Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre lupas, cameras de inspeção e microscópios

Avalie este tópico:

##PK##

Posts em destaque

E essa será que vale a pena?

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

barata ela é,diz ampliar em 60x bom que não precisaria ficar tão perto da placa/componente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A distância focal desta lente é a mesma da parte plástica transparente embaixo dela, ou seja, aproximadamente 1 cm. Note como os LEDs são colocados. Esta lupa deve ser boa para quem coleciona selos, por exemplo.

60X é o fator de ampliação, não tem relação com a distância focal.

Link para o comentário

Alguem teria alguma dica de onde comprar uma boa lupa de mão?Tenho duas em casa mas as duas juntas não dão uma...tenho aquela de óculos também porém tem que enfiar a cara na placa para poder conseguir enxergar alguma coisa.... encontrei essa no ebay más não sei se vale a pena segundo a descrição ela amplifica em 30x...

E essa será que vale a pena?

barata ela é,diz ampliar em 60x bom que não precisaria ficar tão perto da placa/componente...

Acho que é ampliação demais para trabalhar. uma lupa de mão com cerca de 4X a 8X é suficiente para inspecionar componentes e temos que lembrar que quanto maior for a ampliação, menor será a distancia focal entre ela e o objeto e mais difícil será conseguir um bom foco e precisamos de ferramentas praticas e eficientes na bancada.

Uso o microscópio com a lente que varia entre 7X e 45X e geralmente trabalho entre 10X e 25X, somente em alguns casos preciso de mais que isso para observar detalhes. Quando comprei o microscópio também pedi um par de oculares para amplicar de 14X a 90X mas ficou somente de enfeite e nunca usei.

Tenho uma lupa de mão de 8X e uma lupa de bancada de 4X e tem me atendido bem aqui e temos que lembrar que às vezes menos quer dizer mais.

Link para o comentário

compra logo um microscopio USB e coloca para ver na TV, eu faço desta forma e as peças ficam gigantes na tela da TV, eu to querendo achar uma lupa pratica só para ver numeração de peça, pois toda vez tenho que ligar tudo só para ver o numera da peça..aí da maior trabalho.

da joinha pela dica se foi util

Link para o comentário

A distância focal desta lente é a mesma da parte plástica transparente embaixo dela, ou seja, aproximadamente 1 cm. Note como os LEDs são colocados. Esta lupa deve ser boa para quem coleciona selos, por exemplo.

60X é o fator de ampliação, não tem relação com a distância focal.

Nunca tinha pensado por esse lado...até porque raramente usava lupa más ultimamente como estou tentando reparar pads minúsculos estou precisando muito...

Acho que é ampliação demais para trabalhar. uma lupa de mão com cerca de 4X a 8X é suficiente para inspecionar componentes e temos que lembrar que quanto maior for a ampliação, menor será a distancia focal entre ela e o objeto e mais difícil será conseguir um bom foco e precisamos de ferramentas praticas e eficientes na bancada.

Uso o microscópio com a lente que varia entre 7X e 45X e geralmente trabalho entre 10X e 25X, somente em alguns casos preciso de mais que isso para observar detalhes. Quando comprei o microscópio também pedi um par de oculares para amplicar de 14X a 90X mas ficou somente de enfeite e nunca usei.

Tenho uma lupa de mão de 8X e uma lupa de bancada de 4X e tem me atendido bem aqui e temos que lembrar que às vezes menos quer dizer mais.

Bom,preciso de uma dessas que você usa então porque as minhas são uma bosta,ampliam nada...

Bom vou procurar alguma dessas de mão com iluminação então!

Obrigado!

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 5 semanas depois...

Pessoal, para aqueles que têm dificuldade em visualizar os códigos de componentes SMD, trilhas rompidas, vai a dica desta câmera:

comprei na china,demorou um mês pra chegar, não paguei frete e ao custo de $25,00. Mas tem uma qualidade excelente, controle de foco e luminosidade dos LEDs.

aqui no brasil tá em torno de R$ 200,00

na Dealextreme sai por uns R$ 50,00

Veja:

image.php?di=AMQK

image.php?di=4UX6

image.php?di=NC9G

image.php?di=ICVG

image.php?di=1N3O

image.php?di=CMII

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

eu vou adquirir um digital destes, preço qualidade parece muito bom

Video review

Link para o comentário

Ouvi comentário q ñ é muito bom, só ñ me lembro onde foi q ouvi. Q vcs acham ?  8)

Link para o comentário

O correto para trabalhar com SMD e adquirir um "MICROSCÓPIO ESTEREOSCÓPIO BINOCULAR".

