Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer Aspire E1 531 / MB LA-7912P REV 1.0 / não liga

Avalie este tópico:

geanverdi

Posts em destaque

@curtolo Me expressei mal anteriormente, não são segundos que fica ligada, é muito rápido que ela desliga, talvez um segundo, só que estou sem nada na placa, somente a 2032!

@regisfatef No momento estou com o jumper feito no U21, sem pressionar power a placa esta consumindo 0.160A. Estas tensões deveriam chegar na perna 2 do PQ21 correto? Está zerado ali..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, cilaalves disse:

Não está bem claro só pra entender nós diga se a placa tem as tensões primárias de 3 e 5V nas PLS sem que seja feito o jamper no PQ21? 

Sim, já disse em alguma resposta anteriormente que, há 3,3 e 5V nas PLs mas fica dando um chiado em algum componente que não consigo achar qual é, aí o consumo fica oscilando rapidamente entre 0.017A e 0.026A e não liga a placa ao pressionar botão!

Link para o comentário

Ola, seu u22  esta alterado, ele NÃO pode ter tensão nos pinos 1,2,3 e 4 em standby. Sua fulga deve estar por esse circuito do u22. Sei que ja trocou ele.  Minha sugestão, remova o resistor R372... a tensão de 13v no pino4 deverá sumir. E a tensão de 4v nos pinos 1,2 e 3 tbem. Se isso acontecer, troca esse resistor.  Ainda sem o resisitor, mede o u22, se aparecer alguma tensão de 5V ou próximo disso nos pinos 1,2,3,e 4, seu mosfet esta ruim. troca ele. Mede a tensão que tem no resistor de 100k R383, próximo do Q27 e Q15, precisa ter 5v dos dois lados. Caso não tenha, troca o resistor. DICA -  Essa placa, não fica ligada sem memoria e processador. Ela liga...fica  de 3 a 5 segundos e desliga... As medições que peço, são todas em standby. Outro detalhe, BIOS dessa placa só é alimentada após pressionar o power. Nos mantenha informado.

Editado: por fsthom
Link para o comentário

1 hora atrás, fsthom disse:

Mede a tensão que tem no resistor de 100k R383, próximo do Q27 e Q15, precisa ter 5v dos dois lados. Caso não tenha, troca o resistor

@fsthom acho q vc passou uma dica legal... mas esse circuito tem um # indicando que tem que está em nivel logico baixo se o q27 estiver funcionando e  R383 estiver ok na linha de #syson tem q está em nivel logico proximo de 0v então R383 tem q ter 5v de um lado e proximo de 0 do outro pra está ok lembrando que o q27 e um canal duplo

Link para o comentário

11 horas atrás, Liipe ☺ disse:

@fsthom acho q vc passou uma dica legal... mas esse circuito tem um # indicando que tem que está em nivel logico baixo se o q27 estiver funcionando e  R383 estiver ok na linha de #syson tem q está em nivel logico proximo de 0v então R383 tem q ter 5v de um lado e proximo de 0 do outro pra está ok lembrando que o q27 e um canal duplo

Concordo com você, mas lembrando que a placa é revisao 1.0, e o esquema elétrico que estamos olhando é rev 0.2. Talvez nessa versão tenha mudado. Mas indiferente disso, as dicas que passei são de anotações feitas em reparos ja executados por mim. Inclusive tenho uma placa dessa em bancada e conferi essa tensão antes de passar para nosso amigo. Espero que ele veja nossas dicas, nao que abandone a placa.

Link para o comentário

@willianlopes Em R372 do lado que vai para perna 3 do Q19 tenho 13,45V e do outro lado tenho 13,8V, já em R368 do lado que vai pra perna 3 do Q25 está zerado e do outro lado tenho 13,5V! Fiz um jumper com a pinça deste lado que tem a tensão no R368 até o C463 que é do ladinho e também vai para a perna 3 do Q25 e a placa liga..

@fsthom @Liipe ☺ Com estas informações que passei ainda assim devo fazer os testes que vocês passaram? O certo do R372 é que nem o R368 então? Achei que fosse ao contrario..

