Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como verificar placa de note que não da vídeo.

Avalie este tópico:

notsat

Posts em destaque

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, isto eu creio que não. Infelizmente só encontrei em inglês (o do autor do vídeo).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho que você não leu o desenrolar da história. Te  a concelho a ler todos os post para entender direito oque aconteceu aqui. A questão aqui é que ele exigiu direitos de um material que ele pegou na internet que era gratuito ao acesso de todos, usurpou e esta vendendo como se fosse dele. Se ele tinha esse material, participava do fórum, pegou de fontes gratuitas usava em beneficio próprio, e vendo que pra muitos aqui precisando do material pra resolver seus problemas e mesmo assim guardou o material pra si não tem dignidade pra participar deste fórum. Sou muito humilde em questão de conhecimento em eletrônica (sou técnico em informática, estou engatinhando na eletrônica  ) mas quando vejo um colega precisando de ajuda, fasso oque posso pra tentar ajudar,mesmo que seja pra entregar o ouro mais precioso que tenho. Já imaginou se cada técnico aqui guardasse o seu ouro pra sí? Simplimente este forum não existiria. Pior de tudo ele tá ganhando dinheiro em  cima de algo que não e dele.

Repito, Ele perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.

So espero que não me entenda mal Éder, a minha intenção aqui é esclarecer os fatos e deixar minha minha opinião.

Sem problemas amigo, fique a vontade para expressar sua opinião, como falei no inicio tenho todo esse material guardado, e também tento ajudar quando dá,  informando alguns pontos de teste, isso quando tenho tempo livre o que ultimamente esta ficando cada vez menor, um abraço!

Link para o comentário

Boa tarde a todos!

Venho observando essa discussão desde o inicio, e antes de postarem o material neste tópico eu já havia tido contato com o ebook que a Eloy Motherbords comercializa.  Diante do que vi e ouvi, posso afirmar o video do indiano colaborou muito com a elaboração do ebook do colega Claudio Silva, no entanto, temos que levar em conta que as pesquisas e a forma que ele redigiu o referido ebook é particular, e envolve conhecimentos avançados do reparo de placas mãe de notebooks. Peço desculpas por me intrometer, mas é isso que eu penso.

Obrigado.

Ruivo

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Eu que deveria estar reclamando, pois comprei os 3 ebooks com o Marcos e o claudio e ao receber percebi que veio faltando explicação detalhada do PWM, da CPU da SIO e BIOS , reclamei e fiquei sem receber resposta por muito tempo no meu email, ou seja o material pago veio incompleto com as principais áreas da placa mãe faltando.

Claudio quero saber quando irei receber o meu conteúdo completo, já que paguei por isso e não recebi !!!

pior que umas das fotos tem o site do gringo e nem me dei conta que ele tirou tudo de lá.

já tinha visto uns videos do gringo ao acaso pelo youtube, mas sinceramente não da para entender nada, mesmo traduzindo.

Link para o comentário

Eu que deveria estar reclamando, pois comprei os 3 ebooks com o Marcos e o claudio e ao receber percebi que veio faltando explicação detalhada do PWM, da CPU da SIO e BIOS , reclamei e fiquei sem receber resposta por muito tempo no meu email, ou seja o material pago veio incompleto com as principais áreas da placa mãe faltando.

Claudio quero saber quando irei receber o meu conteúdo completo, já que paguei por isso e não recebi !!!

pior que umas das fotos tem o site do gringo e nem me dei conta que ele tirou tudo de lá.

já tinha visto uns videos do gringo ao acaso pelo youtube, mas sinceramente não da para entender nada, mesmo traduzindo.

acho que você vai receber o seu conteúdo completo quando o cláudio pagar a licença do software de tradução automática, :)):)):))

é que acho engraçado como ainda ninguém mencionou que a tradução do cláudio é uma m$#$#  porque está cheia de incongruências técnicas, o que demonstra que na altura em que o traduziu, ele não sabia um boi disto  :)):)) :)):))

o indiano explica bem que não domina o inglês (apercebemo-nos disso 8)), então comete alguns lapsos que o sr. prof. nem soube transcender. e não são lapsos de falta de conhecimento do autor, são apenas linguísticos que ao traduzirmos, implica conhecer os conceitos.

mas se o indiano tussisse, o cláudio escreveria coff, coff, huahuaahuahhaua

e andou vendendo isso durante dois anos julgando que ninguém iria descobrir...

nesta área, é a anedota do século XXI...

