Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sony Vaio VPCF-136Fx MBX 235 M932

Avalie este tópico:

ieric

Posts em destaque

Bom dia amigos,

Sou novo no fórum, pesquisei e não encontrei nenhum tópico com o meu problema.

Estou com o seguinte equipamento:

Notebook: Sony Vaio VPCF 136FX

Placa mãe: M932 / MBX 235

Problema: O led da bateria não acende e a mesma não carrega

Procedimentos realizados:

1. Testei a bateria em outro notebook e a mesma funcionou normalmente;

2. Testei o notebook com outra bateria e o problema persiste;

3. Testei o carregador de outro notebook e o problema persiste;

4. Realizei a troca do Power Jack e o problema persiste;

5. Testei o notebook com um Live CD do linux e o problema persiste.

Estou rodando o Windows 7 x64 e notei que ele reconhece a bateria e mostra a carga atual, porem não exibe que está carregando e seu eu tentar ligar o notebook somente com a bateria ele não liga.

Agradeço desde já a atenção e o apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom nesses casos primeiramente vc tem que verificar se as fontes primárias estão corretas

3.3volt 5volt e 19 verificar se não tem nenhum componente próximo dos contatos da bateria esquentando ou algo parecido e depois

vc vai no CI Charger controlador de carga da bateria e baixe o datasheet dele se tiver algo fora do normal substitua-o e ai teste sua bateria

espero ter ajudado.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Olá amigo, estou com o mesmo problema, de início nem identificava a bateria, aí fiz a substituição do CI Charger, o BQ24753A e identificou a bateria, ele consumiu os 66% da bateria e quando coloquei para carregar o mesmo não carrega a bateria, com o Vaio Control Center, na seção Gerenciamento de Energia, na parte Bateria notei que a bateria estava em estado crítico, fiz a substituição da bateria por 4 baterias já e nada de resolver.

Estou procurando a solução ainda, se conseguir resolver por favor me informe.

Link para o comentário

Eu não consegui achar o esquema dessa placa, e por isso não segui adiante na troca dos mosfets.

O notebook agora detecta a bateria por uns 5 segundos (Sem aparecer a voltagem, sem carregar e com a seguinte mensagem "Conectado, mas sem carregar"), depois aparece "Nenhuma Bateria foi Detectada". Vou testar se algum mosfet esta esquentando e posto os resultados das voltagens dos mosfets ligados à bateria.

Link para o comentário

(Os carregadores que eu testei foram 19.5V 6.2A e 19.5V 4.7A)

(Baterias que tenho aqui são 11.1V com 4400Mha, 48Wh)

As voltagens que eu consegui com ele no carregador e com a bateria foram essas:

PQ34 - Pino 1: 0V - Pino 2 e 3: 3.3V

PQ06 - Pino 1, 2, 4 e 5: 19V - Pino 3 e 6: 0.05V

PQ08 - Pino 1, 2, 4, 5 e 6: 0.05V - Pino 3: 0V

PD07 - Pino 1: 3.3V - Pino 2: 0.05V - Pino 3: 0

PD04 - Pino 1 e 3:  3.5V - Pino 2: 0V

PD03 - Pino 1, 2 e 3: 0V

Nos pinos da bateria, olhando a placa por baixo, da esquerda para a direita:

Pino 1, 5, 6 e 7: 0V - Pino 2, 3, 4: 3.3V

Eu tentei descrever na imagem, não sei se dá pra entender direito. Mas acho que o PQ8 já era. :/

Achei aqui o esquema da placa, na página 59 a gente encontra o charger.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

DSC_0453.jpg.b2f593d9ce091b181e05ee557ee74b28.jpg

Link para o comentário

• 2 meses depois...

Voltei a realizar alguns testes no mesmo notebook depois de tanto tempo.

Com outra bateria, original e nova, o mesmo detectou por uns 15 minutos, porém a luz LED indicava carregando e a carga da bateria não subia, depois voltou com o problema "Tempo Restante Desconhecido". Voltei a mesma bateria em outro notebook e a mesma estava normal e carregando. Em questão de Drivers, eu já baixei direto do site oficial e nada mudou. Já testei várias baterias e o problema persiste. Alguém aí tem alguma ideia?

Link para o comentário

Amigo, na imagem acima esses dois CIs parecem ser os mosfets reguladores, tanto que do lado esquerdo há o pwm. Após esses mosfets haverá um que é o encarregado do chaveamento, e é esse que chamamos chaveador.

Coloque a fonte e meça no CI comutador e terá que aparecer apenas de um lado a voltagem da fonte (nos drenos). Já no source o mosfet deve apresentar a voltagem que está alimentando a placa, que será de 19V (exemplo). Isso quer dizer que ele está chaveando.

