Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Samsung Expert NP350xbe-XD1BR / Placa BA41-02731A / BIOS não atualiza

Avalie este tópico:


Andre1070

Posts em destaque

É o seguinte. Eu tenho uma BIOS desse tipo P13REU no meu notebook, só que uma versão menos atual. Eu baixei a última versão do site da Samsung (precisei de muita ajuda pra isso, é claro), mas estava em forma .exe. Fui atrás de como usar esse instalador, e até pareceu funcionar - rodando em modo de compatibilidade com Windows 7, isto é. Apareceu a tela de instalação, reiniciou e atualizou o ec, e tudo. Mas a versão da BIOS não atualizou. Não sei o que pode ser - se preciso rodar o instalador diretamente no Windows 7, ou se desisto do arquivo .exe e tento extrair a própria BIOS dele.

 

A segunda opção, eu já fiz - mas não tem arquivo .bin, só um arquivo .cap. Que eu não sei como usar para flashear uma bios. O próprio rufus diz que não é inicializável, então eu presumo ser um arquivo de atualização, não a BIOS inteira. Mas como utilizá-lo, então?

 

Caso alguém saiba como, ou tiver um backup dessa bios específica (American Megatrends Inc. P13REU, atualização 14/03/2022), por favor me digam! Faço qualquer coisa! Enquanto isso, tenho uma assistência onde o levarei segunda, então talvez me ajudem também.

Editado: por Andre1070
Correção de título
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Andre1070 disse:

É o seguinte. Eu tenho uma BIOS desse tipo P13REU no meu notebook, só que uma versão menos atual. Eu baixei a última versão do site da Samsung (precisei de muita ajuda pra isso, é claro), mas estava em forma .exe. Fui atrás de como usar esse instalador, e até pareceu funcionar - rodando em modo de compatibilidade com Windows 7, isto é. Apareceu a tela de instalação, reiniciou e atualizou o ec, e tudo. Mas a versão da BIOS não atualizou. Não sei o que pode ser - se preciso rodar o instalador diretamente no Windows 7, ou se desisto do arquivo .exe e tento extrair a própria BIOS dele.

 

A segunda opção, eu já fiz - mas não tem arquivo .bin, só um arquivo .cap. Que eu não sei como usar para flashear uma bios. O próprio rufus diz que não é inicializável, então eu presumo ser um arquivo de atualização, não a BIOS inteira. Mas como utilizá-lo, então?

 

Caso alguém saiba como, ou tiver um backup dessa bios específica (American Megatrends Inc. P13REU, atualização 14/03/2022), por favor me digam! Faço qualquer coisa! Enquanto isso, tenho uma assistência onde o levarei segunda, então talvez me ajudem também.

Já que o pc chega a inicializar o sistema, pq nao roda o .exe direto na máquina ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, ribeirodanilo93 said:

Já que o pc chega a inicializar o sistema, pq nao roda o .exe direto na máquina ?

@ribeirodanilo93, você se refere a rodar o execútavel no próprio Windows? Foi isso que eu fiz inicialmente. O instalador deu aparência de estar instalando a BIOS, com barra de progresso e tudo, depois reiniciou com uma mensagem dizendo algo como EC Update. Mas a BIOS não atualizou.

 

No caso, talvez se eu fizer boot com o Windows 7 e então rodar o instalador, é possível funcionar. É possível que apenas rodá-lo em modo de compatibilidade não seja o bastante... farei isso em última ocasião. Enquanto isso, tento ver se é possível extrair a própria BIOS de alguma forma.

Editado: por Andre1070
correção de gramática
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se esse tópico te ajuda.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Andre1070 alterou o título para Samsung Expert NP350xbe-XD1BR / Placa B-C01-G002-S0001+ / BIOS não atualiza

@Rods ele não registra um SSD NVMe que botei nele. É pra ele ser compatível com tais SSDs. Várias pessoas sugeriram atualizar a BIOS pra (tentar) resolver. 

 

Quanto a placa-mãe, eu não sei aonde achar essa informação 😔 a única coisa que o CPU-Z diz na parte de Mainboard são esses números aí. Não sei se a Samsung disponibiliza o nome 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saber o modelo correto da placa para o seu caso se faz muito necessário, veja se esse post o ajuda!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Andre1070 alterou o título para Samsung Expert NP350xbe-XD1BR / Placa BA41-02731A / BIOS não atualiza

Ok, amigos. Dei uma olhada mais a fundo e achei o nome da placa. Sinto muito pela confusão, ainda sou novato nessas coisas.

