Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Acer Aspire 5741Z - LA 5892P - Não liga apos queima de componente.

Avalie este tópico:

cesarallves

Posts em destaque

Galera, boa tarde, estou com um notebook na banca, esse acer aspire 5741z

MODELO DA PLACA : LA 5892P

seguinte, começou com carcaças, fiz o reparo nelas, daquele jeito pois o cliente não tem muito dinheiro, mas surgiu um problema, depois de montado, assim que coloquei a bateria ja subiu fumaça e cheiro de queimado, retirei rapidamente e desmontei ele novamente, então foi que vi o danado, o componente Q17 fica perto do conector da tela.

O safado torrou e eu não consigo identificar o modelo nem nada, alguem tem alguma placa dessa ?

Poderia me ajudar nesse caso ?

Pode haver algum problema na placa ? pelo fato dele ter torrado só de conectar a bateria ?

Será que troca-lo resolveria ?

Espero que alguém nesse mundão consiga me ajudar  :-* :-*

Abraços, aguardo a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Principais posts deste tópico

Imagens Postadas

São muitas perguntas meus amigo vamos com calma, primeiro vc vai ter que baixar o esquema elétrico deste notebook identificar no esquema esse componentes que fumegou, após isso com remova o mesmo e com o multimetro verifique se há algum curto próxima a esse componente. caso não haja curto no esquema tera o modelo deste mosfet então terá de substitui-lo

Link para o comentário

Baixe esse tutorial e identifique a placa:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Com o modelo da placa e o esquema você poderá identificar o transistor com defeito.

Depois acerte seu tópico de acordo com as regras:

Tendo em vista a organização geral do fórum, o título do tópico deve seguir o seguinte padrão:

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

Para editar o titulo é só clicar na opção de modificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

Contamos com a sua ajuda para manter o fórum organizado.

Link para o comentário

Oi, como sou novata no fórum ainda não consigo baixar o esquema, estou procurando um na internet para poder te ajudar.

Verifique se esse é compatível com a sua placa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Post o resultado.

Link para o comentário

Oi cesarallves, como o Ferro Felho mostrou acima uma parte do esquema elétrico esse Q17 que vc mencionou é um Mosfet com o código BSS138LT1G_SOT23-3.

Tudo indica que é ele quem controla as Tensões da Memória, após substituir esse componente, teste com outras memórias, porque pode ser que as memórias ou uma das memórias estejam em curto ocasionando o defeito mencionado.

Alguns sinais vão direto para o Chip BGA outros sinais vão para uma linha de resitores de +3V e o sinal DIMM_DRAMRST# vai para o slot de memória, por isso acho que tem uma possibilidade das memórias terem queimado o CI Q17.

Falei bonito  :) Rsrsrs.... é que sou formada, fiz 2 anos de eletrônica.

Link para o comentário

Amigo fica esperto se torrou este componente e porque tem curto na linha dele voce tem que encontrar a entrada e a saida de tenção dele e ir testando os componentes isolando cada componente e ver se tem curto em algum deve ser algum capacitor SMD Usa o multimetro pra ver se tem algum capacitor dando infinito dos dois lados quando voce toca terra com uma ponteira e a outra voce testa os capacitores!! Vai com calma se voce subistiruir ele decara provavelmente o novo vai torrar tambem. Voce pode injetar tençao na entrada e depois na saida deste componente e ver se tem algum componen que esquenta mas tire o fet primeiro!!

Link para o comentário

Novas, troquei o q17 e agora me deparo com o seguinte, o computador liga, ja coloquei a bateria dele e deu sinal que a bateria esta fraca.

verifiquei curto na linha dele e não tem nada, porem tem o seguinte, do power na placa, e o chipset esquenta..

e agora ?

fdm kkkk to quase tacando na parede

Link para o comentário

Oi cesarallves, vamos com calma, o Reflow a gente só faz em últimos casos, só depois de testar tudo e ter certeza que o problema está no chip.

Eu não entendi direito o que está acontecendo, após a troca do Q17 o note deu vídeo? ou só ligou? o chip set está esquentando a ponto de vc não conseguir ficar com o dedo em cima?

