Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E1 532 - Placa ( v5we2 la-9532p ) Dúvidas sobre o CI PQ302

Avalie este tópico:

ksbinformatica

Posts em destaque

Pessoal, boa tarde!

Estou com um acer apire E1 532 na bancada, a placa e v5we2 la-9532p, ela chegou não ligando nada, de cara encontrei o CI PQ302 com defeito, chega os 19v nele mais não passa para o PQ303, removi ele e fiz um jumper pra ver se a placa ligava "já que o PQ303 recebe os 19v do 302" o notebook ligou, minha duvida e se posso manter um jumper ou e necessario substituir o CI, obviamente que seria melhor substituir, mais não tenho dele aqui e o cliente precisa do notebook, preciso saber se teria problema manter o jumper.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

conforme

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
escreveu, pode sim...

e o componente não é um ci.

Link para o comentário

, O ideal é trocar , em  muitos casos inclusive quando vc faz o jumper o note para de carregar a bateria ou ate mesmo nao funciona pela bateria somente pelo carregador , verifica se no seu caso funcionou td

Link para o comentário

cara, nestes casos quando não tenho o mosfet igual, eu faço o jump com um resistor de baixa resistencia ou normalmente, quando retiro mosfets em curto de outras placas, eu guardo eles para ocasiões assim, aí eu retiro do mosfet o pino 4 que é o gate e instalo  ele no lugar com apenas o dreno e sorce, funciona como um  jumper mais não parece. 

Link para o comentário

Muito bom

, vou seguir sua dica, obrigado!

Link para o comentário

mas de que forma soluções desse tipo podem ser consideradas aceitáveis? eu sei que a intenção é sempre boa, mas é preciso ter cuidado com o que se escreve, até porque muitos vão seguir certos conselhos sem pensar...

desculpem a sinceridade, mas tinha de intervir...

e se amanhã a bateria explode e alguém se magoa? ou se isso acontece durante a noite e o notebook pega fogo ao quarto de uma criança enquanto esta dorme?

deixo apenas o alerta para abandonarmos esse tipo de procedimentos. os circuitos de protecção e as normas de segurança foram concebidas para protecção dos equipamentos mas, essencialmente e acima de tudo, para nossa própria protecção.

Link para o comentário

,sem dúvidas que você está correto na sua colocação, o fato e que não tenho o componente aqui, preciso comprar, e isto vai tempo e o cliente precisa com urgência, então vou explicar para ele o procedimento e deixa-lo ciente, mais já vou comprar o componente para futuros problemas e orientar ele a trazer novamente depois para troca, no mais obrigado a todos pelas orientações.
Link para o comentário

e que tal, por exemplo, adaptar temporariamente no local outro mosfet compatível, mesmo que de encapsulamento diferente?

o que vai dizer ao cliente?

"ah, atenção que há o perigo de a bateria explodir, ou o note pegar fogo, mas visto que você tem urgência, por favor assine aqui este termo de responsabilidade..."

bom, fica o alerta para quem ler este tópico, porque se com o que escrevi, mudar o comportamento de um técnico que seja, valeu a pena.

Link para o comentário

boa noite alex, sei que vc tem de fato algum tipo de conhecimento em eletronica mais talvez precise de um pouco de prática em placa mãe de notebook, porque a bateria de qualquer notebook não depende só desse componente para carregar ou funcionar ela de depende de outros componentes mais específico talvez o bq24735/isl6255 ou outro sendo que a proteção da bateria e da placa em geral estar nele e em outros fets. esse que o amigo citou são mosfets de entrada do dcjack é sobre ele que me refiro, sou muito esperiente nessa área alex elem de vários cursos, e nunca tenha certeza nunca, darei dica que prejudique alguem aqui.

Link para o comentário

, eu não tenho participado muito no fórum ultimamente por razões pessoais, pelo que é natural que você não tenha lido posts meus e faça esses comentários acerca de mim...

seja como for, eu até entendo que a sua intenção tenha sido boa, mas eu não posso concordar com práticas como a que sugeriu.

então, achei que com a minha experiência concreta, que você supõe que é pouca; o meu conhecimento de placas de notebooks, que você supõe que é pouco; e também de acidentes que você supõe que são impossíveis de acontecer, tinha o dever moral e ético de alertar quem ler os meus posts para possíveis consequências desse tipo de práticas.

aconselho-o a estudar cuidadosamente a pág. 34 do esquema deste notebook. é curioso como é feito o controlo desses mosfet de entrada, entre outros pormenores...

bom, mais uma vez reitero - se houver um único técnico que seja humilde o suficiente para, depois de ler o que escrevi, ponderar e modificar as suas práticas de gambiarras, fico satisfeito com isso.

continuação de bom trabalho para todos.

Link para o comentário

, consegue me indicar um MOSFET compatível? Ou alguma placa que encontre um, tenho várias placas aqui, mais em nenhuma delas encontrei o MOSFET do mesmo modelo, me indica um compatível ou um modelo de placa que encontre por favor.
Link para o comentário

• Moderador Global

, no ML vc encontra para comprar:

No seu estado e com preço bom:

Acredito também, que procurando em suas sucatas, principalmente em placas Compal, na mesma área da placa, deve encontrar algum equivalente,utilize os datasheets para comparação:

Algumas placas que possuem esse mosfet:

LA-9532

LA-B161

LA-B231

Quanta ZQR

Link para o comentário

Veja esse vídeo.

Link para o comentário

, desculpe não ter respondido a tempo, mas sou portuga e há neste momento 4 horas de diferença entre nós, hehe.

bom, felizmente este fórum é uma maravilha e você já recebeu a ajuda de que precisa.

abraço

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Bom, sei que o tópico é de um mês atrás, mas a avaliação do defeito dessa placa acredito que foi feita de forma errada.... estou com a mesma placa com esse defeito, o mosfet PQ302 não passa os 19v para o PQ303, e não é defeito nele, o que acontece é que o CI BQ24735 vai gerar uma tensão de 24v no pino 4 (ACDRV) que está ligado ao Gate do PQ302 e PQ303, e essa tensão de 24v não está sendo gerada... por tanto, o defeito não é no mosfet....

No meu caso já troquei esse CI e o problema persiste ainda não gerando os 24v.

Só descrevi para falar um pouco do defeito que realmente deve ser....

Link para o comentário

estou com o mesmo problema, segue oque ja fiz e nao resolveu:

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...