Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer a515 la-e891p 12v na usb queimou.

Avalie este tópico:

magaiverzinho

Posts em destaque

Olá amigos, uso eletrônica como hobby em minha vida, assim como mecânica e informática, pois bem , tenho um notebook exatamente igual este do topico, estava construindo uma interface USB serial ftdi para comunicar com a ECU desses GNV de carro 5 geração e fazer a calibração via software, acho que acabei injetando 12v na usb através da ECU/interface/cabo usb, o computador desligou na hora, não acendendo mais nenhum dos dois LEDs, Power e Carga, tem alguma chance de ser algum mosfet ou fuse sei lá, ou mandei o processador ou Chipset pro espaço ? ligado a fonte do próprio notebook, não tem curto, e nenhum componente aquecendo. Está tudo completamente morto, vou precisar de uma fonte assimétrica pra começar os teste ? Ou como não tem curto posso ir verificando as tensões pela placa ? Tem algum esquema onde eu poderia ir checando as tensões ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigo, pelo esquema, devo seguir alguma rota de testes , tensões principais primeiro, algo assim ? E ir checando? todas as tensões que devem está presente, não precisa da bateria , e obviamente do notebook ligado né ? Posso fazer o teste somente com a placa mãe fora sem nada conectado a mesma, somente o jack da fonte e a fonte ? Amanha a noite começarei com os testes e vou dando respostas. Obs , agora reparei no post do amigo para procurar as tensões primárias, vou ver se identifico elas no esquema. O esquema se refere a placa rev 1a certo ?

Editado: por magaiverzinho
Link para o comentário

Pessoal, trago algumas atualizações , fiz alguns testes aqui, e como sou hobbysta , não tenho conhecimento abundante, e experiência de um técnico que trabalha com eletrônica no dia a dia, espero que tenham paciência comigo, sem mais delongas , vamos ao assunto.

Como eu dei pt na placa pela usb qnd injetou 12v, fiz o seguinte, peguei um carregador de celular e um cabo com USB A nas duas pontas, e alimentei a USB do notebook através do carregador (podem jogar pedra rsrs) neste momento pluguei também a fonte do pc, e a bateria conectada, acendeu então o LED amarelo de carga, não sei se foi impressão, mais não com brilho total, então eu apertei a tecla power no teclado, e o LED azul tb se acendeu , porém após 3 segundos ele apaga, foi então que eu notei que um transistor us21 perto da porta usb3.0 aquecia bem quando eu alimentava a placa pela USB, tirei ele fora no soprador que tenho aqui e refiz o teste, e nada aconteceu, voltei ele pro lugar, e imaginei que ele aqueceu pq estava segurando toda a carga da linha 5v pela porta USB (dedução minha)

A partir dai desliguei a bateria do note, tirei o cabo da USB, pluguei a fonte, e medi a voltagem nos seguintes pontos.

Jpa6 0v
Pj702 0v
Pj502 0v
Pj504 0v
Pj505 0v
Pj601 0v
Jps2 0v
Pr311 3.19v 
Pl302 3.19v dois lados
Pl401 0v dois lados
Pl402 0v dois lados
Pl502 0v dois lados
Pl907 0v dois lados
Pl602 0v dois lados
Pl906 0v dois lados
Pl904 0v dois lados
Pd 301 duas pernas de um lado 19.5v, perna sozinha do outro lado 19.2v(não consegui identificar base coletor emissor dele)
Pu701 0v todas pernas
Pu502 0v todas pernas

Pu301 pernas 1 a 3 19.5v , perna 4 25.7v, perna 5 0v, perna 6 2.6v , perna 7 a 11 0v, perna 12 e 13 3.2v perna 14 e 15 0v, perna 16 6.15v, perna 17 5.95v, perna 18 e 19 3.2v, perna 20 19.2v

Pu 501 perna 11 0.2v, perna 12 18.5v, perna 13 0.68v, o restante das pernas 0v.

Por falta de experiência e conhecimento, Fiquei um pouco perdido para verificar as tensões pelo esquema, e saber quais tem que está presente com a placa desligada só fonte plugada, quais só aparecem com o a placa depois de dar partida etc... 

