Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida HP Pavillion DV9000 / MB 434659-001 / Não liga mas acende luz de carregamento de bateria

Avalie este tópico:

poligros

Posts em destaque

Boas gente. Tenho um HP Pavillion DV9000 que esteve desligado durante cerca de 4 meses, e quando se tentou ligar não funcionou. O computador liga a luz da bateria, quando se liga à corrente eletrica, mas ao carregar no botão de power não liga (nem as ventoinhas, não é problema de ecrã ou gráfica).

O que eu já tentei:

-Trocar a pilha da CMOS

-Trocar o botão de power

-Outro carregador

-Medi a voltagem de entrada na board, apresenta os 19v

Que sugestões me podem dar? Ainda não sou muito experiente nisto, logo qualquer palpite/sugestão será bem vindo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Carlos Porto disse:

@poligros tem tensão no botão power? Se tem, zera quando pressiona o botão? Se não tiver tensão então temos que começar investigando as tensões primárias (3.3V e 5V).

Sim amigo, tem 3.38v no botão power e quando pressiono fica a 0v.

Link para o comentário

4 minutos atrás, poligros disse:

Sim amigo, tem 3.38v no botão power e quando pressiono fica a 0v.

Ok, você pode confirmar quais tensões encontra na placa? Outra coisa, esse é o modelo correto da placa-mãe? Não encontrei nada relacionado a esse modelo que você colocou no título. Tem algum sufixo? AT1, AT6, AT8, algo do tipo?

Link para o comentário

@poligros entendo sua "falta de experiência", acredite muitos aqui (eu inclusive) entramos com muito pouca experiência na analise de placa-mãe mas o mais importante não é a experiência, isso se adquire, e sim a iniciativa e a vontade de aprender, o que leva qualquer pessoa longe. Se você quiser continuar com a analise e encontrar o defeito dessa placa estaremos aqui pra lhe auxiliar em qualquer dificuldade, é só falar ;) Sobre as tensões você testa nas bobinas (aqueles quadradões na placa com um terminal de um lado e um terminal de outro) quais tem tensão e quais não tem. Aqui no fórum tem o esquema de algumas versões dessa placa mas com a referência que você colocou no título não encontrei nada. Veja a minha questão no post #4 pra agente saber qual é o modelo exato da placa, com certeza essa informação vai ajudar mais alguém que esteja com o mesmo problema que você. Grande abraço!

Link para o comentário

@Well7487  Obrigado pela resposta. Deixo essa imagem para você entender: 

-Nas bobinas assinaladas a verde eu encontrei as tensões de 5 e 3.3v

-Nas bobinas assinaladas a vermelho não encontrei nenhuma tensão, estão ambas a 0, mas os condensadores que estão mesmo por cima dessas bobinas (ainda dentro do círculo vermelho) têm todas tensão de 5v...

-A laranja assinalei onde liga o power jack.

Obrigado!

IMG_6057.JPEG

Link para o comentário

@Carlos Porto Amigo um enorme obrigado. Vontade de aprender é coisa que não me falta. Apenas me senti mal por não saber fazer algo que para vocês é tão básico... Quanto ao modelo exacto da placa, esta é a única informação que encontro nela...já procurei por toda a placa. 

Veja por favor a minha resposta acima, com imagem, e diga se suspeita de algo com a informação que tem lá, 2 bobinas sem tensão, mas condensadores encostados a ela com tensão, o problema será nessa zona?

@CJ Obrigado, mas não ligou.

Editado: por poligros
Link para o comentário

Olá @poligros acredito que a sua placa seja essa do esquema abaixo, provavelmente o modelo está escrito embaixo de algum desses adesivos pretos colados nela.

