Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP G42-220br sem video

Avalie este tópico:


fabiomaua

Posts em destaque

Ola a todos

 

Estou com um HP G42-220br, placa Da0ax3mb6c2 que não estava ligando. Regravei a bios (fornecida aqui mesmo no forum) e a maquina voltou a ligar, porem, só liga mas não tem imagem. No monitor externo acontece a mesma coisa. No teclado, notei que o led do botão Caps Lock fica aceso direto. To achando que é BGA. Alguém poderia me ajudar?

 

Grato

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está parecendo bga, mas antes de chegar a essa conclusão vamos fazer mais alguns testes. Veja no chip de bios se tem os 3,3V e além dele uma voltagem entre 1,5 e 2,0V. Na alimentação de 3,3V do I/O quando for pressionado o botão de power essa tensão cairá para 0. Verifique também dois sinais importantes o ECRST 3,3V e o RSMSRT 3,3V.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, se vc regravou a bios e volto liga, quase certeza que é a bios ainda. Nem todos os arquivos de bios aqui do forum são confiaveis, eu ja peguei alguns que nao funcionam, por isso sempre é bom posta la no banco de bios, se funciono ou não. Ja passei por isso, eu tenho uma bios confiavel aqui, vo posta la e tenta grava com ela. Uma vez baixei uma do forum e nao funcionava de jeito nenhum, dai por sorte me entro um g42 funcionando, dai fiz backup e gravei, dai ligo a placa. ai tirei a conclusão que o arquivo que beixei do forum nao estava funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, coloquei la pra vc, baixa e grava com esse arquivo pra ver.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

caso funcione, poste ai, e não esquece da joinha.

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com o mesmo problema, é a mesma placa mae e notebook, só que nao acho o 3,3 nos terminais da bios, nao tenho gravador de bios.. o que posso fazer pra resolver o problema do video?

Jader vc pode comprar o chip gravado,existem varias lojas que vendem...  mas com certeza adquirir uma gravadora de bios vai te ajudar e muito, pois aparecem muitos notes com esse problema. Eu tenho uma genius G540 e ela logo se paga.

boa sorte amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha ate aproveitando a situação, tenho um genius G540, pra vende, semi novo. vendo por R$200,00

no Mercado livre ta em torno de 260,00

so tenho pra vende, por que comprei um outro modelo mais novo. Mas o g540 é ótimo tambem, se paga na primeira gravação, se tiver interesse me procure.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jader vc pode comprar o chip gravado,existem varias lojas que vendem...  mas com certeza adquirir uma gravadora de bios vai te ajudar e muito, pois aparecem muitos notes com esse problema. Eu tenho uma genius G540 e ela logo se paga.

boa sorte amigo!

 

tenho uma placa condenada do mesmo modelo, teria problema eu tirar a bios dela e colocar nessa placa mae?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JAder Assis, você pode pegar o chip de bios de outra placa mãe e colocar nessa placa, desde que seja identicas. Mas como você já antecipou que são iguais, então pode trocar sem problema.

 

Você citou logo acima que não tem 3,3V no bios, então neste caso pode não ser um problema no bios, pode ser que o pwm dessa fonte não esteja gerando essa tensão para alimentar esse chip. Para ter certeza, basta que procure essa mesma tensão no I/O. Se não houver alimentação no I/O, então você pode medir as tensões no pwm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro fabiomaua,

 

Vou concordar com o nosso amigo nmercker, COM certeza será a bios, praticamente impossivel de vc pegar uma placa que tenha 2 defeitos distintos assim.

 

Verifica se o chip que colocou é o mesmo da placa ou seja, se ele é o original da placa, verifica se esse chip é realmente de 1mb, pois

para esse modelo de placa a bios é de 1mb.

 

Para saber sobre os tamanho das bios é só olhar na numeração do chip, ou seja, se ele contiver:

 

25x40 = 512kb

25x80 = 1mb

25x16 = 2mb

25x32 = 4mb

25x64 = 8mb

 

E quando for trocar de chip não precisa necessariamente trocar por um chip da mesma marca, mas o tamanho

tem que ser o mesmo tamanho.

 

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro fabiomaua,

 

Vou concordar com o nosso amigo nmercker, COM certeza será a bios, praticamente impossivel de vc pegar uma placa que tenha 2 defeitos distintos assim.

 

Verifica se o chip que colocou é o mesmo da placa ou seja, se ele é o original da placa, verifica se esse chip é realmente de 1mb, pois

para esse modelo de placa a bios é de 1mb.

 

Para saber sobre os tamanho das bios é só olhar na numeração do chip, ou seja, se ele contiver:

 

25x40 = 512kb

25x80 = 1mb

25x16 = 2mb

25x32 = 4mb

25x64 = 8mb

 

E quando for trocar de chip não precisa necessariamente trocar por um chip da mesma marca, mas o tamanho

tem que ser o mesmo tamanho.

 

Boa Sorte!

