Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Nobreak Apc back-ups 1500va BI não carrega, saida bateria 10v

Avalie este tópico:

Sergiors

Posts em destaque

@joao lima RV boa noite, ai nesse quadrado eu ja troquei os dois irf3205, os diodos estão bons, quando ligado os fios cinza tem uma tensao de 7,5v, quando desligado, tem uma medição de 0,04r, estou te passando o ja verifiquei, não tenho muita noção de nobreak então toda ajuda e bem vinda e desde agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Sergiors disse:

@joao lima RV boa noite, ai nesse quadrado eu ja troquei os dois irf3205, os diodos estão bons, quando ligado os fios cinza tem uma tensao de 7,5v, quando desligado, tem uma medição de 0,04r, estou te passando o ja verifiquei, não tenho muita noção de nobreak então toda ajuda e bem vinda e desde agradeço.image.png.b46bc840c55ee2f2a16064051d69ba8c.png

Link para o comentário

Olá @Sergiors!!

Penso que possa ser uma falha na amostragem de bateria.

Você poderia informar as tensões presentes nos seguintes pontos?

com o nobreak ligado na rede e usando como referencia o negativo da bateria, meça as tensões do emissor do Q102 e dos dois terminais do R107 (sempre com referencia no neg da bateria).

se tiver osciloscópio, nos passe também as formas de onda nos drenos dos Q307 e Q308.

Link para o comentário

12 horas atrás, paivafrota disse:

Olá @Sergiors!!

Penso que possa ser uma falha na amostragem de bateria.

Você poderia informar as tensões presentes nos seguintes pontos?

com o nobreak ligado na rede e usando como referencia o negativo da bateria, meça as tensões do emissor do Q102 e dos dois terminais do R107 (sempre com referencia no neg da bateria).

se tiver osciloscópio, nos passe também as formas de onda nos drenos dos Q307 e Q308.

Não tenho osciloscópio, protanto não tenho como medir os Q307 e Q308 image.png.b74dc76aafa2a6480cabdf9379f613b1.png

Link para o comentário

Fiz aqui o calculo do divisor de tensão e parece correto, porém, tem coisa errada aí.

Considerando que o emissor do Q102 está ligado diretamente no positivo da bateria, já da pra constatar que as baterias estão em descarga profunda (deveria ter em torno de 24V ao invés de 10,3V).

Estou surpreso que você tenha conseguido acionar ele com as baterias nesta condição.

você ja testou com baterias boas?

existe um risco de ser só bateria o problema.

Link para o comentário

Isso!

uma observação:

Pra conferir o carregador desses nobreaks, é preciso que as baterias estejam conectadas.

Agora, vamos lá!

Na ultima medição que vc passou, existe uma variação.

Esta variação acontece rápido? tipo, a cada segundo?

No momento dessa variação o led laranja fica aceso ou apagado?

Link para o comentário

Bom dia, eu estou testando ele desde ontem, e percebi que o range dele é de 20v~26v, e que ele não tem tensão de carga desconectado da bateria o que é uma novidade para mim, os testes foram feitos com 3 lampadas alogenas, uma de 40w e duas de 70w, num total de 180w, onde o nobreak permaneceu ligado por 20mim antes de desativar as saidas de tensão AC, notei que ele não tem proteção de baixa carga, que desativa o nobreak quando ele não alimenta nada, no mais se eu estiver deixando passar alguma coisa por favor me avisem. Desde ja agradeço.

Link para o comentário

@Sergiors Boa Tarde!

Acho que podemos considerar que está normal!

Veja, esses 20~26V podem bem ser 21~27V se vc estivesse medindo no osciloscópio, pois a tensão medida tem um certo ruído proveniente do chaveamento dos mosfets do carregador.

este ruído pode estar confundindo o seu multímetro.

vou ver se tenho aqui algum nobreak que use esta topologia, se encontrar, postarei imagens da tela do instrumento.

quanto ao desligamento por falta de consumo, provavelmente apenas não esteja habilitado, uma vez que neste modelo, essa função é configurável via botão de power.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Sergiors

As imagens são de um apc de 600VA (12V), porém usa no carregador a mesma topologia do seu nobreak.

TEK0000.JPG.3341d24e6153625c6b3a631bb71a3d8c.JPG

Essa medição foi feita com a ponteira direto no positivo da bateria.

Observe que ao invés de uma linha retinha e perfeita, existe um ruído resultante do chaveamento dos mosfets.

Abaixo mostro a forma de onda nos drenos dos mosfets do carregador.

Note que se trata do mesmo ponto, apenas com escalas diferentes de tempo.

Uma com 5ms/div e a outra com 25us/div.

TEK0001.JPG.6f57560fd260376c0d8d094493ac6e3a.JPG

TEK0002.JPG.4d131841655174e8ef2d294d699e7a35.JPG

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...