Vc já ligou ele sem as memórias para ver se o chip set esquenta? me passe mais detalhes que vou ver no esquema elétrico e te passar onde pode estar possíveis curtos tendo em base o ponto que vc me passou (chip set).

Link para o comentário

Oi Cesarallves verifique no Pino 1 do Q17 se tem 1,5V, verifique também se o capacitor C422 está em curto, porque se ele estiver leva o circuito de RST_GATE para GND dando curto nessa linha.(com o note ligado)

Com o note desligado, no Pino 1 sinal DIMM_DRAMRST# na escala de continuidade (Diodo) verifica se dá continuidade no Pino 30 do slot da memória. E com o note ligado esse teste tem que dar 1,5V.

Verifique a Tensão do R245 se tem +3V, verifique também se o R567 está em curto, em cima dele tem que ter uma tensão de 1,5VS_VTT, se vc não encontrar nenhum componente em curto e nem tensões nesses pontos que te passei. O único jeito é a troca do Chip mesmo :'(. Post resultado

Link para o comentário

Amigo se o chipset ta esquentando ou e curto na linha do transistor ou Chipset torrando ou precisando de reballing. Eu acho que seja curto na linha do Q17 se voce testar bem vai achar mas eu faria um reflow so pra desencargo de conciencia e antes de testar tudo com o multimetro!!

Link para o comentário

Bom, medi o pino 1 do Q17 e esta com 1,5v quando ligado, porem não achei esse C422 o mais perto que tem é o C273 que fica embaixo do processador.

Na memoria com o note desligado não da continuidade nenhuma do pino 1 ao 30 e com o notebook ligado também não da 1,5v, não achei também o R245 e nem o R567.

Link para o comentário

Amigo se voce não seguir as linhas deste Q17 e ir isolando os componentes um a um voce não vai achar o curto pois para o Q17 quemar assim tem que ter curto em alguma linha dele !!E o geito mais facil de achar curto e ir levantando um dos lados dos conpoenetes de uma determinada linha e ver se o curto some ate isolar o componente que esta em curto!! Se voce testar os capacitores dos dois lados com o terra voce pode achar algum capacitor aterrando os seus dois lados ai e o danado deve ser um capacitor ou diodo

Link para o comentário

Estas tecnicas que te passei são umas das unicas realmente capases de achar curto assim na placa medir tenção não vaidar certo pois com um curto destes a tenção vai cair ficar ate ocilando subindo e desendo maluca. Mas como voce tem um compoennte torraso fica facil e so seguir todas as suas trilhas que voce acha!!

Link para o comentário

Oi Cesarallves, coloque a ponteira vermelha no pino 2 do Q17 e a ponta preta no GND da placa, isso em escala de diodo e com o note desligado. Se ele bipar ou a escala do seu multímetro for quase a 0 esta linha está em curto e o capacitor está nessa linha. Post resultado.

Desculpa pela demora em responder é que estava mexendo em um note aqui :) :).

Ah, verifique o esquema pelo do Ferro Velho que vc vai saber do que estou falando.

Link para o comentário

Sobre o curto na linha das bobinas, vc vai levantar(dessoldar) um lado das bobinas e na escala de diodo ponta preta no GND da placa e a ponta vermelha vc vai tocar do lado que esta soldado e do outro que não está soldado, o lado que bipar ou a escala for abaixo de .001 existe um curto. E a partir daí nós seguimos nossa análise em outra região da placa.

Mas antes faça o teste que te passei anteriormente para depois fazer isso.

Senão vou me perder rsrsrs  :D.

Ah, como trabalha em uma assistência técnica acabo tirando dúvida com os técnicos aqui, pois estou aprendendo também.

Post resultado.

Link para o comentário

Amigo o importante e voce seguir cada trilha isolada uma da outra ate o final!! So assim voce achao curto pelo geito deve ser um capacitor nestas linhas injeta tenção ns linhas e ve se algum capacitor esquenta bem . mas veja no esquema a tençaõ da linha para injetar . Se voce nao tiver uma fonte variavel faz um ninja fumegation !!! Tem o tutorial aqui no forum

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...