Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak SMS net station batendo rele ao desligar

Avalie este tópico:

davidegn

Posts em destaque

Boa tarde,

Agradeço muito o elogio do amigo @João Henrique e todos que estão participando deste tópico, estou me empenhando ao máximo para a resolução do problema, pois alem de me ajudar irá ser muito útil para quem estiver passando pelo mesmo problema, ou algo que envolva os circuitos testados.

Em relação aos testes que o @João Henrique mencionou, tanto o nobreak ruim quanto o bom estão apresentando as mesmas leituras no pino 3, 5 e 13.

Não sei se vai agregar para alguma solução mas eu realizei alguns testes de comportamento no equipamento com defeito:

Ao tira-lo da tomada ele vai começar a bater o rele e tentar ligar, quando acontece isso se eu tentar ligar o nobreak em modo inversor o mesmo não liga, preciso ligar e desligar o botão power 2x para que o nobreak funcione em modo inversor .

Se eu manter o botão power ligado quando ele não liga e retorna-lo para a rede o nobreak fica piscando o led vermelho e nada mais acontece. Ao desligar o botão power ele reconhece rede instantaneamente e depois liga normalmente.

Se eu retorna-lo para a tomada sem fazer nada o mesmo chaveia os reles identificando a rede e liga normalmente.

Esse defeito tinha tudo para ser problema do micro na minha cabeça.

Obrigado mais uma vez pela paciência e colaboração dos amigos aqui no fórum! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/03/2018 às 18:20, davidegn disse:

Ao tira-lo da tomada ele vai começar a bater o rele e tentar ligar, quando acontece isso se eu tentar ligar o nobreak em modo inversor o mesmo não liga, preciso ligar e desligar o botão power 2x para que o nobreak funcione em modo inversor .

Se eu manter o botão power ligado quando ele não liga e retorna-lo para a rede o nobreak fica piscando o led vermelho e nada mais acontece. Ao desligar o botão power ele reconhece rede instantaneamente e depois liga normalmente.

Expandir  

Cara, é o mesmo problema que eu passei com os SMS de 3KVA e 2KVA, problema idêntico. 

No meu caso era um problema com o circuito do cooler. Quando desligava o nobreak e retirava da tomada, ele ficava batendo os reles como se fosse tentar ligar e outra coisa que reparei é o cooler que ficava girando neste processo. E agora que vem a coisa doida, se você colocasse o dedo no cooler pra ele parar de girar o nobreak se desligava completamente kkkk. 

Verifiquei todo o circuito do cooler e não encontrei nada, mas como este circuito é composto por bem poucos componentes, eu substitui os diodos e o transistor que chaveia o cooler. Após isso o problema foi resolvido, provavelmente alguém estava com fuga gerando algum sinal falso ou ruído no micro fazendo ele se comportar dessa forma ao desligar o nobreak.

Vou dar mais uma olhada no esquema pra ver se tenho mais alguma ideia.

Link para o comentário

• 11 meses depois...

Bom dia, sei que o tópico é antigo, mas já peguei esse problema, resolvi seguind a trilha da chave liga/desliga que alimenta o circuito e o primeiro capacitor que aparecer nessa trilha deve ser de 0,47x100v (C16 ou C11) , colocar um resistor de 1mega em paralelo com esse capacitor.

Já deve funcionar pra esse seu problema também.

Link para o comentário

• 1 ano depois...

Boa Tarde Galera da Eletrônica.

Tive problema com esse nobreak.

Realmente um defeito atípico.

Observei que o problema faz o Relé de 5V ficar batendo e o led piscando.

Depois de uns testes descobri que isso ocorre por que a tensão de carregamento da bateria não funciona.

Aqui resolvi trocando o Q6 IRF540.

Espero que isso vale um .  

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...