinha 1
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Então, amigo. Eu fui verificar os datasheet de ambos os chips e vi que tinham tensões diferentes. Ai consegui achar um chip igual porém um que é "universal" mas de mesmo modelo. Regravei e soldei novamente, porém quando pus na fonte ele nem acendeu o led indicador da bateria, que antes acendia, ele dava uma piscada rapidamente e apagava, ai eu sabia que ela estaria recendendo pelo menos a tensão, mas agora nem isso ela faz mas. Eu troquei um mosfet que estourou, coloquei de volta um capacitor que acha estar em curto por esquenta bastante, e um ci ao lado dele que também estava esquentando muito que tem dois iguais perto das bobinas que estão ali pero do conector da bateia, quando eu bota álcool em cima desse ci, ela ficava piscando a luz intermitente como se fosse um curto, foi ai que suspeitei desse ci mas eu ressoldei ele e mesmo assim ela está "morta" mas ela tem algumas tensões e perdeu outras, queria o esquema que o amigo postou mas não tenho créditos e EBR pra comprar assinatura pra baixar o esquema. O que acha que deve ser? Obrigado desde já

  • Joinha 2
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Então, amigo. Cheguei a trocar o chip de firmware, consegui achar outro de mesma nomenclatura, já regravei a BIOS dele e retirei esse CI aí pra ver se era ele o problema, também cheguei a trocar o Mosfet que estourou atrás da placa como está aí marcado com a setinha. Esse CI ele também estava esquentando, aí removi testei e continuei tendo o problema de não ligar e a luz de indicador do led não acende mais, antes de eu trocar o chip da firmware, quando eu passava álcool no CI ele começava a subir um consumo de 153MAH e a luz do led indicador de bateria ficava piscando várias vezes. Mas agora, após a troca do Mosfet, da ressolda do CI e a substituição do chip de firmware, ela simplesmente não acende nada e nem liga.IMG_20240130_111259.thumb.jpg.d40df7b3ba01f713df7401b96cd573d2.jpgIMG_20240130_111423.thumb.jpg.7424a852241669e4e31d141fe58acd18.jpg

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  Em 30/01/2024 às 14:21, Virtuoso9 disse:

Então, amigo. Cheguei a trocar o chip de firmware, consegui achar outro de mesma nomenclatura, já regravei a BIOS dele e retirei esse CI aí pra ver se era ele o problema, também cheguei a trocar o Mosfet que estourou atrás da placa como está aí marcado com a setinha. Esse CI ele também estava esquentando, aí removi testei e continuei tendo o problema de não ligar e a luz de indicador do led não acende mais, antes de eu trocar o chip da firmware, quando eu passava álcool no CI ele começava a subir um consumo de 153MAH e a luz do led indicador de bateria ficava piscando várias vezes. Mas agora, após a troca do Mosfet, da ressolda do CI e a substituição do chip de firmware, ela simplesmente não acende nada e nem liga.IMG_20240130_111259.thumb.jpg.d40df7b3ba01f713df7401b96cd573d2.jpgIMG_20240130_111423.thumb.jpg.7424a852241669e4e31d141fe58acd18.jpg

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Já baixou o esquema?
não precisa colocar seta em componentes que você substitui-o. 

coloque o nome do componente.

 

 

 

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Então, o chip que estava na placa era um winbond 25Q64FWSIG 1.8V, e o que substitui foi por um MX25L12835F micronix, mas dai voltei pra um winbond 25Q64 porém olhando o datasheet dele vi que tem tensões diferentes, e estou achando que não vai ser compatível também, o outro ci que removi por achar que estava esquentando muito foi o U6001 (RT6228CGQUF) , porém acabei ressoldando o mesmo, estou vendo que ele é referente aos 5v e 3v porem o 5v ainda ta presente, mas o 3v não 

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  Em 29/01/2024 às 23:29, Virtuoso9 disse:

Então amigo, eu verificando aqui perdi as tensões de 3.3V e 1.8V. Mas eu tenho presente as de 5V, 19V e 1.1V, o chip Bios original da pla é o WINBOND 25Q64FWSIG e o que pus foi um MX25L12835F, ai consegui outro chip winbond 25Q64 e regravei a BIOS nele e continuou apagado, nem acender mais o led de bateria acende, eu já havia tirado um mosfet que estourou quando fiz jumper porque ele tava esquentando muito e também ressoldei o chip próximo as bobina da bateria fiz backup da BIOS sim, e não tô conseguindo baixar o esquema que me mandou, mas a foto da placa que você mandou é exatamente o mesmo modelo da minha. Segue anexo abaixo das imagens

PXL_20240129_194330051.jpg

PXL_20240129_194402151.jpg

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Vamos começar com essas informações.

