Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung np300e5m series - ba41-02538a benton-15kbl - congelando ao tentar entrar no sistema operacional.

Avalie este tópico:

João Victor de Oliveira

Posts em destaque

Bom dia amigo, estou com esse Samsung np300e5m series placa ba41-02538a benton-15kbl que o mesmo estar congelando ao tentar entrar no sistema. Ja troquei hd, memoria, regravei a bios, troquei o ci da bios também e nao muda o sintoma. Esse notebook deu entrada nao ligando e troquei os mosfets de entrada e resolveu. o Cliente levou e com uma semana retornou com esse defeito. O engraçado que quando eu conecto a fonte a luz azul do power ja acende e nao apara de forma alguma. Detalhe que no setup o mesmo fica ligado e funcionando normal o defeito ocorre so quando vai carregar o sistema operacional. Alguém poderia ajudar a solucionar esse defeito.

Editado: por João Victor de Oliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Victor de Oliveira bom dia estes defeitos são tensos pois geralmente não se descobre por analise (a não ser que seja fera no osciloscópio), mas sim por exclusão de possibilidades e estas são muitas ! ai vai a lista...

filtragem de capacitores (geralmente tântalo )do processador 

BGA de video, pch e ou processador

em alguns caso nectokin

oque acontece é que quando o sistema tenta carregar ele força mais o processador e o mesmo por não ter filtro necessário ou uma solda fria acaba travando, por isso o osciloscópio deve pegar o ruído na linha certa mas só com scope

• Joinha 2
Link para o comentário

@João Victor de Oliveira então... scope muda os botoes de modelo pra modelo, mas você teria que basicamente, triscar a ponta la na bobina por exemplo do processador e quando o sistema travar, pausar o scope e trabalhar com o tempo de amostragem para ver se a linha está alterada e com certeza estará !

só essa questão de ao plugar ligar direto o led power que eu diria pra você ver antes, pois pode ser algo relacionado e se torna mais simples, dai é só ir seguindo os sinais da placa 

Link para o comentário

@João Victor de Oliveira sei que a memoria e processador dessa placa é onboard e que  essa maquina tem um SSD M-Sata de 32Gb que costuma  dar problema e que a placa não tem esquema nem Boardview, comece sempre pelo básico.
Remove o SSD M-sata e tenta usar um HD ou um SSD seu de teste.

Sei que você trocou o HD do cliente recentemente  mas comece a analisar do zero e depois posta ai os resultados.

Boa Sorte!

• Joinha 1
Link para o comentário

3 minutos atrás, João Victor de Oliveira disse:

entao parti para o reflow e por incrível que pareça deu certo o sistema carregou de boa. 

@João Victor de Oliveira  como citei na primeira resposta...

8 horas atrás, cristi disse:

BGA de video, pch e ou processador

qual deles era ?

• Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, João Victor de Oliveira disse:

@fabiano.julio Ja fuiz todos os testes irmao( memoria, hd, Bios) porem o defeito continua. entao parti para o reflow e por incrível que pareça deu certo o sistema carregou de boa. 

Boa !!! Agora é fazer o Reballing (ou levar para fazer).

Mas Claro , tudo vai depender do orçamento do Cliente.

Eu já tive cliente que não quis custear um Reballing e então depois de testar o "Reflowzinho"  , rsrsrs , ofereci o Reflow por conta e risco dele e se não me falha a memória o último cliente já tem mais de 1 ano e sem reclamações ...

Importante : pra quem roda Aplicações pesadas e Games , não dá Rock , mas para quem faz tarefas básicas pode aguentar , afinal , não temos como ver por baixo ... se pans era só "Meia Esferinha" , rsrsrs

• Joinha 2
Link para o comentário

@cristi o pch e o processador sao so um chip mesmo e essa placa nao tem chip de video dedicado.@Cesar Aguiar infelizmente eu nao tenho a maquina de reballing ainda ( projeto para 2022 se de tudo certo rsrs) e aqui na minha cidade ninguém faz. Vou falar com o terceirizado que trouxe o notebook e explicar o que foi feito para deixar o cliente ciente.  

• Joinha 2
Link para o comentário

@João Victor de Oliveira show amigo !

26 minutos atrás, João Victor de Oliveira disse:

o pch e o processador sao so um chip mesmo

então esse processador é das novas arquiteturas intel... tenso de fazer reballing nesses caras,  aproveitando finalize o tópico por favor, nesse caso tanto faz por como resolvido ou devolvido porque descobriu o defeito ! mas como não foi definitivamente resolvido, aconselho por como devolvido 😉

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...