Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell N4010 DA0UM8MB6E0 Acende o power mas nao liga. Sem SUS_ON

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá pessoal, estou com essa placa na bancada. Ligando a placa sozinha (sem CPU nem memória), o led de power acende e apaga em poucos segundos. Se eu conecto também a bateria, o led permanece aceso (se eu voltar com cpu e memoria, nem com bateria ele permanece aceso). O RT8206 está com a saída de 3.3V ok, mas a saída de 5V está com o enable (pin14) em low (mas não está em curto). Rastreando pelo esquema, vi que esse sinal vem do SUS_ON (pin 100) do SIO ITE8502. Antes de trocá-lo, gostaria de consultar aqui no fórum se alguém tem alguma dica para confirmar se poderia ser algo na BIOS, realmente no SIO, ou em outro lugar. Desde já agradecido. 

Link do esquema: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

N4010UMA-25.jpg

N4010UMA-34.jpg

Editado: por Gilson Macedo
Melhorar a descrição
Postado

Olha confesso que até tentei, mas o que tenho está em pdf, e a plataforma tem a restrição de ser só em JPG. Eu fiz a conversao, mas como foram várias paginas, postei somente aquelas que julguei de relevancia para a análise. Há mais alguma pagina que vc necessita para a análise? Se houver tb uma forma de postar pdf, me avise que faço a postagem completa.

Abs,

Postado

O sinal AC_PRESENT normalmente é uma entrada, mas neste caso está indicando uma saída. Creio que se ele vai para o bga na página 9, então ele está correto em nível baixo, já que não é entrada. O pino 125 zera? Você só viu a tensão, mas não viu se zera. 

Postado
10 hours ago, Gilson Macedo said:

O sinal AC_PRESENT normalmente é uma entrada, mas neste caso está indicando uma saída. Creio que se ele vai para o bga na página 9, então ele está correto em nível baixo, já que não é entrada. O pino 125 zera? Você só viu a tensão, mas não viu se zera. 

Não sei se fiz o procedimento certo, mas tanto no osciloscópio quanto no multímetro, os 3.3v ficam estáveis após conectar a fonte, mesmo pressionando o Power switch.

• 2 semanas depois...
Postado
On 8/22/2018 at 8:00 AM, Marconi Alvarenga Rocha said:

Não sei se fiz o procedimento certo, mas tanto no osciloscópio quanto no multímetro, os 3.3v ficam estáveis após conectar a fonte, mesmo pressionando o Power switch.

On 8/21/2018 at 9:30 PM, Gilson Macedo said:

Qdo pressionado o botão de liga, ele sai de 3.3V para 0,4V..

On 8/22/2018 at 8:00 AM, Marconi Alvarenga Rocha said:

On 8/21/2018 at 9:30 PM, Gilson Macedo said:

Qdo pressionado o botão de liga, ele sai de 3.3V para 0,4V..

Postado (editado)

Ta meio confuso no pino 125 do SIO qual é a tensão antes do power ser pressionando? O que acontece com a tensão quando o power é pressionado?

Qual a tensão no catodo e anodo do D13 e D14? Teste eles 

Sinal SUS_ON  so será liberado após ALW_ON subir pra nível logico alto. Isso acontece quando SYS_PWR_SW#  for a nível logico baixo. (quando o power for pressionado).

Pra isso Power Sw In0# precisa de nível logico baixo acontece quando power for pressionado.

D14.png

Editado: por cilaalves
Postado

Se o SIO estiver recebendo o sinal logico baixo no pino 125 você pode verifica direto no pino 100 do SIO se ele está enviando o sinal SUS_ON pra isso é preciso pressiona o power. Caso ele esteja liberando 3V você pode está com uma trilha rompida. Sinal sus_on vai fazer com que as tensões VS sejam ativadas. se for o caso do SIO não estiver liberando os sinal sus-on, você pode simula este sinal com sua fonte simétrica. Verifique isso após fazer os procedimento que citei na resposta anterior.

Postado

Olá amigos. Troquei o SIO e agora tenho o SUS_ON qdo pressiono o power e com isso as demais tensões básicas, mas a placa ainda não liga. Seguindo o boot sequence, tenho até o RSMRST# (embora o 1.5V_DDR_PWRGD esteja um pouco baixo, talvez seja o normal mesmo). Ao chegar no PM_PWRBTN#_R (pin 81), daí nao tenho nada, está zerado, mesmo pressionando power.

Postado (editado)

Qual tensão você tem no pino 81 do SIO sinal PM_PWRBTN#_R antes e no momento do power?

Qual tensão você tem no pino 73 do SIO sinal SIO_SLP_S5#, antes e no momento do power?

Qual tensão você tem no pino 124 do SIO sinal SIO_SLP_S3#, antes e no momento do power?

Editado: por cilaalves
Postado
On 9/16/2018 at 7:02 PM, cilaalves said:

Qual tensão você tem no pino 81 do SIO sinal PM_PWRBTN#_R antes e no momento do power?

Qual tensão você tem no pino 73 do SIO sinal SIO_SLP_S5#, antes e no momento do power?

Qual tensão você tem no pino 124 do SIO sinal SIO_SLP_S3#, antes e no momento do power?

Antes e depois nos 3 pinos: tudo zerado. (algo no chipset?)

O pino 120 (LID_SW), qdo pressiona o power, vai de 0 para 0.6V.

Postado
9 minutes ago, Marconi Alvarenga Rocha said:

Antes e depois nos 3 pinos: tudo zerado. (algo no chipset?)

O pino 120 (LID_SW), qdo pressiona o power, vai de 0 para 0.6V.

Mas pelo que me parece, o PM_PWRBTN#_R é o sinal que "liga" o chipset né? Se este não está sendo enviado pelo SIO, eventualmente não terá mesmo o SIO_SLP_S5 nem no S3. Está certo o raciocínio?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...