Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Ideapad 330-15i NM-B451 Tela azul e não formata

Avalie este tópico:

prcalemao

Posts em destaque

@Repare informatica @Well7487 @Paulo.dr @Jack O'Neo   .... não sei se esqueci de mencionar alguem, mas bom dia a todos...

estou retomando este notebook..tive que resolver outros pra não acumular.

Mas esta assim.... não sobe Windows mesmo formatando em outro notebook, se tentar formatar nesse no momento que começa a carregar a formatação tela azul, boot pelo Pen driver no Hirens vai normal, se tentar instalar o Linux com 50% trava e não sai disso, já troquei de HD, verifiquei todas as configurações de Bios, troquei o CI de Bios e regravei com outro arquivo onde deu imagem normalmente mas na hora de formatar mesmo problema, ainda deduzo que seja memória onboard, mas ainda não sei como desabilitar ela, ou seja é somente como o amigo falou ter que retirar os chips, mais alguma ideia do que fazer ?

Editado: por prcalemao
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, prcalemao disse:

@Repare informatica @Well7487 @Paulo.dr @Jack O'Neo   .... não sei se esqueci de mencionar alguem, mas bom dia a todos...

Mas esta assim.... não sobe Windows mesmo formatando em outro notebook, se tentar formatar nesse no momento que começa a carregar a formatação tela azul, boot pelo Pen driver no Hirens vai normal, se tentar instalar o Linux com 50% trava e não sai disso, já troquei de HD, verifiquei todas as configurações de Bios, troquei o CI de Bios e regravei com outro arquivo onde deu imagem normalmente mas na hora de formatar mesmo problema, ainda deduzo que seja memória onboard, mas ainda não sei como desabilitar ela, ou seja é somente como o amigo falou ter que retirar os chips, mais alguma ideia do que fazer ?

E fazer down grade na bios? Ao menos não vi mencionar isso nos topicos anteriores! Acredito que retirar o chip de memoria seja uma ultima opção, pois, acredito que se o mesmo estiver habilitado a iniciar primeiro acessando a memoria onboard corre o risco de não dar mais sinal de vida! Se chegar nesse ponto e tiver certeza que se trata da Memo On, não seria mais fácil substituir os chips??

Editado: por ricardodioni
  • Joinha 1
Link para o comentário

1 hora atrás, ricardodioni disse:

E fazer down grade na bios? Ao menos não vi mencionar isso nos topicos anteriores! Acredito que retirar o chip de memoria seja uma ultima opção, pois, acredito que se o mesmo estiver habilitado a iniciar primeiro acessando a memoria onboard corre o risco de não dar mais sinal de vida! Se chegar nesse ponto e tiver certeza que se trata da Memo On, não seria mais fácil substituir os chips??

No site da Lenovo não sei se pesquisei errado, mas só achei a ultima versão da Bios que é de julho de 2021, creio que retirar os Chips e somente usar o Slot vazio disponível seria mais certo do resultado, do que tentar a troca deles ..... isso se remover funcionar.

Será que alguem já fez esse procedimento?

Link para o comentário

42 minutos atrás, prcalemao disse:

No site da Lenovo não sei se pesquisei errado, mas só achei a ultima versão da Bios que é de julho de 2021, creio que retirar os Chips e somente usar o Slot vazio disponível seria mais certo do resultado, do que tentar a troca deles ..... isso se remover funcionar.

Será que alguem já fez esse procedimento?

Sim mas se houver uma linha de circuito que dependa passar pelo chip de memoria para iniciar pode haver problemas! Não estou sendo contra o procedimento mas consultou o esquema elétrico desse note? Se tiver certeza que não haverá problemas de inicialização manda ver, o ruim é se tiver! Eu ainda tentaria dar mais uma fuçada pra achar a bios mais antiga e se não resolver ai pensar nessa solução. 

Link para o comentário

47 minutos atrás, ricardodioni disse:

Sim mas se houver uma linha de circuito que dependa passar pelo chip de memoria para iniciar pode haver problemas! Não estou sendo contra o procedimento mas consultou o esquema elétrico desse note? Se tiver certeza que não haverá problemas de inicialização manda ver, o ruim é se tiver! Eu ainda tentaria dar mais uma fuçada pra achar a bios mais antiga e se não resolver ai pensar nessa solução. 

sim entendo.... pior que estou usando uma esquema do Ideapad 320 que é parecido, mas não igual ao desta placa, não gostaria de mexer nos chips de memoria, queria conseguir desativar igual já fiz em notebook Asus, mas ainda estou na busca aqui , o que esta no site da Lenovo é uma versão até mais nova que essa que esta gravada... mas ele esta em.exe e não estou conseguindo descompactar

Se tiver um tempo conseguiria ver o numero de serie do notebook é PE04DTB9

Link para o comentário

Estes tempos atrás ajudei em um tópico com derramamento de líquido em uma placa acer, os chips de memória on-board foram removidos da placa naquele caso sem qualquer problema se bem me lembro, no entanto para aquela placa havia esquema, e portanto além da remoção, foi feito todo o procedimento de desabilitar as memórias on-board, algo que caso não seja possível fazer na sua placa em virtude de indisponibilidade de esquema, poderia realmente incidir em problemas como este relatado pelo @ricardodioni, apesar dos chips não estarem na placa a placa terá a informação de que eles estão lá.

Sendo assim, minha recomendação seria pela substituição dos módulos de memória que é algo que pode ser feito sem problemas com uma estação SMD em virtude dos chips serem pequenos, talvez a complicação seja conseguir outros pra por no lugar.
Mas... Em última instância, funcionando já não está, se o sintoma mudar para não apresentar vídeo após a remoção, saberás com certeza que precisas de memórias ali, e na pior das hipóteses dá pra fazer o reballing desses chips e por de volta usando a estação SMD uai, é desnecessária uma BGA para estes chips, se duvidar até o reballing resolve... ;D  

• Joinha 1
Link para o comentário

@prcalemao o esquema para desabilitar a memória onboard é o que já foi passado mesmo. No entanto, o problemas nos chips onboard podem está causando alguma alteração nas linhas de alimentação ou em algum sinal. Por isso, o ideal seria remover mesmo esses chips onboard para eliminar essa possibilidade.

Link para o comentário

@Jack O'Neo @master7  vou informar isso ao cliente pra que ele esteja ciente desse procedimento que pode nem dar imagem mais depois, apesar que agora do jeito que esta dando imagem não tem como utilizar mesmo...

o Cliente autorizando vou efetuar o procedimento e posto o resultado, obrigado a todos

Link para o comentário

23 horas atrás, prcalemao disse:

bom dia campeão, faz um ME e tenta formatar ele nos chips de memoria onboard

Link para o comentário

@ricardodioni @Jack O'Neo @master7 @celio silva  Fiz a remoção dos chips da memoria, uma boa limpeza no local , ao ligar a fonte de bancada apresentou um pequeno consumo de 0.06A , coloquei uma memoria  no slot vazio coloquei a fonte novamente e liguei o Power, o consumo foi para 0.65A  a tela ficou mais escura (achei que ia dar  img) mas ficou nisso ai o cooler ligou qdo o processador esquentou mas sem imagem, ai resetei Bios, testei a memoria até troquei aqueles resistores igual ao da foto que @master7 tinha enviado.... mas sem sucesso.

Acho que agora já não tem mais o que ser feito né

Link para o comentário

• 2 anos depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...