Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lauro Marins

Membros
  • Posts Por Dia

    0.01
  • Posts

    14
  • Registrado em

  • Última visita

  • Créditos EBR

    0 [ Doar ]

Informação Pessoal

  • Localidade
    Caçador / SC / Brasil

Últimos Visitantes

799 visualizações

Conquistas de Lauro Marins

  1. Com essa tensão no pino 1 (CHGEN), ele não aciona o charger. Verifica o gate de PQ22 se está recebendo o sinal (FSTCHG) do IO - pino 89
  2. Peguei uma TV dessas com um problema de ligar e ficar apenas no stand by, onde resolvi fazendo a gravação da BIOS. Em seguida ela apresentou esse defeito de ligar e ficar tudo preto. Refazendo a soldagem nos pontos com solda fria da placa fonte (mais especificamente no setor do conversor para alimentação dos LEDs) e a mesma voltou a funcionar.
  3. Boa noite. Recebi para conserto essa TV onde a mesma encontra-se ligando porém sem imagem. Realizado os testes iniciais, verifiquei que a fonte de alimentação está ok, fornecendo as tensões de Va = 56V, Vs = 207V e V = 5V, chegando na conclusão que a placa fonte está ok. Continuando o procedimento, realizei a retirada do cabo da Y-SUS e fiz as medições na placa Z-SUS, onde as tensões de Va e Vs apresentavam na saída para a placa Y-SUS corretamente (A única tensão que não apareceu com essa configuração foi a SUS_OUT, porém minha experiência com essas TVs é baixa e não sei se essa tensão deveria estar presente). E chegando na placa Y-SUS, foi encontrado vários componentes em curto (conforme consulta na internet, vi que esse problema é comum nessa placa), sendo os seguintes componentes: Q703 - RJP63K2 - Fiz a troca dele e seu par Q704 Q708 - RJP30H2A - Fiz a troca dele e seu par Q707 pelo RJP30L4 Q709 e Q710 - Fiz a troca deles pelo KF7N60 Todos esses componentes que fiz a troca foi pela compra de um kit de reparo dessa placa, onde ainda vieram também o SUM45N25, que vão no Q705 e Q706 (fiz a troca também, mesmo parecendo estar bom) e também um diodo UF4007, que vai no D609 (esse não troquei, pois o mesmo está bom na placa). Após esses procedimentos, constatato que o curto sumiu da placa Y-SUS, fiz a montagem da mesma e liguei a TV, porém ainda com o mesmo defeito. Constatei que na placa Y-SUS as tensões de Va e Vs estão presentes. O que estou achando estranho nas medições na placa Y-SUS, é que a tensão do SUS_OUT ela surge com ela conectada, porém com um valor muito baixo, sendo aproximadamente 1,5V, e isso está me parecendo ser o problema. Alguém com mais conhecimento nesse modelo de TV poderia me ajudar a dar os próximos passos? Edit1: Fiz a verificação da placa control agora a noite e constatei e vi que ela deveria piscar um led verde indicando o funcionamento, porém, no meu caso isso não está acontecendo. Fiz todas as possibilidades de ligar ela sem o cabo Y-SUS, Z-SUS, da placa principal, mas todas as vezes ela não começa a oscilar o led. Fiz medições na mesma e apresenta os 5V, 3,3V e 1,2V. Nenhum capacitor em curto encontrado também. Edit2: Constatado que a tensão proveniente da placa Y-SUS de 18V fica oscilando (1,5V ~ 2,5V). Acredito que está aí um problema ainda nesse placa.
  4. Boa noite, Aguardando a ativação da minha assinatura vip de 6 meses.
  5. Bom dia. Conforme o que o esquema elétrico desse televisor descreve, quando ocorre o erro de piscar o led 3x, é pq existe um alerta da alimentação DC. Vc pode verificar primeiramente se os fusíveis F9104 e F9105 não estão abertos. Caso contrário analisar os circuitos integrados conforme mostra o fluxograma acima.
  6. Boa noite. Recebi esse nobreak com o defeito de ligar e apresentar o problema de entrar em proteção. Ele fica com o led vermelho (proteção) e led amarelo (atenção) piscando, juntamente com o buzzer apitando ao mesmo tempo que o led amarelo. Realizando uma pesquisa em um manual técnico da NHS, encontrei o seguinte: Indicação de potência excessiva ou curto DC: Apita intermitentemente sincronizado com o led amarelo, led vermelho piscando rápido até que se retire o excesso de carga do nobreak Abrindo o equipamento foi encontrado os seguintes componentes ruins: transistor TIP127 (Q7) em curto; Capacitor 50V 470uF (C16) estufado --- (Obs: No esquema diz que aqui é um capacitor de 25V 470uF, mas acredito que seja um erro do esquema, pois nesse ponto entra diretamente a tensão das baterias (24V)) Realizado a troca, porém o defeito ainda persistiu. Analisando o esquema eletrônico, fiz medições nos seguintes pontos e achei as seguintes tensões. Abaixo vou postar uma imagem com as tensões que encontrei, segundo o esquema:
  7. Lauro Marins