Não pode ser microscópio biológico onde a distancia de trabalho e muito pequena.

Os modelos com ZOOM no mercado nacional tem melhor distancia de trabalho em torno de 82mm a 90mm.

Os modelos baratos com ZOOM fixo de 20x e 40x  tem uma distancia de trabalho de 50mm,deste modo não são bons para alguns trabalhos, principalmente se ter que manipular a estação de ar quente.

O valor para um com ZOMM variável e boa distancia de trabalho esta entre R$1700,00 a R$2000,00

Os mais baratos com ZOOM fixo de 20X e e 40X esta em torno de R$800,00.

O ideal também e que a torre possa girar 360 para não ter que colocar a PCB na base, alguns tem a torre com cremalheira onde não e possível girar a torre.

Abaixo alguns representantes no Brasil.

Clicar no Link de Microscopia econômica

Link para o comentário

bem pessoal depois de comprar um monte deles por aí, e fazer muitas experiências, desenvolvi um  baseado em especial para soldas smd,

distancia focal de 20 a 21 cm, (pode por o ferro de solda em pé debaixo dele... estrutura metálica, grande. o protótipo já em uso aqui a uns meses, e uns quase prontos para serem comercializados) mas  um atraso em alguns componentes da iluminação,  me estão atrasando a finalização de 4 unidades, assim que prontos em 100% posto fotos e vídeo demonstrativos, bem como preços e informações sobre uso . por hora só isso, aguardem,

Link para o comentário

Um bom lugar para comprar é n a dx.com

Um microscópio conforme modelo abaixo sai por U$ 29,45

CS02 USB Powered 50X ~ 500X Microscópio Digital - Preto + Prata

Marca N D Modelo CS02 Quantidade 1 peça s por pacote Cor Preto + prata Material Plástico Ampliação 50X ~ 500X Tela LCD Sensor: Alto desempenho fotossensível chips, control

Link para o comentário

Como eu ainda não tenho um microscópio eu utilizo minha webcam - para ver um componente(ou trilha) bem próximo eu ajusto o foco e até agora tá quebrando um bom galho!

Minha webcam tem iluminação frontal mas também utilizo outra fonte luz para ressaltar bem o que quero ver (nas fotos abaixo estou utilizando uma lanterna). Para dar apoio à webcam eu costumo utilizar um alicate(onde eu encaixo o prendedor da webcam)

image.php?di=DIJZ

E abaixo está o que vejo no monitor.

image.php?di=AC27

image.php?di=3JLV

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Já tive um desses de 200X e durou muito pouco, além de ser trabalhoso o ajuste do foco, a distância focal é muito pouca e assim que coloca o jato de ar quente a câmara estraga(aconteceu com a minha e com a de um colega aqui perto.

Resolvi com uma webcam de 1,3 megapixels multilaser

image.php?di=KBCA

Na qual troquei a lente por uma lente 3.8 de uma câmara de segurança mesmo estragando a duas câmeras(uma webcam e outra de segurança) o custo foi baixo e a distância focal foi para uns 10 Cm, com isso pequenas variação de altura nos componentes da placa não modificam o foco.

Trabalho com um monitor de 17 polegadas e tenho um aumento de +/- 24X como podem ver na imagem abaixo

image.php?di=WPMP

e depois de se acostumar a trabalhar diretamente olhando o monitor é tão fácil como trabalhar com uma lupa, o segredo está em colocar a câmera fixa como colocaria uma lupa e mover a placa em vez de mover a lente.

Link para o comentário

Ben, fiz o mesmo no seu post, subi suas imagens para o servidor do fórum. Bem, agora que todo mundo está avisado, nas próximas postagens utilizem o botão "Upload Fotos" no topo da página.

Leiam este tópico:

Link para o comentário

• 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...