Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Jack O'Neo

Membros
  • Posts Por Dia

    2.93
  • Posts

    10.862
  • Registrado em

  • Última visita

  • Vitórias

    49
  • Créditos EBR

    21,058 [ Doar ]

Tudo que Jack O'Neo publicou

  1. @MakotoMuyoAibu Esse arranjo é até melhor. Parabéns pelo conserto, agora só falta finalizar adequadamente o tópico, é só mudar o prefixo pra resolvido.
  2. Pode ser que 47k funcione bem e é provável que funcione, mas o cálculo original era pra que houvesse 43K ali, só testando pra descobrir.
  3. 300K me parece demasiadamente elevado para o trabalho, mas antes de alterar isto, verifique se aterrando o pino 1 gate do Q503 boardview a tensão do pino 2 chega no pino 3. Se sim, aí provavelmente colocando um resistor de 43k deve resolver (REMOVENDO O ATUAL QUE ESTÁ PRESENTE). .
  4. @MakotoMuyoAibu Sendo assim, parece que o Q504 do boardview está fazendo o trabalho dele adequadamente, chega uma tensão positiva no gate e e ele aterra o drain, portanto a tensão no gate do q503 do boardview deveria cair a zero e ele deveria conduzir VDC adiante. A justificativa que encontro pra isto não estar acontecendo é algum problema em R529 ou R530 do boardview, sugiro que verifique os valores de ambos, a junção dos dois em paralelo deveria resultar numa resistência de 43k aproximadamente.
  5. Já peguei pelo menos 2 destas placas com trilhas oxidadas e rompidas no lado sem componentes na região do processador e puxando pro lado com os conectores, resolvidas com análise visual da placa sob o microscópio. Já identifiquei também algumas com processador danificado, PCH danificado, kbc danificado, charger. Se tens as tensões básicas, tens de verificar se todas as outras tensões estão surgindo, se absolutamente todas estiverem presentes, tens que averiguar os sinais da sequencia de power a partir do PWROK, consta na página 3 do esquema. Sobre a BIOS, vale apena tentar com outros arquivos, nem sempre damos sorte com o primeiro.
  6. Créditos para fazer downloads tu tens, só falta assinar um dos pacotes pra este fim aqui: -> Assinaturas As tensões relatadas dos componentes estão em que ordem? Gate Drain e Source? Procure identificar os pinos nas próximas postagens, bem como deixar claro qual das nomenclaturas estás usando, a do boardview ou a do esquema, o mais comum é utilizar as nomenclaturas do esquema. OS pinos 1, 2 e 3 do JLCD1 deveriam ter aproximadamente 19V, já os pinos 27 e 29 deveriam ter 3,3V. Pelo que descreves é possível que haja mesmo uma falha no Q504 do esquema, ou no circuito dele, pode ser também que a tela ou o flat tenham algum problema que fez ele queimar (se é que queimou), seria adequado verificar se há curto nestes pinos 1, 2 e 3 com o cabo conectado.
  7. @MakotoMuyoAibu Creio que estas equivocado, "AO3409L,P,-30V,-2.6A,0.097/0.13ohm,1." é o que aponta o boardview como sendo o componente em questão, inclusive faz muito mais sentido, no esquema ele seria o Q504 já que o boardview é na melhor das hipóteses compatível. Já o Q504 do boardview seria o Q505. Por ser um tipo P, para que que se ative tem que ter nível lógico baixo no gate, se tiver nível lógico alto estará em corte.
