Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Acer nitro 5 La-H501P NÃO LIGA

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa tarde Pessoal

Estou com esse acer nitro 5 na bancada, cliente informou que usou ontem a noite e hoje ele não ligou mais

Ao iniciar a analise eu não tenho os 19v inicias, tenho 0,60V nos 3 pinos do conector do jack, injetei tensão na placa e verifiquei que o mosfet PQB11 estava em curto realizei a troca porém nada aconteceu, o curto ainda continua. Gostaria de verificar se alguem passou por caso parecido.

Obs: não tenho esquema da placa e também não tenho permissão preciso de joinhas para poder fazer download.

Editado: por Thiagobail
  • Thiagobail alterou o título para Acer nitro 5 La-H501P NÃO LIGA
Postado (editado)

Obrigado pela correção. Vc mediu o componente fora da placa para atestar um curto? Vc pode começar retirando o PRB4 para ver em qual lado do circuito esta o curto amigo, medir as linhas do PQB11 com ele fora da placa tbm é valido! O PQB3 tbm merece atenção.

2023-10-05(2).thumb.png.d5d1848725eada1c7824aded017feff4.png

2023-10-05.png

Editado: por Rods
Postado (editado)

Eu retirei PRB4 em um lado ele apresenta um valor de 650 na escala de continuidade e do outro lado apita e fica em zero. Já o PQB11 estava em curto eu fiz a troca porém o equipamento ainda não liga. Medi fora da placa o PRB4 na escala de continuidade e fica apitando em 0,00.

O que está circulado em vermelho é o ponto que está zerado

4A6343C7-8945-44D9-A390-3387CC10217D.jpeg

Editado: por Thiagobail
Postado

@Thiagobail Boa tarde, provavelmente há um capacitor SMD em curto com o GND matando a fonte da entrada. Ao injetar tensão deve verificar se algum deles não está fritando. 

Alguns usam câmera térmica para detectar essas anomalias de temperatura, eu uso o dedômetro mesmo, kkk

Boa sorte aí, tenho certeza que vai achar e resolver o problema!

Postado

Pois é, eu estou injetando 19,4V 2A pelo PQB13 na fonte acusa curto, porém nada esquenta. Eu também vou com o dedômetro pra tentar localizar, mas dessa vez nada esquenta, isso que eu to achando bem estranho

Postado

Boa tarde Pessoal

Só reforçando que eu ainda não consegui reparar a placa eu retirei o PRB4 e agora quando injeto tensão eu tenho os 19V nos 3 pinos do jack. Eu substitui o componente mas dai volta ao normal eu volto a ter 0,31V nos 3 pinos do jack.

Lembrando que quando injeto tensão da fonte no PQB13 ele acusa curto mas nada na placa aquece

Postado

Boa tarde Pessoal, alguem tem alguma ideia do que possa ser? já testei de tudo a principio e nada de sair o curto, retirei todos os mosfets proximo ao processador, todos estão bons porém o curto não saiu. Antes de devolver sem concerto ao cliente, gostaria de verificar se alguem tem mais alguma ideia do que pode ser o defeito

Postado

Bom dia @Thiagobail! Como voce retirou o PRB4 e está alimentando a placa no conector jack só está descartando que o curto não está na entrada. Para descobrir onde está o curto, tire o PRB4 e injete tensão nos pinos 3 e 4 do mesmo, provavelmente o componete que está em curto irá esquentar. 

Postado
4 minutos atrás, compurem disse:

Bom dia @Thiagobail! Como voce retirou o PRB4 e está alimentando a placa no conector jack só está descartando que o curto não está na entrada. Para descobrir onde está o curto, tire o PRB4 e injete tensão nos pinos 3 e 4 do mesmo, provavelmente o componete que está em curto irá esquentar. 

Olá, bom dia 

O PRB4 é um tipo de fusivel onde tem apenas dois pinos como mostra na foto, quando eu injeto tensão no pino de baixo ele acusa curto, também retirei o PQB13 e injetei tensão e o mesmo também acusa curto, mas não chega a esquentar nenhum componente.

Postado

@Thiagobail A linha que vc mediu que apresentou curto ali quando removeu o PRB4 é o seu problema. Deixe ele fora da placa, solde um fio ali no pad que vc circulou, facilita a analise e comece injetando uma tensão de uns 2 ou 3V e vai subindo. Tem que ter cuidado aqui pois se vc tem um problema de um mosfet de alta em curto em alguma linha secundária e ultrapassar o valor, ela vai matar os componentes desse circuito entende? Se não apresentar o curto na assimétrica, ai sim vc vai aumentando a tensão até o curto aparecer pra vc localizar quem é o culpado. Torcer para não ser um mosfet de alta e sim um capacitor, pois receio que qd injetou os 19V no pad do resistor, vc pode ter  danificado algo mais ai.

Postado
5 minutos atrás, Rods disse:

@Thiagobail A linha que vc mediu que apresentou curto ali quando removeu o PRB4 é o seu problema. Deixe ele fora da placa, solde um fio ali no pad que vc circulou, facilita a analise e comece injetando uma tensão de uns 2 ou 3V e vai subindo. Tem que ter cuidado aqui pois se vc tem um problema de um mosfet de alta em curto em alguma linha secundária e ultrapassar o valor, ela vai matar os componentes desse circuito entende? Se não apresentar o curto na assimétrica, ai sim vc vai aumentando a tensão até o curto aparecer pra vc localizar quem é o culpado. Torcer para não ser um mosfet de alta e sim um capacitor, pois receio que qd injetou os 19V no pad do resistor, vc pode ter  danificado algo mais ai.

Isso que está estranho, eu injeitei tensão no ponto que acusa o curto, comecei com 2V e fui subindo até chegar em 6V mas nada esquentou, depois no desespero joguei os 19V pra ver se algo aquece porém nada ainda aqueceu, receio mesmo que posso ter danificado algo a mais, porém ainda não achei o causador do problema

Postado
3 minutos atrás, Thiagobail disse:

Medi os capacitores proximo a PL301 com a placa wifi, todos oks. Eu retirei os 4 capacitores e vou injetar 6V com 2A, acredito que com isso não tem muito risco de danificar algo a mais né?

Fiz isso e agora a placa acusa curto ainda porém agora esquenta o processador. Processador em curto será?

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...