    em análise MXQ PRO 4K - firmware

    Boa tarde. Estou com esse modelo de placa que não encontro a ROM compatível que dê certo. Tentei várias ROMs e algumas até gravaram o aquivo, porém travaram na tela de inicialização do Android. Por acaso alguém pode me disponibilizar o arquivo para download?
  8. Boa tarde. Estou com esse modelo de placa R329Q versão 3.2 e tentei colocar a ROM que vc citou. Tudo estava indo bem com o software RKbatch e estava finalizando o processo de transferência da ROM. Porém deu um erro no meio do processo e acabou não dando certo. Agora a placa não reconhece mais pelo software RKbatch quando conecto o cabo USB ao computador (fazendo o processo certo, apertando o botão de reset e segurando ele antes de conectar o cabo USB). Alguém tem uma ideia do que aconteceu? EDIT: Consegue fazer voltar a vida, fazendo um jumper entre os terminais 5 e 6 do local onde o chipset da NAND seria soldada. Porém, ainda sem sorte em relação a imagem da ROM para esse aparelho.
  9. Kill3r, tu foi certeiro na dica. Não esperava por essa, mas era a MEMÓRIA RAM. Substitui por uma que tinha de uma placa de sucata e a placa voltou a ligar com vídeo.
  10. Olá Fabiano. Obrigado pela sua ajuda. Vou ver o que faço para tentar regravar a BIOS. Vou falar com um colega que realiza serviços se ele pode fazer o favor de regravar esta BIOS para mim.
  11. Boa noite. Recebi este notebook que estava apresentando o defeito de iniciar e desarmar em seguida. Ao abrir o equipamento e analisar o mesmo, encontrei próximo do conector da bateria um MOSFET visivelmente danificado. Vi que o mesmo aquecia bastante e resolvi tirar ele da placa. Como não tenho outro disponível para trocar (pois também não consigo ler o seu nome e essa placa não possui serigrafia), fiz um jumper entre o dreno e source dele para testar apenas. A placa voltou a ligar e se manter estável assim, porém a mesma agora não dá vídeo (LCD, HDMI ou VGA). Olhando o esquema eletrônico do equipamento vi as seguintes informações: No conector HDMI: Possui a tensão no terminal 18 (5V) e também no terminal 19, este apenas quando o cabo é conectado. Podendo chegar na conclusão que o equipamento está reconhecendo o cabo HDMI quando conectado a ele, porém ainda assim não passa o vídeo. EDITADO: No conector LCD: Encontrei apenas a tensão P3.3V no conector LCD, as outras abaixo não existem. LCD_VDD3V -> Terminais 27,29 VDD_LED -> 1,2 e 3 Entendo que para fornecer essas tensões, o processador deste equipamento deve mandar um sinal para uma série de transistores para realizar o chaveamento e liberar a tensão, porém fico preso no seguinte problema nesta placa.... NÃO TEM SERIGRAFIA!!!! Isso me deixou totalmente as cegas para continuar o diagnóstico. Peço para os colegas se sabem uma dica a respeito dessa placa, pois agora sem saber quais componentes realizar a medição fica complicado. Obs: Fiz um ME no processador e PS, porém sem resultado.
  12. Bom dia pessoal. Primeiramente quero agradecer a ajuda dos colegas acima. O defeito em relação a fonte de alimentação deste equipamento consegui descobrir na semana passada, porém não vim postar o resultado no fórum. Fiz a leitura do datasheet deste CI e descobri para que seu funcionamento aconteça de forma correta, ele não poderia possuir uma tensão acima de 4,5V no terminal do FB (feedback) e também no terminal do SOFTS (Soft Start). Ao analisar isso e realizar as medições, foi constatado que no terminal do feedback possui 5V e no terminal do Soft Start não tinha tensão nenhuma. Esta tensão no terminal do Soft Start é produzida internamente no CI, porém por algum motivo não estava apresentando a mesma. Fiz uma simulação e injetei uma tensão (5V) no terminal do soft start e o equipamento voltou a realizar o chaveamento, comprovando que o defeito é relacionado ao circuito integrado ruim, mesmo depois da troca do mesmo.
  13. Boa tarde a todos. Venho ao fórum pedir auxílio na análise deste defeito que um ar condicionado da Consul (não sei o o modelo, o cliente acabou me passando apenas as placas de alimentação e de controle) que não está ligando. Ao começar a análise vejo que o equipamento possui a tensão no primário do capacitor no valor de 300V e esta tensão chega até o dreno do circuito integrado ice3b0365j. Continuando a verificação consigo constatar que a tensão para a alimentação deste CI (Terminal 7 - VCC) possui uma alimentação próxima de 15V, comprovando que ele está recebendo a alimentação e desta forma funcionando corretamente. Porém quando vou realizar a medição no secundário da fonte (nos capacitores eletrolíticos) , acabo percebendo que os mesmos não possuem tensão nenhuma (0V). Cheguei na conclusão no momento que este CI estava danificado, já que não estava realizando o chaveamento do Mosfet interno que ele possui. Mas para a minha surpresa, ao trocar o componente por um novo, o defeito persistiu o mesmo. Peço então para os amigos do fórum o que poderia estar causando este defeito. Será o TL431 ou fotoacoplador com defeitos? Se sim, como constatar que eles estão com defeito mesmo. Abaixo estou mandando o link do datasheet deste componente e uma imagem exemplificando as medições que realizei. Datasheet https://www.infineon.com/dgdl/Infineon-ICE3BXX65J-DS-v02_09-en.pdf?fileId=db3a3043394427e4013953109b207cb2

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...