  8. @Kenny Rabugento Tem que limpar o ME sem usar o MEinject, usando o método descrito pelo @FDONATO aqui: Se é que já está usando este método, verifique se a versão do ME é a mesma do seu arquivo original, se não for, tem que atualizar a versão pra ficar compatível, se já tentou tudo isso, resta a opção de deixar dando vídeo e atualizar a BIOS via software ao final da gravação.
  9. Para testar o U18 estes jumpers resolvem na maioria dos casos, mas há casos em que há algum curto interno no oz7502 e aí precisa tirar ele da placa. Nesta placa de sucata dá pra ver que o U19 está intocado, e acredite, está funcionando como deveria, já o U18 que é acionado por +5V_ON recebe o acionamento quando é pressionado o power mas não habilita as saídas.
  10. Meu caro, bom dia. Eu desfaria as conexões feitas como substituição para o U19 marcadas em roxo e faria novamente no local do próprio u19 marcado em marrom (se ampliares a imagem creio que conseguiras ver) se achares difícil podes fazer novamente no mesmo local onde já estava feito, apenas pra eliminar a possibilidade de mal contato visto que a conexão pelo visto foi feita apenas com solda. A região circulada em vermelho tem outro componente do mesmo tipo e que frequentemente apresentava problemas também o U18, no entanto se este for substituído por soldas a placa fica energizada em áreas onde não deveria e a bateria dura ainda menos mesmo com a placa desligada... Lembro que muitas vezes fiz reballing desse carinha, e nas vezes que o problema estava nele e não no U19, mas o U19 estava bom, eu fazia reballing do U19 e colocava no local do U18. Um circuito de substituição pode ser criado da maneira como mostrada abaixo, caso não consigas encontrar outro para substituir e seja necessário trocar o U18. Obviamente esta placa apresentava já naquela época outros problemas, mas como estes dois load switchs eram muito recorrentes como sendo o problema da placa, acho que vale apena averiguar melhor esta área antes de qualquer outra coisa. Se quiseres seguir por este caminho ajudarei na análise futura, caso queira seguir por outro caminho aguarde o próximo participante.
  11. Esta adaptação da figura acima funciona em qualquer notebook, esta com o jumper direto entre os pinos 3 e 6 sugerida pelo @sidney_mk não funciona em todos os notes, em alguns é necessário rever o funcionamento do circuito em torno do botão de power.
  12. @eder-rede Não entendi do que achou graça, mas olhando o teu perfil, eu achei engraçada a sua participação na comunidade. @curtolo quando dispuseres do tempo, de uma olhadinha.
  13. Lenovo - E14 - Geração 3 - NM-D481 - esquema Visualizar Arquivo Arquivo compactado contendo o dito esquema. Uploader Jack O'Neo Enviado 11/10/2024 Categoria Lenovo - IBM  
  14. 1 download