Ao colocar a bateria esse mesmo CI deverá indicar o seguinte:

de um lado os 19V da fonte, do outro 12V (um pouco mais já que estará regarregando)

Teste de mosfet comutador: multímetro digital

Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno. Ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom

multímetro digital

Link para o comentário

Boas!

Tem aqui um esquema muito semelhante, M931 MBX215. Poderá ajudar.

Link para o comentário

Amigo já atualizou a Bios? A Sony tem alguns bug's de bios que afetam o carregamento da bateria, atualiza a bios e faz os testes, assim você elimina mais um problema. Se ajudei da um joinha.

Fiz a atualização disponível no site, não encontrei nada a respeito de uma versão mais atual que estou usando.

Link para o comentário

Olá amigo, estava com um notebook com o mesmo defeito e fiz de tudo também e não achei o defeito até que encontrei um site que nem me lembro mais falando de uma atualização da bios para corrigir este problema, então eu baixei essa atualização e instalei e resolveu o meu problema, porém pra que a atualização seja feita é necessário que a bateria tenha pelo menos 10% de carga, senão não atualiza a bios.

Link para o comentário

Amigo, na imagem acima esses dois CIs parecem ser os mosfets reguladores, tanto que do lado esquerdo há o pwm. Após esses mosfets haverá um que é o encarregado do chaveamento, e é esse que chamamos chaveador.

Coloque a fonte e meça no CI comutador e terá que aparecer apenas de um lado a voltagem da fonte (nos drenos). Já no source o mosfet deve apresentar a voltagem que está alimentando a placa, que será de 19V (exemplo). Isso quer dizer que ele está chaveando.

Ao colocar a bateria esse mesmo CI deverá indicar o seguinte:

de um lado os 19V da fonte, do outro 12V (um pouco mais já que estará regarregando)

Teste de mosfet comutador: multímetro digital

Multímetro na escala de diodo. Ponta preta no dreno. Ponta vermelha no gate: vai apresentar um número bem alto, em torno de 550, se for até o 0 ele está em curto. Depois coloca no source e também apresenta o mesmo número. Inverter: ponta vermelha no dreno, ponta preta no gate: não mexe nem no gate e nem no source. Transistor está bom

multímetro digital

Eu fiz os testes no PQ8 e PQ6, o PQ8 não chaveia quando coloco ou tiro a bateria, e dele em frente só encontro 0.05v. :(

Link para o comentário

Olá amigo, estava com um notebook com o mesmo defeito e fiz de tudo também e não achei o defeito até que encontrei um site que nem me lembro mais falando de uma atualização da bios para corrigir este problema, então eu baixei essa atualização e instalei e resolveu o meu problema, porém pra que a atualização seja feita é necessário que a bateria tenha pelo menos 10% de carga, senão não atualiza a bios.

Não consigo fazer o download do arquivo, quando clico em download é redirecionado para essa página:

:(

Link para o comentário

Amigo, vou lhe dar um joinha e com isso você poderá ter acesso ao download. Terá que fazer o seguinte: vá em iniciar>loja>comprar itens. Antes de trocar os mosfets, verifique na saída das bobinas apos o pwm para ver a tensão que alimentará e recarrregará a bateria está correta. Com a bateria conectada, após o pwm terá que haver os 12V. Veja também o fúsível que há entre o mosfet e as bobinas. A regravação do bios pode sanar esse problema.

Link para o comentário

Amigo, vou lhe dar um joinha e com isso você poderá ter acesso ao download. Terá que fazer o seguinte: vá em iniciar>loja>comprar itens. Antes de trocar os mosfets, verifique na saída das bobinas apos o pwm para ver a tensão que alimentará e recarrregará a bateria está correta. Com a bateria conectada, após o pwm terá que haver os 12V. Veja também o fúsível que há entre o mosfet e as bobinas. A regravação do bios pode sanar esse problema.

Obrigado. Tá me ajudando muito! :)

Vou experimentar a BIOS, e depois posto o resultado. ;)

Link para o comentário

Após colocar a bateria carrega de outro notebook, e executar o programa consegui a seguinte mensagem.

Sorry, we haven't supported your System Model!

(Desculpe, não suportamos o seu modelo de sistema)

Conversando com um amigo de minha cidade que também trabalha com eletrônica em notebook, ele me contou que resolveu vários problemas desse tipo em Dell trocando o Jack carregador. Tentarei isso também e postarei o resultado. :)

Link para o comentário

Amigo, obrigado pelo joinha! Então, do PQ8 em diante, esta tudo zerado. Bobinas, Capacitores e até o PD7. (Com carregador e Bateria)

Troquei e continuou a mesma coisa. Não chega nada no PQ8.

Penso que pode ser o Jack ou até o PWM com defeito.

Troquei e continuou a mesma coisa. Não chega nada no PQ8.

Penso que pode ser o Jack ou até o PWM com defeito.

O PD3 está praticamente zerado, mesmo com a bateria.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...