Postado 27 de Junho de 2017 8 anos Como desabilitar a memória onboard da placa mãe Asus, enfim, sabemos que a memória onboard pode estar com defeito e assim o equipamento não subir vídeo, então penso que será de boa ajuda para os amigos. Vamos para a parte que explica melhor como funciona. A tradução da palavra Shift quer dizer mudança, olhando a placa na sua mão verá que nesses pontos explicativos um dos locais tem o componentes e no outro local não tem os componentes, basta remover do local que vem original e colocar no outro ponto demarcado. (Shift = Mudar). Em alguns casos de placa mãe Asus é necessário editar a bios e desativar a DIMM0 onde seria a onboard para o sistema ignorar também por lá. Lembrando como esses componentes estão na linha da memória, tem função de habilitar e desabilitar, sempre aconselho a testar eles, pois podem inclusive serem os motivadores do problema inicial. Quem gostou e achou útil pode ajudar com um joinha. Editado: 16 de Setembro de 2018 7 anos por lord-zeus Mais imagens para ajudar ainda mais na solução.
Postado 20 de Outubro de 2017 8 anos @Miguel7875 ja tentei e no meu caso a mb ficou ligando e desligando em loop sem video!....mais tentar não custa
Postado 20 de Outubro de 2017 8 anos Autor Pessoal lembrem-se de medir o próprio resistor, pois ele pode ser o motivo do problema inicial.
Postado 20 de Outubro de 2017 8 anos @lord-zeus vdd....no meu caso não lembrei de fazer isso....kkkk bem vdd né
Postado 20 de Outubro de 2017 8 anos Autor @eletrosr pois é , nessas horas sempre bom lembrar de tudo e mais um pouco. O que vejo de resistor matando Mobo aqui na bancada não é brincadeira.@Miguel7875 concordo com o @eletrosr não custa tentar a troca dos componentes, eu já segui essas instruções de outro modelo e obtive êxito .
Postado 23 de Outubro de 2017 8 anos Atenção a um pormenor, por vezes não basta mudar resistências ou retirar, temos também que fazer a modificação da bios para desactivar a DIMM de memória onboard. As aplicações para isso são AMIBCP v.4 e v5, consoante o tipo de Bios.
Postado 20 de Abril de 2018 8 anos Muito obrigado pela dica , no meu caso o note estava reiniciando e dando tela azul e resolveu , parabens
Postado 20 de Abril de 2018 8 anos Autor @Celso Gois ótimo que resolveu para o amigo. Assim vamos multiplicando o conhecimento.
Postado 23 de Abril de 2018 8 anos @lord-zeus Amigo, estou com um notebook asus modelo x450lc-bra-wx064h que aparentemente fechou curto e agora reconhece só 2gb de ram interna, ficando sem video quando coloco uma ram no slot vazio. O notebook funciona normalmente quando esta sem um pente no slot, mas fica limitado a 2gb de ram... Sabe se somente pelo AMIBCP eu conseguiria resolver isso? Agradeço desde ja a atenção.
Postado 25 de Abril de 2018 8 anos Autor Em 23/04/2018 às 20:55, João Pedro Mangolin disse: @lord-zeus Amigo, estou com um notebook asus modelo x450lc-bra-wx064h que aparentemente fechou curto e agora reconhece só 2gb de ram interna, ficando sem video quando coloco uma ram no slot vazio. O notebook funciona normalmente quando esta sem um pente no slot, mas fica limitado a 2gb de ram... Sabe se somente pelo AMIBCP eu conseguiria resolver isso? Agradeço desde ja a atenção. @João Pedro Mangolin Boa noite, o procedimento citado acima, é para desabilitar o onboard e usar o off, e não o contrário, mas a dica inicial que posso dar seria, testa esses resistores que fazem a função de habilitar e desabilitar a onboard. para ver se nessa linha não tem algo matando ele, e a edição não vai ajudar no meu ver. Penso que deves tirar um tempo e dar uma olhada nessa placa para ver se acha algum problema visual, no mais sugiro abrir um tópico, com modelo, marca e defeito como pede a regra do fórum para que possamos lhe ajudar a resolver o problema. Aqui não é o local para isso. Att
Postado 4 de Janeiro de 2019 7 anos Pessoal peguei esta placa com as memorias em curto, retirei todas, troquei os resistors , mas ainda nao da imagem... Alguem sabe fazer a modificação na bios ? @lord-zeus @modernvisionpt
Postado 4 de Janeiro de 2019 7 anos 4 minutos atrás, Alex Prates disse: Pessoal peguei esta placa com as memorias em curto, retirei todas, troquei os resistors , mas ainda nao da imagem... Alguem sabe fazer a modificação na bios ? @lord-zeus @modernvisionpt Abre um novo tópico
Postado 14 de Junho de 2019 6 anos Como mencionado no tópico pessoal fala em desabilitar na bios, saberiam me dizer como localizo a linha para desativar ?
Postado 14 de Junho de 2019 6 anos Autor @carlos noteblu segue: Conforme imagem, na guia Setup Configuration, Main, Submenu, nas colunas Failsafe e Optimal da linha ChannelA DIMM Control. Selecione Disable DIMM0, em ambos os campos. Basicamente, terás que pegar o arquivo BIOS, editar pelo programa AMIBCP, faça essas modificações e salve o arquivo, depois regrave no Chip e faça seus testes. Editado: 14 de Junho de 2019 6 anos por lord-zeus
Postado 5 de Dezembro de 2019 6 anos Em 20/10/2017 às 20:51, lord-zeus disse: Pessoal lembrem-se de medir o próprio resistor, pois ele pode ser o motivo do problema inicial. Aqui o valor é de 10K em todos eles...
Postado 5 de Dezembro de 2019 6 anos @claudio cortez Estou com uma na bancada aqui... Liga, mas não sobe vídeo. Estou por gravar a BIOS dele para a versão sem Chip gráfico.
Postado 5 de Dezembro de 2019 6 anos certo faz ai se nao de certo regravaçao bios resolve grande fernando
Postado 5 de Dezembro de 2019 6 anos 3 minutos atrás, claudio cortez disse: certo faz ai se nao de certo regravaçao bios resolve grande fernando Eu gravei a BIOS dele do Link abaixo: mas quando conecto o carregador o aparelho já se inicia sozinho. Lembrando que antes de eu regravar a bios, o aparelho só ligava quando pressionava o power mas não sobia vídeo.
Postado 15 de Janeiro de 2021 5 anos @Alex Prates Em 14/06/2019 às 13:59, lord-zeus disse: @carlos noteblu segue: Conforme imagem, na guia Setup Configuration, Main, Submenu, nas colunas Failsafe e Optimal da linha ChannelA DIMM Control. Selecione Disable DIMM0, em ambos os campos. Basicamente, terás que pegar o arquivo BIOS, editar pelo programa AMIBCP, faça essas modificações e salve o arquivo, depois regrave no Chip e faça seus testes. Abri o arquivo da bios mas não consigo modificar, clico no item a modificar mas não acontece nada, não abre a opção. O arquivo é .bin mas lê direitinho, achei a parte de desabilitar a dimm0, só que não consigo modificar.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.