Link para o comentário

@magaiverzinho temos que começar pelas tensões primárias, +3VALWP e +5VALWP, a partir do PU401. Como você já informou que a PL401 e a PL402 estão zeradas veja se estas linhas apresentam curto. Caso negativo podemos partir para o PWM. Chega +19VB (VIN, pino 12)? Chega 3V_EN(EN2, pino 6) e 5V_EN(EN1, pino 20) .Verifique também se tem 3.3V LDO(LDO3, pino 3). Setiver faltando alguma coisa temos que resolver antes aqui para podermos prosseguir na placa.

Na página 6 do esquema temos a sequência de start da placa. Veja que até que apertemos o botão de power deveremos ter +RTCVCC(bateria da CMOS), +19VB(tensão da fonte/bateria), +3VLP(tensão LDO do PU401), as tensões always on(+3VALWP, +5VALWP), +1.8VALW_PRIM, +1.8VALW_PG e +VCCPRIM_CORE/+1.0VALW_PRIM, então temos que verificar uma por uma.

Link para o comentário

Boa tarde, retirei os jumpers pj403 pj404, olhando pelo esquema parece ser da linha 3v e 5v, não sei se fiz certo, mais retirei pra saber se o curto é pro lado do pu401 ou pro outro lado em diante.

Sem os jumpers, pl401 apresenta resistência muito baixa 4 ohms praticamente um curto né?, pl402 mesma coisa 3 ohms, nos dois jumpers um lado tem curto outro não, acredito q o lado em curto seja dos pl401 e pl402 certo ?

pu401 pino 11 resistência 1.5ohms, pinos 3 8 13 14 16 18 resistência 5ohms, ponteira do multímetro em curto 0.2ohms

Fonte ligada, pu401 16.5v pino 12, restante dos pinos 0v

Temos o pu401 em curto ? ou ainda pode ser aqueles pq401 pq402 ?

Editado: por magaiverzinho
Link para o comentário

@magaiverzinho tem alguma coisa errada aí, no pino 12 só tá chegando 16.5V? Se a fonte q vc tiver usando for de 19V ou ela tá com problema ou tem algum componente baixando essa tensão. E já, que os outros pinos tem 0V parece q esse PWM tá ruim, mas se tiver algum curto causa isso tbm

Editado: por SD Celestino
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 01/07/2019 às 13:05, magaiverzinho disse:

Boa tarde, retirei os jumpers pj403 pj404, olhando pelo esquema parece ser da linha 3v e 5v, não sei se fiz certo, mais retirei pra saber se o curto é pro lado do pu401 ou pro outro lado em diante.

Sem os jumpers, pl401 apresenta resistência muito baixa 4 ohms praticamente um curto né?, pl402 mesma coisa 3 ohms, nos dois jumpers um lado tem curto outro não, acredito q o lado em curto seja dos pl401 e pl402 certo ?

pu401 pino 11 resistência 1.5ohms, pinos 3 8 13 14 16 18 resistência 5ohms, ponteira do multímetro em curto 0.2ohms

Fonte ligada, pu401 16.5v pino 12, restante dos pinos 0v

Temos o pu401 em curto ? ou ainda pode ser aqueles pq401 pq402 ?

@magaiverzinho os jumpers PJ403 e PJ404 servem apenas tara transformar as tensões +3VALWP e +5VALWP(que saem do PU401) em +3VALW e +5VALW, não tem relação com o PU401. Remova as bobinas PL401 e PL402 para aferir se tem curto nas linhas e se tiver em que lado está. Veja se tem pino do PU401 em curto. A tensão baixa no VIN pode ser o PR412. No geral deve ter 3.3V no pino 3, 3.3V no pino 6 e 5V no pino 13. Depois de ligar é que aparece 5V no pino 20. Se tiver curto chegando no PU401, remova-o e meça novamente para ver se o curto é nele mesmo ou nas linhas de tensão que chegam nele.

Editado: por Carlos Porto
Link para o comentário

@Carlos Porto retirei as pl402 pl401,  pu401 tem curto nos pinos 3, 8, 11, 13, 14 , fonte desligada tudo zero e 18v +/- no pino 12. Pl402 não tem curto no lado onde está o capacitor pc413, no outro lado tem curto.