 

Muito bom, otima informação... merece joinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está parecendo bga, mas antes de chegar a essa conclusão vamos fazer mais alguns testes. Veja no chip de bios se tem os 3,3V e além dele uma voltagem entre 1,5 e 2,0V. Na alimentação de 3,3V do I/O quando for pressionado o botão de power essa tensão cairá para 0. Verifique também dois sinais importantes o ECRST 3,3V e o RSMSRT 3,3V.

 

Olá, medi as voltagens do chip com a placa ligada e desligada, sem a bateria e encontrei os 3.3v nos pinos 3, 5 e 6. Também encontrei a voltagem 1.5v no pino 7.

O chip I/O de notebook eu não sei identificar, tenho experiencia com desktop, mas notebook ainda to aprendendo.

Essas voltagens de ECRST 3,3V e o RSMSRT 3,3V eu nem sei o que é isso!!! Eu medi as voltagens no botão power. Essa placa usa uma outra plaquinha para ligar, e medi as voltagens no flat. Tem 6 terminais, e se está desligado, o pino 5 está em 3.3v mas se liga o notebook cai para 0, será que é isso que vc me perguntou? Os outros terminais desse flat, permanecem em 3.3v com exceção do terminal 6 que sempre é 0v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo, coloquei la pra vc, baixa e grava com esse arquivo pra ver.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

caso funcione, poste ai, e não esquece da joinha.

abraço!

 

Olá, acabo de baixar esses dois arquivos, vou responder as observações do pessoal do forum e fazer novos testes com esses arquivos. Valew.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro fabiomaua,

 

Vou concordar com o nosso amigo nmercker, COM certeza será a bios, praticamente impossivel de vc pegar uma placa que tenha 2 defeitos distintos assim.

 

Verifica se o chip que colocou é o mesmo da placa ou seja, se ele é o original da placa, verifica se esse chip é realmente de 1mb, pois

para esse modelo de placa a bios é de 1mb.

 

Para saber sobre os tamanho das bios é só olhar na numeração do chip, ou seja, se ele contiver:

 

25x40 = 512kb

25x80 = 1mb

25x16 = 2mb

25x32 = 4mb

25x64 = 8mb

 

E quando for trocar de chip não precisa necessariamente trocar por um chip da mesma marca, mas o tamanho

tem que ser o mesmo tamanho.

 

Boa Sorte!

 

Olá,

Eu não usei outro chip, foi o mesmo. Eu apenas apaguei e regravei a bios com o meu gravador Willem. O modelo do chip da bios é 25Q80BVSIG, como vc acabou de deixar "mastigadinho" pra nós, esse chip é de 1mb!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

 

Acabo de perceber uma coisa que eu não tinha percebido. Agora que está ligando, se mesmo ele parado com a fonte conectado, na entrada da voltagem na placa, tem uma região esquentando pra caramba a ponto de queimar o dedo. Tem um chip (RT8206B GQW CCGOZ) que eu acho que é ele que tá esquentando pra burro... to achando estranho!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você encontrou os 3,3V que alimenta o chip de bios, também encontrou 1,5V que é uma alimentação que vem do I/O confirmando que identificou o chip de bios. Para confirmar se o I/O enviou o sinal de 3,3V para a ponte norte funcionar você precisa olhar a nomenclatura do I/O e ir no datasheet. Neste site que está abaixo você pesquisa pelo datasheet do componente e conseque identificar por qual pino entra a a alimentação, e por  qual pino ele aciona o mouse, ou o cooler e assim por diante. O super i/o é conhecido como chip de input e output, quer dizer, entrada e saída, por ele entra certos sinais e saem certos sinais que vão acionar vários setores da placa. É um componente muito importante. Se puder verificar o sinal de RSMSRT 3,3V será importante para esse conserto.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo se a placa esta ligando esqueça (delete)estas tensões de sua analise  ECRST , RSMRST  pois sem elas a placa nem ligaria, seu problema pode estar relacionado a arquivo de bios ou mesmo a troca da bios.

referente aos terminais que vc citou esqueça estar tudo certo.

faça o mais simples já que não tem experiencia limpe as memorias bata um limpa contacto no slot das memorias retire  HD e poste resultado boa sorte.

e que seu joinha seja bem vindo hehehe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oi, não quiz dizer que a tua bios não esta boa, é que tem mais arquivos de bios la, pode olha, tem varios, o teu esta especificando o modelo, g42-220br, mas tem outras que so diz g42, e o modelo da placa mãe, mas é pra ser a mesma bios. o caso do amigo, não sei qual ele baixo, so quiz dizer que tem sim arquivos la no banco de dados que nao funcionão. O meu caso que aconteceu faz tempo ja, baixei todos os que tinha no forum e nao resolveu, dai foi o acaso que por sorte me entro um g42 pra formata o windows, e aproveitei e fiz o backup, dai gravei e resolveu meu problema naquela ocasião. Eu postei la os dois arquivos de bios, a do  g42 e do compaq cq42, os dois tambem estao testados. Mas esse seu nao testei, mas se vc ta dizendo que funciona, entao ta beleza. abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...