Link para o comentário

10 minutos atrás, geanverdi disse:

@willianlopes Em R372 do lado que vai para perna 3 do Q19 tenho 13,45V e do outro lado tenho 13,8V, já em R368 do lado que vai pra perna 3 do Q25 está zerado e do outro lado tenho 13,5V! Fiz um jumper com a pinça deste lado que tem a tensão no R368 até o C463 que é do ladinho e também vai para a perna 3 do Q25 e a placa liga..

@fsthom @Liipe ☺ Com estas informações que passei ainda assim devo fazer os testes que vocês passaram? O certo do R372 é que nem o R368 então? Achei que fosse ao contrario..

Sim...precisa...essa tensão chega nos resistores e deve ficar parada, nao passar para o outro lado...apenas depois que apertar o power. Esquece esses jumpers, isso só vai te confundir. Ou ainda queimar a placa...pois o resistor tem sua função de baixar a corrente. Se ficar fazendo jumper, poderá passar uma corrente maior e queimar componentes, ai fica dificil e reparar. Jumper em mosfet e transistor tudo bem. Testa como te pedi se possivel.

• Joinha 1
Link para o comentário

eu acho o seguinte +3vs e +5vs só deve aparecer depois que vc aperta o power, o jumper que vc fez, faz com essas tensões fica aparecendo essas tensões em standby ou seja com quem fica sempre presente com a placa ligada ou desligada, isso pode fazer com que a bateria fica descarregando ainda que o notebook fique desligado, entre outras coisas, o certo na minha opinião seria fazer os teste no Q25 que é um fet de canal duplo e tbm ver ser r368 não está aberto

lembrando como estou seguindo o esquema o pino 5 do q25 tem q está proximo de 0 depois que starta, pois essa linha como o esquema fala "susp" significa suspenso  se ela estiver 5v  maquina vai ficar suspensa inabilitando os +3vs e +5vs

Editado: por lipehsb
*r368
Link para o comentário

Agora, fsthom disse:

Concordo com você Liipe, +3 e 5vs, apenas após o power. Remove qualquer jumper que tenha feito, nos passe as medidas novamente do u21 e u22. Medi o Q25 e os resistores R363, R368 e R372. 

As medidas do R368 e R372 que passei são sem jumper, R363 não consigo achar..

Link para o comentário

1 hora atrás, geanverdi disse:

Em R372 do lado que vai para perna 3 do Q19 tenho 13,45V e do outro lado tenho 13,8V

essa tensão tem q aparecer dos 2 lados depois do start é isso que ta pegando ai tem que está igual r368

se eu tivesse que chutar acho q seu problema estaria entre q19 ou r372 

possa ser que q19 não está fazendo bem a função dele ou r372 está alterado

faça como o amigo citou acima retire ele e faça uma media na escala de resistencia e veja se ele está medindo 20k ohms

Link para o comentário

1 hora atrás, geanverdi disse:

Em R372 do lado que vai para perna 3 do Q19 tenho 13,45V e do outro lado tenho 13,8V, já em R368 do lado que vai pra perna 3 do Q25 está zerado e do outro lado tenho 13,5V! Fiz um jumper com a pinça deste lado que tem a tensão no R368 até o C463 que é do ladinho e também vai para a perna 3 do Q25 e a placa liga..

Essa tensão não esta certa.  do lado q tem +VSB tem que ter a tensão 19v da fonte. Essa tensão é que vai saturar esses mosfet da linha VS quando susp for para nivel baixo.

Verifica ela la no PQ6.

E como ja te falaram ai.. Remove esses jumpers ... Ele serve apenas para teste.

Link para o comentário

43 minutos atrás, fsthom disse:

R368 esta correto, R372 nao pode ter tensão dos dois lados. Remove ele da placa, e medi o pino4 do u22, precisa estar 0v.

Retirei ele da placa e está zerado agora no pino 4 do U22, sem ele na placa medindo nos pads na placa de um lado tem 13V e do outro lado zerado, como no R368..

@Liipe ☺ na escala de 20k ele está dando os 20 certinho!

Link para o comentário

5 minutos atrás, geanverdi disse:

Retirei ele da placa e está zerado agora no pino 4 do U22, sem ele na placa medindo nos pads na placa de um lado tem 13V e do outro lado zerado, como no R368..

@Liipe 263a.png na escala de 20k ele está dando os 20 certinho!

Troca o resistor, para garantir. Ja tive problemas de ter medicoes de escala correta, mas nao hora de usar nao fazer a função.

Editado: por fsthom
Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...