Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Nitro AN515-51-50U2 / LA-E911P / Circuito charge com intermitência

Avalie este tópico:

TECHNI WOLF

Posts em destaque

Ola técnicos de plantão! Tudo bem ?

Estou com esse notebook em bancada onde o circuito charge apresenta um sintoma intrigante, os 19V entram na placa, chegam ate o vcc do BQ24781, ele tenta trabalhar, mas não consegue excitar os 2 fet da entrada, fica oscilando o sinal e os fet ficam mandando 5 a 7V para frente.
Porém se eu pegar uma pinça e fechar um contato (pode ser só um contato rápido mesmo) entre os 19V provindo do jack e jogo a frente dos fet (alimentando toda a placa), dali pra frente o BQ24781 passa a trabalhar certo, ele joga 24v no gate do fet e assim permanece ate que eu remova o cabo do carregador (Fonte de bancada). 

Eu já fiz o teste de trocar o BQ24781 por outro BQ2470S, o comportamento se manteve o mesmo. 

Um tempo atrás isso me ocorreu com outro notebook que também usava de CI BQ, eu estudei todo circuito, tentei de tudo e não achava solução, por fim eu descobri que ao jogar 19V para frente, o circuito passava a operar, então fiz uma adaptação do circuito com 2 resistores (espécie de um divisor de tensão) pegando 19V do carregador e jogando para frente dos Fet, o valor do resistor era alto, então mesmo que se causar um curto a frente, ele não vai conseguir drenar corrente para danificar algo e o circuito charge desarma os fet corretamente. 
Logo, se eu não achar uma solução e algo que explique esse comportamento para essa placa mãe do acer nitro de hj, eu irei fazer a mesma adaptação e mandar embora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, infocel technology disse:

Eu ja peguei alguns acer com esse problema a soluçao foi o problema no pino acdet ou acok ou os proprio mosfet de entrada.

Meu parceiro, nao entendi a solução que você usou, pode explicar melhor?

Fet ja testei fora da placa, estão blz, ci do charge ja troquei para teste e não mudou nada.

Editado: por TECHNI WOLF
Link para o comentário

Mais tarde vou extrair essas mensuração e posto aqui.

3 minutos atrás, WJinformatica2016 disse:

@infocel technology

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

passe as tensoes dos pinos 1,2,3,4,5,6,24,28

sem passar a pinça

pois precisamos entender o que esta acontecendo para tentar descobrir algo 

Já agradeço a sua atenção desde já 

Link para o comentário

1 minuto atrás, TECHNI WOLF disse:

Meu parceiro, nao entendi a solução que você usou, pode explicar melhor?

Fet ja testei fora da placa, estão blz, ci do charge ja troquei para teste e não mudou nada.

Acdet presente tanto antes quanto depois de colocar 19v na placa como sinal manual com a pinça 

Ola amigo entao um  acer eu ja tinha feito de tudo eu acreditava q era algum problema derivado do charger ate os resistores dando os valores correto fiz a troca, troquei charger ate super io troquei. Entao resolvi fazer uma adaptaçao mais uns dias depois o cliente trouxe de volta pq tinha hora q dava uns conflitos com a bateria entao resolvi desistir do reparo foi ai q tirei adaptaçao e acabei colocando 2 mosfet novos e sanou por completo o problema.  E eu ja tinha feito os teste dos mosfet de entrada e estavam ok(assim eu pensava mais estava com problema).

Link para o comentário

image.png.dee8b09c5d679ae0bca9ce8294522b34.pngEs

8 horas atrás, WJinformatica2016 disse:

@infocel technology

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

passe as tensoes dos pinos 1,2,3,4,5,6,24,28

sem passar a pinça

pois precisamos entender o que esta acontecendo para tentar descobrir algo 

Esses são os valores obtidos antes de passar a pinça, fonte em 19V sem bateria conectada

Link para o comentário

Agora q ele passou as tensoes dos pinos nao esta do mesmo jeito q estava o caso q passei o meu o ldo do charger estava funcionando. Eu to achando essa tensao de vcc baixa ja q tem um comparador interno pra liberar a tensao do pino 24 pra gerar a tensao de acok .Me diz uma coisa vc esta usando o carregador ou fonte assimetrica

Link para o comentário

Peguei hj uma placa igual com cpu queimado, mas etapa de charge e sequência de start ok. Vou tirar dela os 2 Fet, capacitores e comparador, além do Ci charge e vou substituir para testar e volto aqui para relatar o próximo sintoma.

Sim estou usando fonte de bancada, e tanto com ou sem a bateria o sintoma é sempre o mesmo. 

Porém depois que eu passo a pinça nos 19 pra frente, a placa passa a funcionar e a bateria carrega e descarrega corretamente.

