Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placas que ligam mas sem vídeo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia galera!

tenho algumas placas, mas algumas mesmo hehe que ligam aquecem, processador, chipset, tem voltagem na bios, nas memórias mas elas não dao vídeo... regravei bios, troquei capacitores, troquei os cristais, troquei mem, proc, fonte, zerei bios, e nada...

alguem teria mais algum macete pra esse tipo de ocasião?

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa boa tarde! O ci de rede e de audio estao normal.. Nao aquecem e tal.. A principio a voltagem da me oria estava certo tb de 1.4 se nao me engano..

Sobre a debug card eu nao tenho, vou ver agora a noite pra comprar uma...

Ela realmente vale a pena? Qual modelo que vc indica? Vi que a maioria eh por pci.. E qusse n temos mais esse slot nas placas nova...

Obrigado pelas respostas!

Link para o comentário

Bom dia.

O primeiro passo é você verificar:

Verifique as tensões do circuito de alimentação do PROCESSADOR = VCORE, MOSFETS de ALTA (Recebe 12v no Dreno) e de BAIXA (Recebe entre 0,6 e 1,4v no Dreno) que alimentam o PROCESSADOR. Todos tem que ter tensões iguais.

Verifique as tensões do circuito que alimenta a memória. (2.5v para memoria ddr1, 1.8 para memoria ddr2 e 1.5v para memoria ddr3)

Verifique as tensões que alimentam os chipsets PONTE NORTE e PONTE SUL (em torno de 1.5v) (entre 0.6v e 1.5v)

Verifique a Tensão de VTT (Tensão igual e comum para todos os chipsets) (entre 0.5 e 1.3v)

Verifique os Cristais da placa (Gerador de Clock, Bios)

Verifique o Gerador de Clock (As tensões que o alimentam, e os sinais de saida).

Verifique se a bios se comunica com a ponte sul (use um osciloscópio). Se possível Regrave-a.

Se estiver tudo ok:

Teste com outro processador e memoria que vc tenha certeza que estejam funcionando

Verifique com uma placa de video OFFBOARD que vc tenha certeza que esteja funcionando.

Se tudo estiver funcionando corretamente, provavlmente vc terá que fazer um reballing na ponte norte.

Vc falou ai que zerou a bios... vc n pode zerar a bios pois a placa não vai nicializar. regrave-a com a mais recente do site do fabricante!

Faz o que eu falei e posta o resultado!

grande abraço

• Joinha 3
Link para o comentário

Amigo ao que verifiquei aqui, os mosfets de alta estão com 12v, os de baixa com 1.4v, as memórias são ddr3 e estão com 1.5v...

"Verifique as tensões que alimentam os chipsets PONTE NORTE e PONTE SUL (em torno de 1.5v) (entre 0.6v e 1.5v)"

bom neste caso eu medi os mosfet's próximos ao chipset, e me deram a tensão de 1.4 quase 1.5

"Verifique a Tensão de VTT (Tensão igual e comum para todos os chipsets) (entre 0.5 e 1.3v)"

bom eu achei em um mosfet a tensão de 1.1v acredito ser essa...

sobre o cristal, eu ja troquei o de 14 e 25 (14 seria o que controla a parte de vídeo se não estou enganado) tem um outro que fica próximo a bios.. mas esse não tenho para substituir.. e nao tenho um osciloscopio para testar...

vou comprar hj uma placa debug card pra ver se me ajuda em alguma coisa.. sou iniciante nessa parte de conserto de placa tb.. mas vamos que vamos..

o estranho é que quando ligo a fonte a placa ja starta sózinha...

mas acredito que essa placa esteja com todas as tensões certas porque tudo esquenta normalmente...

Vai um joinha pra voce e obrigado pela ajuda !

Link para o comentário

Olha.. tenha muito cuidado com essa teoria.. vc não pode partir desse principio.. se o componente esquema é pq está com a tensão correta.

O componente esquenta pq está consumindo uma determinada corrente. porém n quer dizer que seja a tensão ou corrente determinada para aquele tipo de componente.

Vc fez certo em medir as tensões das fontes que alimentam os principais componentes da placa... e pelo que vi os valores estão bem proximos do correto. O certo é verificar esses valores no esquema da placa.

Vc falou que a placa está lingando sozinha quando vc liga a fonte. E quem dá esse comendo é o Super IO, logo, verifique se o seu funcionamento está correto. Verifique as tensões de entrada e saida desse componente.

