Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Asus X450L Placa X450LC Rev: 2.2 Mosfet do carregador da bateria queimando. Notebook n reconhece a bateria.

Avalie este tópico:

CTM Informatica

Posts em destaque

• CTM Informatica alterou o título para Asus X450L Placa X450LC Rev: 2.2 Mosfet do carregador da bateria queimando. Notebook n reconhece a bateria.

@CTM Informatica se ta queimando o mosfet é pelo fato de ainda existir curto! Se for os de entrada? Remove eles dois e meça os pads para ver onde ta um curto! Remove a PR que monitora a correte de entrada da linha do carregado! Afira os pads para ver qual o lado que ta o curto. 

Veja esse arquivo ajuda? Só faz a troca depois que sessar o curto... Sempre antes de colocar o carregador no notebook. Sempre é bom coloca na fonte de bancada com baixa tensão pra ver se ainda tem consumo com a placa em stand-by!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Leonildo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Leonildo disse:

@CTM Informatica se ta queimando o mosfet é pelo fato de ainda existir curto! Se for os de entrada? Remove eles dois e meça os pads para ver onde ta um curto! Remove a PR que monitora a correte de entrada da linha do carregado! Afira os pads para ver qual o lado que ta o curto. 

Veja esse arquivo ajuda? Só faz a troca depois que sessar o curto... Sempre antes de colocar o carregador no notebook. Sempre é bom coloca na fonte de bancada com baixa tensão pra ver se ainda tem consumo com a placa em stand-by!

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ja tinha trocado antes mas queimava. Até que por ultimo agora eu troque o mosfet de entrada, parou de queimar o mosfet da bateria, mais ainda não reconhece a bateria.

Detalhe eu troquei esse mosfet de entrada, mas eu tive que fazer um jumper no capacitor do gate desse mosfet para startar a placa. sem esse jumper ela não liga. Tem algo ai que não consegui identificar ainda !

image.png

Link para o comentário

2 horas atrás, CTM Informatica disse:

tive que fazer um jumper no capacitor do gate desse mosfet para startar a placa

@CTM Informatica tem com você tirar uma foto dessa área da placa e postar aqui pra nós? Desculpas a minha ignorância mas não entendi muito bem essa parte! No fonte de bancada depois desses procedimentos ainda tem consumo com a placa em stand-by?

Link para o comentário

Em 03/06/2020 às 16:07, Leonildo disse:

@CTM Informatica tem com você tirar uma foto dessa área da placa e postar aqui pra nós? Desculpas a minha ignorância mas não entendi muito bem essa parte! No fonte de bancada depois desses procedimentos ainda tem consumo com a placa em stand-by?

Desculpa a demora @Leonildo . Então depois que eu troquei o mosfet da fonte primaria de entrada no circuito na mesma linha do DCIN parou de queimar o mosfet do carregador da bateria, ate mesmo antes ela jogava 18v no mosfet do carregador agora ela joga 16v, ate então ficou perfeito. Resolvi essa questão da queima do mosfet que era um curto no mosfet primário ali na entrada. Porem o problema agora é que a placa não reconhece a bateria fica piscando o led vermelho da bateria e não carrega a mesma.E é esse problema agora que eu quero resolver e mesmo procurando ali no esquemático eu não consigo encontrar o defeito fazendo as medidas e tudo mais. 

Link para o comentário

58 minutos atrás, Well7487 disse:

@CTM Informatica quando entra no sistema o que aparece quando tem a bateria conectada?

Para falar bem a verdade eu nem tinha pensado antes em por no sistema para ver como fica. Julguei apenas pelo led vermelho. O sistema reconheceu a bateria porem não carrega. Detalhe essa bateria e nova.

IMG_20200604_184535.jpg

IMG_20200604_184537.jpg

Link para o comentário

Em 03/06/2020 às 16:07, Leonildo disse:

Respondendo a primeira pergunta amigo.  Foto do mosfet de entrada que citei que tive que fazer um jumper. 

IMG_20200604_184645.jpg

Link para o comentário

47 minutos atrás, CTM Informatica disse:

E qual é a primeira dica, por onde eu começo?

Uma correção aqui ! Vc citou a questão do Jumper que pode ser o problema inicial. E de partida eu já retirei o jumper e ressoldei o capacitor. Fiz as medidas das tensões que sai do charge ate chegar nesse capacitor dando ai seus 2,33V,  pra mim estava tudo certo, so apertei o power a placa de start normal.  Resumindo eu comi barriga nesse ponto!

Mas o caso da bateria continua da mesma forma. Alguma sugestão de algum ponto que eu possa analisar?

Link para o comentário

1 hora atrás, Leonildo disse:

@CTM Informatica qual é ci de charge dessa placa? Post a referencia dele pra nós da uma olhada na folha de dados! Post as tensões dos pinos da bateria.

Esse note esta um coisa de louco agora ele não quer ligar! 

Esse bq24735

image.pngRefe

Editado: por CTM Informatica
Link para o comentário

@CTM Informatica esse ci tem um problema de não liberar os 25v no gate do mosfet de entrada! Seria bom remover os dois mosfet de entrada e aferir eles fora. Depois afira a resistência dos pads do segundo mosfet. Pode também injetar um tensão bem baixa na PR que monitora a corrente de entrada do carregador pra ver se vai haver consumo. 

Esse da imagem ta com aparência de carbonizado?

Anotação 2020-06-05 130912.png

Link para o comentário

@Leonildo Analisando ele joga 18v no pino do gate, quando eu estava medindo as tensões nesse mosfet eu percebi que quando coloquei a ponta no pad do capacitor ele picou como se tivesse energizado a placa dai eu só ressoldei o capacitor e voltou a ligar normal.  É umas coisinhas besta que ate nos atrasa viu!

Link para o comentário

1 hora atrás, Leonildo disse:

@CTM Informatica esse ci tem um problema de não liberar os 25v no gate do mosfet de entrada! Seria bom remover os dois mosfet de entrada e aferir eles fora. Depois afira a resistência dos pads do segundo mosfet. Pode também injetar um tensão bem baixa na PR que monitora a corrente de entrada do carregador pra ver se vai haver consumo. 

IMG_20200605_122710.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...