Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Notebooks e Laptops

O espaço definitivo para o técnico em portáteis. Discussões avançadas sobre interpretação de esquemas (BoardViews), injeção de tensão e falhas crônicas.

Subfóruns

1. Faltou o BoardView exato ou a BIOS para reviver a placa-mãe? Peça ajuda à comunidade e contribua para expandir o nosso banco de dados. Por favor, utilize a busca do sistema antes de criar o seu pedido.

• 33.052 posts
  2. Placa reparada e equipamento de volta à vida? Esta área guarda o histórico de todas as batalhas vencidas contra curtos e falhas crônicas pela nossa comunidade.

• 112.432 posts
  3. Área dedicada à capacitação técnica avançada. Acesse nosso acervo de cursos, apostilas, guias de leitura de esquemas (BoardViews) e tutoriais de reparo em placas-mãe.

• 9.298 posts
  4. Vai iniciar um reparo ou pedir ajuda? Confira os avisos vitais, avisos de segurança e as melhores práticas da nossa comunidade para a manutenção de notebooks.

• 1.043 posts
  1. esse c.i é de um intelbras. no mercadolivre nao achei para vender. ja vi que parece que é dificil de encontrar tambem. alguem tem para vender esse c.i??? a praga é esse c.i aqui P2808B0.

• 21 respostas
    • 22,4k visualizações
  2. Criado por noteville,

estou com esse note que tem placa clevo com os seguintes números na placa 6-71-w24ho-do2a_gp não encontrei o esquema dela esta sem o componente pu7 que simplesmente explodiu só tem vestígio de queimado alguém por acaso tem essa placa pra me dizer que componente eh um abraço.....

• 5 respostas
    • 2,9k visualizações
  3. Criado por luizmelga,

Boa tarde amigos do forum blz, finalmente o forum de volta sem aquele amarelao horroso kkkk bom gostaria da ajuda dos amigos para identificar o modelo do I/O neste esquema elétrico: http://sdrv.ms/NFp330 sei que é mais facil olhar em cima do componente mas gostaria de aprender a localiza-lo no esquema, e pq essa placa nao esta comigo e preciso comprar essa I/O obrigado Luiz

• 23 respostas
    • 7,4k visualizações
  4. Estava pesquisando técnicas sobre reballing e me deparei com esse material: http://projetoseti.com.br/hardware/eletronica/bga-reballing-ou-reflow/ O problema é que realmente tem lógica pelo fato do lead-free tem um ponto de fusão mais alto. Porém como todos sabemos e viemos aplicando é que a solução para a BGA é o chumbo. Em contra partida as placas tipo dv4,5 entre outras fbricadas de 2007 para cá já vem livre de chumbo e por esse motivo então não deveriam apresentar tal problema a não ser que por falta de manutenção preventiva a temperatura do BGA ultrapasse os 200° que acredito ser o necessário para causar as microfissuras na liga, e caso chegasse a essa te…

• 24 respostas
    • 9,1k visualizações
  5. Criado por android3g,

Olá pessoal primeiramente sou novo aqui mas já participei do antigo fórum e gostaria se alguém pudesse me ajudar com uma duvida estou com um note acer aspire 7720 tela de 17.1" que não sobe o vídeo vi que foi mexida na memoria dedicada o bendito Nvidea (BGA) que fica em uma placa individual pequena gostaria de saber se posso fazer um reballing desse chip e como pós tenho uma IR6000 que seria um pouco mais complicado de fazer devido o tamanho da placa que fica o chip e uma outra duvida seria o chip original e NF 5372.00W e eu tenho um novo só que e NC 5537.00W será que posso substituir por esse alguma dica agradeço desde já...

• 9 respostas
    • 3,9k visualizações
  6. Criado por cyb3punk,

boas venho perguntar se alguem sabe de algum dual transistor equivalente ao Z2 . encontro em boards velhas o D2 mas é diferente

• 1 resposta
    • 1,6k visualizações
  7. Criado por junaki,

Alguem ja pegou esse defeito.... na primeira tela onde aparece o logo positivo fica vermelha a tela inteira, quando ta carregando o windows tb... dai chega a tela do usuario fica quase normal.... mas cheio de pintas pela tela... ja testei tela, flat, ja fiz minimal no ponte norte..... me ajudem

• 11 respostas
    • 6k visualizações
  8. Criado por jacksonsw,

Amigos, este dv4 tá me tirando, já vi em outros tópicos mas não uma solução, quero descobrir para deixar a dica para os amigos. Plugou na fonte vai pro pau o PQ103 e PQ101, troca, pluga na fonte vai pro pau novamente, já troquei umas 3 vezes e só eles que dão curto já varri a placa inteira não encontra outros componentes em curto.

