Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Unique 60 Chiando

Avalie este tópico:

fabiomaua

Posts em destaque

Ola a todos

Esse post é mais para aumentar a minha experiência (e de quem Lê) sobre uma dúvida que pode ser bem simples...

Estou em minha bancada um notebook Positivo Unique 60 que não está ligando, mortinho, mortinho. A placa é uma 71r-a14ie4-t820. Bem abri ela e quando coloco a fonte ele fica fazendo um chiado, com o ouvido percebi que o chiado vem exatamente do BGA única. Com a experiência de vocês, esse chip ta em curto e já era, ou apenas um reflow resolveria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente,

Me desculpe, essa placa tem o processador onboard, ou seja, o que eu estou escutando chiando é o processador intel D425.

Eu usei um multimetro analógico em X10 pra ver os capacitores al lado desse processador e eles estão me acusando curto. Tá certa a minha medição???

Como foi que chegou a conclusão do curto? Geralmente o que faz barulho é capacitor ou FET danificado, até mesmo alguma oscilação causada pelo cristal

Link para o comentário

Já peguei algumas placas deste modelo fazendo este barulho, resolvi ressoldando as bobinas dos pwm´s. Coloca fluxo e faz uma solda boa nelas que vai funcionar.

Legal essa experiência que vc teve. Escontrei poucas bobinas nesse setor (umas 3). Vou resoldar todas e reportar os resultados.

Link para o comentário

Gente,

Me desculpe, essa placa tem o processador onboard, ou seja, o que eu estou escutando chiando é o processador intel D425.

Eu usei um multímetro analógico em X10 pra ver os capacitores al lado desse processador e eles estão me acusando curto. Tá certa a minha medição???

Como foi que chegou a conclusão do curto? Geralmente o que faz barulho é capacitor ou FET danificado, até mesmo alguma oscilação causada pelo cristal

Aqui mesmo no fórum, me passaram esse macete pra descobrir se tem curto nessa linha dos capacitores na linha do pwm, usei a mesma técnica para analisar os capacitores próximos ao processador.

Link para o comentário

Galera

Analisei e analisei e nada, resoldei todas as bobinas que encontrei pela frente, resoldei capacitores próximos ao processador e alguns do pwm, fiz um pré-aquecimento da placa, uma tentativa de reflow no processador, o cooler apenas dá uma tentativa de quem vai girar, da um tranquinho bem leve e morre. Se eu medir o shitch de power, está em 9v vai rapidamente pra 1v e depois rapidamente volta pros 9v. Analisei o circuito pwm e os 19v estão lá. Pelo visto deve ser mesmo o processador que foi pro vinagre.

Pesquisei aqui no forum mesmo e encontrei outros casos que não tiveram conserto. É claro que isso não é desculpa pra já ir desistindo de resolver o caso do cliente, mas fica aqui registrado mais um caso sem solução.

PLACA: 71r-a14ie4-t820

A14IEXX DDR3 M/B V2.0

notebook Positivo Unique 60

OBRIGADO A TODOS PELAS RESPOSTAS, VCS SÓ ENGRANDECEM ESSE FORUM!!!!

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...