Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook dell inspirion n5110 não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Notebook dell não está ligando, verifiquei que no pwr bottom tá chegando 2,7v em vez de 3,3. Quando aperto o botão ele zera a tensão normalmente e volta para 2,7v. Outro componente o PU4003,  mosfet 4407A chega 19v e não tá passando nada nele. retirei e testei ele fora da placa ele está bom. Olhando o esquema ele deveria passar uma tensão de 12v pra alimentar a bateria, Detalhe de vez em quando passa essa voltagem mais fica caindo a tensão até chegar a 0v.

Alguma luz ?

Postado

Pelo que vi essa referencia que voce passou se encontra numa etiqueta que vem colada na placa, o modelo mesmo vem serigrafado.

Na secao de leitura obrigatória voce encontrará um excelente tutorial acerca de como identificar placas de notebook, além de outras informações vitais para todo técnico do ramo.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Quando identificar a placa, nao esqueca de adicionar o modelo no titulo do tópico.

Boa sorte  8).

Postado

ele tem 3,3v no ci de alimentação da bateria que é o ci bq24745 porem não tem saida de DC... isso que eu achei estranho,,, e sobre a bios não regravei pelo devido fato que ele tá perdendo tensão nessa linha, posso ta errado mais se fosse bios não era pra ter a saida desse CI ??

Postado

Companheiro Jonatan_luiz, nós realmente ficamos felizes em poder ajudar mas sem o modelo da placa não temos como ter acesso ao esquema da mesma e sem esquema não tem analise.

Placas de notebook são reparadas analisando seus circuitos, nao tem dica certa, receita de bolo é lá nos blogs.

Nós queremos manter o alto nível técnico que esta comunidade sempre teve, e isso só será possivél se os usuarios respeitarem as regras básicas do forúm, por isso lamentavelmente não gostei da sua atitude de voltar a deixar uma mensagem sem completar a informação do tópico.

Tenha em conta que os tópicos incompletos sao fechados e posteriormente apagados, portanto só depende de voce acertar seu tópico e receber a ajuda dos amigos  8)

Postado

modelo da placa mae 48.4ie01.011 10245-1 dq15 == notebook dell inspirion n5110.. Obrigado colega Info.. aguardo ajuda então agora..

Amigo, dá uma olhada nesse esquema aqui e confirma se é esse mesmo senão o pessoal não tem como te ajudar...

Postado

Sempre que achar uma sequencia de caracteres que considerar que pode ser o modelo da placa, faça uma busca rápida no google.

Neste caso acredito que é uma placa Wistron DQ15 e esquema pode ser encontrado no seguinte link

Por favor confirme se está correto.

Tenha em conta que a ajuda está aqui mesmo no forúm, esqueça essas historias de que X maquina se conserta trocando X mosfet, voce precisa entender o funcionamente do aparelho e isso está detalhado em vários tópicos daqui do eletronicabr.

Esta informação existe em varios outros tópicos e inclusive eu mesmo já perdi horas escrevendo sobre isso para ajudar o pessoal, mas tentarei resumir.....

A sequencia de inicio de um notebook se resume a uma troca de informações entre a BIOS, o I/O e o southbridge. A analise começa verificando que exista alimentação nos 2 primeiros, logo se for possivél com a ajuda de um frequencimetro ou osciloscopio, se verifica se existe frequancia de trabalho no I/O

e caso esteja tudo ok, deveriamos realizar medições de sinais, ou regravar ou trocar a BIOS, o que é como dar um tiro no escuro mas que muitas vezes resolve.

Caso nao tenha a alimentação correspondente nos componentes citados, voce pode estar com um problema no circuito que gera as tensões de 3V e 5V e deveria verificar que valores são encontrados nos pins do PWM correspondente.

Agora não querendo ser chato..........só faltou adicionar o modelo da placa (Wistron DQ15) no titulo  8)

Tenha em conta sempre este modelo na hora de abrir os tópicos

Titulo = Modelo completo do aparelho - modelo da placa - problema do aparelho

Boa sorte  8)

Postado

amigo primeira coisa é checar se tem 3,3 v e 5v , caso a tenha , provavelmente problema no chip I/O

mas se não tiver veja pelo esquema eletrico se chega a tensão nos mosfets e pwm dessas 2 tensões

se sim provavelmente estara com problema no pwm que se não me engano é o tps51125

verifique se ele não esta esquentando

se te ajudou nao esqueca do joinha ok rsrs

boa sorte

Postado

verifiquei o CI TPS51123 eu tenho entrando 19v mais não tá saindo 3,3v e nem os 5v, duvida, o outro ci BQ24745 ele tá gerando 3,3v e 2,7 que é o que alimenta o power e alimenta a bateria pelo que eu entendi. Pelo jeito é esse PWM CI TPS51123 que tá com defeito ? pois ele entra a tensão alta de 19v mais não sai os 3,3 e os 5v ? é isso colegas ?