• 3 respostas
    • 2,4k visualizações
  9. Criado por leo_tec,

olá pessoal, estou com esse note aki com o seguinte defeito: não sobe video, led do teclado fica piscando + ou- 1 vez por segundo, ao precionar levemente o soket do processador por baixo da placa ela volta a dar video então constatei que era solda quebrada no soket, dai fiz um me no soket por baixo mesmo, ela voltou a funcionar normalmente durante um dia mas o defeito voltou no dia seguinte. algue poderia me informar como deve ser feito o procedimento de reflow neste soket visto que ele é de plastico e pode não suportar o calor, se deve ser feito com o arquente por baixo ou por cima mesmo, se é preciso usar fluxo ou não. fico grato desde já.

• 4 respostas
    • 2,1k visualizações
  10. Pessoal quem bom reve-los novamente. Bem estou com um HP DV 1000 que esta oscilando aluminosidade da tela hora funciona bem hora nao como nao tenho nem o inverter nem a tela para testes gostaria de saber se tem outro caminho sem precisar comprar essas pecas? Obrigado!

• 7 respostas
    • 4k visualizações
  11. Criado por gerde,

Boa tarde Estou com uma tela led que esta com a cor levemente azulada. Já testei outra tela no notebook e fica normal. E também ja puis essa tela em outro note e o defeito persiste. Ou seja é tela mesmo. Alguem sabe oque pode ser isso ? Abraços

• 16 respostas
    • 5,6k visualizações
  12. Criado por vlad_itj,

Tenho 2 teclados de Positivo (03086PA-4309L) série Z, que quando conecto em notes mais novos não funciona o Q,W,E,S e uma das setas. Será que têm como alterar a BIOS do teclado? Lembro de ter lido mensagem sobre isso mas procurei e não achei nada.

• 4 respostas
    • 2,3k visualizações
  13. óla Povo, Pensaram que poderião se esconder né kkk tô aki. a e só pra constar eu prefiro essa cor aki do quê aquela pagina amarela que tava aparecendo kkkkkkkkk é o seguinte: Pra voltar com tudo gostaria de saber se alguém ja pegou um acer Aspire 5050 com video só no externo? Testes realizados: TROCA DO LCD, DO FLAT, INVERTER, PN, PS, PROCESSADOR, BIOS, SUPER I/0, TODOS EU DISSE TODOS OS COMPONENTES DA FONTE LVDS. Descobri que esta faltando sua voltagens de 3v no conector do lcd, porém parece que não é uma voltagem qualquér, uma delas eu acredito que seja um pulso que venha do PN. Infelismente vou devolver ao cliente sem reparo. Agradeço a todos.

• 15 respostas
    • 5,3k visualizações
  14. Criado por rodrigolap,

Pessoal estou com esse not. que não liga. Qdo. aciono o power ele dá uma piscada no led do power, dá uma girada no cooler e já desliga. Verifiquei as tensoes e está ok. 3.3v e 5v. Não consegui checar as tensoes de memoria e processador, pois o not. não fica ligado. Fiz um reflow de leve no PN e no PS. Regravei a bios com o arquivo que baixei do site da HP e também não resolveu. Alguém tem alguma dica?

• 18 respostas
    • 10,4k visualizações
  15. Criado por ##PK##,

Bom dia senhores Alguem tem esse tópico da segunda bios salvo ai caso ninguem tenha peço encarecidamente ao junior para esplicar para que serve e tals seria de grande ajuda ao forum principalmente na hora de atualizar, sei que é apenas uma que se atualiza mais qual

