Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell inspiron 15-3567 - Vegas Turis Skl KBL - 15341-1 91N85 - Não liga após um tempo ligada

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Bom dia pessoal, estou com esse Dell, liga normal, funciona perfeitamente, porém após algumas horas de funcionamento caso eu desligue ele, ao voltar a presssionar o botão power o notebook me retorna com o seguinte esquema de luzes 3 - laranja e 5 - branca.

Após algum tempo desligado, ele volta a ligar normalmente.

Fiz a regravação do bios, já troquei a bateria CMOS.

Alguém já pegou esse tipo de defeito ou sabe alguma dica pra ajudar?

Postado
Em 25/04/2022 às 11:40, VitoC disse:

Bom dia pessoal, estou com esse Dell, liga normal, funciona perfeitamente, porém após algumas horas de funcionamento caso eu desligue ele, ao voltar a presssionar o botão power o notebook me retorna com o seguinte esquema de luzes 3 - laranja e 5 - branca.

Após algum tempo desligado, ele volta a ligar normalmente.

Fiz a regravação do bios, já troquei a bateria CMOS.

Alguém já pegou esse tipo de defeito ou sabe alguma dica pra ajudar?

image.thumb.png.7a2812267aa395d8c16317cf24730822.png

vai ter que verificar a sequencia de start e ver o que esta acontecendo amigo 

quando você pressiona o power e da essas luzes, todas as bobinas sobem tensão?

image.png

• Joinha 1
Postado
14 minutos atrás, WJinformatica2016 disse:

image.thumb.png.7a2812267aa395d8c16317cf24730822.png

vai ter que verificar a sequencia de start e ver o que esta acontecendo amigo 

quando você pressiona o power e da essas luzes, todas as bobinas sobem tensão?

image.png

Irei verificar e volto a retornar

Postado
8 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

Isso amigo faça os testes e depois passe eles aqui por favor 

Sobe tensão em algumas bobinas, PL5001 - 1,05v, PL5301 - 1,01v, PL4401 - 0,035v, PL4701 - 0v, PL4801 - 0v, PL4501 - 5v, PL4502 - 3,3v, PL5101 - 1,24v

Postado

@VitoC Está com cara de problema em circuito discharge, encontrei apenas 2 na placa, um do TP e um do VGA, o VGA exige um timing para ligar e isso só é possível se todas as tensões partirem do 0V. Não sei até que ponto o power sequence do VGA tem haver com a tensão da CPU, mais é válido verificar.

Desligue a placa e verifique imediatamente a tensão no pino 3 do PQ8604.

• Joinha 1
Postado
3 horas atrás, jone melo disse:

@VitoC Está com cara de problema em circuito discharge, encontrei apenas 2 na placa, um do TP e um do VGA, o VGA exige um timing para ligar e isso só é possível se todas as tensões partirem do 0V. Não sei até que ponto o power sequence do VGA tem haver com a tensão da CPU, mais é válido verificar.

Nessa placa o PQ8604 está ausente

Postado
10 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

Estamos sem vcore na pl4701

Passe as tensões dos pu4701 por favor 

Pinos 2,4,6,7,2535,36

Irei aferir e te retorno, quer as tensões quando acontece a falha ou em funcionamento normal?

Postado (editado)
19 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

Estamos sem vcore na pl4701

Passe as tensões dos pu4701 por favor 

Pinos 2,4,6,7,2535,36

Pin 2 5v

pin 4 2,020v

pin 6 5,26v

pin 7 5,26v

pin 25 19,85v

pin 35 5,21v

pin 36 5,26v

Essas são as tensões do PU4701 no momento da falha

Editado: por VitoC
Postado
12 horas atrás, jone melo disse:

Por desencargo aferi o pad 3 onde seria o PQ8604, em funcionamento 0v e após desligar 0v tbm

Postado

Pra mim o que mais faz sentido é alguma linha que fica com tensão quando deveria ser descarregada assim que desliga a placa, pois existem algumas linhas que exigem delay, quando fica um tempo desligada essa linha descarrega e volta a ter o funcionamento normal.

• Joinha 1
  • Legal 1
Postado
33 minutos atrás, jone melo disse:

Pra mim o que mais faz sentido é alguma linha que fica com tensão quando deveria ser descarregada assim que desliga a placa, pois existem algumas linhas que exigem delay, quando fica um tempo desligada essa linha descarrega e volta a ter o funcionamento normal.

O que sugere nesse caso? Sera que tem capacitor blindado retendo carga?

Postado
4 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

@VitoC parece se alguma falha de energia mesmo

ve se de repente as transferíveis 3vs e 5vs estão ok quando da o erro 

Em quais componentes do 3vs e 5vs?