Pl401curto no lado do capacitor pc414 , o outro lado não possui curto, fiz a leitura pelo pé dos capacitores também pc413 e pc414 pra me certificar que estava medindo lado certo.

Isso quer dizer que o pu401 está em curto no 3.3v, e apenas queimada no 5v,  e a linha 3.3v sem curto, e a linha 5v em curto, ?

Link para o comentário

@magaiverzinho pode recolocar os jumpers de volta, sobre os curtos, pelo que você verificou o PU401 deve estar queimado, pois as tensões LDO que partem dele estão em curto(pinos 3 e 13) O curto nos pinos 8 e 11 indicam curto no mosfet PQ402(Souce 1 e Gate 1) mas pra certificar tem que retirar o PU401 e medir novamente. Note que a tensão +5VALWP, que está em curto entra no PU401 pelo pino 2 (FB1), pode ser que esse curto seja no PU401. De qualquer forma retire ele e refaça as medições, já elimina um monte de possibilidades.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Venho comunicar o meu desaparecimento esta semanas, minha caiu um muro na casa da minha mae que tem 76 anos e fraturou o pe , to ficando esta temporada com ela pra ajudar, neste meio tempo comprei uma placa mãe usada, pois precisava do note, mais seguirei firme e forte no concerto da placa dentro de alguns dias, também comprei uma fonte assimétrica de 30v 5a pra minha coleção de ferramentas, a propósito , qnd coloquei a placa nova, a placa de usb auxiliar o de tem os leds, aqueceu D1 e D2 , um até fumacou, não achei eles no esquema, é um componente com 3 pinos de cada lado, achei um parecido perto da USB 3.0 da propria placa mãe, parece ser uma ponte de diodo algo assim, removi os 2, e tudo está ok, inclusive as USB auxiliares dessa placa dos LEDs funcionam normalmente, o que me leva a crer que eles são alguma proteção da USB pra inversão de polaridade ou algo assim, certo ?

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia colegas, eu tenho um notebook da mesma marca e modelo do tópico mas no meu caso ele simplesmente parou, meu filho estava usando e desligou normalmente, depois disso ele não liga mais.

Quando coloco o carregador o LED laranja acende normal, aperto o botão power e nada acontece, fiz algumas medições mas de forma aleatória, não tenho permissão de baixar o esquema, se alguém puder dar uma dica e um joinha vai me ajuda muito logo de cara. Sei que a fonte está fornecendo os 19v, fui seguindo da entrada da placa até que chega um ponto que não tem mais energia mas não sei se é para não ter mesmo ou se é um defeito. Não sou técnico, sou hobista entusiasta de algumas áreas, entre ela a eletrônica, trabalho profissionalmente com desenvolvimento de sistemas. Obrigado pessoal!

Ps. Desculpe se fiz alguma coisa errada no forum, sou novato aqui também e estou me adequando!

Link para o comentário

• 7 meses depois...
Em 17/07/2019 às 11:01, rafarcarvalho disse:

Bom dia colegas, eu tenho um notebook da mesma marca e modelo do tópico mas no meu caso ele simplesmente parou, meu filho estava usando e desligou normalmente, depois disso ele não liga mais.

Quando coloco o carregador o LED laranja acende normal, aperto o botão power e nada acontece, fiz algumas medições mas de forma aleatória, não tenho permissão de baixar o esquema, se alguém puder dar uma dica e um joinha vai me ajuda muito logo de cara. Sei que a fonte está fornecendo os 19v, fui seguindo da entrada da placa até que chega um ponto que não tem mais energia mas não sei se é para não ter mesmo ou se é um defeito. Não sou técnico, sou hobista entusiasta de algumas áreas, entre ela a eletrônica, trabalho profissionalmente com desenvolvimento de sistemas. Obrigado pessoal!

Ps. Desculpe se fiz alguma coisa errada no forum, sou novato aqui também e estou me adequando!

No seu caso é melhor abrir um tópico novo para receber ajuda.

Coloque o titulo do tópico assim: 

Acer a515  // placa  la-e891p // não liga.

Bem provável que seja algum erro no arquivo da bios. Tem que regravar ou então trocar o chip da bios.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...