Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida SMS Station II ust600bi placa PCIV031240. Liga e desliga logo em seguida

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Olá, estou com esse nobreak na bancada e precisaria uma ajuda.

Ele chegou pra mim com o R54, o lm324(ic4) e c9 danificados

Troquei os componentes, porém ao ligar com carga, estourou novamente os mesmos componentes. Substitui os componentes novamente e percebi que um dos fets do inversor também havia entrado em curto. Substitui ele, passou a ligar, o trafo ronca forte e desliga 

Troquei os outros 3 fets por segurança mas sigo com o mesmo problema. 

Desligando os fios branco e azul ele para ligado, porém medindo com osciloscópio em dois tenho uma medição normal e nos outros uma medição meio errática (vou anexar fotos e vídeos) o que mais poderia testar? Podem ser ic5 e ic6? Medindo eles, não aparenta estar em curto 

IMG_20250908_174839.jpg

Postado

@jorge kist olá bom dia, é bem provável os drivers estarem ruins, troque eles.

Sempre que trocar os fets, meça eles novamente antes de ligar o equipamento, pois se ainda medirem curto, os drivers estão ruins, para ter certeza é só tirar o driver correspondente ao fet q está medindo curto e medir o ele novamente p ver se está medindo normal. 

Também verifique o capacitor de 470uf nos braços do inversor.

Postado

@jorge kist me desculpe, reli novamente sua primeira msg, e vi q qdo vc tira os cabos ele liga normal, esse defeito de qdo liga e desliga, tb pode ser o IC4 LM324, como vc disse q já havia trocado, não mencionei ele, mas como vc disse q o inversor deu problema novamente depois das trocas, troque o LM novamente, pode ser q ele tenha danificado de novo.

Postado

@Priscila Cristiane o pior é que estão novos... troquei os dois novamente... e sigo com a dita forma de onda estranha nos fets, e se ligar o trafo, ele "ronca" e desliga... a troca dos outros 3 mosfets foi mais por segurança... nos testes não apresentaram defeito. Troquei os 4 novamente, usando originais de uma sucata que tinha aqui com o processador torrado. Porém sigo com os mesmos defeitos... 

testei trilhas também, para ver se tinha algo rompido, que pudesse causar isso ou resistores alterados, mas até agora não encontrei nada

Postado

@Priscila Cristiane oi, tudo bem? testei tbm, é de um nobreak um pouco mais forte do que tenho, mas creio que não tenha problema né. Mas me tira uma dúvida, nas fotos tem as formas de onda, está certo aquela toda estranha e espaçada?Testei em outro nobreak e fica igual em todos os fets. Essa medição tenho só em dois dois 4 fets, mesmo após de trocar eles e inverter os drivers

Postado
1 hora atrás, jorge kist disse:

@joao lima RV obrigado pela resposta, não conhecia esse teste.vou fazer, e posto os resultados.

Bom dia. Sempre pego desse defeito aqui, e troco os dois drivers e os lm324 e os resistores em linha com os fets, a menos que o processador tenha danificado tbem eles sempre voltam a funcionar. Vale a pena verificar o processador se não há nenhum curto nele.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...