Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G40-70 80GA ACLU1&ACLU2 UMA NM-A271 Rev 1.0 Não liga

Avalie este tópico:

Gajeel

Posts em destaque

Estou com um notebook Lenovo G40-70, comprei para tentar reparar a placa. Sou iniciante na eletrônica e por isso ainda tenho uma certa dificuldade na leitura de esquema elétrico. Dada as apresentações, O notebook não liga, apresenta as tensões em quase todas as bobinas, menos nas que são responsáveis pela distribuição dos +3V e +5V (PL303 e PL304), próximas aos slots de memória. Os gerenciadores ligados a elas(PU904 e PU905) recebem uma tensão de 20V, mas deveriam receber somente os 3V e 5V segundo o esquema. Liguei na fonte assimétrica e a placa não apresenta curto aparente, ou seja, não esquenta nada. Mas ao injetar tensão nos jumpers(PJ303 e PJ306) logo abaixo das bobinas responsáveis pelas tensões já citadas, a placa fica piscando o led de power de forma intermitente. Gostaria muito de um norte de onde possivelmente poderia estar o problema, estou totalmente perdido no esquema, uma vez que a placa não apresenta os nomes dos componentes menores tais como resistores e capacitores. Somente dos mosfets, bobinas e os demais. Acredito que o problema não seja grave, mas ainda me falta muito conhecimento.

OBS: Os contatos de carga da bateria na placa apresentam tensão de 5V.

De já agradeço a todos que puderem ajudar esse pequeno gafanhoto.

Editado: por Gajeel
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Gajeel disse:

O notebook não liga, apresenta as tensões em quase todas as bobinas, menos nas que são responsáveis pela distribuição dos +3V e +5V (PL303 e PL304)

@Gajeel é impossível a placa apresentar tensão nas outras bobinas em standby meu brother. Já que a placa não liga, e vc ainda relata que as tensões que deveria está presente em stand são as que estão faltando. Meça todos os pinos dos integrados PU904 e PU905 E post. Assim vc já me confirma se a placa tem os 19v passando e os integrados subindo as tensões LDO. Ex: pino 7 e 8 = 19v ok? Ta seguindo o esquema?

• Joinha 1
Link para o comentário

@Leonildo realmente me expressei mal, as únicas bobinas que apresentam tensão são as do sistema de charge próximas ao plug, as demais não possuem. O PU904(3V) e o PU905(5V) ambos deveriam receber suas respectivas tensões, no entanto somente o PU905 no seu pino 7(IN) recebe os 5V certinho e nos demais pinos deveria sair as tensões de 5V, mas somente nos pinos 6 e 5 apresentam tensão respectivamente de 2.9V e 3.3V, nos demais não há presença de tensão. Já na PU904 o pino 7(IN) recebe 20V sendo que deveria ser 3V como já citado e nos seus demais pinos não há saída de tensão.

OBS: PU904 e PU905 usam o mesmo controlador.

seguem em anexo os esquema dos PUs. 

PU904.jpg

PU905.jpg

Link para o comentário

@Gajeel vamos por etapa, por hora esqueça a bateria, ficou pouco confuso no início de seu tópico, vc poderia retificar na primeira mensagem clicando em editar, assim seu tópico servirá para outros colegas futuramente.

Com a ponta de prova positiva aterrada, meça na escala de resistência 200 ohms ou superior se há curto nas bobinas das linhas de 3valw pl303 e 5valw pl304, assim teremos uma ideia por onde te guiaremos com a análise.

Editado: por Átomos
  • Joinha 2
Link para o comentário

faça esses testes inicias, assim teremos uma boa ideia do que tá acontecendo na placa.

- tensão da cmos
- reset cmos
- curto nas bobinas
- tensão no start e zera quando pressiona e verificar lá na SIO também
- tensão e oscilação (se tiver osciloscópio) nos pinos na bios  
- tensão nas bobinas e se alguma tenta subir

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 17/08/2021 às 06:53, Átomos disse:

@Gajeel vamos por etapa, por hora esqueça a bateria, ficou pouco confuso no início de seu tópico, vc poderia retificar na primeira mensagem clicando em editar, assim seu tópico servirá para outros colegas futuramente.

Com a ponta de prova positiva aterrada, meça na escala de resistência 200 ohms ou superior se há curto nas bobinas das linhas de 3valw pl303 e 5valw pl304, assim teremos uma ideia por onde te guiaremos com a análise.

como identifico esse curto na escala de resistência? fiz a medição e nenhuma das duas apresenta leitura na escala de 200 ohms, mas na de 2000 a pl303 apresenta resistência de 385, já na pl304 há uma leitura de 1300 e some.

Link para o comentário

@vado   1. Não há tensão na CMOS

2. Já resetei e verifiquei a bateria

3. somente uma bobina(PL701) apresenta continuidade com o terra, mas não chega tensão nem no PU701,que gerencia a tensão para ela. Essa bobina é responsável pela distribuição do 1.05VS_LX. No entanto para o PU dá esse sinal a ela é necessário os 3 e 5V.

4. Não há consumo como starta

5. As únicas bobinas que apresentam tensão são as próximas JBATT1 e as do DCIN(jack)

estou suspeitando do IO mesmo. Infelizmente não tenho sucata para testar outro aqui.

Link para o comentário

5 minutos atrás, Gajeel disse:

somente o pino 7 do PU904 recebe tensão, e a tensão presente é de 20V.

Veja bem mano, o pino 7 EN2 (habilitação) é ligado ao pino 8 (IN) alimentação que recebe tensão de 20v pela mesma malha. Veja que tem um nó que liga esses dois pinos e seria muita falta de sorte vc ter um rompimento de trila nesse ponto. Esse integrado a recebendo alimentação e habilitação, o regulado do pino 5 LDO deveria está em nível alto. Esse linha do pino 5 tem um jumper PJ304 que você pode está abrindo e verificando se essa tensão vai aparecer

• Joinha 1
Link para o comentário

@vado exato, por isso acho que o problema está no IO, pois não está habilitando o PU904, depois de ver as orientações de vocês e seguir algumas malhas no esquema, tudo levava ao IO. Infelizmente não tenho outra placa sucata para fazer a substituição. Optei por comprar outra placa funcional com um preço bem em conta e com garantia.  

Link para o comentário

23 minutos atrás, Gajeel disse:

exato, por isso acho que o problema está no IO, pois não está habilitando o PU904,

Vc não deu importância aos meus post e não está lendo e tentando entender o coisa toda. O IO só vai enviar algum sinal se ele for alimentado pela tenção +3VLP = +3VL do regulado LDO do pino 5 do PU904. Vc diz ter tensão só no pino 7 do integrado e só isso que vc menciona depois que eu e o colega detalhou e desenhou tudo pra vc...;D

Coloca o tópico como devolvido blz ?

Editado: por Leonildo
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...