Link para o comentário

Caro @Nasix' date=' diante do seu relato, pergunto; O Claudio conhece ou não conhece o assunto?[/quote']o assunto você também conhece, assim como muitos outros no fórum...

eu tive acesso ao ebook através do notsat e no ebook consta que a tradução foi feita em finais de 2012. não sei se o seu exemplar diz o mesmo...

eu expliquei-me bem e cito-me:

é que acho engraçado como ainda ninguém mencionou que a tradução do cláudio é uma m$#$#  porque está cheia de incongruências técnicas, o que demonstra que na altura em que o traduziu, ele não sabia um boi disto

estamos em agosto de 2014. o que ele conhece ou não hoje, sinceramente não me interessa, porque não sou facilmente impressionável desde que vi um porco a andar de bicicleta no circo há muitos anos atrás. (créditos a pinto da costa, presidente do futebol clube do porto).

aliás, já mencionei que a espécie vampirão-mercenário é instruída, o que a torna muito mais perigosa. isso torna a questão indesculpável e garanto-lhe que isto é a pontinha do iceberg...

por analogia, posso dizer-lhe que sei fazer umas rimas e um pouco de inglês.

mas isso não me dá o direito de pegar em poemas de carlos drummond de andrade, vertê-los para inglês, e vendê-los como se tivessem sido escritos por mim, ok? lucrar 2 anos com isso, nem sequer me dar ao trabalho de rever a minha tradução faltosa e vir para um fórum inglês com mais de 30000 usuários de estudantes de poesia falar em ética, em créditos, em moral, em credibilidade...

para mim chega. estou farto de falar no assunto e só não vê quem não quer ver.

só voltarei a intervir se achar extremamente necessário...

Link para o comentário

,ele foca muito na leitura, diz que as pessoas que não sabem ler esquemas, isso tá tudo escrito no ebook, mas a escrita dele é péssima, tem parte de texto faltando que perde a lógica, algumas imagens foram deletadas para o "leitor" não entender nada mesmo, a parte do start da placa não tem nada de PWM ou muito básico, a ordem de start dele parece que está incoerente, pois acabei aprendendo por conta própria no forum e pela internet e comecei a perceber que no ebook dele não tem coerência ou foi trocado os números para não aprender mesmo...

não sei se todos que compram ele envia desta forma, ou foi pq ele já sabia que era do forum então ele mudou o ebook de propósito.

O pior que paguei por isso e pelo cartão de crédito.

estranhei pois demorou 1 semana para enviar por email, tempo suficiente para ele alterar o ebook.

Link para o comentário

Caros;

e , agradeço pela resposta rápida e convincente  sobre o assunto, e informo que também não tocarei mais assunto, a não ser que haja necessidade. Obrigado a todos!

Ruivo

Link para o comentário

Olá.

Lendo atentamente este guia, foi detectado vários erros e incoerências quanto ao funcionamento lógico e elétrico.

Vou abaixo expor que ao meu ver seria a correta interpretação.

Evidentemente que, eu procurei saber sobre este esquema do qual foi feito este guia a fim de ter certeza do que irei refutar aqui é pelo menos em vista, correto. É claro que posso estar comentando alguns erros (espero que não), mas caso haja algum equívoco, peço que humildemente façam as devidas correções com contra-provas ao nível explicativo e não de forma a apontar erros sem mesmo encontrar fundamentos para os mesmos.

PRIMEIRA PARTE

Segundo o que diz a respeito do sinal RSMRSt#, fica claro que o mesmo é um sinal de entrada (I de Input) e não de saída, como foi referido no guia em questão. A função deste sinal é basicamente estabilizar uma tensão em nível lógico, por isso chama-se RESUME, que significa neste caso recuperação, recuperação da estabilidade de um sinal afim de manter funcionando determinado circuito.

Portanto, RSMRST# é gerado pelo I/O, que fica claro e evidente no esquema que faz parte do gerenciamento de tensão da placa, é fácil ver isto no bloco em que o sinal é produzido. Além disso, a tensão neste ponto é de 3,3V somente com a placa ligada, pois não faz sentido corrigir uma tensão sem ter o que controlar.

Em conclusão, RSMRST# é um sinal produzido no I/O a fim de estabilizar/corrigir níveis de tensão.

SEGUNDA PARTE

Sinceramente eu não entendi o que quis dizer com relação ao gerador de clock.

