Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida samsung NP300E5A - Scala3-15/Petronas-15 - Liga mas não apresenta vídeo.

Avalie este tópico:

paulochagas45

Posts em destaque

Pessoal,

bom dia,

Estou com este notebook samsung NP300E5A - Placa Scala3-15/Petronas-15.

Chegou a bancada só lingando, não apresentava vídeo.

Abri e alguma tensões não apareciam, e estava apresentando curto na linha de alimentação do processador, dos dois lados da bobina (Foto Abaixo), levantei bobina na parte inferior para identificar de que lado estava o curto, identificando que estava para o lado dos capacitores SMD e tântalo, injetei 1V na linha do lado do curto e nada esquentou, então resolvi tirar todos os capacitores SMD, tinham dois capacitores em curto, mas o curto ainda aparecia no multímetro,  testei os dois de tântalo na placa e eles acusaram curto, resolvi tira-los e os mesmo estavam em curto, executei a troca dos componentes, injetei novamente 1V e não acusou mais curto na fonte, testei com multímetro e não constou mais curto.

622534807_NotebookSamsung02_LI.thumb.jpg.b7bf2d197ad694a3e46254bc8a0cc1d5.jpg

Porem quando coloquei novamente o processador no local dele, novamente apresentou curto nas bobinas marcadas, nos capacitores SMD e Tântalo e também na bobina pequena do lado direito, nestas 4 bobinas não estão apresentando tensão, com processador e sem processador.

No entanto todas as outras tensões voltaram a aparecer, 1.5 - 1.8 - 3.3 - 5 - 12 e 18v

1139272272_NotebookSamsung02_LI(2).thumb.jpg.443d6f76e59d9e939c275da3923e434f.jpg

No mosfet AON6908A logo abaixo da bobina apresenta 18v no Source mas no dreno não tem tenção e no Gate também não tem tensão.

Minha divida é:

O processador está Queimado?

O processador estando queimado é por isso que ele não libera tesão para o PWM para o mosfet liberar a tensão para as bobinas?

Estou no raciocínio correto ou estou enganado, como estou estudando ainda, estou com esta dívida.

Segue foto modelo da placa.

1709512102_NotebookSamsung01.thumb.jpg.0d7b746cf249bb857ce6b7965e2cb07e.jpg

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• paulochagas45 alterou o título para samsung NP300E5A - Placa Scala3-15/Petronas-15 - Liga mas não apresenta vídeo.

@paulochagas45 é bem provável que não tenha curto nessas bobinas que você mencionou nas fotos acima!

A meu ponto de vista você está fazendo testes de resistência em linhas de vcore e VGFX_CORE  que é normal apresentarem uma baixa resistência, em torno de 0.03 Ohms com processador plugado na placa!

Essa resistência baixa causa muita dúvida em vários técnicos.

Pra mim seu problema poderia ser somente BIOS corrompida!

Editado: por fabiano.julio
Link para o comentário

@paulochagas45 me informe o consumo dessa placa em condição de standby? 

Não esqueça de voltar todos os componentes que foram removidos da placa antes de postar!

Quando a placa estava ligando quais bobinas não apresentaram tensão?

Pode bater foto e circular pra nós?

Boa Sorte!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...