Postado

Sempre que fizer testes especifique os pins nos quais voce encontra as tensões.

O TPS51123 é o componente que gera as tensões de 3V e 5V que a maquina gera para poder iniciar.

O BQ24745 é o integrado respnsável sim pela carga da bateria, porém ele nao é o responsável dos famosos 3V e 5V, nem mesmo pela tensão encontrada no botão de power.

Eu verificaria os pins 16, 17 e 8 do TPS51123 para começar, e pelo seu relato aposto 5 conto que você vai achar 19V, 5V e 3V respectivamente.

Boa sorte  8)

Postado

Ola, estou com o mesmo problema num desses da dell que e a placa mae que o amigo bisuca mandou o link do esquema, so estou esperando minha gravadora de bios nova chegar que a minha willem ta osso nao aceita varios marcas e tamanhos de cis de bios.

Postado

Caro colega infosquadsn, realmente no pino  16 eu tenho 19v e no 17 tá saindo 0v e no 8 também todos os outros pinos sem tensão, observação

logo que eu coloquei a fonte ele tinha tensão de 3,0v no pino 17 mais essa tensão foi caindo até chegar a 0v ?? to querendo trocar esse ci porem quero ter a certeza que não tem mais componentes na linha dele com defeito

Postado

Verifica a impedancia dos pins 17 e 8 com respeito ao terra e se acusar curto aplique tensão com a  fonte de bancada e veja se alguém esquenta.

Obviamente 3V máximo para a linha de 3 e 5V máximo para a linha de 5.

Se nao houver curto, acredito que seria interessante trocar o integrado para ver no que dá.

Não esqueca de adicionar o modelo da placa no titulo  8)

• 2 semanas depois...
Postado

Desculpa pela demora é que tava esperando chegar o CI que tinha comprado. troquei o CI TPS 51123 e o pino 8 0v e 17 0v, o detalhe que o pino 17 começou com 3v foi caindo até ficar 0 eu tirei e coloquei de novo a fonte e ficou 0v direto,

Postado

Bom, dei uma olhada no esquema e refresquei a memoria.

Para que as saídas funcionem, além de não ter nenhum curto nas saidas (coisa que considero que tenha verificado) voce também deve ter o EN0 em "open" como indicado no datasheet do TPS51123, ou seja, sem conexão ao terra.  Verifique se o PIN 13 está em contato com o terra e se for o caso verifique o funcionamento do circuito do PU4101,  se este integrado estiver em curto ou algum outro componente do circuito vir a falhar, este pode estar matando seu EN0.

Peço desculpas por não ter visto este detalhe anteriormente, mas ainda tenho algumas "manias" que às vezes me atrapalham na leitura dos esquemas.

Boa sorte  8)

Postado

se testei corretamente o pino 13 não está conectado ao terra, não parece ter curto nessa região. Ele também apresenta tensão de 3,0 v e vai caindo até chegar a 0v, uma pergunta isso não pode ser a bios com defeito ? no meu entendimento so seria bios se as tensões tivessem certas ? ok ?

Postado

Se voce não encontrou o Pu4101 pode ser que ele nao esteja nessa revisão da placa.

BIOS esquece, porque pelo que você descreve nao há tensão na BIOS.

Quanto ao TPS51123, eu nao vi muito segredo, voce precisa ter o EN0 em open e obviamente nao ter nenhum curto no circuito e assim ficam habilitadas as saidas reguladas de 3 e 5 volts.

Voce pode conferir isto na página 21 do esquema

Deve haver algum curto, seja nas saidas VREG ou em algum outro terminal.

Aplica tensão nas linhas de 3 e 5 para ver se aparece umj sobreconsumo ou algum componente esquentando.

Se o componente tem VIN e tem EN0, ao menos VREG deveria ter .

Bicho complicado esse seu hein  >:(

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...