O gerador de clock é em sua grande parte automático, isto é, funciona por conta própria, se e somente se, houver um cristal (14MHz) oscilando em dois de seus terminais (X_IN e X_OUT), juntamente com duas tensões, 3,3V e 1,05V. É claro que se faltar pulsos, como no caso o sinal Clock Power Good, o mesmo é inútil, pelo fato de ser o pino reset deste CI. Mais, se prestarmos atenção, quem gera tal reset é a ponte sul, conforme esquema. E se formos mais afundo, este sinal (CLK_PWRGD) é uma porta AND, isto é, dois sinais necessários para que haja CLK_PWRGD, que no caso são SLP_S3# vindo da sul e VRM_PG que é emitido pelo processador, dizendo que todas as tensões estão OK.

Em conclusão, o gerador de clock, tendo alimentação (3,3V e 1,05V) + reset, libera as outra frequências, como frequência para USB, SATA, DVD, FSB, DMI/FDI (100MHz), PCI (33/66MHz), SB_CLK (14HMz) etc.

Observação: Perceba ainda que existem sinais de STOP que são enviados ao gerador de clock, que em resumo servem para controlar dispositivos periféricos.

NOTA: A tensão de alimentação do cristal é extremante baixa, pelo fato de não houver perdas por altas correntes, e nisto haver comprometimento com o componente por temperatura, visto que um cristal é altamente sensível a isto.

TERCEIRA PARTE

Em relação ao sinal PCI_RST ou PLT_RST, há apenas algumas considerações.

Primeira: Qualquer datasheet irá dizer que tal sinal é como se fosse um MASTER REST, e na verdade é. Ele é conectado à todos os pinos de reset como I/O, CI de rede, ponte norte, etc.

Por consequência, tendo RESET definido, o MCH irá enviar um sinal chamado CPURST ou H_REST (HOST RESET) que todas as tensões e sinais foram resetados e estão prontos.

Segunda: O mais importante a saber aqui é que, este sinal CPURST é o último estado em que a placa precisa para startar (mesmo assim não significa que haverá imagem no display, há 'n' fatores que se mencionados aqui serão talvez até desnecessários, pois em comparação com defeitos comumente existentes, são bem inferiores aos conhecidos). Mas, em toda placa, sem exceção, sem este sinal que pode ser medido com uma tensão fixa de 1,05V, é sinal de que há problema nos passos anteriores.

QUARTA PARTE

Como havia escrito na SEGUNDA PARTE a respeito do cristal, não vou estender muito aqui, pois para fins práticos, de fato faz-se obrigação medir a frequência deste sinal (14MHz) e o único ponto a destacar e que adianto aqui, é muito raro de acontecer, é a forma de onda produzida. Se medirmos com um bom osciloscópio, veremos que haverá uma senoide pura, sem qualquer interferência ou ripple, há casos e reforço, raros em que nem mesmo por causa do cristal, mas pelo filtro capacitivo, ocorrer interferências externas que irão afetar o funcionamento pleno de um componente sensível.

QUINTA PARTE

Mais um erro de interpretação, presumo eu.

O sinal H_PWRGD é sinal de SAÍDA da ponte sul que ENTRA no pino do processador. Ou seja, para fins de análise, se não temos este sinal é problema da sul. É evidente também e faz parte da análise, verificar se o socket ou mesmo o processador não está matando este sinal que vem da sul. Fácil isto, medir a impedância neste ponto e comparar. Medir com o processador conectado, haverá uma impedância MENOR e sem o processador, haverá uma MAIOR. Se pegarmos o datashhet de qualquer processador, este pino receberá uma indicação da ponte sul que todas as tensões são válidas.

Em conclusão, não há motivos para mencionar a ponte norte como responsável por esta etapa.

Observação: Provavelmente quando (segundo a imagem) foi medido diretamente no socket e apresentou a tensão de 1,05V é porque de fato a ponte sul está enviando tal tensão ao pino do socket, como realmente de fato é.

SEXTA PARTE

Para fins de análise, memória é um caso estressante e que deve ser feito com muita paciência. Mas, para resumir etapas, uma vez que em geral há 2 problemas comuns, então vamos explicar cada um.

