Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Aspirador De Pó E Água Vertical Sem Fio Wap Multi Mob 2 Em 1 defeito liga e desliga em segundos

Avalie este tópico:

Maru

Posts em destaque

Bom Dia, Boa tarde, Boa Noite e boa madrugada a todos.

Deu entrada em nosso laboratório este Aspirador De Pó E Água Vertical Sem Fio Wap Multi Mob 2 Em 1 que ao ser ligado ele se desliga em segundos, não se mantém ligado, verificamos as baterias e tudo dentro da normalidade, sendo que o cliente nos trouxe um patch de baterias novas e original da marca e com a nota fiscal no valor de 685,90 que é um absurdo de caro por conter apenas 6 unidades neste patch.

Bem algumas das verificações que fizemos foi testar todos os componentes existentes na placa de potência e todos estão perfeitamente bem e funcionais, diodos, transistores, resistores e capacitores, testamos o motor do mesmo externamente e também esta perfeito seu funcionamento, ao carregar a bateria o mesmo o faz tranquilamente, mas ao tentar usá-lo ele liga e sem seguida desliga, o que nos leva a crer que o problema esta no CI, mas o mesmo esta sem as devidas descrições, o que nos inviabiliza a sua troca, por justamente não sabermos nada a respeito do mesmo.

A pergunta seria a seguinte, tem como se descobrir algo a respeito do mesmo, ou qual poderíamos tentar colocar no circuito para ver se funciona???kkkkk pois procuramos a placa de controle de potência para compra, mas não achamos em lugar algum.

Abaixo segue algumas fotos da placa de potência para que possam visualizar e quem sabe nos ajudar com este problema que hoje os apresento a todos vocês.

Desde já agradecemos toda e qualquer ajuda que nos for dada quando a este problema.

IMG_20230428_125822.thumb.jpg.b8a901f0ed8ab8a63ef33ae0b9b25b75.jpgIMG_20230428_125936.thumb.jpg.fd51cfb5fc20a8e62216080785e84e32.jpg

Cordialmente

Maru.      :)

IMG_20230428_125947.jpg

IMG_20230428_130000.jpg

IMG_20230428_125839.jpg

IMG_20230428_125952.jpg

IMG_20230428_125956.jpg

IMG_20230428_125942.jpg

IMG_20230428_130009.jpg

Editado: por Maru
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, joao lima RV disse:

Veja se na placa não há um resistor de baixo valor ohmico que atua como sensor de corrente e se há proteção termica

Fala ai João, tudo certo por ai, aqui vamos levando meio aos trancos e barrancos. kkkk

Bem os resistores são estes em toda a placa.

R2 , R5, R8, R10, todos são de 100KOhms

R7, R12,R13. todos são de 1KOmhs

R1 e R3 são de 200Ohms

R6, R9 e R11 são de 20KOhms

Tem um regulador de  5 volts

Um transistor 7002 

o Mosfet , diodos e capacitores de cerâmica apenas isto e o IC que não tem a descrição nos mesmos.

Quanto aos valores resistivos todos estão marcando seus respectivos valores. Uma coisa que achamos esquisito foi que com baixa tensão e mínima corrente ele funciona aos tranquinhos e a tensão da fonte assimétrica varia constantemente não saindo a tensão que foi pré determinada. que neste caso foi de apenas 6 volts por 1A de carga

Link para o comentário

Apenas chutando :

O CI deve ser para o carregador de bateria.

Estes motores comem amper com gosto, pode ser conexão ou algum componente que abre quando passa corrente.

Eu iria medindo a tensão de alimentação do motor para ver aonde ele some.

Por ultimo , tendo certeza que o problema esta na placa , entrar em contato com o fabricante para comprar uma nova

Link para o comentário

Em 28/04/2023 às 15:43, joao lima RV disse:

Apenas chutando :

O CI deve ser para o carregador de bateria.

Estes motores comem amper com gosto, pode ser conexão ou algum componente que abre quando passa corrente.

Eu iria medindo a tensão de alimentação do motor para ver aonde ele some.

Por ultimo , tendo certeza que o problema esta na placa , entrar em contato com o fabricante para comprar uma nova

Olá, obrigado pelo retorno nobre, o problema é que nenhuma assistência por aqui quer nos vender a placa de potência, informam que temos de levar pra eles efetuarem a troca juntamente com a nota fiscal, o problema que o mesmo já fora de garantia a 3 anos.

Seria um PWM esta Ci provavelmente acho eu, estou quase a fim de trocar por algum e ver o que acontece, pois como dizem já esta perdido mesmo. kkkkk sei que não é o correto, mas vai que dá certo??? retirando o mesmo da placa tentarei ver de onde vem e para onda vai as trilhas se esta placa não for multifacetada é claro.

