Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire 8920G / Inventec Teton (6050A2184601-MB-A02) / Não detecta bateria

Avalie este tópico:

e_favero

Posts em destaque

Estou com este notebook que começou a apresentar o sintoma de reiniciar/desligar sozinho, típico defeito do capacitor NEC TOKIN. Troquei o referido capacitor por 4 de tântalo de 330uF, conforme dicas pela Internet e também aqui no fórum. Para meu azar, este defeito continua (já encomendei capacitores de 220uF para teste, conforme outra dica aqui do fórum), só que entre tentativas de solucionar isso testando alguns capacitores de marcas diferentes, o notebook parou de reconhecer a bateria. A bateria que veio nele durava em torno de 12 minutos e inclusive há outra bateria nova de 8 células que também não é reconhecida. Em ambas, ele não acende o LED de carregamento e no Windows diz não haver bateria presente com status de 255% disponível. Fiz as medições nos terminais do conector da bateria (CN501) e está assim:

sem bateria:          com bateria:

1- 0,14 V                1- 9,94 V

2- 0,14 V                2- 9,94 V

3- 3,26 V                3- 0,47 V

4- 3,33 V                4- 3,29 V

5- 3,33 V                5- 3,29 V

6- 0 V                     6- 0 V

7- 0 V                     7- 0 V

* o pino 3 é identificado como BATT_IN de acordo com o esquema e segundo dicas aqui do fórum, ele deve ter 3,3 V e zerar quando há bateria conectada. Neste caso, ele não chega a zerar completamente...

* no pino 1 do charger BQ24721C (U504) há 3,34V, que vem do Super I/O com a bateria conectada.

* o BIOS está na versão 1.16 (última) modificada para exibir opções ocultas, tanto que antes de eu mexer no NEC TOKIN, o reconhecimento e carregamento da bateria se dava normalmente.

* tanto com a bateria velha, quanto com a nova que veio com carga de fábrica, o notebook permanece alimentado por elas se remover a fonte, até acabar a carga, mesmo a placa e o Windows não detectando elas.

* pino 8 do Q507 tem 0V. Ele é ligado ao pino 27 do charger. Acho que é o correto.

* o pino 1 do Q507 é ligado ao pino 30 do charger (HIDRV) e tem 9,57 V.

Qual a tensão que deveria ter nos pinos 1 e 2 do CN501, identificados como +VPACK ?

acer8920_esquema_charger.jpg

bq24721c_esquema.jpg

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Leonildo disse:

@e_favero Você diz que testou com outros capacitores e ficou do mesmo jeito.Então o problema não é o NEC TOKIN! Você voltou ele para o lugar dele, ou continua com outros capacitores? 

Continua com os capacitores de Tantalo. O NEC TOKIN foi destruído.

Link para o comentário

@e_favero 

Qual a tensão que deveria ter nos pinos 1 e 2 do CN501, identificados como +VPACK ?

É pela linha de +VPACK que a bateria será carregada e tbm alimentará a placa na ausência do carregador.

Carregando a bateria:

O CI de charger junto com o mosfet duplo Q507 e a bobina L502 tem o objetivo de levar tensão (+ - 12v, dependendo da bateria e seu estado) aos pinos 1 e 2 do CN501.

Sem Carregador:

A bateria alimentará o circuito através também de +VPACK que se transforma em +VBAT após passar por Q505.

- Confira se o mosfet duplo Q507 está ok

- Confira se o carregador está 100%

- O CI de charger (U504) tbm pode ser o problemático.

Editado: por GBS_Info
Link para o comentário

15 horas atrás, GBS_Info disse:

@e_favero 

É pela linha de +VPACK que a bateria será carregada e tbm alimentará a placa na ausência do carregador.

Carregando a bateria:

O CI de charger junto com o mosfet duplo Q507 e a bobina L502 tem o objetivo de levar tensão (+ - 12v, dependendo da bateria e seu estado) aos pinos 1 e 2 do CN501.

Sem Carregador:

A bateria alimentará o circuito através também de +VPACK que se transforma em +VBAT após passar por Q504.

- Confira se o mosfet duplo Q507 está ok

- Confira se o carregador está 100%

- O CI de charger (U504) tbm pode ser o problemático.

Obrigado pela ajuda.

- já havia medido a tensão na bobina L502 e sai dela os mesmos 9,57V que recebe;

- o carregador original de 90W a princípio está OK dando mais de 19V no plug. Também testei um universal da Multilaser de 90W de boa qualidade e o comportamento é o mesmo;

- o Q504 está assim:

dreno -> 19,44V

source -> 19,44V

gate -> 13,12V

* aqui, o R545 recebe 19,44V e solta 13,12V para o gate do Q504.

- o capacitor C559 recebe 9,76V do U504 e solta 9,33V para o Q507.

- os pinos 2,3,4, e 9 do Q507 recebem 19,44V.

- os pinos 5,6,7, e 8 do Q507 tem 0V.

* apesar de ser MOSFET duplo com 10 pinos, fisicamente tem 8.

Editado: por e_favero
Link para o comentário

4 minutos atrás, GBS_Info disse:

@e_favero 

O esquema que estou usando não bate com sua informações.

Poste aqui, qual esquema vc está usando para essa placa.

* Este aqui acima não é da minha placa, pois é para memórias DDR3 e a minha tem DDR2.

Estou seguindo este aqui:

Link para o comentário

Obrigado @GBS_Info, @Leonildo e @Gilson Macedo pela ajuda por enquanto. Estava fazendo as medições e como não tenho ponteira fina do multímetro, aconteceu o que eu não queria: fechei curto nos pinos e o CI fritou... saiu até fumaça. Vou providenciar um substituto e caso não resolva, volto a pedir ajuda aqui...

É muito trabalhoso substituir esse CI com ferro de solda ou não vale a pena? Minha estação de ar está quebrada....

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...