Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Msi H61m-p21b3 Ms-7680 rv 3.2 Não liga

Avalie este tópico:

tedjab

Posts em destaque

Ola a todos

preciso de ajuda com esta placa, que ao pressionar o power o cooler da uma ameaça de girar e para..

Até agora fiz:

Troquei processador celeron g530

Regravei bios

Troquei cr2032

Testei a fonte sem o conector de 12v

fio roxo 5v

fio verde 5v pressiono power vai a 0v

Pino power 5v 

Retirei chip rede

Forcei ligar fechando fio verde com terra, e não ligou, nada esquenta.

I/O pino

85 rsmrst# = 3,5v

83 pson#    = 5v pressiono power vai a 0v

80 pwrbtin  = 5v pressiono power vai a 0v

81 pwrbtn   = 3v pressiono power vai a 0v

78 atx_pwr_ok = 0v 

Editado: por tedjab
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@tedjab , veja quando você pressionar o power, se source 1 do

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
aparece 5v quando o sinal SLP_S3# chegar ao U19? Veja como está o funcionamento do . O Q23 é um mosfet duplo canal P e N. 

Link para o comentário

Sua placa está sem sequência de start, vamos descobrir se vc seguir corretamente os passos e informar as medições nos pontos a seguir:

1° Pinos: 45, 68, 99, 92, alimentação do sio

Ao press power pinos:

2° 85 - rsmrst

3° 80 - pwr in

4° 81 - pwr out

5° 77 - slp_s4#

6° 82 - slp_s3#

7° 83 - pson

8° surgem as tensões vcc3, vcc5, vcc12 na fonte

Editado: por Átomos
Link para o comentário

@LEONTEC Bom dia....

Q23 esta ok..

Não entendi direito o funcionamento do U19:

Pino1 :

Este pino é continuamente monitorado para power on reset (POR). O nível de limiar POR é 4,2v com hiterese de 0,2v. Conecte este pino ao ATX 5VCC 

Pino 2 : Este pino é a entrada de alimentação do uP7501. Este pino é monitorado continuamente por POR. O nível de limiar POR é 4,2v com histerese de 0,2v. Conectou este pino ao ATX 5VBS com um capacitor de desacoplamento de cerâmica diretamente ao pino GND

Pino 4 : este pino programa se 5VDUAL está desligado ou permanece ligado durante o estado S4/S5. A lógica baixa desliga 5VDUAL durante o estado S4/S5. A lógica alta alimenta o plano 5VDUAL do ATX 5VBS durante o estado S4/S5

Pino 5 este pino com s5# muda o estado operacional do IC do estado ativo S0/S1/S2 para S3 e S4/S5. Este pino é puxado internamente para baixo por uma fonte de corrente de 7ua. O estado 0 de s3# é considerado como S3 quando S5# é hgh. Conecte este pino aos sinais SLP_S3 do sistema de computador

Pino 6 :este pino com s3# muda o estado operacional do IC do estado ativo S0/S1/S2 para S3 e S4/S5. Este pino é puxado internamente por uma fonte de corrente de 7ua. O estado 0 de s5# é considerado como S4/S5 independentemente do estado S3#. Conecte este pino aos sinais SLP_S5 do sistema de computador

Q23U19.jpg

Editado: por tedjab
Link para o comentário

@Átomos Bom dia....

SIO

pino 45  5v

pino 68  3,3v   

pino 99   5v   

pino 92   2,3v  

Após pressionar power

2° 85 - rsmrst    3,5v

3° 80 - pwr in      5v

4° 81 - pwr out    3,3v

5° 77 - slp_s4#    5v

6° 82 - slp_s3#    5v

7° 83 - pson         0v

8° surgem as tensões vcc3, vcc5, vcc12 na fonte..........

não nenhuma delas.

Link para o comentário

@tedjab, para que a placa possa ter VCC3 e VCC5 o U19 deve chavear o gate (G1) do Q23. Se você observar bem, o pino 8 (5VDRV1) do U19 vai gerar uma tensão de +ou - 12v para que o mosfet canal N do mosfet Q23 possa realizar a comutação da tensão de ATX_5VSB renomeada VCC5. O U19 também ajuda o mosfet Q97 na transferencia da tensão de 3VSB para VCC3. U40 é quem gera a tensão 3VSB e podemos ver que ela está presente.

O Q23 é responsável pela comutação da tensão de ATX_5VSB standby para o restante da placa no estado S5 e S3.

Vc não colou a tensão 5VDIMM...

Veja a resistência do gate (G1) do Q23 pra ver se o capacitor c106 possa ta matando a tensão dessa linha?

Editado: por LEONTEC
Correção de texto!
Link para o comentário

@tedjab , tenho uma observação a fazer nas sua aferições do circuito do U19. O pino 7 do U19 com 5v, não permitira que o mosfet canal P interno do Q23, realizar a comutação da tesão ATX_5VSB para que o restante da placa tenha as renomeadas tensões 5VDIMM, VCC5 e VCC3 quando a placa ligar.

Em 16/02/2022 às 16:54, tedjab disse:

preciso de ajuda com esta placa, que ao pressionar o power o cooler da uma ameaça de girar e para..

Aqui você disse que o cooler tenta permanecer ligado e em seguida desliga. Me parece que as tensão que energiza o cooler FAN é os 12V que é gerado no U19. Tem 12VIN, esse é do P4. E tem esse +12V...Pode ver isso pra mim?

8 horas atrás, tedjab disse:

Não entendi direito o funcionamento do U19, Q23 esta bom..

Pra mim também esse circuito é um pouco complexo. Eu estou analisando e ainda entendo o funcionamento dele. 

Adicionar texto!
Link para o comentário

1 hora atrás, LEONTEC disse:

O pino 7 do U19 com 5v, não permitira que o mosfet canal P interno do Q23, realizar a comutação da tesão ATX_5VSB para que o restante da placa tenha as renomeadas tensões 5VDIMM, VCC5 e VCC3 quando a placa ligar

Concordo, para que funcionasse o deveria ser, pino 7 com 0v e pino 8 com 12v.....Certo?

1 hora atrás, LEONTEC disse:

Tem 12VIN, esse é do P4. E tem esse 12VCC...Pode ver isso pra mim?

Nenhuma das duas, apenas um pico que as vezes chega a 3 volts e zera....

Link para o comentário

Eu acho q vcs estão indo á frente da sequencia, a primeira secundária é o circuito da RAM, antes tem q chegar pson na fonte...aí tem q ver o q tá faltando.

4 horas atrás, tedjab disse:

5° 77 - slp_s4#    5v

pra mim tá estranho isso, pq o pch é alimentado com 3,3v como ele poderia liberar 5v ?

4 horas atrás, tedjab disse:

6° 82 - slp_s3#    5v

da mesma forma, sinceramente nunca vi.

Meça esses pinos e poste

image.png.3406258c6f71ccb53039fa42194cbbb5.png

Link para o comentário

Em 16/02/2022 às 16:54, tedjab disse:

fio verde 5v pressiono power vai a 0v

Tem PSON#! Ele informa no primeiro post. Pois não tem como ter as SLP sem PSON# ativo. Sobre os 5V das SLP também achei estranho.

O cooler foi mencionado para tirar um desencargo que eu estava tendo.

Correção de texto!
  • Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...