Se eu deixo ele com a bateria, depois de passar os 19v manualmente, ele fica funcionando corretamente, aí posso desconectar o carregador e conectar novamente que reconhece certo sem a necessidade de passar os 19 com a pinça.

Link para o comentário

Amigos, descobri uma coisa engraçada, com a outra placa mãe de mesmo modelo (apenas sem o CPU e que esta com charge ok) ocorre o mesmo sintoma, porem se eu elevo a tensão da fonte de bancada para 19.6 a 19.7v, o circuito entra em operação corretamente. 
O problema é, a fonte do cliente é 19v, as vezes ela da pico de 19.5v no maximo, logo isso não é suficiente para armar o circuito. 
Qual a logica para isso estar ocorrendo ?

Link para o comentário

1 hora atrás, TECHNI WOLF disse:

Amigos, descobri uma coisa engraçada, com a outra placa mãe de mesmo modelo (apenas sem o CPU e que esta com charge ok) ocorre o mesmo sintoma, porem se eu elevo a tensão da fonte de bancada para 19.6 a 19.7v, o circuito entra em operação corretamente. 
O problema é, a fonte do cliente é 19v, as vezes ela da pico de 19.5v no maximo, logo isso não é suficiente para armar o circuito. 
Qual a logica para isso estar ocorrendo ?

ola amigo foi oq eu disse a tensao estava baixa o comparador interno, se a tensao nao for maior q uvlo ele nao libera tensao do ldo que gera a tensao do acok sem essa tensao o charge nao libera a tensao pros gates dos mosfet e tbm gera falha nos outros comparadores interno do charger

• Joinha 1
Link para o comentário

Eu estou cogitando sinceramente em fazer uma certa adaptação aqui, mas gostaria do ponto de vista de vocês, se isso que penso em fazer pode resultar em algum risco para o equipamento. 
Em meus testes, notei que se eu pegar o 2 resistores que ligados em serie me entregam uma resistencia de 1470 Ohms +/-, conectar eles ao +19V_VIN e jogar a frente na +19V_P2, consigo fazer o Charge armar e trabalhar mesmo com a fonte de bancada estando em 18.5v, logo sei que em 19v vai trabalhar também. 
Como meio de segurança, colocaria um diodo 1n4007 em serie com estes resistores. 
image.thumb.png.ade0c9238f9227ecd0c5fe6ba91abd4c.png

Link para o comentário

Isso no passado já me resolveu um caso igual e que eu não conseguia achar solução.
Por isso estou pensando em fazer novamente kkk
😅

Os resistores são de 1/2w, e com essa resistencia com tensão de 19v em curto, eles quase não drenam corrente (aquecem pouco mesmo se fechar um curto sobre eles), então supondo que se um dia a placa entrar em curto por conta de um capacitor ceramico nos +19VB, os resistores não teriam capacidade de entregar corrente ao circuito e causar danos a outros componentes, e nem iriam carbonizar.
O diodo por sua vez, serviria para impedir a tensão da bateria chegar ao jack quando estiver com o carregador desligado, impedindo assim uma identificação pelo ci charge como se estivesse plugado e carregando. 
E também iria impedir ter tensão de bateria 11.1v no positivo do jack +19V_VIN

O que me dizem disso?
Perigoso? kkk

Link para o comentário

Assim também funcionou, porem acho mais arriscado fazer desse modo, pois caso o charge corte o sinal de ACDRV_CHGR por alguma proteção (digamos que ocorreu um curto na placa causado por um capacitor ou algo do tipo, o PQ303 entra em curto... esses 19v provindos dos resistores (adaptação), poderia manter o PQ304 com sinal de gate e levando os 19v a frente e causando um baita problema como carbonização da placa etc. 
Estou certo ?

image.thumb.png.3cd85947550af9ccb16fcbedf7237f1f.png 

Link para o comentário

@TECHNI WOLF , suponho que voce ja esta analisando essa placa por um bom tempo, esse tipo de sintoma foge da logica tipica da analise, eu faria o seguinte antes de prosseguir com a analise desa placa: Lava a placa , desumidifique imediatamente, substitua Os mosfets de partida e os de carga , retire o CI de charger refaca as soldas dos Pads, resolde o CI, retire o SIO refaça as soldas dos Pads. resolde o SIO e veja o comportamento. fique atento ao comportamento com e sem a Bateria de alimentação.

Link para o comentário

Vc esta muito bem assessorado aqui amigo, e percebi que esta tentando uma solução alternativa, e como bons técnicos em serviços alternativos, rs a mão chega a coçar, não tem nenhuma fonte sony sucata por ai de 20V? Vc pode adaptar um cabo acer nela.  Soluções emocionante que podem dar certo!! 😄

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...