    Arquivo compactado contendo o dito esquema.
  15. @ohm é uma possibilidade também, diz pro cliente comprar mais um, se tudo der certo ele sai com 2 monitores huaeuhaeuheauheauheauheau se der errado o problema dele já tá resolvido igual.
  16. @MicheliBarcello Comprar uma placa nova vai incidir na mesma questão, pode ser que algo que a fonte alimenta esteja em curto e ocasionando a queima da fonte. Peguei muito poucas TVs ao longo da vida, não sou o técnico mais indicado para ajudar com essa manutenção creio, por isso me restringi a fornecer o datasheet do componente. Restaurar essa fonte não parece tão difícil, mas terias que identificar quais são as saídas dela, e averiguar no restante da tv se não há curtos nestas linhas de alimentação fornecidas pelas fonte, há casos em que o pwm simplesmente explode junto de alguns outros componentes, mas o normal é que haja uma causa pra isso pela lógica, então tem que averiguar...
  17. O pwm provavelmente é este aqui: https://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/1132930/LEADTREND/LD7575GS.html Tem um typical application que deve denunciar boa parte dos outros componentes a serem verificados e substituídos caso necessário. Porém seria interessante averiguar o motivo da falha do pwm, pois algo que a fonte alimenta pode estar em curto e neste caso vai tornar a queimar a fonte.
  18. @ohm @William_R Sabendo que a corrente é 0.8A dá pra colocar um shunt de baixíssimo valor na alimentação negativa dos leds e medir a queda de tensão sobre ele pra determinar se há sobreconsumo ou não. Faz sentido uma proteção ativar e ocasionar reinicio da sequência de power, tenta 2x não deu, desliga. Pelas buscas que fiz o modelo do monitor deveria ser Pmg32c900fG imagino, o único resultado no google para o final C é o deste tópico do EletronicaBR. Tá barato até, link É aquela velha estória... Se for a flash, da pra comprar um, tirar bkp da flash e botar pra vender de novo, ou colocar na bancada depois. Não achei nada pertinente sobre o monitor também, nem shcematic, nem dump, nem, nada.
  19. @LSL Meu caro, o capacitor nessa configuração tem a função de estabilizar a tensão, remove-lo não faz portanto diferença. Como bem sabes o diodo conduz em apenas uma direção a tensão positiva, o resistor interliga dois pontos com uma determinada resistência entre eles. Este LDO interno do C.I ch341 Pino 9 alimenta internamente os pinos e outras partes do C.I, talvez, colocá-lo direto na linha que faz pull-up dos pinos utilizados na gravação gere algum problema visto que normalmente ele é isolado... O meu tá funcionando filé como dizem, se preferes utilizar em 5V fique a vontade, mas refazer estas ligações da forma que fiz e testar novamente não te tomaria mais do que 15 minutos. @William_R tem algo pra corrigir ou acrescentar?
  20. @LSL mx25l8006e tem em algumas placas de notes LG e alguns HP antigos também, eu sei que no passado já gravei um destes mas provavelmente foi no tl866A, ou talvez no RT809H. A diferença entre a minha modificação e a tua é que eu coloquei o diodo entre os 3.3V e o pino 9, que como dito garante pelo menos 2.7V no pino (na realidade 3V pois usei um schottky). Enquanto digitava a resposta lembrei, e confirmei no datasheet o motivo da adição do diodo, quando o C.I ch341 está alimentado com 3.3V é necessário alimentar externamente o pino 9 com 3.3V de outra forma não haverá alimentação ali, quando o C.I é alimentado com 5V o próprio C.I gera os 3.3V no pino através um ldo interno creio. Attachment of VCC input external power while 3.3V;connects of 0.01uF decoupling capacitance outside while 5V Este é o motivo da tua modificação não ter funcionado. E como dito anteriormente também, eu cortei algumas trilhas que chegam nos pinos de controle da gravação e coloquei resistores, isto porque alguns chips para entrar em estado de gravação precisam colocar estado lógico baixo em alguns pinos, e da forma como foi executado o projeto desse ch341 preto com dourado (não sei se todos ou apenas a maioria) eles só conseguem colocar em estado lógico alto estes pinos, pois, a alimentação é feita diretamente no pino, da forma como está o meu agora o próprio ci ch341B consegue colocar os pinos em estado lógico baixo ou alto, antes era impossível.
  21. @LSL Na placa sim, o pino que ia nele 28 foi entortado pra trilha de baixo na minha imagem, que como disse raspei a máscara de solda. A minha experiência pessoal me diz que qualquer fração de segundo pode ser suficiente para que um C.I seja danificado por tensão incompatível, e inclusive antes de aparecerem com estas modificações muita gente reclamava que o gravador estava queimando C.Is. Aliás ainda tem gente hoje em dia queimando C.Is de 1.8V tentando gravar em 3.3V. O meu aqui eu acabei de fazer o teste e com chip ou sem chip fica em 5V quando na posição de 5v na chavinha, tanto enquanto sem trabalho, quanto lendo ou gravando o chip, usei um chip de 3.3V e está vivo ainda, o que não quer dizer que é recomendável usá-lo acima da especificação máxima de tensão de trabalho, eu prefiro manter as coisas certas, muitas vezes não queima na hora mas pode vir a queimar um tempo depois. Neste caso não faz diferença porque é um chip de placa sucata... Referente a mx25L8006E eu não tenho nenhuma placa sucata com ela, apenas 11 esquemas apareceram com ela na busca do adobe que acabou de finalizar, então não vou ter como testar.
  22. @Weyller Luiz É justamente isso que significa, proteção de gravação. @LSL https://www.eevblog.com/forum/repair/ch341a-serial-memory-programmer-power-supply-fix/50/ me baseei nas instruções do YunLad e não tive nenhum problema com chip nenhum desde então, não tenho certeza se já gravei este chip, especificamente no ch341A, posso até ver se encontro um nas sucatas pra testar.
  23. @LSL extraído do datasheet. MX25L8006E 8M-BIT [x 1 / x 2] CMOS SERIAL FLASH FEATURES GENERAL • Single Power Supply Operation - 2.7 to 3.6 volt for read, erase, and program operations

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...