O U6001 é responsável apenas por 5v.

O U6002 é responsável por 3.3v me passe as informações dele?

 

As informações da Bios estão "confusas", U3002 é W25Q64JVSSIQ 3.3v

 

 

  Em 30/01/2024 às 22:00, Virtuoso9 disse:

Então, o chip que estava na placa era um winbond 25Q64FWSIG 1.8V, e o que substitui foi por um MX25L12835F micronix, mas dai voltei pra um winbond 25Q64 porém olhando o datasheet dele vi que tem tensões diferentes, e estou achando que não vai ser compatível também, o outro ci que removi por achar que estava esquentando muito foi o U6001 (RT6228CGQUF) , porém acabei ressoldando o mesmo, estou vendo que ele é referente aos 5v e 3v porem o 5v ainda ta presente, mas o 3v não 

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Editado: por Ponto da Manutenção
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  • FLAVIOTECH alterou o título para LENOVO IDEAPAD 330S - 15ARR - 330S-ARR-V06 - Fica em loop de inicialização e não liga

@Virtuoso9 amigo, qual arquivo de Bios utilizou para regravar o CI ROM?

 

- Está placa mãe pelo imagem observada usa um processador AMD, portanto o arquivo de Bios a ser usado NÃO pode ser o de um processador Intel.

 

Regravar o arquivo do CI Bios é a ultima coisa a se fazer depois que se comprova que certas tensões da placa mãe para funcionamento estão ok. 

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Então, eu regravei o chip anteriormente com o backup da bios. Só que realizando uns testes aqui, quando plugo a fonte assimétrica, ela já entra emcurto direto, fui tocando na placa e percebi que o Mosfet Q5902 (PE610SA) aquece bastante. Quando eu meço nos pinos do DC JACK agora ali mesmo já se encontra em curto. Devo remover o mosfet pra ver se o curto some?

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  Em 30/01/2024 às 22:00, Virtuoso9 disse:

Então, o chip que estava na placa era um winbond 25Q64FWSIG 1.8V, e o que substitui foi por um MX25L12835F micronix, mas dai voltei pra um winbond 25Q64 porém olhando o datasheet dele vi que tem tensões diferentes, e estou achando que não vai ser compatível também, o outro ci que removi por achar que estava esquentando muito foi o U6001 (RT6228CGQUF) , porém acabei ressoldando o mesmo, estou vendo que ele é referente aos 5v e 3v porem o 5v ainda ta presente, mas o 3v não 

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O que vc fez na placa para ela entrar em curto nos (Q5901 Q5902)?

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Cara, eu não fiz nada. Ela estava até ok depois que eu regravei a EPROM, depois disso ela ficou aparecendo em looping de novo, mas ela estava com as tensões "ok", depois do nada ela perdeu o 3.3V, mas tinha ainda os 19V, o 5V e o 1,8V, só que já não startava mas. Aí depois perdi as outras tensões de 1.8V, 3.3V e 5V e ficou só o 19V que estava só no DC Jak, e agora eu perdi essa tensão e logo que conecto a fonte assimétrica em 1V e 1AH, ela já sobe o consumo total, ou seja. Por algum motivo ela entrou em curto e quando vou tocando nela sinto esse dois Mosfet esquentando muito, principalmente o Q5902 e logo no capacitor que tem no DC Jack, já também só com 1V que é a tensão que sai pra placa. Vou efetuar novas medições e tentar ver se não tem curto antes na linha do 19V pois está em curto

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Então, gente. Acho que descobri o defeito, vou mostrar um vídeo que fica melhor. Só que minha dúvida é, será esse o componente que realmente tá em curto ou é aquele Mosfet Q5902? Eu fiz os testes de diodo e de chaveamento nele e ele não armou e ficou dando uma resistência mesmo eu aterrando o dreno com o source dos dois lados, já o outro, o Q5901 fazendo o teste ele armou e bipou em ambos os lados. Mas não tenho certeza dessa minha decisão. Na opinião de vocês eu devo remover o Mosfet ou esse CI (RT6228CGQUF)? Ou pode ser esse CI o causador do curto no Mosfet?

Editado: por Virtuoso9
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  Em 03/02/2024 às 06:45, Virtuoso9 disse:

Retirei o CI (RT6228CGQUF) e o curto sumiu, as tensões do 19V voltaram, mas as tensões do 5V e 3.3V ainda não estão presentes será que elas só voltam se eu substituir o CI pra poder gerar essas tensões?

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"Se você remover o motor de arranque do seu carro ele liga"???

A mesma coisa acontece com sua placa👍

 

O (RT6228CGQUF) é responsável apenas por 5v.

========================================

 

O (RT6228BGQUF) é responsável por 3v.

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