Link para o comentário

2 minutos atrás, joao lima RV disse:

Boa noite,

Pwm so se tivesse velicodade controlada, ou sera apenas para partida do motor

Se for pWM deve ter uma dente de serra em algum pino e a saida ligada no gate do fet

Boa Noite, achei que seria o único que trabalho finais de semana e feriados, estou de plantão hoje e amanhã para qualquer emergência nos hospitais da região, e para não ficar sem fazer nada, achei ele sobre a mesa aqui, li os laudos do que já foi tentado nele e vi que tinha aqui no fórum também, ai resolvi arriscar. kkkk

Vou tentar ver algo a respeito disto que mencionou, depois vou remover o Ci e ver como esta por baixo dele e posta as fotos ok.

Desde já agradecemos a ajuda nobre e ótimo final de domingo a ti e familiares.

Link para o comentário

1 hora atrás, joao lima RV disse:

Estou desenhando um esquema no computador, aproveitei para dar uma olhada no EBR.

Bom feriado. mesmo trabalhando

Nobre João, resolvemos retirar o Ci da placa, ao virar o mesmo, encontramos uma descrição na parte inferior do mesmo 

SA153

GR46F

KH296

Esta assim descrito na parte inferior do mesmo. mas não achamos nada referente ao mesmo na NET até o presente momento

IMG_20230430_200554.jpg

image.png.14e9a3c831541afffa764574ef9b708f.png

Estas foram as tensões que achamos sem o CI na placa e sem ele o motor não entra em operação.portanto é o CI com problema, e agora nos resta localizar um novo para substituir este danificado. Bem isto ao nosso ver é claro, com a palavra os engenheiros de plantão, ou os universitários. kkk

Link para o comentário

8 horas atrás, Newtv Box disse:

Amigo boa noite. esse seu aparelho não esta com defeito de bateria não?

O patch de baterias é novo o cliente nos trouxe na embalagem original e lacrada pelo fabricante, tanto o Patch que estava nele quanto o novo o sintoma é o mesmo, se eliminarmos o patch e ligarmos na fonte assimétrica o sintoma é o mesmo, o que descarta em 100% ser defeito na bateria, o que está nos intrigando é a marcação desta IC ser na parte inferior do mesmo e que não achamos nada referente a ele na NET. pois pela análise do circuito é ele quem comando o o ligar e desligar do motor e o carregamento do patch de baterias, sem ele nada mais funciona. Portanto ele é o responsável pelo mau funcionamento do aparelho.

Mas obrigado por participar, valeu a intenção meu nobre. Bom feriado.

Link para o comentário

@Maru Bom dia.
Então os caras cobram mais de 600 reais por um kit de baterias, sendo que na Amazon estão vendendo o aspirador completo por 425 reais.
É... a coisa anda complicada mesmo.
Mas indo à vaca fria...
Sim, pode ser um PWM Controller. Mas também pode ser um microcontrolador, como um PIC12F675 por exemplo, usado muitas vezes para detectar corrente consumida, via suas portas com conversores A/D. Também pode ser um OpAmp usado para fazer comparações de tensão, como em outros circuitos (nobreak tem sempre).
Tem como colocar quais componentes estão ligados em cada um dos 8 pinos? Não devem ser tantos...
Com isso, vou tentar detectar quem é o indigente... 

Editado: por Herbert Lopes
  • Legal 1
Link para o comentário

44 minutos atrás, Herbert Lopes disse:

@Maru Bom dia.
Então os caras cobram mais de 600 reais por um kit de baterias, sendo que na Amazon estão vendendo o aspirador completo por 425 reais.
É... a coisa anda complicada mesmo.
Mas indo à vaca fria...
Sim, pode ser um PWM Controller. Mas também pode ser um microcontrolador, como um PIC12F675 por exemplo, usado muitas vezes para detectar corrente consumida, via suas portas com conversores A/D. Também pode ser um OpAmp usado para fazer comparações de tensão, como em outros circuitos (nobreak tem sempre).
Tem como colocar quais componentes estão ligados em cada um dos 8 pinos? Não devem ser tantos...
Com isso, vou tentar detectar quem é o indigente... 

será que te ajuda este micro vídeo?

• Joinha 1
Link para o comentário

@Maru ajudou em parte... parece que os pinos 1 e 8 possam ser respectivamente VCC e GND (ou VDD e VSS), devido à robustez das trilhas e por terem um capacitor de filtro ligando as duas trilhas também. Ao que parece, o pino 3 aciona um LED, mediante o resistor R12, o que praticamente descarta estarmos falando de um OpAmp ou PWM Controller. Vamos pela linha de que seja um microcontrolador... talvez um PIC 12F675, conforme pinagem do datasheet em questão:
image.png.ce10ccb153614ffb4c4fa9e9d73ac5e7.png
 Se for o chip em questão, o pino 3 poderia acionar de boas um led através de um resistor de 1K, já que ele (o uC) trabalha com até 5.5 volts, e geralmente usam nas placas com 5 volts. Mas onde são ligados os pinos 2, 5, 6 e 7 ? A única coisa que se pode perceber é que todos estão conectados, mas não sabemos onde nem a quem.

Só com estas informações, eu chutaria o PIC mesmo.