Quanto ao Samsung Update, eu baixei, mas não apareceu nenhuma seção de atualização de BIOS, e ela não está listada nele. Não sei se é porque a BIOS está realmente atualizada ou porque ela não permite atualizações no meu laptop, ou algo assim. Queria que dessem alguma confirmação. Mas se vocês puderem me dizer como prosseguir nesse caso, se devo seguir em frente pra fazer algum outro conserto, fico muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo Perdão, você tem razão, eu devia ter mencionado. Já tentei, sim. Na BIOS e no sistema operacional, ele não aparece. Tentei de todo jeito alocar o espaço, inclusive com o CMD.

 

E detalhe, me foi confirmado várias vezes que esse modelo de notebook é pra ter compatibilidade com tais SSDs - NVMe M.2 2280 PCIe Gen4 x4.

Editado: por Andre1070
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo Assim, o SSD é novo em folha e testamos com vários outros, pra eliminar a chance de ser por ele não reconhecer certa capacidade. Mas ainda não certifiquei se poderia ser defeito na placa. Vou levar para uma assistência hoje ou amanhã para averiguar. Se for o caso, peço conserto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse update deve ser feito por um gravador externo amigo, levar para uma assistência talvez seja a melhor solução. BIOS errado mata a placa e o prejuízo fica maior. Qual o processador dessa placa? Vc consegue verificar tbm a versão Pci-e da sua placa? Softwares fazem isso. Vi tbm que essa placa tem Rev's diferentes, consegue dizer se na sua há essa informação? @jone melo Aprendo com a sua linha de raciocínio nos casos que acompanho meu amigo, e quem agradece realmente sou eu, compartilhar conhecimento é para poucos, e sempre considerei isso algo divino.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jone melo vou enviar fotos de todas as telas que ele mostra quando rodamos com o SSD em questão. Note a ausência de indicação que ele está inserido.

 

O modelo do SSD é este: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

@Rods vou tentar responder o melhor que posso, se tiver algo errado, por favor diga. Creio que a versão do PCIe seja PCIe Express 3.0, pois a Samsung disse que ele tem compatibilidade com SSDs dessa geração. Mas também disseram que não deve haver muito problema botar um que seja mais recente, apenas roda mais lento. Quanto a revisão, eu tentei achar pelo CPU-Z. Revisão do Chipset é 03, revisão da "southbridge" é 11. Fora isso, não sei aonde olhar. 

IMG-20240216-WA0006.jpg

IMG-20240216-WA0007.jpg

IMG-20240216-WA0005.jpg

IMG-20240216-WA0003.jpg

IMG-20240216-WA0004.jpg

Obs. Já tentei ligar com o Secure Boot e Fast BIOS desligados. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Sim, já testei com um SSD de um tera e outro de apenas 256 gigabytes. Inclusive a Samsung fala que ele aguenta no máximo 1 tera. Provavelmente, mesmo se eu resolvesse o que está havendo, ele não rodaria esse das fotos. Minha questão agora é com os outros, que eram menores. Pelo que eu li, a versão do PCIe não afeta muito, mas fora de problema físico, não sei o que poderia ser. Ele esquenta como se estivesse rodando e tudo, mas... 

 

Qual é a sua experiência? Já teve casos onde placas com PCIe de 3a geração não rodaram drives de versão PCIe mais nova, e só por isso não deu certo? Fico no aguardo. 

Editado: por Andre1070
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que pesquisei rapidamente era só colocar o NVME e ser feliz, vi alguns vídeos onde mostra que a versão da bios é a mesma que essa sua ai (P13REU), colocaram um Tera e logo de cara já reconhece nas config da bios, então creio que seu problema é hardware, leve em um técnico de confiança e só aprove orçamento se o técnico encontrar o problema, não ficar naquela, vou tentar isso ou aquilo, porque em um equívoco pode gerar complicações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A experiência que eu tenho nesses casos não é tanta assim, mas veja, muita coisa que vemos em teoria, na pratica não se aplica. Em algumas ocasiões, apenas trocando a marca do Ssd ja resolvia, e ai a pergunta, qual explicação técnica? O SN350, da WD, para mim é que tive mais sucesso aqui,  com processadores de 7ª e 8ª.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Andre1070 disse:

Já teve casos onde placas com PCIe de 3a geração não rodaram drives de versão PCIe mais nova, e só por isso não deu certo? Fico no aguardo.

Todos que voce testou são PCIE 4.0? pois todos que vi fazendo o upgrade estavam usando um 3.0, justo o WD green que o @Rods mencionou. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...