• 5 respostas
    • 2,6k visualizações
  16. Criado por JFV,

Notebook Acer Travelmate 6292 Placa : zu1 Defeito : nao liga Procedimentos realizados: inicialmente a placa ao aperta power o led da bateria pisca 8 veses e desliga , e so com a bateria o led do power pisca 1 vez e desliga bem rápido , eu troquei o chager e nada na placa tem 19v , 3,3 e 5v e 1,8 da memoria venho pedir a juda dos amigos mais experientes pois nao sei muito ler esquemas tentei mais noa consegui vou deixar o esquema abaixo abraço. http://www.4shared.com/rar/ZHrPg9s4/Acer_TravelMate_6252_6292_-_QU.html

• 27 respostas
    • 7,4k visualizações
  17. Boa malta, Tenho um HP compaq cq61 que acende o led mas não arranca, após alguns testes verifiquei as tensões e tem os 5v e 3,3v, após ligado mais do que 1 min verifiquei que o ic da bios está a esquentar muito. Já dei uma olhada ao esquema mas como estou iniciando ainda não tenho muita experiência na interpretação e modos de funcionamento. Têm alguma ideia? Será o próprio chip ou existirá algum curto que o fará aquecer? abraço e desde já obrigado.

• 9 respostas
    • 5,7k visualizações
  18. Criado por otaneR,

Boas Galera, Já uso os 2 forums antigos acerca de um mês e tenho aprendido muito acerca de reparação de notebook, com este novo decidi criar este tópico com dicas para técnicos de eletronica e reparação de notebook. Sou de Portugal, trabalho a 5 anos em electrónica, recentemente aceitei a proposta de ingressar numa empresa de reparação de notebook e reballing, sou o único técnico de elétronica, apesar de não ter experiência em notebook mas tenho muita vontade de aprender. Nas primeiras reparações tenho tido muita dificuldade de reparação de notebook que não ligam ou tem sintomas estranhos, despistagem de avarias e reballing (tenho a maquina shutle star SV-5…

• 3 respostas
    • 5,6k visualizações
  19. Criado por michel zedco,

Pessoal estou com um notebook na bancada o modelo dele é o LGR40, o defeito dele é o seguinte conecto a fonte no Jack e ouço na fonte uns estalos dentro dela e a MB não acende o Led da placa. Alguma dica ai?

• 7 respostas
    • 4,4k visualizações
  20. Criado por gerde,

O notebook liga, roda o cooler numa velocidade que me parece mais rapida que o normal, acende led do power e da placa wireless mas não sobe video. Testes realizados: Troca de Memoria, Troca do Processador; Troca da Tela; Video Externo; Troca de fonte e bateria; Ja repassei mosfets, capacitores e diodos e não achei nada de errado. Acho que mais claro que isso impossivel. Abraço

• 15 respostas
    • 7,5k visualizações
  21. Criado por Marcelo-sc,

Boa tarde.... estou com Acer 5536 que nao da imagem porem no Monitor externo da...analisando a tela encontrei esse componente torrado.. so nao consigo identificalo no datacheet preciso ver se em minhas sucatas não acho um compativel segue as fotos Componente torrado

• 4 respostas
    • 2,8k visualizações
  22. Olá pessoal, sou novo no forum! hehehehehehehe É o seguinte: Estou com essa placa ECS R40IIx que liga, fica uns 10 segundos e desliga. Segue o esquema eletrico: http://www.fernandoinformatica.com.br/ECS%20R40IIx%20-%20REV%20C%20Sec.pdf Na PL10 - 3,3v / PL11 - 5v. Depois do start, na PL7 - 1,8v / PL6 - 0v / PL4 - 0v Tirei o Pq13 e continuou desligando, coloquei ele de volta e levantei a PL6. Mesma coisa! Notei que quando tirei o Pq13 e também quando levantei a PL6, o chipset ficou chiando, até a placa desligar. A diferença para o defeito original é que eu tinha que tirar da energia, esperar um tempo e ligar novamente. Com os componentes na placa, n…

• 20 respostas
    • 10,2k visualizações
  23. porra essas maquinas sao muito chatas. fazendo reball essas porras tem mania de dar pau em 1 mes ou menos. digamos que 80% da problema. ta certo que a refrigeração dele é horrivel. mas mesmo vc botando cobre e o bga tiver a 60 graus em idle e de 70 a 75 em full ele volta. maior inferno. vc pode botar cobre ou elastomero. se voltar fudeu. mesmo com temperatura baixa. nao consigo entender.

• Joinha
    • 71 respostas
    • 15,1k visualizações

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.