Postado

@VitoC , quando pressionar o botão power e placa não ligar e emitindo os sinais de LED, veja quais tensões vai subir nas bobinas. Deve ser a falha da sequencia de start (estados de energia ACPI). Partindo dos (sinais / tesões) que devem subir depois do power meça quais estão subindo para saber em que ponto vai seguir a falha. 

• Joinha 1
Postado
1 hora atrás, LEONTEC disse:

@VitoC , quando pressionar o botão power e placa não ligar e emitindo os sinais de LED, veja quais tensões vai subir nas bobinas. Deve ser a falha da sequencia de start (estados de energia ACPI). Partindo dos (sinais / tesões) que devem subir depois do power meça quais estão subindo para saber em que ponto vai seguir a falha. 

Ele já aferiu e não está subindo o vcore como as mensagens anteriores mostram @leon@LEONTEC

• Joinha 1
Postado

@WJinformatica2016 , vir agora que você pediu lá no post #2 entre as imagens. Tem as tensões do U4001 e do circuito da tensão de 1.8V. 

Nesse caso seria bom verificar as tensões de saída do U4001 já que ele tem a responsabilidade de gerar uma tesão importante 3D3V_S0 para para habilitar alguns integrados. Seria isso?

Capturar.JPG

Postado
14 horas atrás, LEONTEC disse:

Sobe tensão em algumas bobinas, PL5001 - 1,05v, PL5301 - 1,01v, PL4401 - 0,035v, PL4701 - 0v, PL4801 - 0v, PL4501 - 5v, PL4502 - 3,3v, PL5101 - 1,24v

Postado

@VitoC , blz!!! O nosso brother já tinha alertado sobre essas aferições, é que não tinha visto. Veja pra mim no mesmo instante que a placa não liga e só emite os sinais de LED, se o CI U4001 tem nível alto nas duas saídas? SLP_S3# chega em aluns circuitos habilitando os mesmo, veja que esse é mais um.

Postado
12 minutos atrás, LEONTEC disse:

@VitoC , blz!!! O nosso brother já tinha alertado sobre essas aferições, é que não tinha visto. Veja pra mim no mesmo instante que a placa não liga e só emite os sinais de LED, se o CI U4001 tem nível alto nas duas saídas? SLP_S3# chega em aluns circuitos habilitando os mesmo, veja que esse é mais um.

Já deixei o note ligado pra que o defeito repita novamente e já passo pra vcs as aferições

• Legal 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 27/04/2022 às 11:33, LEONTEC disse:

Desculpe a demora, estive fora.

U4001

note desligado                       com erro de luzes

pin 1 - 5,27v                                   pin 1 - 5,27v                   

pin 2 - 5,27v                                  pin 2 - 5,27v                      

pin 3 - 0v                                       pin 3 - 3,37v                    

pin 4 - 5,27v                                 pin 4 -  5,27v                        

pin5 - 0v                                       pin 5 -  3,37v                             

pin 6 - 3,37v                                 pin 6 - 3,37v                      

pin 7 - 3,37v                                 pin 7 - 3,37v                      

pin 8 - 0v                                      pin 8 -  3,36v                       

pin 9 - 0v                                      pin 9 - 3,36v                  

pin 10 - 0v                                    pin 10 - 5,98v                     

pin 11 - 0v                                    pin 11 - 0v                    

pin 12 - 0v                                    pin 12 -  5,76v                 

pin13 - 0v                                     pin 13 - 5,17v                    

pin 14 - 0v                                    pin 14 -  5,17v                     

Postado
16 horas atrás, VitoC disse:

Desculpe a demora, estive fora.

U4001

note desligado                       com erro de luzes

pin 1 - 5,27v                                   pin 1 - 5,27v                   

pin 2 - 5,27v                                  pin 2 - 5,27v                      

pin 3 - 0v                                       pin 3 - 3,37v                    

pin 4 - 5,27v                                 pin 4 -  5,27v                        

pin5 - 0v                                       pin 5 -  3,37v                             

pin 6 - 3,37v                                 pin 6 - 3,37v                      

pin 7 - 3,37v                                 pin 7 - 3,37v                      

pin 8 - 0v                                      pin 8 -  3,36v                       

pin 9 - 0v                                      pin 9 - 3,36v                  

pin 10 - 0v                                    pin 10 - 5,98v                     

pin 11 - 0v                                    pin 11 - 0v                    

pin 12 - 0v                                    pin 12 -  5,76v                 

pin13 - 0v                                     pin 13 - 5,17v                    

pin 14 - 0v                                    pin 14 -  5,17v                     

Aparentemente está tudo ok com o U4001

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...