Com relação às bobinas as circuladas em verde são PL30 e PL31 (confirme por favor)  onde sai 3VPCU (3.3V ALWAYS) e 5VPCU (5V ALWAYS). As bobinas circuladas em vermelho acredito que sejam PL22 e PL23 (confirme por favor) que entregam +1.5V e +1.05V respectivamente. Os capacitores podem sim ter 5V porque algumas linhas que chegam no PWM tem 5V, mas também elas podem ser de outro circuito também. Só olhando no esquema pra ter certeza. Aproveite e veja quais tensões do esquema você encontra na placa.

Link para o comentário

@Carlos Porto Sim, as bobinas que você disse são mesmo as que estão na board. Só que as PL22 e PL23 não têm qualquer tensão, isso quer dizer que o problema está perto?? Estou à espera de ser aprovado para fazer download do esquema para tentar depois encontrar tensões. Obrigado!

• Joinha 1
Link para o comentário

@Carlos Porto Olá. Ainda não consegui resolver o problema..... Não está facil para mim. Consegui no entanto uma motherboard igual a esta, mas preciso mesmo assim de reparar esta. Estive a comparar tensões e descobri isto:

PC163 - Na board boa apresenta 8.91v; Na board avariada apresenta 3.8v

PR147: Na board boa apresenta 12.68; Na board com defeito apresenta 2.55v

Estes componentes estão perto da BIOS. Já tentei seguir as linhas mas não consegui perceber onde está o problema. Alguma dica? Obrigado!

Link para o comentário

@Carlos Porto Era isso mesmo que eu estava fazendo amigo. Já troquei o PC115, PD10 e PD9 por novos, não funciona e as voltagens são as mesmas que tinha antes de trocar. 

Deixo um esquema com as voltagens que encontro. A verde as voltagens da board que funciona. A vermelho as voltagens da board defeituosa. 

Obrigado irmão!

br.png

Link para o comentário

@poligros pelos valores encontrados percebo que o problema pode estar no circuito 10V pois no PD10 as tensões DL3 e 5VPCU batem, já onde deveria ter aproximadamente 10V deve ter alguma fuga pro terra. Você já testou o PC 163 se está com a capacitância correta? Como PD9 depende das tensões de PD10 acaba baixando também a tensão no PC115. Veja onde mais chega esses 10V na placa.

Link para o comentário

@Carlos Porto Exactamente, também acho o problema está no circuito 10V mas não consigo encontrar onde... Antes de sair do trabalho era para testar esse PC163 mas já era tarde e já estava a fazer horas a mais (sou de Portugal, já são 21h aqui). Amanhã vou testar esse mesmo logo de manhã, acho que a solução está próxima. Depois dou novidades. Um abraço!

Link para o comentário

@poligros eu discordo 

Pois esse circuito nunca terá os 15v que diz ter.

Já vi esse circuito com valores variados e funcionando amigo já vi até com quase 12v e o circuito estava ok 

Pois esse circuito ativa as fontes terciárias 

3vs e 5vs e com esse valor que está ele ativaria normalmente essas fontes

Link para o comentário

@Carlos Porto Bom dia. Não era problema no PC163 mas sim no PC162. Troquei ele (PC102) e as voltagens agora estão correctas, como na motehrboard que trabalha, já tenho os 15 e os 10v aproximadamente. Porém a board ainda não trabalha :(

Uma pergunta... Os PC92 e PC93 não são supostos terem 3v? Medi eles e estão a 0v

Link para o comentário

@poligros aparentemente a placa está sem MAIND e sem SUSD, esses sinais é que habilitam as fontes secundárias de 3.3V e 5V. Se concentre nesse circuito:

Sem título.png

Veja que MAIND surge quando PQ25 corta, e isso ocorre quando PQ16 corta ao receber o sinal MAINON. Da mesma forma SUSD surge quando o PQ15 corta, o que acontece quando o PQ12 corta ao receber o sinal SUSON. Esses dois sinais saem do SIO (pinos 16 e 7 respectivamente e ativam todas as outras tensões. Teste os mosfets citados acima, se estiverem ok então o problema provavelmente vai estar no SIO (ou no meio do caminho até o circuito acima). Espero que tenha sucesso no reparo. Grande abraço!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...