Se vc quer investir nesse area, COMPRE UM OSCILOSCOPIO. se vc adiquirir um, podemos identificar o problema da placa de uma forma rápida e eficaz, caso contrário será mais complicado.

Vc falou que trocou os capacitores.. quais capacitores vc trocou?

vc tem ao menos um frequencimetro para fazer a medição dos cristais?

vc não precisa de uma placa de diagnostico. elas não são tão precisas, são superficiais. invista no osciloscopio, se realmente quiser trabalhar com eletronica.

Com ele poderiamos verificar toda a comunicação entre os componentes.

post os resultados.

se gostou  das dicas, manda um joinha!

valeu! boa sorte e grande abraço!

• Joinha 1
Link para o comentário

Opa... então eu não consegui certinho o datasheet deste I/O.. ele é um ITE it 8721f.. eu até dei uma olhada por cima.. vi que no vcc dele tinha se nao me engano uma voltagem de 2.3v ou 3. alguma coisa nao lembro ao certo agora.. mas nao sei se o datasheet que olhei era o dele mesmo...

será que pode ser o i/o nesse caso ?

problema é achar um para trocar hehe..

sobre o osciloscopio, nesse ramo de conserto de placa estou entrando agora.. ja tenho uma certa noção e talz, mas me falta algumas dicas.. como a que voce falou dos circuitos para testar e tal..

(ja foi um joinha pra voce =D).. mas vou pegar a debug só pra ter uma idéia digamos de onde começar a procurar o defeito...

cara se tiver como passar msn ou skype agradeceria pra trocar umas idéias e talz...

Muito obrigado até aqui pelas dicas!

Link para o comentário

O fato de ligar a placa sozinha, sim! Deve ser o Super IO (ISSO SE VC TIVER CERTEZA QUE SUA FONTE ESTÁ BOA)

O fato de não dar video pode ser por outros vários motivos...

Faça o seguinte teste:

Plug os conectores de 24 pinos e 4 pinos (alimentação do processador) da fonte mais não ligue a placa.

Verifique a tensão do pino da fonte onde tem o fio verde (teste por cima do conector mesmo)

Se a placa já tiver sido startada, esse pino terá 0v, logo o Super IO levou esse pino a nivel baixo, fazendo a placa ligar.

O correto era esse pino está em 5v (placa desligada, sem apertar o botão de ligar)... ela só pode ir para 0v depois de apertar o botão de ligar (jumpear o pino do fpanel).

Ou seja.. quem faz esse fio verde ir para o terra para que a placa inicialize, é o super IO

bom... falei isso ai só a nivel de explicação mesmo....

vamos lá... vc tem que saber agora se o gerador de clock está funcionando corretamente...

Primeiramente Verifique a alimentação do componente... existe algumas bobinas pequenas em volta dele.. uma dessas bobinas tem que medir 3v em ambos os lados... existe um capacitor ceramico de filtro que tb tem q medir 3v de apenas um lado.. geralmente é o maiorzinho daquela região em volta do gerador de clock

Meça com um FREQUENCÍMETRO ou OSCILOSCÓPIO o cristal que fica proximo a esse componente.. 14.318 Mhz

Agora vc tem que saber se ele está multiplicando esse clock.. então com o frequencimetro ou osciloscopio, meça em um dos conectores PCI, o pino 16 e verifique uma frequencia proxima a 33.000 Mhz. O conector PCI da placa possui duas fileiras de pino, é a fileira de baixo (lado mais distante do processador, deu pra entender? rsss)...

post os resultados...

não sei se é permitido postar contato pessoal nesse forum... comecei a frequentar esse forum recentemente.. pode perceber pelo numero de msgs...

de qualquer forma.. skype: deltadigo @ hotmail . com

Fica com Deus!