Link para o comentário

14 horas atrás, Herbert Lopes disse:

@Maru ajudou em parte... parece que os pinos 1 e 8 possam ser respectivamente VCC e GND (ou VDD e VSS), devido à robustez das trilhas e por terem um capacitor de filtro ligando as duas trilhas também. Ao que parece, o pino 3 aciona um LED, mediante o resistor R12, o que praticamente descarta estarmos falando de um OpAmp ou PWM Controller. Vamos pela linha de que seja um microcontrolador... talvez um PIC 12F675, conforme pinagem do datasheet em questão:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Se for o chip em questão, o pino 3 poderia acionar de boas um led através de um resistor de 1K, já que ele (o uC) trabalha com até 5.5 volts, e geralmente usam nas placas com 5 volts. Mas onde são ligados os pinos 2, 5, 6 e 7 ? A única coisa que se pode perceber é que todos estão conectados, mas não sabemos onde nem a quem.

Só com estas informações, eu chutaria o PIC mesmo.

Vou tirar um tempo de minha folga e identificar os pontos que solicitou e retorno aqui informando aos mesmos ok

• Joinha 1
Link para o comentário

@Maru Sobrepondo o CI em questão, teremos a imagem abaixo:
image.png.6e5dde3c4443bd3639960090165f4121.png

Em resumo, acho que fica assim:
Pino 1: Parece que liga no VCC (provavelmente gerado por esse 7002)
Pino 2: Ligado ao resistor R13 (pode ser porta I/O)
Pino 3: Aciona um LED, através de R12
Pino 4: Liga ao resistor R11 (pode ser porta de entrada, essa porta é só de entrada).
Pino 5: Liga ao resistor R3  (pode ser porta I/O)
Pino 6: Sai perto do que parece um regulador, mas não sei pra onde vai de lá com segurança.
Pino 7: Vai para uma malha de resistores, provavlmente algum divisor de tensão visando equalizar sinal analógico.
Pino 8: Parece que é o GND.

Pelo que foi levantado, parece ser um microcontrolador PIC mesmo. Pode ser de outra linha, claro... eu só conheço algumas.
Mas que cheira fortemente a um PIC12F675 ou 629, cheira.

Link para o comentário

@joao lima RV Ele controla qualquer coisa, mas eu usaria um chip mais barato e mais específico para carregar bateria. Usar um uC só pra isso é como matar barata com dinamite. Como tem portas analógicas e conversores A/D, ele pode controlar uma carga de bateria sim, pode acionar diretamente um MOSFET, inclusive.
Mas eu usaria aquels CIzinhos de menos de 1 real, se fosse só pra isso. Um FP8102 por exemplo, ou um TP4056 bem mais fácil de implementar um carregador e não precisam programação.
Se tudo que esse circuito faz é carregar uma bateria, pode mudar a visão, não deve ser um PIC (ao menos eu não projetaria um carregador com ele).

Link para o comentário

15 horas atrás, Herbert Lopes disse:

@Maru Sobrepondo o CI em questão, teremos a imagem abaixo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Em resumo, acho que fica assim:
Pino 1: Parece que liga no VCC (provavelmente gerado por esse 7002)
Pino 2: Ligado ao resistor R13 (pode ser porta I/O)
Pino 3: Aciona um LED, através de R12
Pino 4: Liga ao resistor R11 (pode ser porta de entrada, essa porta é só de entrada).
Pino 5: Liga ao resistor R3  (pode ser porta I/O)
Pino 6: Sai perto do que parece um regulador, mas não sei pra onde vai de lá com segurança.
Pino 7: Vai para uma malha de resistores, provavlmente algum divisor de tensão visando equalizar sinal analógico.
Pino 8: Parece que é o GND.

Pelo que foi levantado, parece ser um microcontrolador PIC mesmo. Pode ser de outra linha, claro... eu só conheço algumas.
Mas que cheira fortemente a um PIC12F675 ou 629, cheira.

O Q2 é um Mosfet  vide Datasheet

image.thumb.png.7a97cda1b95849adcc9422de7ed62e0b.png

O Pino 6 sai do IC e vai ao segundo mosfet 7002 este é o datasheet dele abaixo

image.png.b5916ce873e2fc57f20988fb5ac804a6.png

Sendo que o pino 2 Source esta ligado ao pino 8 GND, O pino 1 Gate esta ligado aos resistores e capacitor cerâmico

image.thumb.png.90cdcfd72d3a643963b507e49e6cfe66.png

acrescentei algumas linhas a mais para tentar facilitar o entendimento deste circuito. kkkk

Link para o comentário

27 minutos atrás, joao lima RV disse:

@Maru.A wap é ai no Parana, eles podem indicar aonde conseguir a placa

41 3012-7272

Não fornecem se não for autorizada e as autorizadas não vendem a peça pra clientes ou concorrentes, é uma vergonha, mais é assim que funciona. mas iremos tentar um contacto direto com eles, e retorno aqui com os resultados.

Voltei aqui mesmo, liguei na fábrica e jogam para as assistência e nelas restringem ao máximo dizem que não tem, que tá fora de linha e outra diz que temos de levar até eles pra efetuar a troca. Só por Deus mesmo. só no Brasil que estas coisas acontecem.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...