Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer ES1-533 -MB La-D641P - Só liga pela bateria

Avalie este tópico:

VitoC

Posts em destaque

Boa noite amigos, estou com essa maquina com o seguinte problema.

Inicialmente chegou com curto no capacitor PC805, logo retirei ele da placa e o curto sumiu, passando assim a liberar os 19v e 24v no mosfet de entrada PQ302.

Aproveitei e troquei os dos capacitores PC805 e PC803.

injetei voltagem na linha de entrada e o curto desapareceu, porém agora tenho o seguinte problema.

Tenho resistencia a passar voltagem no PQ302, só tenho 19v de um lado PAD 5 +19v_VIN.

ja troquei ele e o pq303, e nada de passar os 19v pro outro lado, injetando tensão não tenho mais curto aparente na linha.

Nenhuma das bobinas tem curto.

Se algum amigo já pegou algo parecido e puder colaborar, agradeço desde já.

Editado: por VitoC
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VitoC 
Verifica PD301 e o Resistor PR306 que alimenta VCC do circuito PU301
ele tbm depende de ACDET que deve estar entre 2.4V e 3.3V.

Confirmando isso, PU301 gera uma tensão de em torno 6V em REGN, ACOK   e 25V no ACDRV para os gates. Esse sinal passa por PR309.

Confirme tbm q PQ304 esta ok e se todos os mosfet usado envolvidos nesse circuito são do tipo NPN 

Link para o comentário

13 horas atrás, infocel technology disse:

ola amigo seria bom vc verificar o pu301 e verificar como esta a tensoes nele e tbm o pq301 que e uma proteçao dos mosfet de entrada

PU301 tenho 19v chegando nele pela PR306 e pelo PD301 e saindo somente 2,6v BQ24725A_ACDET no PC321.

Mesmo removendo o PQ301 não libera nos mosfets de entrada as tensões.

Link para o comentário

2 horas atrás, willianlopes disse:

@VitoC 
Verifica PD301 e o Resistor PR306 que alimenta VCC do circuito PU301
ele tbm depende de ACDET que deve estar entre 2.4V e 3.3V.

Confirmando isso, PU301 gera uma tensão de em torno 6V em REGN, ACOK   e 25V no ACDRV para os gates. Esse sinal passa por PR309.

Confirme tbm q PQ304 esta ok e se todos os mosfet usado envolvidos nesse circuito são do tipo NPN 

REFN 0v, ACDRV 0,74v, PR309 0v, ACOK 0v.

Substitui o PQ302 pelo MDU 1511, PQ303 AON7506, são compativeis sim.

PQ304 substituido por outro AON7506 e mesmo sintoma ainda. 

Vou fazer a troca do PU301 pra verificar o comportamento.

BQ737 seria equivalente ao BQ735?

Link para o comentário

Em 13/12/2024 às 09:43, VitoC disse:

BQ737 seria equivalente ao BQ735?

Nunca fiz essa troca entre esses modelos

Em 13/12/2024 às 09:43, VitoC disse:

Substitui o PQ302 pelo MDU 1511, PQ303 AON7506,

Confirma se nao existe problema de solda/curto no gates desses mosfet

Qdo vc injeta tensão em PR303, qual o consumo?

• Joinha 1
Link para o comentário

6 horas atrás, willianlopes disse:

Nunca fiz essa troca entre esses modelos

Confirma se nao existe problema de solda/curto no gates desses mosfet

Qdo vc injeta tensão em PR303, qual o consumo?

Soldas todas ok.

Injetando 19v na PR303 0a de consumo.

porém se eu começar do 0v e ir subindo até os 19v, nos 7v surge consumo rapido de 0,10a e cai pra 0a novamente, igual quando o circuito está ok.

Link para o comentário

Vou dizer por experiencia propria eu ja tive problema exatamente como o seu, quebrei a cabeça por dias e ja tinha trocado tudo referente ao ci de charge e o problema estava no mosfet de entrada e olha q eu tinha ja tinha colocado uns 2 compativel foi como ultimo recurso coloquei um do mesmo modelo e funcionou. Pq aposto q vc vai ter todas as tensoes correta do charger, vai ter os 6v do ldo se vc fizer um jumper no mosfet a maquina vai ligar e vai aparecer os 24v do acdrive. 

Mais isso e uma observaçao do que aconteceu cmg e o seu pode ser outro componente com defeito.