Link para o comentário

image.php?di=27QV

image.php?di=BEK4

(Demorei para descobrir como postar a foto rsrsrs)

na primeira foto ta o vcore... os dois fets de cima são os de alta e estão conforme as tensões que voce passou e o mesmo acontece com os fets de baixa...

então agora voce me pegou haha.. ali está o cristal de 18k... aquele capacitor maior ali tem os 3.3v de um lado e nada do outro... essa placa não diz ali se é bobina diodo ou o que que é.. mas medi todos... alguns dão 1.5v em ambos os lados, outros dao 1.5v e no outro lado sai .700, outros ambos os lados saem .400, tem um ali que medir 3.3v de um lado e do outro tb...  agora não se se é isso mesmo que era pra medir e talz.. por isso postei a foto...

nao tenho como medir a questão com o osciloscopio ou frequencimetro, não tenho nenhum dos dois.. eu to tentando aprender essa parte de manutenção em placas.. queria deixar esse investimento um pouco mais além, porque é mais caro e tal..

mas será que medi os componentes certos ali ?seriam esses? até deixei suas dicas anotadas pra mim, ja aprendi algo a mais foram de grande ajuda =]

• Joinha 1
Link para o comentário

Amigo circuito que você mediu e do gerador de clock com CI e o cristal 14,318...medi as bobinas envolta do CI de clock tem que ter uns 3,3 a 3,16volts..se apresentar esta tensões tudo indica que o Ci do clock esta ok...já o cristal daria para medir somente com osciloscópio..se tiver duvida em relação a o cristal troque..

Link para o comentário

Desculpe colega..não estou aqui para por em duvida seu conhecimento..minha intenção e ajudar o amigo com problema no seu equipamento,mas de qualquer forma sinal de clock se medi em ondas senoidal e quadrada,como eu falei se ele não substituir o cristal ou CI de clock para tirar a duvida não vai saber se o problema esta ali ou não!

clock.jpg.11ecc88ea9eac73f78275141eec57aa9.jpg

Link para o comentário

Bom dia!

bom o cristal acredito que nao seja pois eu ja fiz a troca do mesmo....

ontem medi no ci gerador de clock (xtal_in e xtal_out) isso seria a entrada da tensão do cristal e saida? se sim... acredito que o circuito gerador de clock está ok pois encontrei se nao me engano agora tensões de 1.5v nesses pinos....

medi os pinos basicos do I/O tb... a principio chegava tensao de 1.5, 3.3, .400 que acredito estar certo.. nao tenho agora ela em maos estou no trabalho... falei com o digo, ele comentou da tensao de 5v no I/O.. vou dar uma olhada hoje a noite e posto pra ver se encontro essa tensão..

só para constar a placa é uma dg41tx(b).. se alguem tiver o esquema dela eu agradeço dei uma procurada mas não encontrei..

Obrigado pela ajuda que estão dando até então!

Link para o comentário

• 3 meses depois...

Já tentou um super aquecimento do chip com algum soprador só pra ter ideia se é chipset?? se funcionar, recomendo depois fazer o BGA certinho substituindo as esferas.

Não faça um super aquecimento do chipset, poderá danificar mais ainda e fazer com que fique inviável o conserto. Faça uma ME, conforme descrito neste link.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

• 7 anos depois...
Em 03/02/2014 às 13:36, deltadigo disse:

Bom dia.

O primeiro passo é você verificar:

Verifique as tensões do circuito de alimentação do PROCESSADOR = VCORE, MOSFETS de ALTA (Recebe 12v no Dreno) e de BAIXA (Recebe entre 0,6 e 1,4v no Dreno) que alimentam o PROCESSADOR. Todos tem que ter tensões iguais.

Verifique as tensões do circuito que alimenta a memória. (2.5v para memoria ddr1, 1.8 para memoria ddr2 e 1.5v para memoria ddr3)

Verifique as tensões que alimentam os chipsets PONTE NORTE e PONTE SUL (em torno de 1.5v) (entre 0.6v e 1.5v)

Verifique a Tensão de VTT (Tensão igual e comum para todos os chipsets) (entre 0.5 e 1.3v)

Verifique os Cristais da placa (Gerador de Clock, Bios)

Verifique o Gerador de Clock (As tensões que o alimentam, e os sinais de saida).

Verifique se a bios se comunica com a ponte sul (use um osciloscópio). Se possível Regrave-a.

Se estiver tudo ok:

Teste com outro processador e memoria que vc tenha certeza que estejam funcionando

Verifique com uma placa de video OFFBOARD que vc tenha certeza que esteja funcionando.

Se tudo estiver funcionando corretamente, provavlmente vc terá que fazer um reballing na ponte norte.

Vc falou ai que zerou a bios... vc n pode zerar a bios pois a placa não vai nicializar. regrave-a com a mais recente do site do fabricante!

Faz o que eu falei e posta o resultado!

grande abraço

No meu caso, a tensão das memórias está em 1.75v ( ddr2) e os chipsets estão aquecendo acima do normal... 

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...