1º) Alimentação: Existem 3 alimentações da memória, 1,5V, 0,78V, 3,3V. Excluindo a tensão de 3,3V que deve alimentar outras partes do circuito e a ausência desta provoca até mesmo o não liga da placa, resumimos as outras duas, 1,5V e 0,78V. A tensão de 1,5V que na verdade se transforma em 1,5VS, é a tensão CORE da memória, que em resumo faz a comunicação entre memória e ponte norte, isto é padrão com memórias do tipo DDR3, já o tipo DDR2 é 1,8V → 1,8VS como no caso do esquema em que foi montado este guia. Enfim, serve para a mesma coisa. Por fim temos a tensão de VTT que é a 0,78VS que alimenta os dischargers internos do módulo de memória.

Em conclusão, 1,5VS e 0,78VS são tensões que devem ser medidas, pois alimentam o dispositivo de memória.

2º) CLOCKS/RESETS: Se houver problema com sinais de DATA, REGISTRADORES, CLOCK, RESET etc, é óbvio que não haverá imagem. Entretanto para descobrir tais defeitos, é necessário medir um a um para encontrar algum pino com defeito o que é um procedimento massante. Mas, para efeito de conserto, o mais prático é trocar o chipset norte. Uma análise criteriosa irá ainda buscar curtos entre estes pontos a fim de descobrir se o defeito está antes ou pós chipset norte, como verificação de capacitores de filtragem, etc.

NOTA: Como aqui estamos falando de tecnologia que usa ponte norte e não PCH, é válida. Em outros casos com a evolução, tudo isto acima ficaria em grande parte ao encargo do processador.

NOTAS IMPORTANTES

É fato notório que isto é apenas uma mera explicação do funcionamento de alguns blocos importantes de uma placa de laptop. Vale lembrar que quaisquer que sejam falhas provocadas por falta de tensão, ausência de sinal em outros pontos pode afetar o funcionamento.

Como foi difundido aqui neste tópico a questão de copyright, é indispensável informar as fontes das quais foram indispensáveis para efetuar o que escrevi aqui. Portanto são:

O próprio esquema da HP DV 2000, datasheets da Intel.

Reforço ainda que NADA aqui foi traduzido, é minha autoria o que eu expliquei aqui acima, mas deixo ao público do forum a utilizar desde que haja a devida citação da onde e por quem foi feito.

Caso haja desconfiança quanto ao escrito aqui, sintam-se à vontade para pesquisar e se encontrarem algo mesmo que seja semelhante, por favor entre em contato comigo, irei com maior prazer me redimir se de fato eu fiz isto.

Tutorial elaborado por Anderson C.

Até o próximo tutorial.

Link para o comentário

• 5 meses depois...

Perdoem-me por estar voltando a este tópico, mas gostaria de salientar que eu tive a oportunidade de ver esses três e-books. São, sim, cópias do material do Prof. Sieguntur do sivainstitute. O pior que o cara comercializa este material por 110 reais cada e-book como se fosse a invenção da roda, como se ele houvesse inventado a roda.

Link para o comentário

Mas, ele não é membro do fórum?

é, sim. mas deixou de intervir a partir do momento em que ocorreu este vexame acima relatado. quem cala, consente.

além do mais, o indivíduo sabe bem que se tentasse argumentar, as provas reunidas são tão evidentes, que só restaria pó e cinzas dele no final de tudo...

Link para o comentário

• 2 meses depois...
  • 8 meses depois...

pois galera eu admirava muito o professor Claudio Silva, mas depois que ele escondeu uma informação de mim fiquei de cara, pensei que ele fosse diferente dos outros professores que só visam o dinheiro e não a aprendizagem do Aluno como meta principal!!

ao meu ver ele lucrar com isso não tem problemas, agora exigir direitos autorais que não fosse divulgado por ninguém????

muito estranho!!

se ele ao menos tivesse feito esse curso e disponibilizasse gratuitamente a esse fórum e no final de seu material colocasse sua conta para receber dinheiro de doações acredito piamente que quem quisesse aprender e fosse grato iria depositar dinheiro na conta dele normalmente com forma de agradecimento, mas eu fiquei de cara ele pegou um vídeo no youtube traduziu e ganhou dinheiro nas custas da inteligencia de terceiros( o tradutor e o autor do próprio vídeo)!!!

por isso que tudo que eu aprender quero ensinar pra galera sem ficar escondendo informação!!

antes de mais nada quero agradecer esse fórum aqui apesar das divergências que tive no passado, antes era uma manézão hoje melhorei bastante não sou o pika das galáxias mas aos poucos vou aprendendo e ensinando!!!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...