• Joinha 1
Link para o comentário

7 horas atrás, infocel technology disse:

Vou dizer por experiencia propria eu ja tive problema exatamente como o seu, quebrei a cabeça por dias e ja tinha trocado tudo referente ao ci de charge e o problema estava no mosfet de entrada e olha q eu tinha ja tinha colocado uns 2 compativel foi como ultimo recurso coloquei um do mesmo modelo e funcionou. Pq aposto q vc vai ter todas as tensoes correta do charger, vai ter os 6v do ldo se vc fizer um jumper no mosfet a maquina vai ligar e vai aparecer os 24v do acdrive. 

Mais isso e uma observaçao do que aconteceu cmg e o seu pode ser outro componente com defeito.

Bem observado, fiz o jumper e realmente surgiu acdrive, e no charger 3,3v tbm surgiu.

Vou atras do mosfet igual pra colocar e ver se volta ao normal.

Link para o comentário

Substitui o BQ735 por outro igual, a PR303 subiu 0,900v, porém o PQ302 continua sem passar, retirei ele da placa e fiz o jumper novamente, a PL404 subiu 5v, tentei startar a placa pelo conector do teclado e a placa ligou e deu video.

No PQ302 utilizei um mosfet de outra placa igual a essa que era o AON6426, no esquema consta o MDU1512, e na placa que esta na bancada o mosfet é o Nikos PK5C8EA.

Link para o comentário

@LEONTEC consegue me dar uma força nessa? Fiquei com a duvida que o @infocel technology disse sobre o mosfet de entrada PQ302. Já troquei por varios e não libera voltagem nele.

Já substitui o PD301, e sem ele na placa sobe 13v na PR303 e 17v no PQ302, logo depois começa a oscilar e cai pra 3v aproximadamente.

Se eu fizer um jumper no PQ302, a placa liga normalmente e da video.

Link para o comentário

16 horas atrás, VitoC disse:

Já substitui o PD301, e sem ele na placa sobe 13v na PR303

Esse circuito não pode ficar sem esse diodo PD301. Analise tem que ser com ele na placa para que possa chegar alimentação no integrado. 

Já que não tem curto na linha depois do resistor PR303, sugiro realizar analise sem ele na placa para isolar o circuito de entrada junto com o de carregamento, pode até remover o resistor PR311 também. Depois disso, alimenta a placa com 19V e veja se vai aparecer tensão no dreno do PQ303. Com o circuito PU301 isolado, post as tensões dos pinos 20, 6 e 16.

• Joinha 1
Link para o comentário

25 minutos atrás, LEONTEC disse:

Esse circuito não pode ficar sem esse diodo PD301. Analise tem que ser com ele na placa para que possa chegar alimentação no integrado. 

Já que não tem curto na linha depois do resistor PR303, sugiro realizar analise sem ele na placa para isolar o circuito de entrada junto com o de carregamento, pode até remover o resistor PR311 também. Depois disso, alimenta a placa com 19V e veja se vai aparecer tensão no dreno do PQ303. Com o circuito PU301 isolado, post as tensões dos pinos 20, 6 e 16.

PQ303 pad 1,2,3 0,026v e pad 5 com 0,738v.

PU301 isolado, pinos 20 - 19v      6 - 2,65v       16 - 6,04v

Link para o comentário

@VitoC, mesmo removendo o PQ303 a tensão no passa pelo PQ302? Leva o PQ303 pra ver se passa os 19V.

O resistência RDS(on) máxima do mosfet MDU1512 para esse MDU1511 tem uma diferença que pode implicar na condução do mosfet. 

Ainda tem dúvidas sobres os mosfet da entrada.

• Joinha 1
Link para o comentário

4 horas atrás, LEONTEC disse:

@VitoC, mesmo removendo o PQ303 a tensão no passa pelo PQ302? Leva o PQ303 pra ver se passa os 19V.

O resistência RDS(on) máxima do mosfet MDU1512 para esse MDU1511 tem uma diferença que pode implicar na condução do mosfet. 

Ainda tem dúvidas sobres os mosfet da entrada.

Tenho essa duvida também, porém o mosfet original da placa é o PK5C8EA, o RDS(on) dele é 0.0024 Ohm igual ao MDU1511.

Outro igual ao PK5C8EA não tenho nenhum.

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...